Antigas pretorias

Preciso de ajuda para descobrir a qual RCPN corresponde uma certidão de casamento da 4ª PRETORIA CIVEL-FREGUEZIAS DE LAGOA E GAVEA. Não mencionei o ano do casamento. Foi em 1938! Acho que isso altera qual seria o atual RCPN

Obrigada!!!

Comentários

  • @Patriciafelgueiras

    Pretorias Circunscrições RCPN

    1894 – 1911 1912 – 1939 1940 a 2012 após 2012 Bairros

    1ª 1ª-1º oficio 1ª 1ª Centro (Candelária), Paquetá

    2ª 2ª -1º oficio 1ª 1ª Centro(Sta Rita), Morro da Conceição, Saúde, Gamboa, Ilha do Governador

    3ª 2ª -2º oficio 2ª 3ª Centro(Sacramento), SAARA

    4ª depois 1ª 1ª-2º oficio 2ª 3ª Centro(SJosé) , Castelo, Calabouço, Passeio, Lapa, Sta Teresa

    5ª 3ª -1º oficio 3ª 3ª Centro (Sto Antonio), Lapa, Fátima, Sta Teresa

    6ª 4ª -1º oficio 4ª 4ª Flamengo, Catete, Laranjeiras, Cosme Velho, Glória, Sta Teresa

    -2º oficio 5ª 5ª Botafogo, Lagoa, Copacabana, Gávea, Ipanema, Leblon, Urca

    8ª 3ª -2º oficio 6ª 3ª Central, Santo Cristo, Gamboa, Santana

    9ª 5ª -1º oficio 7ª 7ª Estácio, Rio Comprido, Catumbi, Sta Teresa

    11ª 5ª -2º oficio 8ª 8ª Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Grajaú, Quinta da Boa Vista

    10ª 6ª -1º oficio 9ª 9ª São Cristóvão, Caju

    12ª 6ª -2º oficio 10ª 10ª Eng. Novo, Méier, Lins, Rocha, Benfica, Maria da Graça, Eng. Dentro

    12ª 6ª -2º oficio 10ª 10ª SFrco Xavier, Del Castilho, Jacaré, Cachambi, Todos os Santos

    13ª 7ª -1º oficio 11ª 11ª Inhaúma, Eng. de Dentro, Abolição, Pilares,Cascadura, Cavalcanti, Piedade

    13ª 7ª -1º oficio 11ª 11ª Olaria, Ramos, Bonsucesso,Manguinhos, Higienópolis

    14ª 7ª -2º oficio 12ª 11ª Penha, Brás de Pina, Lucas, Vig. Geral, Cordovil, Pavuna, Irajá

    14ª 7ª -2º oficio 12ª 11ª Madureira***, Bento Ribeiro*, Marechal Hermes*

    15ª 8ª -1º oficio 13ª 13ª Campo Grande, Senador Camará**, Santíssimo**, Sen. Vasconcelos, Inhoaíba

    15ª 8ª -2º oficio 14ª 14ª Madureira, Vicente de Carvalho,Coelho Neto, Irajá, Hon.Gurgel, Anchieta,Deodoro

    15ª 8ª -2º oficio 14ª 14ª Realengo, Bangu, Padre Miguel, Senador Camará*, Santíssimo*

    14ª 7ª -2º oficio 12ª 6ª Jacarepaguá, Campinho,Madureira***,Bento Ribeiro**, Mal Hermes**, Valqueire

    15ª 8ª -1º oficio 13ª 2ª Sta Cruz , Guaratiba

    14ª 7ª -2º oficio 12ª 12ª Barra da Tijuca, Vargem Grande, Recreio

    *antes de 2012

    ** depois de 2012

    *** só a parte entre linha da Central e Estr. Intendente Magalhães

  • possivelmente encontrará junto ao 3º RCPN na Graça Aranha.


    a 4ª Pretoria - Lagoa e Gávea era a de 2º ofício

  • @Patriciafelgueiras , 5º RCPN = R. São João Batista, 28 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22270-030

  • @Fabiano tb estou procurando uma certidão de nascimento de 1931 na antiga 4ª pretoria .


    por q 2º ofício ? No registro do irmão está Lagoa , Gávea .

    Eu queria entender melhor . Vc acha q devo mandar pra as 2 ?

  • @Guilherme Paes

    passe o nome, filiação e data de quem procura.

  • Dilton José Tavares Malheiros

    mãe Margarida Malheiros da Cunha

    O pai era casado em Portugal e acho q não entrou o nome dele na certidão.

    o do irmão eu achei no FS

    o dele pesquisei mas não achei.


    Pelo q entendi a 4ª pretoria foi de Gávea Lagoa

    messe e o irmão

  • @Guilherme Paes . Lagoa, Gávea, antiga 4a Pretoria agora é o 5º RCPN, em Botafogo. Rua São João Batista , 28

  • Obrigado Leticia.

    kleber vc é demais . Queria muito a aprender a descobrir. Vc não quer me dá umas aulas ?

    Muito bacana genealogia e as descobertas .

    Estou ajudando uma senhora . Muito obrigado mesmo. Deus te dê em

    dobro

    Peguei gosto e ajudo algumas pessoas, qdo da tempo .

  • Boa tarde!!

    Qual é hoje o cartorio correspondente à

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 2 (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ).

    Preciso solicitar certidão casamento do meu bisavô

    Obrigada

  • @Leticialele

    Muito obrigada!!

    Vou contactá- los

  • Boa noite, gostaria de solicitar a busca da certidão de casamento de minha bisavó, a única informação que possuo é que está na 7° Pretoria Civil de Inhaúma. Alguém saberia me informar aonde esse encontra atualmente esse pretoria?

  • @CarlosdaCosta pedi uma segunda via de casamento nesse cartório tbm. Já adianto que só estão atendendo de 10-13H e o prazo é de 5 dias úteis pra ir buscar. O valor varia de acordo com o ano do documento

  • Boa tarde, descobri que a minha bisavó, Anna Abrantes Ferreira, casou-se no Rio de Janeiro em 1929 - Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 2 (Freguesia de Sacramento) - Z8 (antigo código MZ) com Maurício Salomé Ferreira

    Achei o livro também, gostaria de saber onde fica a 2 pretoria, o talão, a pag e as folhas tbm. @Leticialele @Kleber Silva Aguiar , podem me auxiliar, por gentileza?


  • @jessicalomeu , a 2ª pretoria em 1929 é o atual 3º RCPN - http://www.cartoriocentro.com.br/

    Rua Graça Aranha 416/6º andar.

    O termo da certidão é 142, fl 21v

    O livro, só dá para ver na página 1 , e você não colocou o link.

  • Pessoal, não entendi muito bem a lista. Eu procuro a 14° Pretoria, o casamento de meu bisavô em 1897. Qual o cartório atual? Obrigado.

  • @joaobarbas

    Olhe essa tabela aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/219/PGYJZ93J7ZW1.jpg

    A antiga 14a pretoria virou vários cartórios atuais. Sabe o bairro para facilitar? Pode ser o 11RCPN (Penha e Madureira), o 6RCPN (Jacarepaguá) ou 12 RCPN (Barra).

    Tem mais. Essa tabela só vai até 2012.

    Em fins de 2021, parte do 11RCPN (a parte da Penha) foi desmembrada com a criação do novo 15 RCPN:

    http://cgj.tjrj.jus.br/web/cgj/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/1017893/27451698

  • Alguém sabe onde encontrar a 3ª pretoria Civel, freguesia de Sant´anna?

  • Boa noite,

    Estou na busca da certidão de nascimento, para ajudar meu primo a dar entrada no seu processo de neto.

    O nome do pai dele é Osvaldo Matos, n 1385 em 21/11/1931, rua da Alfândega - 2a. pretoria civil do Rio de Janeiro ( freguesias de Santa Rita, Ilha do Governador e Sacramento).

    Hoje entrei em contato com o cartório (3 RCPN - RJ) Graça Aranha, 416 e eles estão querendo que eu forneça: livro, folha, termo e nome do registrado.

    Pergunto: É possível acharmos isso através das cópias digitalizadas dos registros dos livros? Ou será apenas através de busca?

    Achei uma tremenda má vontade, uma vez que temos o ano e o número do seu registro com a data.

    Desde já grato.

  • @Marcus Matos

    Livro 120

    Folha 77v

    Termo 1385

  • Obrigado @CarlosASP.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.