Ajuda com localização de certidão de nascimento

Estou ajudando a minha sogra a tirar a cidadania dela como neta de português, já achei o registro de batismo do avô dela (1.897) e agora preciso achar a certidão de nascimento da avó dela (1901)

Seguem abaixo os únicos dados que tenho:

A data de nascimento da Philomena eles tem quase certeza que foi 01 de outubro de 1901.

Nome: Philomena Martins de Souza (Souza é do casamento)

Pai: Antonio Coelho Martins

Mãe: Maria Nazareth Martins (No óbito da Philomena) OU Maria de Nazareth (No registro de nascimento de uma das filhas da Philomena)

Local provável que a família tem conhecimento: Ilha da Madeira


Desde já agradeço qualquer ajuda!

Comentários

  • Uma observação, o de Souza é devido ao Marido, acredito que o nome dele seja Philomena Martins

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @Neula Abrantes

    Se eles casaram em PT, vc não precisará do assento de batismo da sua avó, bastando o do avô.

    Algumas "Filomenas". Não são da ilha da Madeira. Tem certeza quanto à localização?

    IDNomeNaturalidadeConcelhoPaiMãeProfissãoIdadeDestinoEstado Cívil

    28548Filomena Martins Paços de Ferreira Paços de Ferreira Firmino Martins Rosalina Martins Doméstica 14 Santos Sem Indicação

    200317 Filomena Martins Boticas Santo Tirso António Martins Margarida Afonso Doméstica 36 Rio de Janeiro Solteiro

    444440 Filomena Martins Ponte de Lima Porto Jerónimo José Martins Antónia Rosa Proprietária 60 Rio de Janeiro Viúvo

    Uma criada chamada "Filomena Martins":

    ID Nome ID Titular Nome Titular Grau Idade Sexo Civil

    27274 Filomena Martins 341752 Albino Dias da silva Campos Criada 22 Feminino Solteiro

    341752 Albino Dias da silva Campos Vila do Conde Vila do Conde José Dias Dos Santos &bnsp; Negociante 25 Maranhão Casado

  • @Neula Abrantes

    Possível Bisavô:

    59616 Antonio Candido Coelho Martins N.s.oliveira Guimarães Antonio Candido Augusto Martins Sem Indicação Sem Indicação 24 Sem Indicação Solteiro

    391943 António Cândido Coelho Martins Guimarães Guimarães &bnsp; Josefina Ernestina Coelho Martins&bnsp;14 Manaus Solteiro

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @Neula Abrantes

    Bisavó? Uma "Maria Nazaré" de TONDELA:

    71870 Maria Nazaré 176287 Maria Bernardina Madeira Filha 11 Feminino Sem Indicação

    176287Maria Bernardina MadeiraTondelaTondelaSem IndicaçãoSem IndicaçãoSem Indicação32ParáCasado

    279445Maria Bernardina MadeiraTondelaTondela&bnsp;&bnsp;&bnsp;42ParáCasado

    344750Maria Bernardina MadeiraTondelaTondela&bnsp;&bnsp;&bnsp;42ParáCasado

    380463Maria Bernardina MadeiraTondelaTondelaSem IndicaçãoSem IndicaçãoSem Indicação36ParáCasado

    391320Maria Bernardina MadeiraTondelaTondelaSem IndicaçãoSem IndicaçãoSem Indicação33ParáCasado

    Você pode pedir um ou varios passaportes para confirmar. Um custa 10 euros, a partir do segundo, 8 euros cada.

    Espero que seja a sua antepassada.

  • Se eles casaram em PT, vc não precisará do assento de batismo da sua avó, bastando o do avô.

    Infelizmente, se casaram no Brasil, anos mais tarde, por isso preciso fazer a averbação em Portugal.

    Algumas "Filomenas". Não são da ilha da Madeira. Tem certeza quanto à localização?

    Certeza não tenho, mas, é o que a família diz que ela falava, que era da Ilha da Madeira. Coisa que pode ser questionada, pois diziam que o avô era de um lugar e por fim, achei o nascimento em outro, mas, é meu único ponto de partida. :(

    • Não tenho nenhum dado sobre o desembarque dela, somente sabemos que ela veio criança para o Brasil e nunca mais voltou à Portugal.
    • Na certidão de óbito da Filomena (no Brasil) está como pai, Antonio Coelho Martins e mãe,  Maria Nazareth Martins.
    • Na certidão de nascimento dos filhos de Philomena, constam avô materno como Antonio Coelho Martins e avó materna como Maria de Nazareth.
    • Como o casamento foi no Brasil, os dados são os mesmos dos nascimentos dos filhos (no Brasil) e sobre o lugar que ela nasceu, sempre só consta Portugal. (Tem um erro na interpretação da certidão de casamento da Philomena, que está ilegível, o site colocou o nome do pai dela como Antonio Eli Martir)
    • O nome dos Bisavôs ou avôs da Philomena, não tenho em nenhum documento, pois o primeiro seria a certidão de nascimento dela, exatamente o que buscamos. :(
    • Casamento, filhos e óbito foram no Brasil, com dados somente daqui e nenhum de Portugal ou dos avós paternos e maternos de Philomena.

    Enrolei-me um pouco, quando vc fala bisavós, vc está se referindo aos da Maria, filha do Português e mãe da Vania, minha sogra, que quer tirar por neta, correto? Seriam avós da Philomena? A Maria de Nazareth era mãe da Philomena, a qual estamos buscando a certidão.

    Por não termos mais nenhum documento ou informação sobre ela, estou com muita dificuldade de localizar.

    Nos arquivos da Ilha da Madeira eu não encontrei nada, infelizmente.

  • guimossguimoss Beta
    editado May 2021

    @Neula Abrantes

    Voce nao mencionou os locais em que a Filomena residia no BR.

    Olha nos livros das freguesias acima. Como te expliquei pode ser da Maria de Nazaré, que viajou como filha da maria bernardina MADEIRA que residia em todela.

    E também os outros possíveis antepassados acima, em varias mensagens anteriores dentro desse topico.

    Voce deve procurar nos livros indicados.

    Boa sorte

  • @guimoss , achei a certidão de um dos filhos da Philomena, que não é a Maria e uma das testemunhas é o irmão da Philomena, José, e o nome dele está como José Coelho Martins, com todos os sobrenomes do pai, procurarei o dela como Philomena Coelho Martins em PT também, apesar de ela ter assinado no casamento dela aqui no Brasil, Filomena Martins e de estar no nascimento dos filhos, como Philomena Martins de Souza, mesmo que no óbito dela.

    Na certidãoda Maria e do João (filhos de Philomena) o nome da avó (Mãe de Philomena) está como Maria de nazareth e no óbito da Filomena está como Maria Nazareth Martins

    Irmãos de Philomena, também nascidos em Portugal:

    José - Assinava no Brasil : José Coelho Martins

    Guilhermina

    Mariana 

    Carolina 

    Balbina


    Não sei se essas informações ajudam em algo, mas, é o que estou encontrando.

  • @Neula Abrantes

    Você me compreendeu mal. Como te disse antes, a "Maria de Nazaré" possivelmente é mae da Filomena e a maria bernardina é possivelmente a avó da filomena.

    Voce deve procurar nos locais que eu mencionei.

  • @guimoss , fui olhar nos documentos que vc citou e infelizmente, essas pessoas não são familiares dela. Quanto à Nazaré de Tondela, entrei nos registros arquivados e não encontrei nada que as ligasse e nem nada sobre Philomena, infelizmente...

    Quanto aos lugares que ela morou, achei que vc queria saber em Portugal.

    Vou procurar aqui o local que está na certidão de casamento e tb no óbito e já te falo.

  • @guimoss , boa noite!

    Seguem os locais que consegui descobrir, que a Philomena residia no Brasil.

    Endereços do Americo e Philomena:

    * Rua Barão de Mesquita, número 937 - Rio de Janeiro - Em 12 de Março de 1923

    * Rua Ferreira Pontes, número 70 - Em 03 de Fevereiro de 1926

    * Rua Ferreira Pontes, número 70 - Rio de Janeiro - Em 03 de Março de 1927

    * Rua Barão de Mesquita 937 - Rio de Janeiro - Em 06 de dezembro de 1941 -

    * Rua Alvares Carneiro, número 60, Bloco 02, apto 304 - Rio de Janeiro - Onde morreram Americo e Philomena


    Não consegui decifrar o local onde eles moravam quando se casaram, a letra do escrivão está ilegível!

  • Falando da Maria de Nazareth, não consegui achar uma conexão com a Maria Bernardina Madeira.

    Quanto a quando vieram para o Brasil, da parte da Philomena não sei, do Americo tb não achei, mas, o irmão do Americo, diz-se que desembarcou no Rio de janeiro em 1911.

    Em 1919 a Philomena já estava no Brasil, no Rio de Janeiro, pois, casou com o Americo.

    *Ela nasceu em 1901 em Portugal e veio para o Brasil ainda criança.

  • @Neula Abrantes

    Como você não achou nada, acredito que você tenha as seguintes opções:

    1) Pedir uma busca da antepassada no Arquivo Regional da madeira, já que você tem o suposto ano de nascimento. Esse serviço é pago;

    2) pedir alguns dos passaportes que te indiquei no cepese. Sugiro os Ids 71870 (Maria Nazaré), 176287 (Maria Bernardina madeira), 200317 (Filomena Martins - que aportou no RJ) e 59616 (Antonio Candido Coelho Martins - em outro passaporte, ele foi para manaus,mas nesse n tem indicação);

    3) Pesquisar pelos passaportes manualmente na torre do tombo nos Intervalos de possiveis viagens;

    4) Pesquisar por habilitações e certidões de casamento dos irmãos da Filomena. Nelas pode haver o local preciso de nascimento ou, mo minimo, a data exata. Deixe os dados dos irmãos, caso vc tenha esses dados.

    Obs1: no site genall, há um perfil de uma possivel parente (alexandrina coelho martins). Voce pode se cadastrar e verificar a origem. Nao sei se é gratuito.

    Endereço:

    "https://geneall.net/pt/nome/1227793/alexandrina-coelho-martins/"

    Boa sorte

  • @guimoss , @Neula Abrantes , no geneall só há o casamento dessa Alexandrina Coelho Martins com João Carlos Cid Pinto da Costa. Tiveram dois filhos, mas não consta local de nascimento ou casamento.

  • Boa tarde, @guimoss e @Leticialele ,


    Quanto ao passaporte, o único que vejo alguma chance é este: 200317 (Filomena Martins - que aportou no RJ) - Como faço para achá-lo?

    Quanto aos arquivos da Ilha da Madeira, solicitei o pedido de pesquisa dia 12 e hoje saiu o resultado, não encontrado. Sequem os encontrados por eles:

    Informamos que fizemos a pesquisa, mas não encontramos o registo por si pretendido. Ainda assim, enviamos os links da pesquisa realizada pelo nome dos pais.

    https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/results?t=%20ant%C3%B3nio%20coelho%20martins

    https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/results?t=maria%20nazar%C3%A9%20martins

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.