Pagamento da taxa

2»

Comentários

  • @Leticialele @guimoss

    Muito obrigada pela ajuda!!

  • boa tarde, pessoal

    lembro de ter visto aqui no forum alguma mencao a um email do setor de contabilidade do IRN para resolver problemas de pagamento.

    eu efetuei o pagamento da taxa para processo de atribuicao mas ao final deu um erro no site (apareceram varios xxxxxxx e nao gerou a tela final) mas o valor caiu no meu cartao. até o momento nao recebi o email com o formulario, entao minha ideia é esperar umas 24h e se nao receber vou ter que pedir que eles verifiquem, ou mesmo cancelar a compra no cartao.

    caso alguem saiba indicar o contato ou se ja teve o mesmo problema e como resolveu, agradeço.

  • @Simone S BH , problema algum. O pagamento com cartão não tem vencimento, como o vale postal.


  • @Leticialele 

    Muito obrigada pelas confirmações e cordialidade nas informações!!

  • Oi pessoal,

    Também tive problemas para pagar a taxa, mas consegui pelo Nubank.

    Minha dúvida é sóbre o final do processo (1C).

    "QUADRO 6:

    Assinale um X em "VALE POSTAL". A numeração você deixa em branco pois só deverá ser preenchida no momento em que for fazer o vale e postar o Sedex nos Correios."


    Alguém poderia me esclarecer sobre o que é fazer o vale?

    Não sei o que preencho nesta parte.

    Obrigada!

    Abraços,

  • @fferlaa

    A instrução foi feita há muito tempo atrás quando a única forma de pagamento era por Vale Postal.

    Desde 2018, o pagamento passou a ser feito prioritariamente por cartão pela plataforma do IRN.

    Ignore essa instrução sobre Vale Postal. Isso caiu em desuso, embora ainda seja uma forma possível. Se você pagou pela plataforma do IRN, o formulário personalizado nem traz essa parte, porque já vem com os dados do recibo do pagamento por cartão pré-impressos.

  • Oi @gandalf

    Obrigada!

    Neste caso, posso anexar tudo(conforme instruções de outros tópicos), pagar (por conta) a postagem dos correios (ou melhor via DHL?) e despachar para a Conservatória dos Registros Centrais, em Lisboa. Correto?

    Obrigada mais uma vez!

    Abraços

  • editado April 2022

    @fferlaa

    O título desse tópico é muito ruim, porque não diz nada sobre seu processo.

    Você começou perguntando no tópico do ACP. Passou a perguntar sobre 1C no tópico de Netos (que só fazem 1D), e agora nesse tópico genérico. Nem sei mais qual é a instrução que você anda seguindo, nem qual a sua modalidade. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/272299/#Comment_272299

    O inimigo se esconde é nos detalhes. Se for de neta, art-1D, siga esse roteiro (que deve estar igual ao que mencionei acima): https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/284652/#Comment_284652

    DHL é a melhor opção de custo/benefício. Principalmente com a greve da Receita, quando seus documentos podem ficar retidos na alfândega por muitos dias. A DHL sabe como desembaraçar essas coisas. Inclui seguro no caso de extravio. (apesar que DHL nunca vi extraviarem. Correios te deixa lutando diretamente com os parceiros deles (CTT) pra tentar achar as coisas, se for EMS.

    Por DHL para a CRCentrais de Lisboa. Depois de ter juntado todos os documentos, conferido nomes e datas buscando divergências, e feito um xerox de tudo que vai no envelope, grampeado e guardado com você. Se amanhã precisar saber o que foi escrito no formulário, ou de algum detalhe no documento, você tem uma cópia.

  • Vou aproveitar o tópico pois está relacionado ao pagamento de taxas.

    No caso de nomes e sobrenomes compostos, devem ser agrupados igual ao passaporte? Por exemplo, no caso de João Paulo Santos Silva (fictício), insiro "João Paulo" como "Nome Próprio" e "Santos Silva" como "Apelido" ?


    Apenas para confirmar. Há a observação "*se difere do nome em cima" no campo "Nome do Requerente". Caso o dono do cartão seja o requerente, este campo não precisa ser preenchido, correto?

  • @FernandoSS , sim. João Paulo - nome; Santos Silva - apelido

    Se o Requerente é o proprietário do cartão, não precisa preencher.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.