Eliana, A lei que você menciona só se refere a erros de grafia cometidos nos cartórios, certo? Há alguma menção relacionada aos sobrenomes extras ou faltantes? Queria evitar uma ação de retificação que além de cara é super demorada, mas estou quase sem esperanças. Segundo li e consultei o processo demora no mínimo 4 meses e custa aproximadamente 2.500/3000 reais. Obrigada.
Depende do advogado, a minha amiga vai cobrar 1500,00, e é idonea, e quanto a demora, tem que ficar no pé, ligando toda semana pra ver como anda o processo, dá pra acompanhar pela internet tb. Quando eu corrigi meus documentos, demorou uns 4 meses pq contratei o advogado no final do ano, daí teve as férias de dezembro.... mas fica no pé.
qualquer processo precisa correr na regiao q a pessoa mora, talvez no interior a carga de trabalho do pessoal do forum seja menor, pode ser mais rapido, ja viu SP ? Mesmo assim o meu processo nao passou de 6 meses, nao lembro ao certo, tbem dei entrada no fm do ano, mas foi mais ou menos isso, 5 a 6 meses.
Qto a valores, e mesmo salgado ter que pagar advogado, mas sua amiga cobra isso pra vc ou pra qualquer cliente ?
pra cada certidao q precisa de retificacao o juiz emite um oficio pra mudanca do nome, significa q o cartorio nao aceita que o oficio pra certidao da sua mae sirva para a sua.
Aconteceu comigo, qdo fui fazer a da minha mae, os avos dela estavam com nome errado, esquqcemos de colocar a certidao dela no processo, ai, apesar de eu nao ter precisado dos nomes corretos no fim, eu ainda assim entrei com um pedido de retificacao pra essa certidao especifica, atraves de advogado. Como ja existia um processo, e apesar de que o processo ja estava arquivado, juntamos copias do processo, os deferimentos expedidos, e o juiz concedeu uma liminar em menos de dois meses.
eu acho que vale, mas o melhor e se informar, eu so tenho o meu exemplo, as minhas certidoes eram de cidades diferentes mas todas no estado de SP, e o juiz de SP capital e quem expediu pra todas.
Mas e muito "achismo" meu, o melhor e se informar com um advogado mesmo.
Vale sim, mas quando o mandado tiver que ser executado no cartório do RJ, o juiz de lá tem que dar o cumpra-se, assinar e carimbar a folha do mandado. Aconteceu comigo. Eu sou do interior de sp, meu advogado era de BH, ele fez o processo por BH, me mandou os mandados (05 deles, cada um para corrigir uma certidão) pelo correio, eu tive que ir no forum da minha cidade pedir pro juiz dar o cumpra-se em cada folha. Só aí que eu puder executa-los.
se na certidao de nascimento do portuues, o nome da mae dele é Teresa de Jesus, e na certidao da filha deste´portugues o nome dela está escrito Teresa Narcisa, aí é um erro grande né? tem que corrigir judicialemtne né?
ola amigos , em alguns casos nao eh preciso advogado , mas a divergencia tem que ser bem simples , nos casos mais completos eh necessario o profissional. Ex joao silva , para joao da silva ,vc pede direto na corregedoria dos cartorios ,eles mandam para o MP ,e se o MP ficar satisfeito com suas provas ,o juiz emite o mandato, mas nao esquecedendo que eh necessario fazer a prova , tenho uma certidao onde consta que os avos (os dois ) sao brasileiros , quando 'na verdade somente um nasceu no Brasil , fiz a prova com a certidao de nascimento ,casamento e obito , onde consta em todas as certidoes a nacionalidade correta, sem problemas e muito rapido , qualquer duvida entre em contato , tenho o modelo do requerimento.
Comentários
A lei que você menciona só se refere a erros de grafia cometidos nos cartórios, certo?
Há alguma menção relacionada aos sobrenomes extras ou faltantes?
Queria evitar uma ação de retificação que além de cara é super demorada, mas estou quase sem esperanças.
Segundo li e consultei o processo demora no mínimo 4 meses e custa aproximadamente 2.500/3000 reais.
Obrigada.
Depende do advogado, a minha amiga vai cobrar 1500,00, e é idonea, e quanto a demora, tem que ficar no pé, ligando toda semana pra ver como anda o processo, dá pra acompanhar pela internet tb. Quando eu corrigi meus documentos, demorou uns 4 meses pq contratei o advogado no final do ano, daí teve as férias de dezembro.... mas fica no pé.
qualquer processo precisa correr na regiao q a pessoa mora, talvez no interior a carga de trabalho do pessoal do forum seja menor, pode ser mais rapido, ja viu SP ? Mesmo assim o meu processo nao passou de 6 meses, nao lembro ao certo, tbem dei entrada no fm do ano, mas foi mais ou menos isso, 5 a 6 meses.
Qto a valores, e mesmo salgado ter que pagar advogado, mas sua amiga cobra isso pra vc ou pra qualquer cliente ?
Enfim, no fim da tudo certo . . .
nao sei quais critérios ela usa pra cobrar os serviços...
denise, vou pegar o email dela pra v...
pra cada certidao q precisa de retificacao o juiz emite um oficio pra mudanca do nome, significa q o cartorio nao aceita que o oficio pra certidao da sua mae sirva para a sua.
Aconteceu comigo, qdo fui fazer a da minha mae, os avos dela estavam com nome errado, esquqcemos de colocar a certidao dela no processo, ai, apesar de eu nao ter precisado dos nomes corretos no fim, eu ainda assim entrei com um pedido de retificacao pra essa certidao especifica, atraves de advogado. Como ja existia um processo, e apesar de que o processo ja estava arquivado, juntamos copias do processo, os deferimentos expedidos, e o juiz concedeu uma liminar em menos de dois meses.
eu acho que vale, mas o melhor e se informar, eu so tenho o meu exemplo, as minhas certidoes eram de cidades diferentes mas todas no estado de SP, e o juiz de SP capital e quem expediu pra todas.
Mas e muito "achismo" meu, o melhor e se informar com um advogado mesmo.
Vale sim, mas quando o mandado tiver que ser executado no cartório do RJ, o juiz de lá tem que dar o cumpra-se, assinar e carimbar a folha do mandado. Aconteceu comigo. Eu sou do interior de sp, meu advogado era de BH, ele fez o processo por BH, me mandou os mandados (05 deles, cada um para corrigir uma certidão) pelo correio, eu tive que ir no forum da minha cidade pedir pro juiz dar o cumpra-se em cada folha. Só aí que eu puder executa-los.
espero ter ajudado.
abraços
boas noticias da Claudia pra vc, vai dar tudo certo !
se na certidao de nascimento do portuues, o nome da mae dele é Teresa de Jesus, e na certidao da filha deste´portugues o nome dela está escrito Teresa Narcisa, aí é um erro grande né? tem que corrigir judicialemtne né?
parece um erro relativamente consideravel, mas e so isso ?
Se ela tem tempo de arriscar, manda direto pra CRC, tem alguns aqui na comunidade que conseguiram.
Eu arriscaria mandar para a CRC assim mesmo.
obrigada!
Se esta fazendo do seu avô para sua mãe, o que importa são os dados dele.
ola amigos , em alguns casos nao eh preciso advogado , mas a divergencia tem que ser bem simples , nos casos mais completos eh necessario o profissional. Ex
joao silva , para joao da silva ,vc pede direto na corregedoria dos cartorios ,eles mandam para o MP ,e se o MP ficar satisfeito com suas provas ,o juiz emite o mandato, mas nao esquecedendo que eh necessario fazer a prova , tenho uma certidao onde consta que os avos (os dois ) sao brasileiros , quando 'na verdade somente um nasceu no Brasil , fiz a prova com a certidao de nascimento ,casamento e obito , onde consta em todas as certidoes a nacionalidade correta, sem problemas e muito rapido , qualquer duvida entre em contato , tenho o modelo do requerimento.
rogerio, se v puder mandar o arquivo pra mim por email, eu agradeço...
claudiasm777@hotmail.com
abraço
MANDO SIM ,MINHA IMPRESSORA FICA EM CASA ,MAS ASSIM QUE CHEGAR LA TE MANDO OK.
NAO ESQUECI DE VC NAO ,MEU SCANNER DEU PAU ,RSSS, VOU MANDAR O MAIS BREVE POSSIVEL ,ABRAÇOS.