Autenticacao de documentos pelo Itamaraty

Pessoal,

eu queria saber se e mito a questao de autenticar certidoes no Itamaraty, isto falando daqueles que estao em Sao Paulo.

Eu fiz tres processos de atribuicao em Portugal, pessoalmente, e as minhas certidoes nunca foram autenticadas pelo Itamaraty, e sim, legalizadas pelo Consulado de Sao Paulo. Nao acredito que seja erro de quem recebe ou passaram despercebidas, pq fiz em 3 conservatorias diferentes e de cidades diferentes.

O unico documento, e que no fim nao precisei, foi a certidao de nascimento do meu pai, que e de Goias, que ai o proprio consulado me orientou a legalizar no Itamaraty, porque nao faz parte da jurisdicao do Consulado de Sao Paulo, tive que fazer por sinal publico, enfim, minha irma fez a legalizacao pessoalmente, uma vez que ela mora em Brasilia.

Hoje liguei no Consulado, e perguntei mais uma vez sobre certidoes, que sou de Sao Paulo, e que preciso legalizar uma certidao pra integrar processo de cidadania direto em Portugal e eles disseram q nao precisa estar autenticada pelo Itamaraty, que eles legalizam o documento, basta a certidao ter firma reconhecida do escrevente.

Alias, essa questao do Itamaraty sempre me chamou a atencao toda vez q pensava em fazer processo atraves do consulado, esperar 2 meses pra receber de volta uma certidao e demais, e ainda, eh ai que certos advogados ganham tbem, prometendo autenticar em 7 dias, o que e possivel, basta ter alguem em Brasilia para faze-lo.

Alguem de SP fez sem autenticar pelo Itamaraty ?




Enfim,
«1

Comentários

  • Felipe,

    voce conhece alguem q o processo voltou pq nao legalizou pelo Itamaraty, so pelo consulado ? ( Claro q tem que ter assinatura reconhecida do escrevente e posterior legalizacao do consulado )

    Ate onde eu saiba, as legalizacoes feitas pelo Itamaraty sao uma cortesia do governo ( por isso sao de graca ), para q as certidoes brasileiras tenham valor no exterior.

    Na verdade quem deveria se opor a legalizar certidoes q nao passaram pelo Itamaraty deveria ser o consulado, e se o consulado ja legalizou, entao nao ha problema. Em Portugal o q interessa e q as certidoes estejam legalizadas pelo consulado portugues do pais de origem, por exemplo, minha certidao de casamento e de nascimento do meu marido foram emitidas por Israel e legalizadas no consulado de portugal em Tel Aviv, sao suficientes para a minha transcricao de casamento.

    Eu falo por experiencia propria, quem nao quer arriscar, manda pro Itamaraty, eu nao quero criar polemica, mas e que eu acho uma chatice em Sao Paulo ter q mandar pro Itamaraty, nao e como no Rio ou Belo Horizonte que tem um "Itamaraty" que da pra ir pessoalmente. So queria facilitar as coisas . . .
  • Cibele

    Esse assunto ja esta muito discutido aqui na comunidade.
    Ja postei resposta sobre isso, e espero que esta seja a que vai sanar todas as duvidas.
    Ressalto que quando entrei com um pedido de averbamento na ilha da madeira, a conservadora me exigiu o itamaraty e disse " tem muitas certidoes brasileiras falsas entrando em portugal".
    Entao acho PRUDENTE, fazer a legalizacao, alem de nao custar nada. Ressalto novamente, pode ser que o documento seja aceito, mas pode ser que nao seja, entao porque arriscar e perder tempo ???
    Veja o link do consulado de sao paulo, onde diz:
    "... as certidoes... DEVEM ser previamente legalizadas ..."
    A intencao principal desta comunidade nao e burocratizar e sim INFORMAR e nosso intuito e ajudar a todos da melhor maneira possivel.
    Na duvida liguem para as autoridades pertinentes.
    http://www.consuladoportugalsp.org.br/itamaraty.htm
  • Itamaraty

    No consulado do Rio de Janeiro, eles tambem pedem que as certidões brasileiras sejam legalizadas no Itamaraty.
  • Vitor

    Varias pessoas aqui, ja enviaram para Brasilia, quando na sua cidade não tem posto do Itamaraty, e não demorou esse tempo todo, o tempo é em media de 15 dias.
  • Vitor

    O Serginho fez isso recentemente, e acho que teve mais alguem tambem, e levou uns 15 dias so.Não acredite em tudo que fala no consulado.
  • Vitor

    Já que vc tem parentes lá, pede para perguntarem no Itamaray de lá, se pode ser autenticada a sua certidão por la, ja que é de São Paulo, se precisa de alguma coisa do cartorio, tipo sinal publico, ou outra coisa qualquer para poder ser legalizada por lá.
  • Os documentos do meu pai eu enviei para o Itamaraty e levou uns 15 dias para devolverem.
    Em seguida enviei ao consulado e tbm levou uns 15 dias para devolverem só que em um documento eles não tinham o sinal público da escrevente aí tive que ir no cartório central na praça da Sé que fica no começo da Rangel Pestana e lá eles autenticaram e novamente enviei ao consulado que legalizou em uma semana.
  • Serginho

    Quando foi que voce enviou o documento do seu pai pro itamaraty?
  • é que eu tenho que mandar a certidao de nascimento da minha filha pra lá... e quando eu mandei a minha ano passado, levou mais de dois meses pra me devolverem.
  • Sandra

    O Sandra... tudo joia?
    Quanto voce cobra pra fazer esse serviço pra gente aí no Rio.... rsrsrsrsr, já pensou em ganhar um dinheiro com isso? rsrsrsrs
    to dando risada mas to falando sério...
  • Sandra

    nao to querendo te ofender nem te comparar com ninguém, ok.
  • Claudia

    Sem problemas, hehehe.
    O que vc queria que fosse aqui no Rio?
    O meu problema não é em poder fazer, o problema é tempo,
    trabalho em horarios alternados, tem dias que trabalho de 10 as 16, tem outros que trabalho de 16 as 22hs, então meu tempo é limitado, as vezes peço pra minha irmã fazer certa coisas pra mim, pra vc ter uma ideia, nunca fui no Itamaraty,rssss,minha irmã que foi pra mim, quando teve que autenticar a daminha mãe, aproveitou e levou a dela e a minha.
  • Agora, to pensando como fazer com as certidões dos meus filhos, porque foram em cartoriosa diferenetes, e não fazem por telefone, tenho que ir pedir e depois pegar, so tenho 1 folga por semana, e nesse dia tenho que fazer mil coisas ainda arrumar tempo pra ir ver as certidões, o dia da folga tinha que ter 48 horas,rsssss.
  • Sandra

    Entao menina, o tempo é corrido mesmo.... aqui no interior de sp, que as coisas eram pra ser mais devagarzinho, eu trabalho 12 horas todo santo dia e finais de semana e feriados... trabalho em hospital, aí v já viu....

    entao, eu preciso mandar a certidao de nascimento da minha filha pro itamaraty reconhecer... pretendo dar prosseguimento no processo de cidadania dela pelo consulado de sp, mas nao to conseguindo ler nada no site... vou ligar lá amanhâ... eu consegui a minha esse ano e foi tranquilo, mAS parece que um grande numero de pessoas solicitaram cidadania, entao eles estao com muito serviço.... e pararam de receber processos por um tempo... vou ligar lá amanha e depois posto aqui a resporta que tiver...

    abraço
  • Claudia

    Voce vai fazer pelo consulado?Eu acho que eles tinham parado ,por um tempo, de fazer a cidadania, mas para autenticações ,não.Mas não tenho certeza.
  • Enviei para o Itamaraty em Brasília no mês de julho
  • Pessoal,
    apesar da minha teimosia em relacao ao Itamaraty, talvez minha irma possa ajudar, ja que ela esta morando em Brasilia.

    Ainda nao falei com ela, mas se alguem quiser, e pprovavel que ela possa ir pessoalmente no Itamaraty fazer as autenticacoes.

    E qto ao consulado de SP, eles continuam autenticando certidoes, apesar de terem suspenso temporariamente pedidos de nacionalidade.
  • Liguei hj no consulado de sp, mas era feriado. Amanha ligarei novamente pra saber se eles vao reabrir em dezembro pra mais pedidos de cidadania, como eu li uns meses atras no site, entao, preciso legalizar a certidao da minha filha no itamaraty, se já estiver com os docs prontos quando reabrirem, melhor.
  • Claudia

    Voce vai fazer pelo consulado ou so legalizar os docs?
    Eles so estão fechados para fazer a cidadania, para autenticações não.
  • Ja soube de caso que precisou que fosse legalizada pelo Itamaraty, mesmo dando entrada direto em Portugal, então, eu acho melhor, por via das duvidas, que legalizem no Itamaraty, para que não tenham atrazos nos processos.
  • Sandra

    Eu vou fazer a cidadania por aqui mesmo... pra fazer por Portugal tem que ir pra lá, nao tem? entao, agora tá dificil pra mim, pq eu to fazendo uma pós graduação, e preciso terminar primeiro. Puxa, vou assumir, é uma vergonha, eu estou nessa comunidade há tanto tempo e nao li sobre como requerer a cidadania por Portugal...
    é o cúmulo, né...
  • Claudia

    Voce não precisa ir a Portugal para dar entrada, é so enviar pelo correio, como varias pessoas aqui fazem e eu estou fazendo.
  • Pois é, postamos ao mesmo tempo,rsssss.
  • Claudia

    Acho que ninguem daqui, foi fazer direto em Portugal pessoalmente e poucos pelo consulado, é via sedex mundi e muito mais rapido do que pelo consulado.
  • Claudia

    ACORDAAAAA,rssssssss, acho que voce esta estudado demais e não percebeu que quando falamos em fazer direto por Portugal, estamos falando enviar os docs para lá e não ir lá.
  • putz!
    eu achei que tinha que ir pra Portugal!... perdi um tempão e muito dinheiro!!!!

    Sandra

    voce mandou a sua quando? já recebeu o seu BI e passaporte?

    Serginho, e v? como foi com voce?

    Gente, eu to trabalhando demais....
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.