Meu pai é considerado português?

Esta discussão foi criada a partir da divisão de comentários de: Atribuição para filho de portugues

Comentários

  • OI gente. tou com dificuldades para iniciar um topico, por isso, com vossa permissao, irei usar este aqui para tirar as duvidas.


    MEU PAI NASCEU NUMA ANTIGA COLONIA PORTUGUESA E MORREU ANTES DA INDEPENDENCIA DESSA EX COLONIA.

    Pergunta:

    Ele é considerado portugues?

    Posso pedir a minha nacionalidade por Atribuiçao?

    Qual o formulario que uso? o 1C?

    Os documetos sao os mesmos de quem nasceu em portugal?

  • AAhhhh e para onde envio? Porto ou Lisboa? pq parece que processos das antigas colonias so sao processados na CRC

  • A prova de vida é indispensavel? porque nem todos que trataram a sua nacionalidade fizeram prova de vida. Nao tou entendendo

  • @sereia64 , leia os posts: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9746/como-conseguir-a-conservacao-da-nacionalidade

    No site do Consulado de São Paulo: https://consuladoportugalsp.org.br/conservacao-de-nacionalidade/

    Só a CRCentrais - Lisboa tem competência para analisar os processos de conservação da nacionalidade.

    Prova de vida para quem tiver mais de 70 anos, a ser feita no Consulado.

  • @Leticialele , mto obrigada. fui checar os links e sinceramente fiquei de queixo caido. Eu ja tinha visto o video "renegados sic", mas nao creio que essa situação se aplique a mimporque meu pai faleceu antes da independencia e antes da lei 37/75 ou a de 81. Porem, fiquei com uma pulga atras da orelha quando alguem por la disse que so seriam portugueses os nascidos em Portugal. Entao, o que serao outros cidadaos? apatridas? pq se nao eram portugueses e Moçambique ou Angola não eram republicas....o que seriam??? a terra de ninguem???? Estou mesmo intrigada. Se alguem puder ajudar-me, agradeço de coração

  • @sereia64 , confesso que não sou versada neste tipo de cidadania, por isso indiquei o link.

    Mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt , relate sua situação e tire suas dúvidas.

  • @Leticialele , ja enviei. mas eles nao sao claros na resposta. mandam ler o DL 37/75, mas nao adiantam mais nada.

    A questao é: se meu pai faleceu antes da independencia, ele so pode ter morrido portugues. Pois não teve a chance de manifestar o desejo de conservar a nacionalidade e menos ainda de negar. E Moçambique era Territorio Ultramarino de Portugal, consequentemente, seus cidadãos so podiam ser portugueses, pois como disse antes, Moçambique não era uma república e menos ainda terra de ninguem, ja que os portugueses consideram-no parte do seu territorio.

    O chato, é a falta de informação segura. ninguem sabe nada, nao sao claros e deixam o povo mais perdido....

  • @sereia64 , pelo que entendi, Portugal retirou a cidadania portuguesa de todos os angolanos, permanecendo portugueses, por opção, apenas os que tinham ascendentes portugueses, por terem nascido em Portugal ou por atribuição. É uma coisa muito doida e revoltante!

    Seus avós eram angolanos ou portugueses?

  • Meu Bisavo era portugues da India Portuguesa - Diu

    Mas, nem meu avo, ou meu pai pediram a nacionalidade pq eram portugueses devido ao facto de Moçambique ser um Territorio Portugues.

    Meu pai não pode ter perdido a nacionalidade com a entrada do DL 308-A/75 pq ele faleceu antes da independencia e antes da publicação deste DL.

    Por isso, considero que ele é uma excepção. Concorda?

    Caso eles nao sejam considerados portugueses, o que seriam? apatridas? mas meu pai fez o serviço militar portugues, que somente portugueses sao permitidos e admitidos. Quem nao fosse portugues não fazia a tropa...alias, como em qq pais.

  • @sereia64 , concordo com você. Mas, como disse antes, estou apenas dizendo o que compreendi.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.