Autenticacao de documentos pelo Itamaraty

2»

Comentários

• só uma pergunta,
    se nao precisa ir pra Portugal, como faz pra assinar o BI e a foto do passaporte ???
  • ah, eles mandam entao só a certidao de nascimento....
    entao, eu já sou portuguesa, quero agora requerer pra minha filha de 10 anos... como proceder entao?
  • Oi Claudia,

eu tbem estou na mesma situacao que vc, ja sou portuguesa e vou requerer para os meus filhos. Como vc esta no Brasil, entao faca tudo por ai, pelo correio, enviado para Lisboa, como o pessoal aqui.

Vc e casada ? Quem e declarante no nascimento da sua filha, vc ou o pai ?

Se vc e casada vai ter q primeiro fazer sua transcricao de casamento, se foi vc quem declarou, ai vc vai direto pra atribuicao dela.

A transcricao de casamento vc pode fazer no consulado de SP, tbem e pelo correio, so enviar os documentos.

Vc respondendo, a gente continua dizendo quais os documentos !
  • Claudia,

o BI e passaporte vc tira no Consulado de SP ouuuuu em Portugal !
  • Cibele

Acho que estou no caminho certo
    Eu e meu marido vamos para Lisboa em fevereiro
    Vou averbar nosso casamento direto lá
    E também já dou entrada no BI e no passaporte
    Só com minha certidão entro tranquilamente em Portugal sem nenhum perigo de ser deportada
    Nossa certidão de casamento já está autenticada pelo Itamaraty e com o selo consular para naum ter perigo dele ser deportado
    Acho que estou fazendo a coisa certa
    Se alguém quizer me dar outras dicas aceito ajuda..........rsrsrsrs
    Bjussssssssss
  • Cibele

Eu já tenho o passaporte e o BI, fiz tudo pelo consulado de sp.
    Agora é pra minha filha de 10 anos. o declarante foi o pai dela, nós fomos juntos fazer o registro dela, mas nunca fomos casados e nao vivemos juntos, enato, nao vai dar pra viajarmos pra Portugal, entao vai ter que ser por aqui mesmo.... voce acha que dá pra mandar o pedido pra vir a certidao dela direto por portugal e depois só faz o BI e o passaporte aqui?
    abraços e obrigada pele ajuda.
  • Claudia,

eu acho que da sim pra fazer via correio.

Os documentos necessarios sao:

1. Impresso Mod 1C, preeenchido e assinado por ambos os pais, assinatura por autenticidade, e legalizado pelo consulado.
    2. Certidao de nascimento de inteiro teor da sua filha, legalizada pelo Itamaraty e pelo consulado.
    3. Sua certidao de nascimento portuguesa ( apenas anotar os dados no formulario 1C como numero do assento de nascimento, ano, freguesia, etc. )

Enviar pra CRC, nao tem custo para filhos menores. Gratis !!!!

O BI e passaporte vc tira no Consulado de SP.
  • Ju,

para tudo !! Chega dessa ideia de deportacao, antes de mais nada vc e portuguesa, e so uma questao de documentacao.

Eu tbem cheguei em Portugal ( ja portuguesa mas sem documentos ) com passaporte brasileiro, me perguntaram " qto tempo vc vai ficar ? ", disse: "dois dias, vim tirar meus documentos portugueses ! ", e bla bla bla. .. . e tudo bem ! Sai com BI e passaporte depois de dois dias, com nome de solteira, mas apos a transcricao de casamento vou atualiza-los.

Certamente a transcricao em Portugal sera mais rapida, tem gente q conseguiu em 3 dias, questao de SORTE !

Qto ao seu marido, ele vai receber visto de 3 meses como turista, se vc vai para ficar por la, depois da transcricao de casamento, pede um visto familiar para ele.

Boa sorte !
  • Ju,

esqueci, alem da certidao de casamento q vc ja tem, vai precisar da certidao de nascimento de inteiro teor do seu marido, legalizada pelo Itamaraty e pelo consulado de SP.

Somente esses dois documentos sao necessarios para a transcricao, alem dos dados da sua certidao de nascimento portuguesa, e claro, a sua presenca !
  • cibele

nao precisa da certidao de nascimento do pai da minha filha?
  • Claudia,

pra fazer a atribuicao dela, nao precisa nao.
  • Claudia e Cibele

So não vai precisar da certidão de nascimento do pai, caso a mãe que tenha feito o registro de nascimento.
  • Sandra,

em nenhum caso de atribuicao precisa da certidao de nascimento de quem nao e portugues, nao importa quem declare.

O importante e que OS DOIS assinem o formulario 1C.
  • Mas preicsa enviar a certidão do pai ou mãe brasileira sim, eu tive que mandar a do meu pai,.
  • Eu nunca mandei, nem na minha, nem da minha mae, nem da minha avo, pq nao precisa mesmo, a certidao de nascimento do conjuge nao portugues so e usada para transcricao de casamento, o averbamento do casamento ja justifica tudo.

Qqler duvida, no site do IRN tbem fala sobre documentacao, alias, hoje eu tbem confirmei na conservatoria os doc q eu preciso para os meu filhos.

Agora, quer enviar, td bem !
  • **fªł√⋲∂

Nao. Somente as certidoes de nascimento de inteiro teor brasileiras. Abracos
  • Sandra

Sandra,bom dia

Voce sabe me dizer se o Itamaraty fecha agora no final do ano? Tenho que mandar uma certidão...

bjs e bom Natal! Cheio de Paz ddoo Senhor Jesus.
  • Claudia

Vou dar uma ligada pra la e depois te digo quais os dias que não vai abrir,ok?
  • Fernanda

Sinal publico é so para autenticação em cartorio, para o Itamaraty não precisa de sinal publico.Voce vai mandar pra onde?
  • Claudia

Liguei no Itamaraty aqui do Rio e me informaram que eles só não trabalham 25/12 e 01/01, nos outros dias vai ser normal.
  • Fernanda

No Rio acho que não aceita que mande pelo correio, acho que so com alguem indo la, e como sua certidão é de São Paulo, precisa do sinal publico para o cartorio do Rio, para que aqui eles autentiquem e depois que vai no Itamaraty aqui.Mas da uma ligada la e pergunta.
  • Fernanda,

manda pro Itamaraty de Brasilia, o endereco esta no site do consulado de sp.
  • Fernanda

Tambem acho melhor fazer o que a Cibelle falou, manda pra Brasilia, que não vai precisar de sinal publico para nada e lá é certo aceitar pelo correio.
  • Sandra

Obrigada...
    mandei a ceeidao hj para Brasilia. Vamos ver agora quanto tempo demora.... espero que seja breve... mandei por AR.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.