Como fazer o processo sozinho?

2»

Comentários

  • @Leticialele Imagina, não foi nada! Obrigado a você por toda ajuda até agora!

    Se eu tiver sucesso com o e-mail, volto aqui pra informar e deixar registrado pro futuro.

  • Pessoal, retornando aqui pra relatar como tive sucesso em alterar dados do meu pedido -- inclusão da opção de carta registrada no envio -- no CRAV do arquivo da Torre do Tombo. (Site do arquivo distrital responsável por Lisboa que emite as certidões)

    Escrevi um e-mail para secretariado@dglab.gov.pt requisitando a inclusão e informando meu nome de usuário e número do pedido.

    Fui respondido em 24h por: nr@dglab.gov.pt (núcleo de reprodução) informando que o pedido havia sido efetivado.

    E, ao conferir o pedido, realmente estava lá a opção, certinha.

  • @gabrielbarrella , excelente!! Vão mandar o código de rastreio.

  • @Leticialele

    Pra acelerar o recebimento dos documentos, pedi pra uma pessoa em Portugal pedir diretamente na Torre do Tombo (que incorporou o arquivo distrital de Lisboa) a certidão e me enviar!

    Eu expliquei exatamente pra pedir a cópia narrativa, mas tô achando que enviaram cópia reprográfica.

    Mando as certidões aqui. Sabe se terei problema em utilizá-las pra transcrição de casamento e para o pedido de atribuição de neto? Tô preocupado em ter que pedir novamente...


  • editado October 2021

    @gabrielbarrella

    Por que outra pessoa pedindo aceleraria o processo? Não entendi. Além disso, o título desse tópico é como fazer sozinho, e você está usando terceiros. Hehe

    Se vão aceitar, depende da Conservatória. P.Delgada em geral não aceita reprográfica. Mas se tem alguém que pediu, provavelmente esse alguém vai entrar com a transcrição pessoalmente também.

    Você vai precisar de um original desses para o processo de nacionalidade. Guarde essa e peça outra descritiva para a transcrição, se for o caso.

  • @gandalf

    Não estou usando terceiros (quer dizer, estou, mas não pagando empresa ou pessoas!). Eu pedi pra um primo que mora em Lisboa, que se dispôs a ir na Torre de Tombo pedir a certidão e enviar por courier pra agilizar o recebimento! Só isso.

    Então não tem alguém que irá entrar com nada, os documentos estão comigo e eu tô fazendo sozinho. Só quis garantir a chegada rápida sem ter o risco do documento ficar retido em alfândega, demora dos correios, etc.

    Eu pretendo enviar pro escritório consular em Santos, aí queria saber se acham que tudo bem com essa certidão. Por que se não aceitarem, irei ter que pedir novamente em breve.

    Isso que eu pedi pra pessoa a cópia narrativa, não entendo por que chegou dessa forma. =/

  • Vou até deixar a selfie que a pessoa mandou em frente à Torre do Tombo quando foi pedir!

    Realmente não quero que pareça que tô pedindo ajuda aqui enquanto pago alguém, por que sou muito grato à ajuda que as pessoas do forum me deram até agora e é bem capaz que eu volte com mais dúvidas.


  • @gandalf

    Poderia me orientar, então, como devo pedir a que você chama descritiva?

    Não me pareceu claro na solicitação a ser feita no CRAV da Torre de Tombo.


    Essa forma me pareceu a mais lógica, consegue verificar se está correta?


  • editado October 2021

    @gabrielbarrella

    Não fique tão na defensiva. :-)

    Eu só fiz um comentário ligeiro, porque na verdade não há nenhum benefício em usar alguém local para pedir por você. Talvez o pagamento feito localmente seja mais fácil. Mas de qualquer forma terá alfândega (documentos é isento mas passam no Rx assim mesmo).

    Se vai fazer em Santos esse está perfeito. Santos vai aceitar e devolver depois. Você pode reusar para a nacionalidade, se for o caso.

  • @gabrielbarrella

    Na verdade se você tem alguém local, você teria a opção de entregar o requerimento diretamente numa CRC local pessoalmente. Sai bem rápido. Qualquer Conservatória de Registo Civil faz a transcrição, como a 4a CRC do Porto por exemplo, que te entrega em 1 ou 2 dias, mas são poucas as que aceitam processos pelo correio.

    Mandando do BR você fica restrito ao Consulado de sua área, e algumas poucas Conservatórias.

    Mas você já pediu, recebeu em casa, e sua melhor opção é em Santos, pelo correio ou SEDEX.

  • editado October 2021

    @gandalf Cara, eu diria que agilizou bastante, sinceramente! Enquanto na internet tive quase 12 dias de espera pra processar todo o trâmite (eu estava fazendo o pedido por lá em paralelo), pedindo diretamente foi menos de 1 semana pra certidão estar emitida. O envio por UPS demorou + 5 dias, então foi tudo muito rápido... E, o melhor, a pessoa fez de bom grado: relevou a cobrança.


    Sobre essa possibilidade de entregar lá, pessoalmente, parece bastante interessante, einh!? Mas eu só teria a Conservatória de Lisboa mesmo. Sabe se eles são eficientes nesse trâmite? Ou alguma próxima de lá...


    No mais, meu caso é aquele que não consta mudança de nome na certidão de casamento. Acha que com certidão de óbito, mais uma carta e uma cópia da legislação da época (em que conste a necessária incorporação do sobrenome do marido) consigo transcrever da forma correta?

  • @gabrielbarrella

    Lisboa é dos piores lugares. Isso funciona bem só em conservatórias pequenas.

    No seu requerimento já tem a informação do nome que você está indicando. Se puderem atender, eles atendem. Se quiser, pode fazer um requerimento à parte explicando qual a composição de nome deseja, e pedindo deferimento. Nada garante, mas o Conservador tem poderes para fazê-lo. Se não fizer diferença para eles, por que não tentar?

  • Boa noite a todos.

    @Leticialele Gostaria primeiramente de agradecer e informar que a certidão transcrita (certidão narrativa) chegou hoje dia 20/10, fiz a solicitação no dia 04/10 por carta registrada conforme sua orientação.

    Pergunto: 1) Esta certidão precisa ser apostilada no consulado de Portugal ?

    Estou com a certidão de inteiro teor, apostilada e com sinal público do meu pai (brasileiro, falecido), filho do português; e a minha certidão de nascimento, inteiro teor, apostilada com sinal público.

    Qual é o próximo passo a seguir ?

    Obrigado.

  • @ALEX2312

    Não está claro pra mim que tipo de processo é o seu.

    Eu tentei ler os posts anteriores mas está muito fragmentado. Tem que explicar novamente seu caso, num único post.

    Se for um processo de nacionalidade como neto (que foi o que me pareceu), deve buscar no tópico de netos. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/257310/#Comment_257310

    Se for um processo como filho, tem que olhar no tópico de filhos, pelo ACP.

    Se tem que fazer transcrição antes, explique novamente.

  • @gandalf sim é processo de nacionalidade como neto.

  • @gandalf

    Localizei a certidão do meu avô no Arquivo Distrital do Porto. Fiz a solicitação de transcrição.

    Pergunto: 1) Esta certidão precisa ser apostilada no consulado de Portugal ?

  • @gandalf esqueci de informar que a certidão do meu avô chegou em 16 dias.

  • @ALEX2312

    A certidão que é emitida pelo Arquivo Distrital já deve estar com o carimbo em relevo, e assinada com tinta pelo agente. Se tiver esses dois ingredientes, ela já é a original. Não precisa ser apostilada (como se lê abaixo).

    Para seu conhecimento, consulados não fazem apostilamento. Se for feita a cópia certificada de um documento (como RG/Passaporte) no consulado, basta a assinatura do oficial português certificando, e dispensa apostila. Já se for certificado no cartório, precisa apostilar, porque foi certificada por oficial estrangeiro.

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/situacoes-de-legalizacao/

    Resumo: "consideram-se legalizados desde que a assinatura do funcionário público esteja reconhecida por agente diplomático ou consular português no Estado respetivo e a assinatura deste agente esteja autenticada com o selo branco consular respetivo; os documentos particulares lavrados fora de Portugal estiverem legalizados por funcionário público estrangeiro, a legalização carece de valor enquanto se não obtiverem os reconhecimentos exigidos; Estão dispensados de legalização os documentos estrangeiros, que obedeçam às formalidades previstas na Convenção de Haia"

  • Bom dia, alguém poderia me ajudar, preciso de quais documentos pra minha atribuição sou filho de português e meu pai já tem cidadania, e também do Fomulario 1-c pra pagamento com cartão.

  • editado October 2021

    @_celsorodriguees

    Se seu caso é como filho art-1C, deve olhar no tópico apropriado, do ACP para filhos, e acharia por exemplo, aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/263592/#Comment_263592

    Você já tinha perguntado em Abril para seu pai, e eu lhe informei sobre o pagamento. Não fez ainda? São 6 meses, já era pra estar pronto. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/242335/#Comment_242335

    A pergunta foi meramente semântica, não precisa responder. Se for responder, já use o tópico apropriado.

  • @gandalf A certidão que é emitida pelo Arquivo Distrital já deve estar com o carimbo em relevo, e assinada com tinta pelo agente. Se tiver esses dois ingredientes, ela já é a original. Não precisa ser apostilada (como se lê abaixo).

    Exatamente. Obrigado.

  • Boa tarde @gandalf.

    A certidão do meu avô contém apenas o nome do batizado, foi averbado na propria certidão o casamento dele com a minha avó. Pergunto como obter a certidão de inteiro teor de casamento deles ? Pois é necessário fixar o nome usado na vida adulta.

  • editado October 2021

    @ALEX2312

    Se está averbada na certidão de batismo (é onde consta só o primeiro nome), eles se casaram em PT. Veja a data na averbação. Se foi após 1911 pode ser pedida pelo civilonline. Se casaram antes de 1911, terá que buscar nos arquivos distritais.

    As pessoas antigamente nasciam, casavam, e morriam na mesma cidade.

    Crie um tópico específico pedindo ajuda para localizar a certidão de casamento. Os genealogistas de plantão do fórum têm mais recurso que você. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas/p1

    Pode fazer uma busca pelo FamilySearch principalmente se acha que casaram no BR

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.