Necessidade da averbação/transcrição

2»

Comentários

  • @Leticialele muuuuito obrigada!! ajudou demais

  • editado May 2021

    @gabrielleptedeschi

    Se sua bisavó também era portuguesa, e se casou no BR, a transcrição é obrigatória. Se era portuguesa e se casou em PT, tem que mandar o assento de casamento.

    Se a bisavó era brasileira, o bisavô português foi o declarante de sua avó antes de 1 ano de idade, não precisa de transcrição nesse caso.

  • NanaNana Member

    Boa noite! Alguém poderia me ajudar numa duvida?

    Eu já tenho cidadania portuguesa dese 2009. Já tenho casamento averbado, tudo certinho. Sou casada há mais de 30 anos e gostaria de fazer a cidadania portuguesa do meu marido, que é brasileiro. Nos documentos pedidos, pede a certidão de casamento. Seria a portuguesa, no caso, né?

    Essa averbação que foi feita na época, basta? Se sim, como eu faço para pegar essa certidão?

    Obrigada,

    Roseane

  • @Nana , peça a certidão de casamento pelo civil online, para mandar no processo de seu marido.

  • @Leticialele

    Agradeço muito pelo seu retorno!

    Só uma dúvida, posso enviar o processo de transcrição de casamento dos meus pais e o meu processo de atribuição juntos?

    Qual é a melhor conservatória para cada um?

    Obrigada!

  • @Elaine Aguiar é melhor mandar os processos separados. Tondela aceita juntos, mas os prazos de conclusão estão ficando maiores a cada dia.

    conforme a @Leticialele já mencionou, a transcrição pode ser feita diretamente pela Conservatória de Ponta Delgada. Os consulados de RJ e de Santos têm tido relatos positivos, e se você morar na região atendida por eles (RJ: RJ e ES; Santos: SP e MS), vale a pena. A Embaixada de Brasília também está com um bom prazo, mas é necessário fazer pessoalmente.

    Para atribuição, também como já mencionado pela @Leticialele, a recomendação é fazer pelo Arquivo Central do Porto.

  • @gsilvestre

    Muito obrigada! Estava pesquisando e vi que a Transcrição direto na conservatória está 250 euros. Sendo assim, o custo sube muito.

    Acho que vale a pena arriscar por Santos... Eu moro em Campinas/SP.

    Agradeço pela ajuda @gsilvestre e @Leticialele

  • @Elaine Aguiar a transcrição custa 120 euros.

    mas uma vantagem de Santos é que devolvem os documentos pelos correios.

  • @Elaine Aguiar , onde você viu esse preço de 250 euros???? Socorro!

  • @gsilvestre acho que vou por Santos entao, pelas minhas contas sai mais barato e tem menos burocracia...

    Nesse caso, é necessario comparecer no Consulado ou faria tudo pelos Correios?

    @Leticia54 posso ter visto em um campo errado no site... agora encontrei e realmente esta 120euros.

    Obrigada

  • @Leticialele @gsilvestre

    mais uma duvida, se seguir por Ponta Delgada, os documentos precisam ser validados pelo Consulado? Ou o apostilamento feito em cartorio substitui a necessidade da validacao pelo Consulado?

    Obrigada

  • @Elaine Aguiar , o apostilamento pode ser feito em qualquer Cartório de Notas, não é necessário enviar para o Consulado.

  • @Leticialele muito obrigada, mais um vez pela sua atenção! Abraços

  • Boa noite, pessoal!

    Li vários posts mas ainda tenho dúvidas em relação a transcrição de casamento.

    Fizemos a atribuição da minha avó em 2018 e agora ela é portuguesa. Fiz o cartão cidadão dela mas está com o nome de solteira (o nome ficou o de solteira mesmo tendo colocado no Modelo 1C que queríamos o nome dela atual).

    Quero fazer a atribuição da minha mãe e gostaria de confirmar se é obrigatório a transcrição de casamento da minha avó com o meu avô (ele é brasileiro e foi quem registrou a minha mãe) antes de dar entrada no processo dela.

    Obrigada! ☺️

  • @Alessandra Aranha , sim. Para a atribuição de sua mãe será necessária a transcrição de casamento de seus avós.

  • Obrigada pela resposta @Leticialele , vou ir atrás dos documentos necessários. Só para confirmar, eu posso fazer todo esse processo sem envolver assinatura da minha avó, correto? pois ela já não consegue mais assinar pela idade avançada.

    Agradeço novamente a ajuda =)

  • @Alessandra Aranha , sim. Tanto sua mãe quanto você podem assinar o requerimento de transcrição e reconhecer a assinatura por autenticidade.

    Se for sua mãe, tem que mandar cópia autenticada e apostilada da identidade;

    Se for você, tem que mandar, também, uma certidão de nascimento inteiro teor.

  • @Leticialele

    Pra transcrição, a cópia do RG de quem assina pode ser apenas certificado (não precisa apostilar). Eles só querem ver a filiação nele.

    (Somente se fosse para nacionalidade, a cópia do RG do requerente teria que ser certificada e apostilada)

    Se for fazer no consulado, busque o form no site do consulado de sua área. Se for mandar para PD, baixe o requerimento aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021

    Repetindo: Podem assinar o requerimento um dos nubentes ou seus filhos, mandando o RG certificado. Pode ser um dos netos, mandando o RG certificado junto com uma certidão de nascimento inteiro teor certificada (para constar o nome dos avós).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.