Ajuda: Divergência no nome e transcrições
Gente
Descobri essa comunidade e só tenho a agradecer a todos os participantes pois tenho dedicado algum tempo lendo os tópicos e consegui muitas informações para iniciar o processo por atribuição de minha mãe.
Tenho essas dúvidas iniciais:
1 - Existe uma divergência no nome da minha avó recebi as infomações da conservatória e estou esperando chegar a certidão de nascimento dela mas já sei que ela foi registrada como "LIA" porém na certidão de casamento e óbito no Brasil ela está como registrada como "LYA" . Essa diferença na grafia pode me trazer problemas? alguem teve situação semelhante ? Será que vou ter de retificar?
2 - Vou receber a certidão de minha avó pelo correio, meu avô tb era português porém ainda não localizaram a certidão de nascimento dele.
Caso não seja localizada posso iniciar o processo só com o da minha avó ?
Quanto as averbações de casamento e óbito dos meus avós (no Brasil) são averbados em portugal antes do início do processo de cidadania de minha mãe ou posso fazer tudo junto?
obrigado
Descobri essa comunidade e só tenho a agradecer a todos os participantes pois tenho dedicado algum tempo lendo os tópicos e consegui muitas informações para iniciar o processo por atribuição de minha mãe.
1 - Existe uma divergência no nome da minha avó recebi as infomações da conservatória e estou esperando chegar a certidão de nascimento dela mas já sei que ela foi registrada como "LIA" porém na certidão de casamento e óbito no Brasil ela está como registrada como "LYA" . Essa diferença na grafia pode me trazer problemas? alguem teve situação semelhante ? Será que vou ter de retificar?
2 - Vou receber a certidão de minha avó pelo correio, meu avô tb era português porém ainda não localizaram a certidão de nascimento dele.
Quanto as averbações de casamento e óbito dos meus avós (no Brasil) são averbados em portugal antes do início do processo de cidadania de minha mãe ou posso fazer tudo junto?
obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
R= Não precisa retificar,se vc fizer direto por Portugal.
R= Se vc for fazer direto de avo para neto, pode ser so a da sua avo, agora se sua mãe for fazer tambem, por atribuição, melhor seria a certidão de quem a registrou para não ter que averbar o casmento.
R= Quando há necessidade de averbar o casamento, tem que ser antes de começar o processo de atribuição do filho do portugues.Se sua mãe for querer fazer a cidadania dela tambem, será melhor com a certidão de quem a registrou.
Gente
obrigado
eu nao sei se tem alguem na comunidade que conseguiu fazer alguma transcricao em Portugal com divergencia na grafia, se tiver, favor postar.
Eu, particularmente, nao consegui, tive que entrar com uma retificacao judicial nos nomes dos meus bisavos, por exemplo, minha bisavo em Portugal era ELIZIA e nas certidoes do Brasil estava ELIZA. Meu bisavo estava como JOSE MARIA em POrtugal e no Brasil JOSE MARIA MORAES, implicaram com o sobrenome, enfim, tinha outros erros de sobrenomes e nos nomes dos meus tataravos, nao era apenas um nome com problema. E qdo dei entrada no processo de transcricao de casamento em uma conservatoria no Porto, a escriva checou nome por nome.
Averigua o seu caso pra ter certeza que nao vai perder tempo.
Boa sorte !
Tenho um problema parece que similar ao do seu avô: o meu avô e o meu bisavô chamavam-se em Portugal João Baptista e no Brasil ficaram João Baptista Arenque.
A pergunta é: como e onde fizeram a retificação do seu avô José Maria a José Maria Moraes ou vice-versa?
Quanto tempo demorou?
Tenho urgencia!
Obrigada.
eu tive varios nomes trocados, eu tentei fazer a alteracao direto no cartorio, levaria uns 40 dias, mas o cartorio nao aceitou, entao entrei com acao judicial mesmo, a acao em si levou uns 4 meses. Foi atraves de advogado, nao teve jeito !
Tenta conversar no cartorio, explica pra eles, leva as certidoes portuguesas e veja se eles aceitam entrar com um processo direto atraves deles.
todos os nomes tem que constar como nas certidoes portuguesa !
Obrigada.
As retificações foram feitas no Brasil, certo?
Uma advogada me disse que teria que retificar desde a certidao de casamento do meu avô até a dos meus filhos , ou seja, todas as certidões (8 mais ou menos) onde ele apareça com o sobrenome "inventado". O sobrenome desapareceria. Depois disso minha mãe e eu teriamos que mudar o RG e todos os demais documentos?
Estou bem confusa com tudo isso!!!
fiz as retificacoes no Brasil sim.
A advogada tem razao, tem que retificar TODAS as certidoes que aparecem o nome errado. O processo e um so, mas pra cada certidao o juiz emite uma autorizacao pra retificacao de nome, e na verdade o cartorio nao troca o nome na certidao, vai uma nota atras da certidao com o numero do processo judicial dizendo que o nome tal mudou pra tal.
Alias, foi um erro do meu advogado, que retificou apenas algumas certidoes e qdo precisei da certidao da minha mae, quase desmaiei, tive que pedir uma retificacao, mais foi razoavelmente rapido.
Quanto ao RG eu so troquei o da minha avo, onde aparecia o nome dos meus bisavos, isso pq tem que apresentar um documento de identificacao, mas os outros nao mudaram nada. Voce nao tem o nome dos avos no RG, alias ninguem tem.
eu passei pra Denise o nome do advogado que fez as minhas retificacoes, se vc quiser eu posso te passar tbem.
obrigada
Gente recebi da Universidade de Coimbra a cópia do registro de nascimento de meu avô materno. Com isso posso fazer a atribuição da minha mãe utilizando o registro dele uma vez que foi ele quem declarou o nascimento dela no Brasil. Acho que dessa forma o problema na divergência do nome da minha avó materna, que gerou esse tópico, não vai interferir em nada.
Porém ao solicitar a certidão atualizada de nascimento de minha mãe descobri que agora quem tem divergência no nome é ela: foi registrada como Maria MAGDALENA mas quando casou adotou o nome de Maria MADALENA. Todos os demais documentos (CPF/RG/Titulo) estão com o nome de casada. E pior em todos os documentos dos 6 filhos e dos netos utilizam o nome de casada ou seja com divergência em relação ao de nascimento.
Conversei com o pessoal do cartório e eles me disseram que vou ter que entrar com uma ação judicial se quiser retificar de MAGDALENA para MADALENA o nome de NASCIMENTO dela, o que seria infinitamente mais fácil que alterar toda documentação dela, dos filhos e netos .
Agora ficam as perguntas:
Para efeito de cidadania essa simples diferença na grafia é levada em conta e faz alguma diferença uma vez que o nomes e locais dos nascimentos dos pais indicam a origem dela como filha de portugueses ????
Eu posso até fazer a atribuição dela com o nome de nascimento (Magdalena) e depois? Será que consigo fazer a minha pois aparecerá a divergência (Madalena) ?
Se alguém souber responder por favor ajudem.
nao sei por qual meio voce vai pedir a atribuicao, mas se for atraves de Consulado e quase certeza que nao vai passar, eu tentei pelo Consulado de SP e nao consegui, so com retificacao judicial mesmo.
Voce perguntou no cartorio sobre retificacao ? Eles costumam, dependedno do caso, fazer um pequeno processo judicial direto por eles, eles nao garantem q vao conseguir, paga-se uma taxa nao reembolsavel em caso de ser indeferido, e leva de 30 a 40 dias.
Agora, fazendo direto por Portugal, eu, na sua situacao, ligaria na CRC em Lisboa, explicaria direitinho o caso, passava um fax pra eles das certidoes, inclusive a do seu nascimento e aguardava uma resposta, pq a verdade e que eles olham a grafia sim, mas cada caso e um caso.
Liga pra eles antes de comecar qualquer processo, pode ser q nao tenha nenhum problema !
Pequisei e achei a lei(vou procurar novamente) e existe obrigatoriedade do cartório consertar sem custas pois é erro de grafia. Acetei no casamento e no nasminto meu, no meu casamento, e no nascimento dos meus filhos. SEM PAGAR sem processo judicial .É LEI! Só que os cartórios ficam p....de ter que cumprir. Começaram com conversa eu apresentei a lei e a cerdidão denascimento portuguesa do meu pai e consertaram. Enrolam. Tem que ficar em cima. Mas tem que fazer. Até 2ª eu pesquiso a lei novamente.
Gente recebi da Universidade de Coimbra a cópia do registro de nascimento de meu avô materno. Com isso posso fazer a atribuição da minha mãe utilizando o registro dele uma vez que foi ele quem declarou o nascimento dela no Brasil. Acho que dessa forma o problema na divergência do nome da minha avó materna, que gerou esse tópico, não vai interferir em nada.
Porém ao solicitar a certidão atualizada de nascimento de minha mãe descobri que agora quem tem divergência no nome é ela: foi registrada como Maria MAGDALENA mas quando casou adotou o nome de Maria MADALENA. Todos os demais documentos (CPF/RG/Titulo) estão com o nome de casada. E pior em todos os documentos dos 6 filhos e dos netos utilizam o nome de casada ou seja com divergência em relação ao de nascimento.
Conversei com o pessoal do cartório e eles me disseram que vou ter que entrar com uma ação judicial se quiser retificar de MAGDALENA para MADALENA o nome de NASCIMENTO dela, o que seria infinitamente mais fácil que alterar toda documentação dela, dos filhos e netos .
Agora ficam as perguntas:
Para efeito de cidadania essa simples diferença na grafia é levada em conta e faz alguma diferença uma vez que o nomes e locais dos nascimentos dos pais indicam a origem dela como filha de portugueses ????
Eu posso até fazer a atribuição dela com o nome de nascimento (Magdalena) e depois? Será que consigo fazer a minha pois aparecerá a divergência (Madalena) ?
Se alguém souber responder por favor ajudem.
Pessoal
Acabei de conversar com um advogado e caso queira mudar o nome no registro de NASCIMENTO (que é mais fácil que mudar o de CASAMENTO e depois ter de alterar a documentação da família toda) vou ter de entrar com uma ação pedindo a retificação e comprovando que em toda documentação ela sempre usou o nome de casada sem o "G".
Ele me disse que leva no mínimo seis meses e pode chegar até 2 anos !
Pior que agora o fórum entra em recesso devido ao fim de ano e como ele me disse já tá tudo funcionando em "câmera lenta"...rs só em janeiro.
Agora terei que decidir: entro com a retificação e espero ou entro com a cidadania por atribuição assim mesmo. Vou ter que convocar um pequeno "concílio familiar" pra decidir isso.
Vou ligar no CRC seguindo a sugestão da Sandra e tentar esclarecer isso diretamente lá e depois posto o resultado aqui.
Agradeço a todos que responderam pois com certeza isso vai ajudar outras pessoas também.
Rosângela esse e-mail que você indicou marislaine-mnhos@hotmail.com é de alguem ligado ao CRC ?
Paulo também sou de Santos você pode me indicar o advogado que você contratou/ meu e-mail/MSN alex4job@hotmail.com
Abraços!
Rosângela esse e-mail que você indicou marislaine-mnhos@hotmail.com é de alguem ligado ao CRC ?
Paulo também sou de Santos você pode me indicar o advogado que você contratou/ meu e-mail/MSN alex4job@hotmail.com
Abraços!
Pessoal
Acabei de conversar com um advogado e caso queira mudar o nome no registro de NASCIMENTO (que é mais fácil que mudar o de CASAMENTO e depois ter de alterar a documentação da família toda) vou ter de entrar com uma ação pedindo a retificação e comprovando que em toda documentação ela sempre usou o nome de casada sem o "G".
Ele me disse que leva no mínimo seis meses e pode chegar até 2 anos !
Pior que agora o fórum entra em recesso devido ao fim de ano e como ele me disse já tá tudo funcionando em "câmera lenta"...rs só em janeiro.
Agora terei que decidir: entro com a retificação e espero ou entro com a cidadania por atribuição assim mesmo. Vou ter que convocar um pequeno "concílio familiar" pra decidir isso.
Vou ligar no CRC seguindo a sugestão da Sandra e tentar esclarecer isso diretamente lá e depois posto o resultado aqui.
Agradeço a todos que responderam pois com certeza isso vai ajudar outras pessoas também.
em qual certidao esta errada ?
Da sua mae voce so precisa da portuguesa, se o nome na certidao portuguesa estiver igual na sua certidao, tudo bem !
Advogado e cartório falam isso mesmo. Senão morrem de fome. Muitos até nem sabe graças a cultura do dificil no BRASIL. Mas eu acertei o de todo mundo aqui em casa com base na lei. Acho que nem precisava, mas aproveitei para deixar os documentos em ordem.