Começando do Zero - Nacionalidade para Netos - Nova Lei (2020)
Pessoal, com essa nova lei facilitando a comprovação dos laços com Portugal, decidi começar o processo de atribuição de nacionalidade para a minha mãe, que é neta de portugueses.
A lista de documentos eu peguei daqui: https://consuladoportugalsp.org.br/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-de-portugueses/
Mas surgiram dúvidas:
01 - Lá em 2017 eu consegui transcrever o casamento dos meus bisavós (ambos portugueses). Mas eles já faleceram. Preciso transcrever o óbito deles?
02 - Além desses documentos da lista do consulado, minha mãe (neta de portugueses) precisa preencher algum formulário/requerimento pedindo a nacionalidade por atribuição? Qual formulário?
No site do consulado fala que eu preciso pagar a taxa de 175 euros que eles enviarão ao email um documento para remeter à CRC. Esse documento é o tal formulário?
03 - Para onde devo enviar os documentos solicitados? Apenas para a CRC (Lisboa) ou posso enviar para conservatória de outra cidade mais rápida?
Obrigado e agradeço pela ajuda.
Comentários
@SOPMod , Não precisa transcrever o óbito dos avós para pedir a cidadania;
Tem que preencher o Formulário 1D .
Pode pagar com cartão de crédito. Confirmado o pagamento, receberá o Formulário com o recibo impresso no cabeçalho.
Use-o para imprimir colorido, frente e verso, reencher sem rasuras e reconhecer a firma por autenticidade no Cartório.
O processo de netos só tramita na CRCentrais - Lisboa.
"https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D"
Ja temos um tópico sobre nacionalidade para netos.Pedimos procurar os tópicos correspondentes antes de abrir novos tópicos.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest