Dúvida

Boa tarde, meu avo português veio pro Brasil, com uma familia, que nao era a sua, na certidao de nascimento dele em Portugal so consta o nome da mae, porem ao chegar ao Brasil, ele acresxentou o sobrenome da familia que trouxe ele pro Brasil, o que devo fazer?

GRATA

Ester Barros

Comentários

  • @Ester Barros

    Quem foi declarante no nascimento do avô? Que ano ele nasceu? Em que ano ele foi para o BR? Em que documento foi obtido o nome que ele passou a usar no BR?

  • Boa tarde @gandalf

    A declaração de nascimento em Portugal, quem registrou foi a minha bisavó, no caso a mãe do meu avõ, não consta o nome do genito

    Ele nasceu no ano 1899

    Chegou no Brasil em 1913

    Na certidão de casamento, só consta o nome da mãe (como o registro de nascimento)

    A alteração esta na certidão de Óbito que consta o nome do pai (suponho que seja o nome da pessoa que ele veio para o Brasil)

    agradeço desde já

    Ester Barros

  • @Ester Barros

    Pra ter viajado com 14 anos, ele teria embarcado acompanhado. Não daria pra mentir a idade sendo adolescente.

    Você conseguiu localizar os registros do navio com o nome e apelido do acompanhante dele?

    Há uma outra possibilidade... O pai ter vindo ao BR como imigrante (pago pelo governo do BR). Na adolescência ele pode ter vindo atrás, procurar o pai biológico no BR. Poderia ter ido escondido, ou ter embarcado com alguém.

    O fato da certidão não constar o nome do pai, indica que não eram casados. Em termos do direito a nacionalidade dos filhos (de seu avô), não teria problemas, porque a mãe foi a declarante. No entanto, por ter mudado de nome, e esse apelido não sendo extraído dos familiares dele (pais, avós, bisavós), precisaria ser explicado e comprovado de alguma forma. A lei portuguesa, em princípio, não permite.

    Sugiro que consiga algum documento que explique o fato, e faça uma explicação na forma de requerimento simples. Sem essa comprovação, as chances de ter alguma exigência é grande. Peça uma busca no Arquivo Nacional nos documentos nessas duas faixas, e eles procuram pra você. Tanto quem teria acompanhado seu avô, como a possibilidade do pai dele ter ido antes, e esse apelido ser de fato do pai biológico não informado na certidão.

  • @Ester Barros , se a certidão de casamento está correta, para que você vai usar o óbito? Não tem a menor necessidade!!

    Normalmente, a certidão de óbito é declarada por terceiros. às vezes, nem têm as informações completas.

  • Queridos, @gandalf e @Leticialele

    Eu pensei que era obrigada usar a Certidão de Óbito também... se não e obrigado, eu estou realmente batendo cabeça a toa.

    agradeço demais a ajuda de vocês

    Vcs são fantásticos

    Abraços Ester

  • @Ester Barros , não somos bons, somos apenas o máximo... rsrsrsrsrs hahahahahahaha

  • editado March 2021

    @Ester Barros

    Hehe.. Leticialele é o máximo... rsrsrs

    Se fizer na conservatória, não precisa da certidão de óbito.

    Apenas a certidão de nascimento, e se ela for a de batismo (anterior a 1911), tem que ser o original do Arquivo Distrital. Juntar a certidão de casamento em inteiro teor apostilada para fixar o nome usado na vida adulta.

    Depois do filho(a) dele, a certidão inteiro teor apostilada. Se for filha, juntar a certidão de casamento em inteiro teor apostilada para fixar a mudança de nome.

    Depois a certidão da neta (requerente), por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    está ai a lista completa de certidões que vai precisar. Basta juntar o restante dos documentos solicitados, de antecedentes criminais da PF, etc.

    Você deve fazer a transcrição do casamento dele antes. Vão conferir e acertar os nomes, corrigir qualquer coisa que precise, e fica pronto em um mês. Pode ser feita no consulado de sua área ou pelo correio em Ponta Delgada. Junte a transcrição do casamento ao seu processo. Para maiores detalhes veja os tópicos correspondentes.

  • Oi @gandalf  e @Leticialele boa tarde,

    Vocês são o máximo do máximo...eternamente grata

    Vou fazer pelo consulado de São Paulo, muda alguma coisa (interrogação) (desculpe que meu teclado esta sem o ponto de interrogação)

    Mais uma duvida preciso transcrever a certidão de casamento do meu avo português, que se casou no Brasil, lá em Portugal (interrogação)

    grata, gratíssima

    Ester

  • @Ester Barros , se vai fazer pelo Consulado de São Paulo (mande para Santos!) siga estas instruções: https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/

  • queridos máximos dos máximos :)

    Boa tarde

    Estou com mais uma duvida, posso continuar aqui ou tenho que abrir outro post?

    No registro paroquial do meu avo Português consta as seguintes informações nome, JOZE, filho de AUGUSTA JOAQUINA, SOLTEIRA, filha de MANUEL DE BARROS E JOAQUINA MARIA, de pai incógnito

    na certidão de casamento do meu avo Português, aqui ja aparece o nome dele completo, JOSE MARIA BARROS, e só consta o nome da mãe , também não consta o nome do pai

    Porem na certidão do meu pai, o filho do Português, ARMANDO BARROS, consta um nome de avo paterno ANIBAL BELCHIORE, nos imaginamos que foi ele que trouxe meu avo pro Brasil, pois ele só tinha 13 anos na 'epoca, e meu avo, talvez por vergonha de ser filho de mãe solteira colocou o nome dessa pessoa como pai

    Não sei se consegui me fazer entender?

    1a. duvida: o nome JOZE era o nome no registro paroquial e na certidao de casamento JOS'E MARIA BARROS (preciso retificar)

    2a duvida : a certidão de nascimento do meu pai, ARMANDO BAROS, preciso retificar excluindo a informação do avo paterno? ja que essa informação não constas nas certidões anteriores.

    3a. duvida: no caso de retificar, onde peço o registro paroquial autenticado

    Grata, gratíssima

    Ester

  • @Ester Barros , terá que retificar a certidão de nascimento do Armando Barros, com base na certidão de casamento dos pais!

    A certidão de nascimento do Joze será necessária para o processo de neto. Peça no Arquivo Distrital correspondente. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais#latest

    Se o Cartório onde foi registrado o Armando não aceitar apenas a certidão de casamento dos pais, onde não consta o nome do pai , precisará de mais uma via da certidão do Jozé, certificada e apostilada em Portugal. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9608/guia-pratico-apostilhamento-de-docs-portugueses-atraves-da-procuradoria-geral-da-republica/p1

  • Bom dia maximos,

    Muito grata @Leticialele , @gandalf e a todos que tiram seu tempo para nos orientar, sem pedir nada em troca, é muito gratificante, nem sei como agradecer, tamanha ajuda.

    Ester

  • Queridos @Leticialele e @gandalf

    Infelizmente, estou com um problemão, fui informada pelo Cartório, que não poderei fazer a retificação via simples, só via judicial, já que vou precisar retificar, ou seja retirar, excluir da certidão do meu pai, o nome do genitor do meu avo, que não consta na certidão de nascimento nem de casamento.

    minha pergunta, vocês tem pra indicar, ou vocês fazem o processo de cidadania/

    Grata Ester

  • @Ester Barros , não fazemos processos de nacionalidade e não conhecemos advogados que trabalhem com esse tipo de processo.

    Aqui no Fórum, todos os esforços são feitos no sentido de as pessoas fazerem seus processos por conta própria.

    Sugiro que você procure a Defensoria Pública da sua região. Não é um processo complicado. Pode, também, ir à Vara de Registros Públicos e conversar com o auxiliar do juiz. Peça orientações, eles podem indicar alguém.

  • entendi :)

    Agradeço igualmente

    um grande abraço

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.