Iniciando a procura por certidão de nascimento de parente Português nos registros de Portugal

Boa Noite pessoal

Primeiro queria parabenizar a coletividade por esse fórum. Acompanho as discussões a algum tempo e estou cada vez mais seguro de fazer eu mesmo o processo de cidadania dos meus familiares com as dicas e informações que estão reunidas aqui. Parabéns a todos os envolvidos.

Bom, estou aqui para socializar as informações que descobri com relação ao meu parente Português e espero que seja o suficiente para conseguir encontrar os documentos dele em Portugal.

  1. Trata-se de Jose Alves de Souza, nascido dia 30/03/1896. Seus pais são Manoel Alves de Souza e Emilia Adriana;
  2. Desconheço a freguesia, Concelho e distrito onde foi registrado;
  3. Não tenho Informações sobre a data da emigração;
  4. Jose Alves de Souza chegou no Brasil pelo Porto de Laguna - SC. depois fixou residência na cidade de São Francisco de Paula - RS. e veio a Falecer em Canoas - RS no dia 24/12/1974.
  5. Não tenho informação se emigrou sozinho ou com familiares.
  6. Era solteiro na época da emigração
  7. Em 26/12/1921 se casou com minha Bisa e ela assumiu o nome de casada de Adillia Ferreira de Souza. Pelo menos 2 filhos eu tenho conhecimento: a Minha vó, Luiza Alves de Souza (que depois assume o nome de casada de Luiza de Souza Fonseca). está viva. e Egidio Alves de Souza, que registrou o óbito do português.

Acho que vale ser dito que em 2018 parte da família já fez o processo de cidadania com base no mesmo parente português. Logo acredito que os dados do meu parente de Portugal já estejam "atualizados" no sistema de Portugal mas desconheço a freguesia, Concelho e distrito onde isso foi registrado.

Minha duvida é: devo procurar a certidão ou documento equivalente de meu parente português ou consigo esses documentos de forma online, num site do governo português, por exemplo?

Fiz algumas pesquisas no Familysearch com varias combinações desses dados, mas não tive muita sorte. Onde mais eu poderia pesquisar?

SOBRE AS ETAPAS PARA OBTENÇÃO DA CIDADANIA PORTUGUESA

Acredito que começo com o pedido de atribuição de nacionalidade para minha vó, que ainda é viva. depois que isso estiver pronto, faço do meu pai e depois para mim, é isso?

Agradeço a atenção e qualquer ajuda.

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.