Meu pai é português. Moro nos EUA.
DanielaP
Member
Meu pai é português e eu gostaria de solicitar cidadania por atribuição para mim e para meu irmão. Quando fiz o processo dele, eu estava no Brasil. Mas agora morando nos EUA não sei onde tentar o processo. No Consulado de São Francisco (o mais próximo de mim), ou envio direto para Portugal?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@DanielaP , mande os processos para o Arquivo Central do Porto.
O reconhecimento da assinatura e a autenticação da cópia do RG ou passaporte que contenha filiação, faça no Consulado de Portugal em São Francisco. Não sei quanto estão cobrando, o de Boston, há 2 anos, cobrava 25 dólares.
@DanielaP
Onde o pai do requerente (seu irmão) nasceu? Pode alterar pra onde pode mandar.
Meu pai nasceu no Brasil, seu processo de atribuição foi aprovado agora. Eu e meu irmão também nascemos no Brasil. Vou primeiro fazer a transcrição de casamento do meus pais e depois a atribuição para mim e meu irmão.
@DanielaP
Veja quem consta como declarante nas certidões sua e de seu irmão. Se seu pai português foi o declarante, antes do primeiro ano de vida, e a sua mãe é brasileira, a transcrição não é requisito para a nacionalidade dos filhos (Somente é indispensável para a esposa). Fazer logo a transcrição é importante para cumprir requisitos legais, mas não afeta a nacionalidade dos filhos nesse caso. São coisas independentes.
Entendi. Então posso enviar os documentos direto para o Arquivo Central do Porto? Não para Conservatória de Registo Gerais?
E a documentação continua sendo essa abaixo?
Documentos necessários:
Outra dúvida. Alguém sabe como consigo uma cópia da minha certidão de nascimento de inteiro teor solicitando pelos Estados Unidos?
Daniela contata o cartorio aonde sua certidao foi emitida no Brasil. Eu tb moro nos Estados Unidos e fiz tudo por email. Minha mae ja recebeu no Brasil e esta enviando pra mim
@DanielaP
Se você não escreve o "@" seguido do nome, e clica no nome, não vai uma notificação para a pessoa.
Faça suas perguntas no tópico da conservatória que escolher.
São coisas distintas: Pelo consulado, ou pela conservatória.
Se você vai fazer pelo consulado, deve consultar o site daquele consulado. Não pode olhar o site do consulado do Rio, e querer mandar para SFO.
Eu lhe aconselho mandar diretamente para a conservatória. Pelo consulado normalmente não há muitos relatos e não acompanhamos.
Clicando em Discussões, na tarja verde, você tem explicações no primeiro tópico que aparece. Sugiro selecionar o tópico do ACP, e verificar os documentos e acompanhar as discussões ali.
A certidão de nascimento do requerente é sempre por cópia reprográfica do livro. Tem que ser pedida por alguém que esteja no BR, e tem que ser apostilada no BR (sempre no país de origem do documento). Um parente talvez possa pedir e remeter por DHL ou FEDEx para você.
Vá aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
Você vai precisar de um documento de identidade: RG com menos de 10 anos de emissão, ou passaporte válido com a filiação.
RG somente é emitido em solo brasileiro. Passaportes emitidos no exterior não trazem a filiação. Comece por resolver esse problema.
Consiga também os documentos portugueses necessários, porque não vencem.
Documentos brasileiros vencem após 1 ano entre a emissão e a entrada do processo em PT.
Certificados de antecedentes criminais (se for o caso) vencem em 90 dias.