Busca da certidão de nascimento portuguesa

Olá pessoal boa tarde.

Estou em busca do documento de nascimento/ batismo do meu avô português. Já busquei tudo e não consigo encontrar.

Nome dele é; MANOEL ANELHE ou MANUEL ANELHE filho de FRANCISCO ANELHE e AMÉLIA DE CARVALHO.

Tenho a certidão de casamento deles aqui no RIO DE JANEIRO, ele foi casado com IZAURA PEREIRA SIMÕES, porém não tem informações do local qem ue nasceu em PORTUGAL. Na certidão de casamento dele consta que ele nasceu no dia 24 de junho de 1901.

Alguém poderia me socorrer rsrsrsrs

GRATO.

«1

Comentários

  • @alexanderjunior

    Assento no. 18, ano 1900, freguesia de São Pedro de Agostém, concelho Chaves, distrito de Vila Real (tif 8):

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1047140

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @alexanderjunior

    O @Guilherme Moreira encontrou.

    Agora é pedir a certidao no arquivo Distrital de Vila Real.

    Aqui no forum (topico fixo), há o manual de como pedir.

    O custo é 15 euros pelo assento certificado + 3,5 euros para o envio para o BR.

    A izaura era portuguesa? Se for, vc ira precisar pedir o batismo dela também.

    Abraços

  • Muito obrigadoooooo <3

    Vi que o nome da mãe do Manoel está diferente do casamento, no casamento está "De Carvalho" e no Batismo "Da Conceição" provavelmente terei que retificar né?

    Izaura é carioca!


    Gratooo

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @alexanderjunior

    Acredito que sim. Voce têm que se informar no cartório que guarda a certidão de casamento para ver os requisitos para a retificação.

    Se quiser fazer uma busca de um documento nacional (e evitar o custo e burocracia), vc pode buscar na relação de navios do porto do RJ ou o registro de inigrantes da ilha de flores, ambos do SIAN.

    Talvez vc ache um doc com o nome correto.

    Com certeza, vc terá que apostilar esse assento. Isso custa 10,20 euros. No seu caso, eu pediria o assento INTEGRAL (=certidão de inteiro teor por copia reprografica no BR), a nao ser que o cartorio peça a NARRATIVA (= IT digitada).

    Você pode enviar diretamente do AD para a PGR (Porto ou Lisboa).

    A integral tem o custo adicional de 1 euro por pagina do assento, mas vc nao corre o risco de haver um erro de digitação e perder tempo e dinheiro com o erro.

    Em alguns casos, exigem o registro do assento apostilado no RTD. No RJ, o valor é de 250 reais.

    Depois conte o seu relato.

    Boa sorte!

  • @guimoss obrigado, pelas informações!

    Saberia me dizer como consigo descobrir em qual navio ele veio? busco pelas datas? não tenho muitas informações

  • @alexanderjunior

    Informações do passaporte do seu avô português:

    "https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1093443"

    Outros docs de possíveis parentes:

    "https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1119634"

    "https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1151921"

    Descobrir o navio tem que ser na busca dos registros que mencionei.

    Você deu azar que o sobrenome do seu parente é o mesmo de uma freguesia portuguesa.

    No passaporte acima, a data é 1920.

    Você tem que oferecer mais informações sobre o seu caso. No topico fixo, elas sao indicadas (busca por certidoes portuguesas).

    Se a sua busavó não veio para o BR, o melhor caminho é pedir o assento, como foi dito antes, depois de consultar o cartório da certidão a ser retificada e ver os requisitos necessários para o ato.

    Depois conte o seu relato.

    Boa sorte

  • @guimoss obrigado, essas informações tinha encontrado... mas fora isos nenhuma pista, e alguns estão pedindo para pagar para eu poder ver.

    Meus outros trisavós são SEBASTIÃO MONTEIRO e AVELINA MONTEIRO, to achando que algum deles são portugueses, derrepente se for seria mais facil para mim, pois minha bisa filha deles está viva MARIA MONTEIRO e nome de casada é MARIA MONTEIRO CONRADO, mas não lembra de nadinha praticamente, e todos até chegar a mim estão vivos então seria muito mais fácil. Mas não acho nada sobre eles, poderia me dar um help? A única coisa que achei foi o casamento da minha bisa, mas não tem nenhuma informação importante.


  • @alexanderjunior

    Só com o assento do seu avô, que o @Guilherme Moreira achou para você, é suficiente para o pedido de nacionalidade e possíveis retificações.

    O batismo você pode ver no endereço e imagem (tif), informados por ele.

    Tudo o que vc tem que fazer é seguir o que te disse aqui, no tocante a emissão e apostilamento do assento português (caso seja a sua fonte de retificação):

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/246567/#Comment_246567"

    Lembre-se de que essas etapas, devem ser precedidas por vc se informar quanto aos requisitos do cartório a respeito das retificações necessárias.

    Boa sorte!

  • Boa tarde! Me chamo Rosemary, estou procurando a certidão de nascimento do meu avô Português, que segundo mjnha família ele era de trás os Montes.

    Avô: Júlio de Araújo Fonseca

    Nascimento: 15/04/1890

    Pai: Camillo de Araujo Fonseca

    Mae: Innocencia Rosa de Araújo

    Se alguém puder me ajudar eu agradeço

  • reglucregluc Member

    Boa noite. Procuro a certidão de nascimento/ batismo dos bisavós de meus enteados. Temos algumas referencias:

    Bisavô materno Augusto Patrocínio Pires nascido em 15/02/1900 . Natural em Portugal . Nome do pai João José Rodrigues e da mãe Maria dos Ramos Ferreira

    Bisavó Barbara Rodrigues Pires nascida em 19 de agosto de 1904. Natural de Portugal . Nome do pai Manoel de Jesus Pires e da mãe Lydia dos Anjos Pires

    No passaporte de Maria dos Ramos Ferreira, mãe de Barbara, vemos que foi conferido pelo Governo Civil de Vila Real, Parece , com muita dificuldade de ler, que nasceu em Freguesia de Maria Chã (?) , Conselho de Alijó(?) Passaporte fornecido em 13/02/1913 .

    Barbara tinha 8 anos e embarcou com a mãe


  • editado June 2021

    @regluc :

    Requerente: Maria dos Ramos Ferreira Idade: 40 anos Freguesia: Vila Chã Concelho: Alijó Distrito: Vila Real Acompanhantes: Bárbara (filha, 9 anos) e Manuel (filho, 6 anos) Destino: Brasil

    Os batismos de Vila Chã, no tombo.pt, só vão até 22/11/1903.

    Creio que você trocou os pais dos bisavós

  • @Guilherme Moreira , como vc achou os dados apenas com nome, nome dos pais e data do nascimento?

    Tô precisando de um esquema desse rs

  • @Mary_1964

    Possível bisavó. O passaporte nao é de trás-os-montes.

    ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    356324 Inocência Rosa De Araújo Paredes Paredes João António de Araújo Custódia Maria da Cunha Doméstica 62 Rio de Janeiro Casado

    Deixe mais dados sobre o antepassdo, cuja lista se encontra no tópico fixo.

  • Guimoss, bom dia! Meu avô, Júlio de Araújo Fonseca, possivelmente era de Tras Os Montes. Ele entrou no Brasil em 07/03/1907. Ele era funcionario publico aposentado, teve 5 filhos todos já falecidos.

    Bisavó: Innocência Rosa de araujo , ficou em portugal não sei o local..meu bisavô: Camillo de Araújo Fonseca também ficou em portugal ele era de Vila Nova Formalicão.

    Isso é tudo que sei

  • Guimoss, já procurei em vários órgãos aqui no Rio de janeiro e não encontro nada do local de nascimento do meu avô, tenho a certidão de casamento dele e a de óbito, mas só diz que a nacionalidade é portuguesa. Por isso tenho me voltado para tentar achar o batismo dele em portugal.

  • @guimoss poderia me ajudar?


    Preciso localizar a certidao de batismo do meu bisavo p transcriçao de casamento do msm,


    Nome :Daniel Antonio,

    Filho de Jesuino antonio e Umbelina de Jesus, nascido em 23/11/1907 ou 1906 , Louriçal do Campo , Castelo Branco...

    Se puder me ajudar por gentileza .


    Obrigada

  • @Camilazf

    você já tem o mais difícil, que é saber a freguesia e a data estimada de nascimento. com esses dados, olhe os livros da freguesia, dando uma margem pois os batismos podem acontecer um tempo variável depois do nascimento.

    os livros da freguesia de Lourival do Campo estão aqui:

    https://tombo.pt/f/ctb11

    Boa sorte!

  • @Camilazf

    Boa noite,

    Por favor, evite fazer a mesma indagação em topicos diferentes.

    Eu, se fosse você, procuraria em varios livros anteriores e posteriores da data mencionada.

    Não deve ser difícil, pois "Daniel" e os nomes dos pais são comuns e sao poucas as páginas dos livros dessa freguesia.

    Boa busca!

  • guimossguimoss Beta
    editado June 2021

    @Mary_1964

    Boa noite,

    Primeiro, use o "@"+apelido para marcar a pessoa que vc deseja que receba a mensagem. Caso contrário, a sua dúvida pode se perder, entre muitas.

    Se o pai era de vila nova de Famalicão (Distrito de Braga), é nessa localidade que você tem que iniciar as suas buscas.

    Se vc tem a certidão de casamento, voce pode tentar ver se existe um processo de habilitação, a depender do cartório.

    Qual foi o cartorio, freguesia ou circunscrição do casamento dele no BR?

    E a região de Trás-os-Montes engloba os atuais distritos de Vila Real, Bragança e partes de Viseu e Guarda.

    Deixe todos os dados que vc possui sobre antepassados, parentes e descedentes da pessoa que você procura, bem como, os locais de nascimento, residencia e óbito.

    Espero ter ajudado.

  • @guimoss, opa,obrigada pela dica! Eu tenho a certidão de inteiro teor de casamento do meu avô.. amanhã vou novamente cartorio pedir para desarquivar todo o livro de casamento! Obrigada

  • @guimoss , boa tarde! Meu avô Júlio d' Araújo Fonseca, chegou ao Brasil em 07/03/1907. Se casou em 22/02/1919. Consta hoje no cartório 3⁰Registro Civil de pessoas naturais no centro RJ. Eu tenho também uma identidade dele de estrangeiro com os números Rg.433.454 RE:1.012.084 sigla SRE Guanabara. No entanto não consigo localizar nada dele nem mesmo em posse desta identidade. A certidão de óbito foi de 02/06/1970, no cartório 4⁰ circunscrição de registro cívil, no RJ. Ele morou no IAPI da penha no rj. São essas as informações que tenho, @guimoss

  • @Mary_1964

    Onde conseguiu essa data de chegada? Foi no Rio?

  • Mary_1964Mary_1964 Member
    editado June 2021

    @Guilherme Moreira bom, meu pai sempre falou que meu avó veio pra cá com 17 anos. Então fui ao arquivo Nacional e lá pesquisei os os vagões da época e achei o Belgrano, com chegada no Rio de janeiro, nesta data com um Júlio D'Araujo. Agora já dei entrada no cartório da certidão do meu pai de inteiro teor para ver se tem alguma informação e certidão de casamento e óbito do meu avô de inteiro teor desarquivada,Vou tentar alguma outra informação lá

  • @Mary_1964 , como voce tem os dados da carteira de estrangeiro, pode tambem solicitar ao arquivo nacional uma copia do prontuário.

  • @eduardo_augusto, Eu já tentei fazer isso e eles dizem que não tem essa informação lá. Sempre me direcionam para o centro da polícia federal alegando que eram eles quem faziam esses processos. Mas, eu não desisto e vou tentar novamente. Obrigada pela dica.

  • @guimoss e @Guilherme Moreira sera que poderiam me ajudar?

    Busco assento de batismo da minha bisavo, mas ja busquei em todos os documentos brasileiros que achei de seus filhos, irmaos e sobrinhos e nenhum menciona a origem dos portugueses. Ja ate entrei em contato com dois pesquisadores que tambem nao encontraram.

    Seu nome era Maria da Anunciacao, nascida em 1888 ou 1889, filha de Joao Teixeira e Maria Clementina. Seu irmao, Antonio Manoel Teixeira, nasceu em 28 de julho de 1882 e foi naturalizado brasileiro em 1939.

    Se puderem encontrar qualquer pista que me ajude a continuar na busca, serei eternamente grata.

  • Alguém poderia me ajudar? Falta somente encontrar a certidão de nascimento de minha bisavó para começar a dar entrada em tudo, mas estou bem perdida =(

    Nome: Maria Emilia da Prata

    Nome dos pais: Albino José e Maria Bom Jesus

    Local de nascimento: Penela do Minho

    Data de nascimento: Entre 1885 a 1895 (as datas divergem de acordo com a certidão de casamento e de óbito).

    Pelo que entendi, Penela do Minho não existe mais. Onde posso encontrar? Se alguém puder me dar uma luz =(

  • @BrunaBenassi

    A antiga Penela do Minho hoje em dia está dividida entre os concelhos de Vila Verde (distrito de Braga) e Ponte de Lima (distrito de Viana do Castelo).

    Normalmente a certidão de óbito é menos confiável. Qual a data pelo casamento?

    Com quem, quando e onde casou? Filhos?

    Já fez a árvore no Family Search (é grátis)? É importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @MarcelaR

    Vc conseguiu achar o assento que procurava?

    ===

    @BrunaBenassi

    Marquei o @Kleber Silva Aguiar , @Guilherme Moreira , @mabego e @Leticialele que são ótimos nas buscas.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • Olá @CarlosASP e @guimoss muito obrigada pelo retorno!

    Sobre os dados, na certidão de casamento fala que ela casou-se no dia 26/12/1914, com 23 anos de idade. De acordo com isso, ela teria nascido em 1891.

    Na certidão de óbito, fala que ela faleceu em 25/10/1944, com 57 anos de idade. Se fiz a conta corretamente, então ela teria nascido em 1887.

    Como ela casou e faleceu no Brasil, estou tentando encontrar a certidão dela para dar início ao processo de transcrição do casamento + óbito em Portugal. Mas para isso preciso da certidão de nascimento. Por isso acho que não teria muita relevância tentar encontrar a certidão de nascimento pela informações de casamento + óbito, pois acredito que não foram transcritos ainda (e não consta sobre o nascimento dela nessas certidões, somente de que ela é de Penela do Minho).

    Não sei usar o FamilySearch, pois sempre que tento nunca encontro os dados lá. =( Coloquei essas informações e não sei se fiz errado, mas não obtive resultados.

    De acordo com a informação que você me forneceu, é correto então eu escrever para o conservatório de registro civil dos dois distritos solicitando uma busca?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.