Duvidas sobre conservatórias, qual é a mais rápida?

Olá pessoal, depois de algumas pesquisas aqui no fórum já consegui entender bastante dos processos de cidadania, mas ainda estou com algumas duvidas.

Gostaria de saber sobre as conservatórias que ainda estão fazendo o processo de cidadania sem ser só com urgência por causa da pandemia, e quais são as mais rápidas.

Preciso fazer o processo de cidadania do meu pai, e depois o meu, então queria saber mais sobre essas conservatórias pra poder dar entrada o mais rápido possível!


Agradeço desde já.

Comentários

  • @KarenCardoso , no momento, a Conservatória mais rápida é o Arquivo Central do Porto. Os processos lá têm sido finalizados em aproximadamente 6 meses, se não houver exigência. Veja quem foi o declarante do nascimento do seu pai, para verificar se haverá necessidade de transcrição de casamento de seus avós, ou se ambos forem portugueses e tiverem casado no Brasil.

    Faça a do seu pai e, assim que o registo dele for criado, faça a sua. Se seu pai foi o declarante do seu nascimento até que você tenha completado 1 ano, não é necessário transcrever o casamento dele.

  • @KarenCardoso

    epende do tipo de processo. Se for processo como neto art-1D ou por casamento art-3 somente pode fazer por Lisboa.

    Se for como filho, art-1C faça pelo ACP. Leva 6 meses.

  • Muito obrigada, pessoal, os meus avós são portugueses e se casaram lá em Portugal, então fica um pouco mais simples hahaha

    Então depois que meu pai fizer a dele e eu for fazer a minha, também posso fazer pela conservatória do porto, certo?

  • editado March 2021

    @KarenCardoso

    Sim, fica muito mais fácil. Faça o de seu pai e em seguida o seu, ambos pelo ACP.

    Se seu pai tiver mais de 70 anos deverá fazer uma Prova de Vida no consulado português.

    Quando o de seu pai estiver terminando, você faz uma reavaliação se o ACP continua sendo tão bom como está hoje. Provavelmente estará.

  • @gandalf , muito obrigada!

    Meu pai tem menos de 70, acho que dá pra correr tudo bem, estava bem preocupada, pode deixar que eu volto com a reavaliação do ACP! :D

  • Boa tarde pessoal, eu estou com uma certidão antiga do meu avô (o português), queria saber se preciso tirar uma mais recente ou não tem problema com data, pq eu estava vendo que os outros documentos precisam ser recentes.

  • @KarenCardoso , depende de quão antiga é. Já está informatizada?

  • No caso a certidão é de casamento, achei que fosse de nascimento, essa certidão serve ou precisa ser de nascimento mesmo?

    Posso enviar a foto da certidão por aqui pra vocês checarem?

  • editado April 2021

    @KarenCardoso

    Já que seu pai tem menos de 70 anos, seu avô certamente nasceu depois de 1911. Usando os dados dessa certidão de casamento, peça o assento de nascimento de seu avô pelo civilonline por €10. Eles mandam o assento por e-mail em 24h úteis.

    Você paga por cartão de crédito internacional (ou cartão virtual como NuBank pelo app no celular, e pode ser de qualquer pessoa).

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    O casamento já deve estar averbado no assento. Se não estiver, peça também uma certidão de casamento nova, também por €10, pra ter certeza de que está tudo certo. Se já estiver anotada, não precisa.

  • Pessoal boa tarde, dei entrada no processo de cidadania da minha mãe ( atribuição por neto) quando consulto no site da conservatória está na etapa 4, alguém tem ideia de qto tempo leva para finalizar qdo chega nessa etapa?


  • @Nataly

    Clique em Discussões na tarja verde, e veja o primeiro link na página. Esse aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania

  • @gandalf boa noite, primeiramente obrigada por enviar o link ;) mas minha dúvida não está nas etapas e sim saber se alguém sabe o prazo para conclusão quando chega na etapa que estou . Meu processo já tem dois anos queria saber se qdo chega na etapa 4 fica mais rápido ou ainda pode demorar

    desde já agradeço

  • Olá a todos e principalmente à @Leticialele,

    Finalmente acredito ser uma de minhas últimas dúvidas aqui. Se eu puder ajudar com algo aqui no Fórum, por favor me avise.

    Pois bem. Estando de posse de todos os documentos necessários para o processo de requerimento de atribuição de nacionalidade por neto de português, surge a dúvida: o processo mais ágil, prático e seguro se dá pelo Consulado de Portugal em São Paulo, em Santos ou pelo Registro Central de Portugal?

    Fazendo-se pelo Registro Central de Portugal, parece que oferecem o serviço de pagamento da taxa correspondente por cartão de crédito. Gostaria de saber se isso de fato substitui o processo de envio de vale postal ou se me será devolvido no Brasil algum documento, motivo pelo qual algum outro pagamento também seria devido por mim, via vale postal ou não. Também se realizado por Portugal, é aceito o apostilamento dos documentos no Brasil em vez da legalização?

    Um abraço,

    Gabriel D.

  • @gahbedantas , mande seu processo para a Conservatória dos Registos Centrais, Lisboa

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    Você pode pagar o Formulário 1D com cartão de crédito (virtual, do app do seu banco ou algum tipo Nubank), no valor de 175 euros. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D

    Confirmado o pagamento, vai receber o Formulário 1D com o recibo impresso no cabeçalho. Se você já tem o Formulário preenchido e com a firma reconhecida por autenticidade, prenda com um clipe o Form 1D com o recibo e junte, também, o email que p encaminha.

    Não devolverão documento algum. Ao final do processo, mandam, pelos Correios, sua certidão de nascimento portuguesa.

    Não há mais legalização de documentos no Consulado ou Itamaraty! A legalização foi substituída pela Apostila de Haia.

    Boa sorte!!

  • Muito obrigado, @Leticialele. Avise como posso ajudar o fórum com a minha experiência.

    Um abraço e saúde.

  • @gahbedantas , basta compartilhar suas experiências , que espero sejam todas excelentes!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.