Me ajudem a confirmar o Check-list por favor.

2»

Comentários

  • GflimaGflima Member

    @Leticialele ô derrota... eu estava contanto que não ia precisar transcrever o casamento hahahaha Só não precisaria transcrever se minha mãe tivesse me registrado?

    Você sabe se meu pai consegue tirar nacionalidade depois da transcrição do casamento também? No caso dele seria por aquisição né?

  • @Gflima , sim, só não precisaria transcrever se sua mãe tivesse sido a declarante de seu nascimento!!

    Sim, após a transcrição, seu pai pode mandar o pedido pelo art 3, de cidadania por aquisição, pelo casamento. Mas só tramita na CRCentrais - Lisboa

  • @Leticialele

    ah bom saber que Tondela não pede prova de vida, vou ver com o filho dela oq faremos

    vou ver se vale a pena ou não levar ela, você sabe se precisa marcar pra fazer a prova de vida? ou é so chegar la que eles fazem

  • @gabbrielborges , não precisa marcar!

    Tem que ir de máscara, e só poderá entrar um acompanhante por ela ser idosa!

    tem que levar um documento dela com foto.

    O pessoal do Consulado de Portugal no Rio é muito simpático e solícito!!

  • @gabbrielborges

    Ela precisa apresentar a identidade pra fazer a Prova de Vida.

    Então primeiro o RG, e depois vai no consulado, grátis, não precisa agendar, em menos de 30 minutos e sai de lá com a PV na mão.

    Você decide:

    • faça a PV e mande para o ACP. Sai em 6 meses ou menos. (o que recomendo)
    • se não quiser fazer a PV, então mande para Tondela. Sai em 7 meses, mas está meio congestionado, e os tempos estão subindo.
  • oi @Leticialele , estou com os documentos prontos para enviar o pedido de nacionalidade para minha avó que tem 87 anos, por conta da idade eu já queria enviar a prova de vida que é feita no consulado junto com o restante dos documentos, porem ao ligar hoje para o consulado do Rio de Janeiro, a senhora que me atendeu disse que eles só fazem a prova de vida quando o processo cai em exigência na conservatoria que eu escolher enviar, isto esta certo? queria fazer antes de enviar para não cair em exigência e atrasar mais o processo por conta da idade avançada dela

  • @gabbrielborges , semana passada uma amiga levou o formulário para que a assinatura fosse reconhecida pelo chanceler.

    Foi reconhecido e carimbado. Segundo ele, serve como prova de vida.

    Basta chegar no Consulado entre 10 e 11:30 (é o melhor horário) e avisar ao segurança que quer fazer prova de vida e reconhecer a assinatura no Formulário.

    Assim que passa a entrada do Consulado, na Rua São Clemente, há um estacionamento pago a preços compensadores!!

  • entendi, mas no meu caso eu ja levei ela pra assinar no cartório, agora levo o mesmo formulario para o consulado, correto?

  • Oi pessoal! Cá estou eu com novas dúvidas :)

    Agora que minha mãe está com a nacionalidade, eu já mandei os documentos pro consulado pra fazer a transcrição do casamento dela. Com isso, estou separando os documentos pra mandar meu pedido de nacionalidade pra ACP, quando for possível. Mas me bateu a seguinte dúvida:

    1. Entre os documentos que tenho que enviar, está a xerox (com Haia) da certidão de casamento dos meus pais. Essa certidão de casamento é a mesma que o consulado vai me devolver depois de fazer a transcrição, não é isso? A certidão brasileira mesmo...
    2. A xerox da certidão de casamento tem q ter autenticação também ou só Haia?
    3. A xerox da certidão de casamento e da minha CNH precisam ser coloridas?

    @Leticialele @gandalf

    Obrigadaa!!!

  • @Gflima não precisa mandar a certidão de casamento brasileira dos seus pais... o casamento vai ser transcrito e constará a averbação do assento de nascimento português da sua mãe... no máximo envie uma cópia simples do assento de casamento português que vai receber do consulado.

    a cópia autenticada e apostilada de sua CNH pode ser em preto e branco

    ps: para outros foristas não terem dúvida, não se manda xerox de certidão brasileira. Portugal aceita somente certidões brasileiras originais. não serve cópia autenticada.

  • @Gflima

    Você está fazendo pelo ACP. como filha.

    1- Não precisa. Ela já tem o assento do casamento dela transcrito pelo consulado. Pode só mandar um xerox simples, mas nem isso precisa

    2- Não precisa

    3a- certidão de casamento (original) em inteiro teor, certificada (apenas para fixação do nome+apelido de casada)

    3b- Cópia autenticada e apostilada do RG (menos de 10 anos de emissão), ou da CNH (válida), ou do passaporte (válido, com filiação)

    4- certidão de nascimento sua por cópia reprográfica, apostilada

    5- cópia xerox simples do assento de sua mãe com o casamento já averbado. Se no assento que possui ainda não está averbado o casamento, junte uma cópia do assento de transcrição. Pode pedir qualquer dos dois pelo civilonline.

  • @gsilvestre e @gandalf

    É verdade!! Eu lembrei agora que na outra transcrição que eu fiz o Consulado me devolveu a certidão brasileira original e uma certidão do civil online com a averbação do casamento. Vou mandar essa do civil online que já tem o assento de casamento, então!

    Super obrigada!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.