ah, eles mandam entao só a certidao de nascimento.... entao, eu já sou portuguesa, quero agora requerer pra minha filha de 10 anos... como proceder entao?
eu tbem estou na mesma situacao que vc, ja sou portuguesa e vou requerer para os meus filhos. Como vc esta no Brasil, entao faca tudo por ai, pelo correio, enviado para Lisboa, como o pessoal aqui.
Vc e casada ? Quem e declarante no nascimento da sua filha, vc ou o pai ?
Se vc e casada vai ter q primeiro fazer sua transcricao de casamento, se foi vc quem declarou, ai vc vai direto pra atribuicao dela.
A transcricao de casamento vc pode fazer no consulado de SP, tbem e pelo correio, so enviar os documentos.
Vc respondendo, a gente continua dizendo quais os documentos !
Acho que estou no caminho certo Eu e meu marido vamos para Lisboa em fevereiro Vou averbar nosso casamento direto lá E também já dou entrada no BI e no passaporte Só com minha certidão entro tranquilamente em Portugal sem nenhum perigo de ser deportada Nossa certidão de casamento já está autenticada pelo Itamaraty e com o selo consular para naum ter perigo dele ser deportado Acho que estou fazendo a coisa certa Se alguém quizer me dar outras dicas aceito ajuda..........rsrsrsrs Bjussssssssss
Eu já tenho o passaporte e o BI, fiz tudo pelo consulado de sp. Agora é pra minha filha de 10 anos. o declarante foi o pai dela, nós fomos juntos fazer o registro dela, mas nunca fomos casados e nao vivemos juntos, enato, nao vai dar pra viajarmos pra Portugal, entao vai ter que ser por aqui mesmo.... voce acha que dá pra mandar o pedido pra vir a certidao dela direto por portugal e depois só faz o BI e o passaporte aqui? abraços e obrigada pele ajuda.
1. Impresso Mod 1C, preeenchido e assinado por ambos os pais, assinatura por autenticidade, e legalizado pelo consulado. 2. Certidao de nascimento de inteiro teor da sua filha, legalizada pelo Itamaraty e pelo consulado. 3. Sua certidao de nascimento portuguesa ( apenas anotar os dados no formulario 1C como numero do assento de nascimento, ano, freguesia, etc. )
Enviar pra CRC, nao tem custo para filhos menores. Gratis !!!!
para tudo !! Chega dessa ideia de deportacao, antes de mais nada vc e portuguesa, e so uma questao de documentacao.
Eu tbem cheguei em Portugal ( ja portuguesa mas sem documentos ) com passaporte brasileiro, me perguntaram " qto tempo vc vai ficar ? ", disse: "dois dias, vim tirar meus documentos portugueses ! ", e bla bla bla. .. . e tudo bem ! Sai com BI e passaporte depois de dois dias, com nome de solteira, mas apos a transcricao de casamento vou atualiza-los.
Certamente a transcricao em Portugal sera mais rapida, tem gente q conseguiu em 3 dias, questao de SORTE !
Qto ao seu marido, ele vai receber visto de 3 meses como turista, se vc vai para ficar por la, depois da transcricao de casamento, pede um visto familiar para ele.
esqueci, alem da certidao de casamento q vc ja tem, vai precisar da certidao de nascimento de inteiro teor do seu marido, legalizada pelo Itamaraty e pelo consulado de SP.
Somente esses dois documentos sao necessarios para a transcricao, alem dos dados da sua certidao de nascimento portuguesa, e claro, a sua presenca !
Eu nunca mandei, nem na minha, nem da minha mae, nem da minha avo, pq nao precisa mesmo, a certidao de nascimento do conjuge nao portugues so e usada para transcricao de casamento, o averbamento do casamento ja justifica tudo.
Qqler duvida, no site do IRN tbem fala sobre documentacao, alias, hoje eu tbem confirmei na conservatoria os doc q eu preciso para os meu filhos.
No Rio acho que não aceita que mande pelo correio, acho que so com alguem indo la, e como sua certidão é de São Paulo, precisa do sinal publico para o cartorio do Rio, para que aqui eles autentiquem e depois que vai no Itamaraty aqui.Mas da uma ligada la e pergunta.
Comentários
se nao precisa ir pra Portugal, como faz pra assinar o BI e a foto do passaporte ???
entao, eu já sou portuguesa, quero agora requerer pra minha filha de 10 anos... como proceder entao?
eu tbem estou na mesma situacao que vc, ja sou portuguesa e vou requerer para os meus filhos. Como vc esta no Brasil, entao faca tudo por ai, pelo correio, enviado para Lisboa, como o pessoal aqui.
Vc e casada ? Quem e declarante no nascimento da sua filha, vc ou o pai ?
Se vc e casada vai ter q primeiro fazer sua transcricao de casamento, se foi vc quem declarou, ai vc vai direto pra atribuicao dela.
A transcricao de casamento vc pode fazer no consulado de SP, tbem e pelo correio, so enviar os documentos.
Vc respondendo, a gente continua dizendo quais os documentos !
o BI e passaporte vc tira no Consulado de SP ouuuuu em Portugal !
Acho que estou no caminho certo
Eu e meu marido vamos para Lisboa em fevereiro
Vou averbar nosso casamento direto lá
E também já dou entrada no BI e no passaporte
Só com minha certidão entro tranquilamente em Portugal sem nenhum perigo de ser deportada
Nossa certidão de casamento já está autenticada pelo Itamaraty e com o selo consular para naum ter perigo dele ser deportado
Acho que estou fazendo a coisa certa
Se alguém quizer me dar outras dicas aceito ajuda..........rsrsrsrs
Bjussssssssss
Eu já tenho o passaporte e o BI, fiz tudo pelo consulado de sp.
Agora é pra minha filha de 10 anos. o declarante foi o pai dela, nós fomos juntos fazer o registro dela, mas nunca fomos casados e nao vivemos juntos, enato, nao vai dar pra viajarmos pra Portugal, entao vai ter que ser por aqui mesmo.... voce acha que dá pra mandar o pedido pra vir a certidao dela direto por portugal e depois só faz o BI e o passaporte aqui?
abraços e obrigada pele ajuda.
eu acho que da sim pra fazer via correio.
Os documentos necessarios sao:
1. Impresso Mod 1C, preeenchido e assinado por ambos os pais, assinatura por autenticidade, e legalizado pelo consulado.
2. Certidao de nascimento de inteiro teor da sua filha, legalizada pelo Itamaraty e pelo consulado.
3. Sua certidao de nascimento portuguesa ( apenas anotar os dados no formulario 1C como numero do assento de nascimento, ano, freguesia, etc. )
Enviar pra CRC, nao tem custo para filhos menores. Gratis !!!!
O BI e passaporte vc tira no Consulado de SP.
para tudo !! Chega dessa ideia de deportacao, antes de mais nada vc e portuguesa, e so uma questao de documentacao.
Eu tbem cheguei em Portugal ( ja portuguesa mas sem documentos ) com passaporte brasileiro, me perguntaram " qto tempo vc vai ficar ? ", disse: "dois dias, vim tirar meus documentos portugueses ! ", e bla bla bla. .. . e tudo bem ! Sai com BI e passaporte depois de dois dias, com nome de solteira, mas apos a transcricao de casamento vou atualiza-los.
Certamente a transcricao em Portugal sera mais rapida, tem gente q conseguiu em 3 dias, questao de SORTE !
Qto ao seu marido, ele vai receber visto de 3 meses como turista, se vc vai para ficar por la, depois da transcricao de casamento, pede um visto familiar para ele.
Boa sorte !
esqueci, alem da certidao de casamento q vc ja tem, vai precisar da certidao de nascimento de inteiro teor do seu marido, legalizada pelo Itamaraty e pelo consulado de SP.
Somente esses dois documentos sao necessarios para a transcricao, alem dos dados da sua certidao de nascimento portuguesa, e claro, a sua presenca !
nao precisa da certidao de nascimento do pai da minha filha?
pra fazer a atribuicao dela, nao precisa nao.
So não vai precisar da certidão de nascimento do pai, caso a mãe que tenha feito o registro de nascimento.
em nenhum caso de atribuicao precisa da certidao de nascimento de quem nao e portugues, nao importa quem declare.
O importante e que OS DOIS assinem o formulario 1C.
Qqler duvida, no site do IRN tbem fala sobre documentacao, alias, hoje eu tbem confirmei na conservatoria os doc q eu preciso para os meu filhos.
Agora, quer enviar, td bem !
Nao. Somente as certidoes de nascimento de inteiro teor brasileiras. Abracos
Sandra,bom dia
Voce sabe me dizer se o Itamaraty fecha agora no final do ano? Tenho que mandar uma certidão...
bjs e bom Natal! Cheio de Paz ddoo Senhor Jesus.
Vou dar uma ligada pra la e depois te digo quais os dias que não vai abrir,ok?
Sinal publico é so para autenticação em cartorio, para o Itamaraty não precisa de sinal publico.Voce vai mandar pra onde?
Liguei no Itamaraty aqui do Rio e me informaram que eles só não trabalham 25/12 e 01/01, nos outros dias vai ser normal.
No Rio acho que não aceita que mande pelo correio, acho que so com alguem indo la, e como sua certidão é de São Paulo, precisa do sinal publico para o cartorio do Rio, para que aqui eles autentiquem e depois que vai no Itamaraty aqui.Mas da uma ligada la e pergunta.
manda pro Itamaraty de Brasilia, o endereco esta no site do consulado de sp.
Tambem acho melhor fazer o que a Cibelle falou, manda pra Brasilia, que não vai precisar de sinal publico para nada e lá é certo aceitar pelo correio.
Obrigada...
mandei a ceeidao hj para Brasilia. Vamos ver agora quanto tempo demora.... espero que seja breve... mandei por AR.