Transcrição de casamento realizado no Brasil

2

Comentários

  • @Mauro Porto , até o momento, creio que não. Vão mandar um boleto ou instruções para você fazer um depósito identificado.

  • @digoamaral , se os dois são portugueses, a transcrição é obrigatória.

    A diferença de datas é muito grande ou só a idade não confere?

  • @Leticialele a diferença é de 15 dias para um e 5 dias para o outro. Será que cairia em exigência?

  • @digoamaral , acredito que não!

  • AnaBAnaB Member

    Olá,

    Obtive minha cidadania recentemente e a carta com a certidão chegou na minha casa mês passado.

    Irei casar no Brasil no final do ano e tenho dúvidas de quando e como prosseguir com a transcrição do casamento.

    Caso eu faça meu cartão cidadão e passaporte agora irei perder os documentos quando casar tendo que tirá-los novamente?

    ou faria a transcrição sem ter que obter novo CC e passaporte?

    Obs: não irei alterar meu nome.

    Agradeço a ajuda de sempre

  • @AnaB

    Não vai perder os documentos. Eles continuam válidos, mas terá que refazer para fazer constar o estado civil.

    Pode deixar pra refazer quando for renovar o cartão.

    Tendo feito a transcrição de casamento (essa sim é obrigatória por lei, mas pode ser postergada), o próximo cartão que fizer já virá como casada.

  • Boa noite, segue meu caso:


    Entrei com a cidadania da minha mãe (filha do português). Ok, cidadania dela aprovada, saiu ontem (aeeew).

    Agora vamos para o proximo passo:


    Meu pai, casado com minha mãe, e declarante do meu nascimento, é falecido.


    Como faco para transcrever casamento + óbito do cônjuge brasileiro?


    Poderiam me ajudar em relacao a documentos, e qual formulário preciso preencher?



    Muito obrigada!!

  • @daianagsiero

    Ela deve ter recebido o Despacho de Aprovado. Ainda precisa da bolinha 7 verde para ter o assento.

    Depois busque aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento

    Pode fazer pelo correio em Ponta Delgada, ou no consulado de sua área de residência (veja no website do consulado a lista de documentos). O consulado do Rio (RJ e ES) e de Santos (SP e MS) têm tido um bom desempenho. Se você mora em outros estados terá que buscar, nesse link, mas provavelmente Ponta Delgada será a melhor opção. Essas 3 opções aceitam por DHL/correio, e fica pronto em 2-3 semanas.

  • Boa noite. Para transcricao de casamento, devo enviar os documentos: direto para Portugal ou para o consulado?

  • Boa noite...meu pai reside no município de Itaipú-Niteroi e o local é bastante afastado e o correio sempre falha em entregar correspondências.

    Gostaria de saber se posso colocar no endereço do envelope da transcrição de casamento que vai para o Consulado do RJ em nome do meu pai o local de moradia da minha irmã que mora no centro de Niterói?

    Quando o Consulado mandar de volta os documentos será mais garantido.

    Aguardo resposta e muitíssimo obrigado.

  • @Mauro Porto , sim, pode colocar o endereço da sua irmã, sem o menor problema! Mas avise o local onde ela mora que receberão uma correspondência com o nome de seu pai!!

  • Leticialele

    Obrigado.

  • Bom dia tenho uma dúvida a respeito do preenchimento do formulário de transcrição de casamento...Lugar de Celebração e Celebrante,eu coloco o que está na certidão de casamento original que era 2 circunscrição e celebrante da época (1930) ou a atual 3 circunscrição e celebrante atual após a retificação?


    Aguardo resposta e muitíssimo obrigado.

  • @Mauro Porto , coloque o que está na certidão. Os dados têm que combinar!!

  • @nathalia pinheiro Fiz a transcrição de casamento dos meus pais no início do ano passado no Consulado de Curitiba, tudo por e-mail e, ao menos naquela época, foi super rápido. Levou menos de uma semana. Atualmente não sei como está o tempo. Mas você precisa ser residente do Paraná.

  • Boa tarde, pessoal! Vê se vocês conseguem me dar uma luz.

    Meu bisavô era português e minha bisavó era francesa. Casaram-se no Brasil. Eu tenho a certidão de batismo dela e nada mais. Fiz a busca no cartório mais antigo da cidade (brasileira) e não consta registro dela. Ainda não tentei buscar em Paris. Será que existe alguma chance de se transcrever o casamento com a certidão de óbito dela, por exemplo? Já aconteceu algo parecido por aqui?

  • Bom dia a todos amigos e amigas do fórum. Pretendo averbar meu divórcio em Portugal (de casamento realizado aqui no Brasil). tenho lido muitos tópicos sobre o assunto e está bem claro que o processo é bem diferente de uma Transcrição de casamento. Alguém já fez esse tipo de procedimento? Poderia informar sobre custos, tempo de processo e forma mais prática de iniciá-lo?

    Agradeço a atenção de todos. @gandalf @Vlad Pen @Leticialele

  • @laisenml , só fazem a transcrição de casamento com a certidão de nascimento dos nubentes.

  • @MVFerreira , a homologação do divórcio é feita em Tribunal português, através de advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados portuguesa. Quanto aos custos, tempos de processo e como fazer, talvez algum forista possa responde-lo em mensagem privada, uma vez que é proibida a indicação de advogados aqui no Fórum.

  • Boa tarde. Já devo até lido no forum esta informação, mas só para me certificar. Minha sogra está em fase de conclusão da cidadania, processo em Tondela esta em Despacho. Após ser deferido a cidadania dela, eu vou iniciar o processo de minha esposa, minha dúvida é: preciso fazer a transcrição de casamento de minha sogra( agora portuguesa se tudo der certo) antes de iniciar o processo de cidadania de minha esposa? Minha sogra é casada com brasileiro. A documentação abaixo está correta?

    Documentação a enviar:

    ·        Cópia AUTENTICADA de identificação do requerente (com apostila de Haia) 

    ·         Certidão de Nascimento do requerente por cópia reprográfica em Inteiro Teor, emitido a menos de 1 ano, com a firma do Oficial que a assina reconhecida. (Com apostila de Haia). 

    ·        Cópia do assento do Português , mãe que consegui a cidadania agora

    ·        Enviar formulário 1C

    Já agradeço pela ajuda.

  • @AlexandreDom , sim, terá que transcrever o casamento de sua sogra antes de encaminhar o processo de sua esposa e de eventuais irmãos.

    Sua sogra pode, ela própria, solicitar a transcrição de seu casamento.

    Os documentos para a atribuição de sua esposa são os listados por você.

  • Muito obrigado @Leticialele , vocês são d +

  • Boa tarde...foi enviado para o Consulado de Portugal no RJ documentos para transcrição de casamento em um envelope de papelão fornecido pela DHL por não haver envelope de plástico.

    Haverá algum problema na hora da devolução dos documentos?

  • @Mauro Porto , não acredito que o Consulado vá fazer o envio pela DHL!

    Poderia ter enviado um envelope comum, na falta do de plástico!

  • @Mauro Porto , sim, o Consulado devolve os documentos e você pode enviar a mesma certidão quando for fazer o processo do seu pai.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.