Processo de Nacionalodade

Olá será que me podem ajudar em uma questão eu dei entrada no processo da nacionalidade através do tempo de residência no dia 23/12/2020

Na conservatória da Amadora lá me deram um código pra acompanhar o processo, processo esse com 7 passos na qual ja foi concluído. A pergunta é mesmo que os 7 passos estejam concluídos a demora da atribuição é na mesma de 24 a 29 meses ? Porque pelo que sei aseguir aos 7 passos concluídos a resposta da atribuição ou não da nacionalidade é via carta.(Mas não tenho a certeza dessa informação) Ou seja minha dúvida é se essa carta está nesse 24 a 29 meses de espera. Obrigado desde já se alguém me puder ajudar

Comentários

  • editado February 2021

    @Jessicaadami13 , não compreendi sua questão!

    Você deu entrada no processo na Conservatória de Amadora, consultou o site nacionalidade.justiça.gov.pt e o processo consta como concluído e o registo criado?

    Se o registo foi criado, você já é cidadã portuguesa. Se não recebeu a carta com o assento, peça à Conservatória ou pelo civil online, ao custo de 10 euros.: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • editado February 2021

    @Leticialele obrigado por responder. Sim eu entrei no site da nacionalidade.justiça.gov.pt inseri a minha senha e os 7 passos estão verdes. Devo aguardar por alguma carta em casa ou e-mail que venha a confirmação da atribuição ou não da nacionalidade? Porque vi que nas informações diz

    " para adulto que entregue toda a documentação correta o tempo de espera desde o início do processo é 24 a 29 meses" eu estou sem entender se mesmo com os 7 passos verdes tenho de esperar por algum tipo de contacto da conservatória que me diga se a nacionalidade foi atribuída ou arquivada. Espero me estar a fazer entender. Eu dei entrada na coservatoria da amadora dia 23/12/2020 pelo tempo de resistência e meus 7 passos ja estao verdes em apenas 1 mês e alguns dias. Estou sem saber se fico feliz ou triste porque pesquisei e o feedback é de muita demora. Daí eu perguntar se mesmo que os 7 passos estejam verdes tenho de esperar por mais alguma coisa uma vez que não recebi nenhuma carta nem e-mail nem nada. O que tenho fazer ?

  • editado February 2021

    @Leticialele aqui tem o que me estava a referir o número 7 o último passo é depois a informação (de 24 a 29 meses) que citei na mensagem anterior. Fiquei confusa porque o número sete diz registo do novo cidadão português ou arquivamento do processo. Como eu sei o que me foi atribuído? E o que devo fazer ?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado February 2021

    @Jessicaadami13 na própria página de consulta você vai ter sua resposta. Acesse e repare que embaixo das 7 bolinhas vai ter um texto, provavelmente dizendo que o processo foi concluído e o registo encaminhado a sua morada. Esse texto está localizado entre as “bolinhas” e a explicação (1-7 ) do que constitui cada fase.

    esse tempo de 24 é meramente uma estimativa. se o processo é concluído antes, não tem qualquer “problema”.

  • @gsilvestre obrigado. Mas o que tenho fazer ? Aguardar por uma carta algum contacto ? Como devo proceder pra então poder fazer o pedido do cartão de cidadão é o passaporte? No site Esta concluído mas nãO recebi nenhum tipo de carta ou e-mail que me diga que já posso ir fazer o B.I

  • @Jessicaadami13 , esses textos sobre os prazos são meramente informativos!

    Se todas as bolinhas estão verdes, você deve estar feliz!!!

    Veja se está escrito que seu registo foi criado!

    Se tivesse sido indeferido, estaria vermelho, teriam mandado um projeto de indeferimento, para você ter chance de contra argumentar!!!

  • @gsilvestre então se foi criado um registo basta seguir os passos pelo site que a @Leticialele indicou acima ? Compreend. Muito obrigado me ajudou bastante a esclarecer.

  • editado February 2021

    @Jessicaadami13 , parabéns! Você é portuguesa! Comemore com muito vinho e bacalhau!!

    Se alguma loja do cidadão perto de você estiver atendendo presencialmente, peça seu cartão cidadão. Leve um documento com foto. Lá mesmo ele consultam sua certidão de nascimento portuguesa!

  • @Leticialele só agora percebi que no seu comentário você disse "Leve um documento com foto. Lá mesmo ele consultam sua certidão de nascimento portuguesa!" Certidão de nascimento portuguesa ?? Mas eu não nasci aqui.

  • @Leticialele Eu estou tirando a a nacionalidade através do tempo de residência eu nasci no Brasil. Agora não entendi nada desculpa. Pra ir fazer o cartão de cidadão é preciso algum documento além da residência e passaporte pra nod estrangeiros?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado February 2021

    @Jessicaadami13 faça como a @Leticialele orientou que não tem erro!

  • @Jessicaadami13 , você deve ter uma certidão de nascimento portuguesa onde está averbada a concessão de cidadania por aquisição!

  • Ok entendi. Muito obrigado

  • @Leticialele Eu estou com os documentos praticamente prontos pra enviar pra Portugal e solicitar nacionalidade pra minha mãe. Porém, nós temos parentes que moram no Porto. Se eu conseguir um agendamento na ACP, seria possível mandarmos os documentos para um dos parentes por DHL e ele entregar em mãos no ACP? Pergunto isso porque nesse caso os documentos seriam entregues por outra pessoa que não é a requerente do processo.

    Caso seja possível, vc acredita que entregando em mãos sai mais rápido?

    E o agendamento é feito por e-mail? Vasculhando as páginas, não encontrei um site do ACP, mas encontrei esses 3 e-mails abaixo. Se for por e-mail mesmo, sabe qual deles é o certo?

    arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    nacionalidade@dgrn.mj.pt

    arqc.porto@dgrn.mj.pt

    Obrigadaa!!

  • editado March 2021

    @Gflima , manda direto para o Arquivo Central do Porto.

    Não sabemos se estão atendendo presencialmente por causa da pandemia! Os Conservadores estão em tele trabalho, mas sempre tem alguém na Conservatória para receber os processos

    Mande pela DHL, eles têm feito as entregas normalmente, mesmo com a pandemia! Você não precisa de intermediários.

    Os processos entregues em mãos não andam mais rápido que os entregues pela DHL.

    Vai gastar a mesma coisa com a remessa.

  • @Leticialele vc sempre rápida e precisa nas respostas. Super obrigada!!

  • Nena83Nena83 Member

    Olá, solicitei a naturalização por aquisição artigo 6 n ° 6. Enviei meu arquivo em 26/02/2021(Lisboa) , não sei quando receberam. Recebi meu código em 28/05/2021.

    Passei da bola 2 para a bola 4 em 26/06/2021 e da bola 4 para a bola 6 em 19/07/2021.

    Atualmente está escrito (despacho), não sei o que significa. O processo é tão rápido que começo a me perguntar sobre a aquisição positiva do meu processo. Quando é rápido, isso significa que há uma boa chance de recusa? Não encontrei meu caso na plataforma. Obrigado pela ajuda.

  • Dei entrada da minha nacionalidade em Janeiro de 2021 recebi via e-mail o numéro do meu processo para acompanhamento em 27/01/2021 a qual fue recibida na Conservatória dos Registos Centrais Rua Rodrigo da Fonseca, 198 – 1099-003 LISBOA.


    Esta na primeira fase ( Foi recibida) e ate o dia de hoje não se moveu, ja vai ter um ano.

    Obrigado pela ajuda.

  • @Jessicaadami13 Olá Boa noite, estou com uma dúvida horrível e muito ansiosa, mandei a documentação de atribuição para Lisboa, pois meu pai é Português porém já falecido, e receberam no dia 03/08/2021 e até hoje não recebi o meu número do processo e nem senha para verificação, mandei e-mail e responderam q estão com atrasos de 3 meses e é quase impossível ligar lá e alguém atender, é normal não ter recebido ainda o número do processo estou preocupada?

  • @Andresa10 é normal sim, tanto que te informaram que estão com atraso de 3 meses...

  • gsilvestre triste eu tinha certeza que até o final deste mês teria já a cidadania em mãos, pois estou querendo ir em janeiro para lá, já como cidadã, mas não sei se será possível.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @Andresa10 infelizmente, você enviou para a conservatória mais demorada... creio que os processos de filhos estão sendo concluídos em mais de 1 ano... talvez 1 ano e meio

    de qualquer forma, sua "expectativa" para conclusão ainda este mês era um tanto irreal rs hj a conservatória mais rápida tem sido ACP, que tem concluído em cerca de 6 meses... então, provavelmente somente em fevereiro seu processo teria sido concluído, caso tivesse mandado para lá

  • editado October 2021

    @Andresa10 @Fábio79

    Incluí os processos de vocês na planilha (linhas 21 & 22). Voces devem ir completando os dados que possuem, e ir atualizando as datas. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=521806804

    Como podem ver, estão trabalhando atualmente a aprovação de processos recebidos em junho/julho de 2020.

    Os processos por art-1C na CRCentrais de Lisboa levam uns 550 dias (18 meses).

    Se tivessem mandado para o ACP, seria concluído em 6 meses. Lisboa demora, e não tem como mudar de uma pra outra. Uma vez que iniciou numa conservatória, vai seguir ali até o fim.

  • @Andresa10 Bom dia!!! O meu processo é (Neto) só é feito pelo CRCentrais de Lisboa que aceita... Assim que tiver recebido a senha e o número do processo, atualizo a planilha. Obrigado

  • Bom dia!

    Minha mãe deu entrada no pedido de cidadania por atribuição - netos.

    Depois de pouco menos de 2 anos foi indeferido por conta do pai dela, filho do português ter sido registrado após 18 anos.

    Tentamos um recurso com a certidão de batismo, mas não foi aceito.

    Algumas semanas depois, uma advogada nos sugeriu fazer uma busca nos cartórios brasileiros para averiguar se por acaso meu avô não teria um registro anterior ao que nós apresentamos.

    De fato tinha.

    Mas agora o processo da minha mãe já não aparece para consulta mais.

    Será que é possível pedir para reabrir? Qual seria o procedimento neste caso?

    Desde já obrigada!

    Claudia

  • @ClaudiaMaria ...

    Levei essa sua questão para aquela discussão aberta por você em Fevereiro...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20358/indeferimento-por-registro-civil-apos-a-maioridade

    Talvez...Com todas as informações sobre seu caso em um só lugar...Fique mais fácil ajudar...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.