Aucinia Cardoso
Olá pessoal,
Meu nome é Daniel Soares, sou brasileiro e estou tentando localizar o assento de batismo ou nascimento de minha bisavó. Mas em virtude da inconsistência das informações o processo está sendo bastante dificultoso. Nesse sentido, gostaria de pedir, por gentileza, uma orientação de como devo proceder a fim de obter as informações necessárias.
Quais das informações abaixo fornecem um caminho para encontrar este documento?
O nome da minha bisavó é Aucinia Cardoso. Consta no documento de imigração brasileira que Aucinia Cardoso (minha bisavó), nasceu em 11 de novembro de 1900 em Vila Real/Portugal. O pai de Aucinia Cardoso chamava-se Fernando Cardoso (meu trisavô/tataravô) e de acordo com o Family Search, nasceu em 06 de abril de 1876 e foi batizado em 15 de abril de 1876 em São Tiago/Santiago de Cassurrães, Viseu, Portugal.
No “Arquivo na nuvem - catálogo coletivo”, encontrei o que eu acredito que seja a certidão de nascimento/batismo dele – Fernando Cardoso. Trata-se do registro número 14 (página 11 do pdf), vide https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=26756&FileID=728097 . A caligrafia me impede de ler o documento na íntegra.
Já no arquivo online do ADVRL eu pude encontrar o que eu também acredito que seja o registro de passaporte do pai dela, Fernando d'Assunção Cardoso, vide http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-AC-GCVR-H-D-010-33. Trata-se do registro 149, página 0378 do link/pdf. Mas não encontrei o da esposa, Maria das Dores Baptista, nem da filha, Aucinia.
O registro da chegada da família em Santos, no Brasil, informa que eles vieram abordo do navio COBLENZ e desembarcaram em 16 de março de 1899, vide http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L064_004.pdf. Trata-se da linha 3740. Além disso, no site do Museu da Imigração também é possível confirmar essas informações, basta informar a nacionalidade, o ano e nome do navio, vide http://www.inci.org.br/acervodigital/livros.php.
Diante do exposto, eu retorno ao questionamento inicial: Quais das informações expostas fornecem um caminho para localizar o assento de batismo ou nascimento de minha bisavó?
Desde já agradeço pela atenção.
Comentários
@DanielSoares , você pode começar pedindo ao Arquivo Distrital de Vila Real o processo de passaporte do Fernando d'Assunção Cardoso. No processo, normalmente, há as certidões de nascimento de toda a família. Peça para descarregar o arquivo pela Web, é mais barato e você só vai precisar para consulta. http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1028930
No assento de batismo do Fernando d'Assunção, consta que ele é filho natural de Anna Vicencia Cardoso, neto de Antonio Manoel Cardoso e Bárbara Joaquina da Costa. Ele nasceu às 3 da manhã do dia 8 de maio de 1868 e foi batizado em 21 de maio do mesmo ano, na Freguesia de Villarouco, Concelho da Pesqueira, Bispado de Lamego.
OI @Leticialele, muito obrigado pelas informações. O pessoal do arquivo respondeu o seguinte: "Informamos que a reprodução digital solicitada se encontra disponível para descarga gratuita, através da seguinte ligação: http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer2.php?w=PT-ADVRL-AC-GCVR-H-D-010-33&imgfile=galleries/AC/PT-ADVRL-AC-GCVR-H-D-010-33/PRTC0808D_PT-ADVRL-AC-GCVR-H-D-010-1638_M_00378.jpg
Era isso mesmo que vc estava sugerindo ou teria algo a mais, outros docs?
Grato mais uma vez.
@DanielSoares , era isso que eu estava sugerindo . Mas, ao que parece, só têm o registro no livro.
Estou tentando ler a Freguesia citada.
Talvez o @Guilherme Moreira consiga decifrar.
A mais próxima que encontrei foi Alvações do Corgo, Concelho de Santa Maria do Penaguião. Mas não tenho certeza se está escrito "Alvação".
@DanielSoares
A freguesia no pedido de passaporte do seu trisavô é Abaças ( @Leticialele ). Infelizmente, o ADVilaReal só tem os processos de passaportes a partir de 1926.
Tem o pedido de passaporte de sua trisavó Maria das Dores Baptista em 1914 com 36 anos (2a. saída), a idade na Hospedaria em 1899 parece estar errada (31 anos) já que na lista do navio aparece 21 anos (número 265): BR_APESP_MI_LP_000443.pdf (inci.org.br)
Uma coisa está clara: sua bisavó não nasceu em 1900, pois chegou ao Brasil em 16/03/1899 com 3 meses e na saída de Portugal em 24/02/1899 com 2 meses.
@DanielSoares
Casamento de Fernando e Maria das Dores, em 1897, Abaças, nº 20:
PT-ADVRL-PRQ-PVRL01-002-116_m0096.tif - Livro de registo de casamentos - Arquivo Distrital de Vila Real - DigitArq (arquivos.pt)
@Guilherme Moreira , obrigada!! Ainda sou iniciante em paleografia.
@Guilherme Moreira e @Leticialele muito obrigado pelas informações! Vocês ajudaram muito! :)
Solicitei ao pessoal da ADVRL que pesquisassem pelo registro de nascimento da minha bisavó em Abaças, mas responderam que, entre os anos de 1897 a 1900, nada foi encontrado. Vou continuar procurando. Obrigado.