Ajuda com localização de certidão de batismo

Pessoal, muito boa noite,

Busco a certidão de nascimento da minha trisavó e gostaria da ajuda de vocês, se possível.

Nome: Carolina dos Anjos Viegas, nascida em Portugal no ano de 1882 (ainda não descobri a data, nem o local exatos).

Mãe: Maria Joaquina Viegas, nascida em Muna/Portugal.

Pai: Manoel Antunes, nascido em Pedronhe/Portugal.

Filha: Octávia dos Anjos Costa (nome de solteira: dos Anjos Viegas), nascida em 28/11/1900 no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Faleceu em 01/04/1972. Há outros filhos, mas imagino que não tenham relevância para o processo.

Faleceu em 19/11/1963 no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Aparentemente todos os seus irmãos foram batizados em São Tiago, Besteiros, Viseu, Portugal. Já olhei no arquivo de batismo de 1882 de Santiago de Besteiros e não localizei nada. Sigo pesquisando em Tondela, mas até agora também não encontrei uma pista sequer.

Links familysearch.org:

1) Registro de Casamento de Maria Joaquina Viegas e Manoel Antunes: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:F2Z2-DMF

2) Registro de Batismo de Umbelina Antunes (Irmã): https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:F27G-646

3) Registro de Batismo de Manoel Antunes (Irmão): https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:F27G-X4K

4) Registro de Óbito de Carolina dos Anjos Viegas: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77HM-2S6Z

Além disso, poderiam me dar algumas dicas de pesquisa? Estou quebrando a cabeça para localizar as informações necessárias.

Desde já, agradeço demais pela ajuda de todos! Muito obrigado mesmo.

Comentários

  • @cesaraiva , ela pode ter nascido em outra data!

    os pais se casaram em 1874, no mesmo local em que batizaram os outros filhos!

    Procure a partir de 1875!! https://tombo.pt/f/tnd18

  • @Leticialele Muito obrigado pela dica! Consegui localizar em 1881. A minha dúvida é quanto ao nome de Manoel Antunes, que também já vi como Manoel Antunes Ferreira, mas Carvalhal não. Maria Joaquina também está sem o sobrenome. Essas divergências são comuns? Poderia me dar mais essa luz?

    Muito obrigado!!!

    Registro em anexo.


  • @cesaraiva , em que certidões constam os nomes divergentes?

    Se for na dos irmãos, desconsidere. Você não vai precisar delas para o processo.

    Peça uma certidão certificada da Carolina no Arquivo Distrital e junte uma certidão de casamento OU de óbito para fixar o nome. Se foi a trisavó q declarar o nascimento do bisavô, tudo bem. Se foi o marido , terá que transcrever o casamento em Portugal, a não ser que tenham casado em Portugal.

  • cesaraivacesaraiva Member
    editado March 2021

    @Leticialele, boa tarde!

    O registro de Carolina, minha trisavó, consta como Manoel Antunes Carvalhal. No seu registro de óbito, consta apenas Manoel Antunes. Por fim, no registro de casamento de seus pais, consta Manoel Antunes Ferreira.

    Octavia, minha bisavó, foi registrada no Brasil por Carolina somente. Seu pai, segundo o registro de óbito, é Cesar Brandão, nascido na Itália. No entanto, não encontrei mais informações sobre ele e acredito que seja irrelevante para o processo.

    O registro do distrito já basta para juntar na solicitação que mencionou ou devo pedir uma certidão de casamento certificada e depois a fixação do nome?

    Localizei apenas o registro de batismo da minha bisavó, Octávia, nascida no Brasil, datado de 1903. Nessa época era comum a realização do batismo, apenas, sem o registro civil?

    Uma última dúvida: seria possível a atribuição de nacionalidade originária à minha avó, que por sua vez poderia passá-la para minha mãe e, por último, para mim, correto?

    Em anexo, os registros com os dados sublinhados para melhor visualização.

    Mais uma vez, agradeço muito pela ajuda e peço desculpas pelo trabalho.

    Registro de Casamento - Manoel Antunes Ferreira e Maria Joaquina Viegas: https://imgur.com/a/VvKf9sF

    Registro de Nascimento - Carolina dos Anjos Viegas: https://imgur.com/asrepwO

    Registro de Óbito - Carolina dos Anjos Viegas: https://imgur.com/9QjXylm

    Registro de Nascimento - Octavia dos Anjos Viegas: https://imgur.com/GHyJkjE

    Registro de Óbito - Octavia dos Anjos Costa (Viegas): https://imgur.com/3VrIrEJ

  • @Leticialele , acho que vou aproveitar o gancho dessa pergunta para tirar minhas dúvidas. Quero ajudar minha sogra a tirar a cidadania dela, mas, será como neta, pois sua mãe já faleceu. Porém, não consigo achar a certidão de nascimento do avô dela, acho que temos onde nasceu, mas não sei como contactar esse lugar ou se foi para outro. Podem me ajudar em como conseguir essa certidão?

    Seguem os dados que já consegui:

    AMERICO FERREIRA DE SOUZA 

    DATA PROVAVEL DE NASCIMENTO: 16/01/1897

    PAI: JOÃO FERREIRA DE SOUZA (NOME DA CERTIDÃO DE ÓBITO DO AMÉRICO, ÚNICO DOCUMENTO QUE TEMOS DELE)

    MÃE: ROSA DE ARAUJO TORRES

    NASCIMENTO - SUPOSTAMENTE NASCIDO NA PARÓCHIA DE SÃO MARTINHO DO CAMPO - CONSELHO DE SANTO THYRSO - DIOCESE DE PORTO.

    AVÓS PATERNOS: SUPOSTAMENTE MANOEL FERREIRA EIRIZ E MARIA DE SOUZA  

    AVÓS MATERNOS: SUPOSTAMENTE MANOEL DE ARAUJO TORRES E JOAQUINA DÓLIVEIRA  


    (* SUPOSTAMENTE - PQ FORAM DADOS ACHADOS NA CERTIDÃO DO IRMÃO - CONSTANTINO FERREIRA DE SOUZA, NASCIDO EM 01/05/1904 E QUE DESEMBARCOU NO RIO DE JANEIRO EM 1911. PORÉM, NA CERTIDÃO DESSE SUPOSTO IRMÃO, ESTÁ COMO PAI, JOÃO FERREIRA ERIZ (AO INVÉS DE JOÃO FERREIRA DE SOUZA) E MÃE ROSA DE ARAUJO TORRES)


    Agradeço desde já a ajuda!

  • Boa noite, @Leticialele ! Pode ignorar a pergunta a cima, vi sua postagem: Roteiro para solicitar certidões nos Arquivos Distritais e consegui achar a certidão do avô da minha sogra, na verdade, foto do livro de batismo. Vou pedir uma cópia certificada, como vi aqui que devo pedir, para ter mais veracidade. Estou com dúvidas a respeito de diferenças nos sobrenomes da certidão de nascimento e nos usados aqui no Brasil, mas, vou tentar achar a resposta em alguma postagem, antes de te encher de perguntas.

  • Gostaria de uma ajuda, se possível. Estou a procura da certidão do meu avô. Ele é Portugues, veio para o Brasil, bebê ainda. Não tenho muitas informações.


    Nome: Tercio Dias 

    Nascimento: 17/04/1914

    Pais: Ana de Jesus / Agostinho Dias


    Achei um registro que poderia ser do meu bisavô, mas não tenho certeza, se realmente é ele e o local de nascimento. Mas vou por aqui caso ajude. 

    (Nossa Senhora da Assunção, Santa Combra do Dão, Viseu, Portugal).


    Desde já agradeço ..

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @Sabrinadias

    Bom dia,

    Primeiro, evite colocar a mesma pergunta em diferentes tópicos.

    Isso pode atrapalhar os demais membros do fórum e dificultar a ajuda que vc busca.

    Acredito ter achado um irmão do seu antepassado:

    ID Nome Naturalidade Concelho PaiMãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    432771 José Do Nascimento Castendo Aguiar da Beira Agostinho Dias Ana de Jesus Sem Indicação 36 Rio de Janeiro Sem Indicação

    Se vc pedir o passaporte, informe o Id no email: cepese@cepese.pt. O custo é 10 euros, pagos por transferencia bancária.

    Ou voce pode buscar no familysearch (seção imagens) na freguesia acima que se localiza no DISTRITO DE GUARDA e achar o batismo dele de depois de 1911.

    Por fim, usando os dados que te passei ou se vc achar o batismo no Familysearch, vc pode pedir no civilonline, o que é bem explicado no topico fixo aqui do grupo.

    Com relação, ao assento que vc desconfia ser de um antepassado, deixe os dados dele aqui ou faz um upload da imagem (segundo icone da esquerda para a direita na base dessa caixa de mensagens), que alguém do grupo dá um parecer.

    Espero que ache o seu antepassado

  • @Sabrinadias

    Organize melhor os dados, por favor.

    Indique os locais e data de nascimento por cada indivíduo (avós bisavós, etc...).

    Assim, facilita a busca.

    Tem um tópico no fórum que dá em detalhes as informações que vc pode oferecer para ajudar a achar antepassados.

    Espero ter ajudado.

  • Boa noite, pessoal!

    Preciso muito da ajuda de vocês! Já consegui todos os outros documentos para chegar até a cidadania da minha sogra, mas, não posso dar início sem o nascimento da avó dela e não consigo encontrá-lo.

    O que eles comentam na família é que ela veio da Ilha da Madeira, entrei nos arquivos e não consegui achar nada.

    Seguem os dados:

    Nome: Philomena Martins de Souza (Nome de casada)

    Pai: Antonio Coelho Martins

    Mãe: Maria Nazareth Martins OU Maria de Nazareth (No registro de nascimento de uma das filhas da Philomena)

    Local provável que a família tem conhecimento: Ilha da Madeira


    Infelizmente, é tudo que sabemos da vida dela em Portugal.


    Desde já agradeço!

  • @Neula Abrantes

    Bom dia, já te prestei ajuda nesse tópico:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/245509#Comment_245509"

    Você nao deu resposta para a pergunta que fiz no tópico acima, onde te apresentei vários passaportes de possíveis parentes e nao mencionou se fez buscas nós locais indicados e os resultados destas.

    Também seria útil se vc informasse o local do desembarque no BR, do casamento, residência e obito da portuguesa e dos descendentes dela.

    O mais interessante foi o passaporte de uma "Maria Nazaré" com uma mae com sobrenome "madeira", o que é relevante, pois muitas vezes as pessoas recebiam o nome do local onde nasceram. Dessa forma, essas duas pessoas seriam da ilha da madeira.

    Preste atenção no "sino" do menu do fórum para as notificações de mensagens e, por favor, não fique repostando a mesma dúvida várias vezes em locais distintos.

    Isso gera respostas repetidas, desorganiza o fórum e atrasa a resposta que você procura. Para marcar alguém na mensagem coloque "@"+apelido.

    O que voce deve fazer agora é entrar na torre do tombo e procurar os livros das datas possiveis nos locais indicados.

    Boa Sorte!

  • @Sabrinadias

    Alguma novidade no seu caso?

    Você não relatou se as informações foram úteis.

    Abraços

  • @guimoss , agradeço por estar me ajudando! Peço desculpas por perguntar em mais de um lugar, mas, não sei o que aconteceu, eu não estava recebendo notificações sobre sua resposta e ela também não aparecia na postagem, só consegui visualizar hoje. E olha que eu atualizava todos os dias, na expectativa de alguém ter respondido. Como não tinha respostas, tentei ajuda em postagens que já estavam sendo visualizadas.

    Vou olhar sua pergunta no tópico e passarei a falar só por lá, para não enrolar.

    Quanto ao local de desembarque, não sabemos, os dados que forneci foram os únicos que conseguimos. Ela se casou depois de anos, já no Brasil, os dados que consegui sobre os familiares são todos do Brasil, certidão de casamento e nascimento dos filhos apenas com dados do Brasil e se referindo apenas que era natural de Portugal.

    Quanto ao tombo, entrei e não consegui localizar, infelizmente.

    Vou ler suas perguntas com mais calma e analisar o que mais posso fazer e darei um retorno na minha postagem.


    Novamente, agradeço muito sua ajuda!

  • @guimoss @Leticialele e @guimoss, boa noite!

    Peço desculpas por reativar o tópico, mas fiquei com algumas dúvidas e gostaria de saná-las com vocês, se possível.

    Inclusive, me desculpo mais uma vez e antecipadamente, caso a dúvida esteja no local incorreto.

    Recapitulando, o processo de cidadania é para minha avó, Antonia Viegas da Costa Bicudo, neta de portuguesa.

    Antonia adotou o sobrenome Bicudo após o casamento, assim como sua mãe, que se chamava Octavia dos Anjos Viegas e passou a se chamar Octavia dos Anjos Costa - não sei o motivo da minha avó ter Viegas no nome, pois seu registro ocorreu após o casamento de seus pais e mudança de nome de sua mãe. Seria apenas uma liberalidade?

    Na certidão de nascimento de Antonia constam como avós maternos Duarte Pontual e Carolina dos Anjos Viegas (Portuguesa). Entretanto, no batismo de Octavia não aparece o nome do pai. Para ser sincero, nem eu, nem meus familiares fazemos ideia de quem seja Duarte Pontual.

    Pois bem, irei listar os dados de cada um dos familiares envolvidos:

    1) Antonia Viegas da Costa (Bicudo) - Viva - Neta de portuguesa

    Data de nascimento: 16/06/1929

    Data de registro: 20/06/1939

    Filiação: Octavia dos Anjos Costa/Epaminondas José da Costa

    Avós maternos: Carolina dos Anjos Viegas/Duarte Pontual (dado constante na certidão de nascimento - desconhecido)

    Cônjuge: Júlio Bicudo Neto (viúva)

    Natural de São Sebastião da Estrela, Minas Gerais, Brasil.

    2) Octavia dos Anjos Costa (Viegas) - Falecida - Filha de portuguesa

    Data de nascimento: 28/11/1900

    Data de registro: 15/11/1903

    Óbito: 01/04/1972

    Filiação: Carolina dos Anjos Viegas/Cesar Brandão - a certidão de óbito indica este homem como seu pai, apesar do seu batismo não constar nada aparentemente.

    Cônjuge: Epaminondas José da Costa

    Data do casamento: 19/09/1938 - 2ª Pretória Cível do Rio de Janeiro

    Natural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil - ao que tudo indica o registro de batismo ocorreu na Igreja de São José, no Centro do Rio (irei comparecer lá amanhã pela manhã).

    3) Carolina dos Anjos Viegas - Falecida - Portuguesa

    Data de nascimento: 13/03/1881

    Óbito: 19/11/1963

    Estado civil: consta solteira em seu registro de óbito. Não se sabe se foi casada de fato.

    Filiação: Manuel Antunes Carvalhal/Maria Joaquina

    Natural de Pedronhe, Tondela, Viseu, Portugal.


    Passarei, portanto, às perguntas, que abaixo estão listadas, na tentativa de facilitar as respostas e poupar o tempo de vocês:

    1) O fato de constar na certidão de nascimento de minha avó (Antonia) o nome de um avô que não aparece no batismo como pai de sua mãe é um problema?

    2) Notei, também, que o nome da avó portuguesa de Antonia está incorreto na sua certidão da nascimento (anexo), consta Carolina Viegas dos Anjos em vez de Carolina dos Anjos Viegas. Seria necessário pedir a retificação no cartório ou é desnecessário, caso o nome esteja correto na certidão de sua mãe, Octavia?

    3) Devo somente apostilar o registro de batismo de Octavia, nascida no Brasil? Se a resposta for negativa, como devo proceder? Irei comparecer à Igreja de São José amanhã para tentar obter este documento.

    4) Em razão das alterações de nome por conta do casamento de Antonia e Octavia, devo solicitar também a certidão de casamento de ambas e apenas o apostilamento de Haia, correto? Nesse caso, seria necessária alguma outra providência?

    5) Por conta da idade, agendei prova de vida para minha avó no Consulado de Portugal do RJ no dia 17/01. Seria melhor deixar para realizá-la quando tiver todos os documentos ou sua validade é longa?

    6) Por fim, toda a documentação referente às certidões deve ser feita por inteiro teor e cópia reprográfica ou só a segunda devidamente apostilada basta?

    Creio que sejam "apenas" estas dúvidas.

    Mais uma vez, agradeço imensamente à comunidade pela ajuda e, principalmente, à @Leticialele e ao @guimoss, por sempre me ajudarem extrema rapidez, presteza e de forma precisa.




  • editado January 2022

    @cesaraiva , o mais importante é saber quem foi o declarante do nascimento da Octávia! No assento de batismo não consta e, como ela nasceu em 1900, precisará da certidão de nascimento. Já encontrou?

    A maior dificuldade é ser a avó solteira e, se ela não foi a declarante do nascimento, terá que comprovar sua participação na menoridade da filha, de acordo com as leis portuguesas ( até 1978, a mãe podia contestar a maternidade, por isso exigem a prova da participação na vida do filho na menoridade).

    Pesquisou se houve casamento da Carolina , posterior ao nascimento da Octávia? A transcrição do casamento estabeleceria juridicamente a maternidade

  • editado January 2022

    @cesaraiva , achei a certidão de nascimento- 3a Circunscrição, Livro 37, fl 147v, Termo 1102

    A declarante não foi a mãe! - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DZJ9-4LS?i=148&wc=9GT5-3TG%3A113334201%2C122849201%2C123936401&cc=1582573

    Para estabelecer a maternidade, precisará de provas da participação da mãe na menoridade da filha.

    Cesar Brando, italiano, era companheiro da mãe, Carolina dos Anjos Viegas, com quem teve uma filha em 1902 e que foi registrada em 1911 - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6PS4-FX1?i=58&cc=1582573 (Termo 704)

  • @LeticiaJ , boa noite!

    Nossa, muitíssimo obrigado pela resposta.

    Bem, de fato Cesar Brandão/Brando consta como pai de Octavia em sua certidão de óbito. Então simplesmente transcrever um possível casamento seria o suficiente, mesmo que este não seja seu pai? E se eles não tiverem casado?

    Caso a resposta seja negativa, há outros meios de provar a participação da mãe na menoridade da filha?

    Obrigado!

  • @cesaraiva

    Somando ao que @Leticialele afirmou, posso dizer o seguinte:

    1) No caso do "avô desconhecido", talvez seja o caso de ser um avodrasto da Antônia, ou seja, o marido ou companheiro da avó, sem vínculo sanguíneo com a filha e neta.

    Nesse caso, vc teria que achar documentos dele (registros civis) para ter certeza da situação dele.

    No momento, eu não faria nada e continuaria a busca por documentos dele, caso haja alguma exigência, o que eu acho difícil, ainda mais por ser um caso de prioridade.

    2) Inversão de nome demanda retificação.

    Geralmente, os cartórios pedem o assento estrangeiro apostilado e levado ao RTD.

    Mas eu tentaria retificar com outros documentos brasileiros, como as certidões brasileiras em que ela aparece e o registro da entrada dela no Brasil, que estão no SIAN.

    3) Não acredito que a sua ida na igreja fará qualquer diferença.

    Você precisa da certidão de nascimento dela.

    Como o casamento foi no Centro do Rio e houve outros atos civis e religiosos feitos nessa área, vc tem que procurar nos cartórios do centro (1a, 2a, 3a pretórias, 6a circunscrição e atual 3° rcpn), no Familysearch ou diretamente no cartório.

    A busca deve ir do ano da data de nascimento ou registro até a data do casamento, nessaa 3 pretórias, pois pode ter havido um registro tardio dela.

    4) Essa a @Leticialele também me esclareceu, pois também fiquei confuso nesse ponto.

    Da filha, Portugal não pode pedir nada, porque não é portuguesa e sim, a ponte entre avó e a neta.

    O que é uma ausência estranha, na minha opinião, pois houve mudança de nome da filha no casamento, ficando diferente no nascimento da filha e da neta.

    A @Leticialele já informou vários casos em que não foi preciso o envio.

    Da neta, mande a de casamento em inteiro teor, sem a necessidade de apostilar.

    5) A Pv deve ser a penúltima coisa (ant.criminais, a última). Estão aceitando a feita no cartório e acho que vc não precisaria agendar, se optasse pelo Consulado.

    Faça quando tudo estiver pronto. Se usar a do cartório, tem que apostilar e enviar o original.

    6) Somente a certidão de nascimento da Requerente é de Inteiro teor por copia reprográfica. Todas as demais sao de inteiro teor digitada.

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @cesaraiva

    Acabei de ver que a @Leticialele achou o nascimento da Otávia.

    Como mãe solteira, talvez o batismo possa ser suficiente para comprovar, apesar de não ter assinado o batismo.

    Se tivesse assinado, seria uma prova.

    Talvez, vc poderia comprovar a participação se a residência da mãe no nascimento da Otávia fosse a mesmo desta última, no casamento, pois é difícil morar na mesma casa e não participar da vida do filho.

  • editado January 2022

    @guimoss , @cesaraiva , a Carolina não casou nem com o Cesar Brando. Ele registrou uma filha com ela, natural, pois era companheira dele. Isso está escrito na certidão da Aurora Brando , cujo link coloquei acima.

    A única chance de a Antonia solicitar a cidadania como neta da Carolina é encontrar documentos que comprovem a participação da mãe (Carolina) na menoridade da filha (Octávia). Caderneta de vacinação, matrícula escolar, alguma escritura. O batismo não foi assinado pela mãe, como consta no livro cuja imagem o @cesaraiva postou acima.

    O declarante do nascimento da Octávia foi a Octávia Cachon, que também foi madrinha dela (aparece no batismo como viúva). Ela era patroa da mãe que, pelas leis da época, era menor de idade, tinha apenas 19 anos.

  • cesaraivacesaraiva Member
    editado January 2022

    @Leticialele @guimoss bom dia, pessoal!

    Creio que eu tenha um problema então… Não possuímos qualquer um dos documentos mencionados.

    Há alguma forma de obtê-los via pesquisas?

    Em último caso, seria válido tentar juntar a certidão de óbito e casamento de Octavia, que fazem menção a Carolina ser sua mãe?

    Desculpem-me por tantos questionamentos, mas estou perdido.

    Obrigado!

  • cesaraivacesaraiva Member
    editado January 2022

    @Leticialele @guimoss

    Em tempo, seria possível buscar uma eventual assinatura de Carolina de algum documento durante o batismo de Octavia, realizado 3 anos após seu nascimento, em que pese não haver assinatura no arquivo que anexei, como comprovação de participação na menoridade da filha ou essa possibilidade não existe?

    Minha avó é a última que restou das irmãs e não possui nenhum dos documentos listados até onde sabemos.

    Haveria alguma outra alternativa?

    EDIT: Localizei o nascimento de Oscar Brando, filho de Cesar Brando e Carolina dos Anjos Viegas. No registro, Cesar se declara casado. Esta informação é útil de alguma forma?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-64GQ-1VZ?i=32&cc=1582573

    Minha experiência com busca de documentos é ínfima, por isso tenho tantas dúvidas. Me desculpem.

    Obrigado!

  • @cesaraiva , qualquer documento assinado pela mãe na menoridade da filha serve como prova de participação na vida!

    O fato de ter o nome na certidão decasamento e de óbito não significa nada, em termos de prova de participação na menoridade. Ainda mais que a Octávia se casou aos 38 anos!

    O Cesar Brando não tem qualquer participação nessa história.

    Não sabe em que Colégio a Octávia estudou? Veja se há alguma assinatura dela na matrícula escolar! Caderneta de vacinação. Documentos médicos, qualquer coisa!

    Leia este comentário - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/272566/#Comment_272566

  • cesaraivacesaraiva Member
    editado January 2022

    @Leticialele, bom dia,

    Li este e mais alguns topicos ainda ha pouco.

    Irei verificar essa questão do colégio com minha avó para ver se ela sabe. Localizando o colégio, seria possível comparecer a algum lugar para obter o registro? Pergunto isto pois não temos qualquer documentação antiga.

    EDIT: Entrei em contato com a paróquia e eles disseram que ninguém assina o livro de batismo, a não ser o padre. A informação que deram é que mesmo não tendo assinatura, a mãe certamente compareceu.

    Obrigado!!

  • @cesaraiva . é trabalhoso, mas pode encontrar!!

    Documentos da maternidade não há, pois a Octávia nasceu em casa.

    Tem que procurar nas relíquias da família!! Há mães que guardam tudo de seus filhos (eu, por exemplo...)

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @cesaraiva

    Sobre o batismo, eu tive a mesma impressão.

    Pode ser rejeitado, mas se você conseguir uma declaração dizendo que os pais não assinam o batismo + o batismo em si, autenticar os documentos e apostilá-los, pode ser suficiente para Portugal.

    Também pode pesquisar por outros documentos religiosos, habilitação de casamento ou certidões em que a mãe apareça como testemunha.

    Vc pode pesquisar por documentos médicos de uma delas em que a outra apareça.

    Há sempre um risco, mas tudo é inédito até que aconteça pela primeira vez.

    ---

    Vc viu a questão do endereço da mãe nas certidões de nascimento dos filhos e comparou com o endereço que consta no casamento da filha ou no nascimentos dos netos?

    Se houver uma indentidade, vc poderia sustentar a participação.

    Ou quem sabe até uma semelhança (por ex, a mãe residia na casa 2 e a filha na casa 3), pode ser suficiente para fazer a comprovação, com uma petição explicando o caso, claro.

    ---

    A pesquisa pelo imóvel de residência da mãe e da filha e procurar na qualificação do proprietário/ locatário da certidão (x filha de y) nos cartórios ou no Sian, que tem uma area com os imóveis.

    ---

    O livro do cemitério também pode ser uma opção (menos provável), se a filha participou de algum ato.

    ---

    Você também poderia pesquisar pelos CENSOS, realizados do nascimento da filha até o nascimento dos netos e procurar pela mae, filha ou até, pela patroa mencionada.

    Se o nome da mãe e filha aparecerem no mesmo imóvel, eu vejo como uma prova.

    E no Familysearch, há uma seção com a lista dos censos, se não me engano.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.