Certidão de Baptismo - Arquivo Nacional

MarcelobMarcelob Member

Prezados,

Estou começando o processo de atribuição da nacionalidade da minha esposa, por ser neta de português.

Consegui, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, uma cópia da certidão de baptismo, que foi emitida em 1915! O nascimento do avô dela foi em 14/12/1886 segundo a mesma, na freguesia de Curopos, Concelho de Vinhais, Distrito de Bragança.

Preciso solicitar uma reprodução do livro deste batismo antes de iniciar o processo, ou posso pedir a CRC que peça a certidão oficiosamente? Há custo envolvido? É de fato necessária ou bastaria essa cópia simples que tenho?

Segue a transcrição do texto:

----------------------------------------------------------

<Selo> "Imposto do Selo 10 centavos"

Manoel Antonio Fernandes parocho da freguesia de Curópus, concelho de Vinhaes.

Certifico sob juramento que vendo o livro de baptismo desta freguesia relativo ao anno de mil oitocentos oitenta e seis a fl XX nº 24 achei o assento do theor seguinte: Aos vinte e seis dias do mes de dezembro do anno de mil oitocentos oitenta e seis, na parochial egreja de Valle Passo, annexa de Curópus, concelho de Vinhaes diocese de Bragança, baptisei solemnemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de Carlos Augusto, que nasceu nesta freguesia no XXXX das Pallas, pelas três horas da manhã do dia quatorze de dezembro da era supra, filho legítimo de José Bernardo Fernandes, do Villar de Lomba e de Engracia de Jesus da Silva, das Pallas, lavradores e residentes no dito XXXX das Palas, e recebidos em Valle Passo, neto paterno de José Joaquim Fernandes e Anna Joaquina, e materno de Luis da Silva e Anna do Rosario, foram padrinhos Francisco Pires, solteiro e Maria Eugenia, casada, lavradores de Valle Passo e os quais sei serem os próprios.

E para constar lavrei este em duplicado que depois de ser lido e conferido perante os padrinhos comigo não assignaram por não saber. Era ut supra. O parocho Francisco Germano de Moraes. Nada mais dizia o dito assento que fielmente copiei do original.

Curipus, 8 de setembro de 1915.

O parocho Manoel Antonio Fernandes

Por esta 50 centavo

----------------------------------------------------------

Desde já agradeço por qualquer ajuda

Comentários

  • Acredito que não seja necessário visto que já tem a cópia da certidão de batismo confirmando o nascimento em tal data Já que geralmente eles pedem uma cópia simples da certidão de nascimento portuguesa dos nubentes, ou caso não a possua, de qualquer documento emitido pelas autoridades portuguesas que permita a respetiva localização.

  • @Marcelob

    Precisa da cópia certificada desse assento.

    Solicite ao ADBragança

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/oservices

  • Ola @Guilherme Moreira e @fnignacio

    Obrigado pelas informações.

    Enviei agora pedido de informação ao Arquivo Distrital de Bragança, que foi respondido dizendo que a solicitação deve ser feita de pedido de reprodução do registo.

    No entanto, a lei diz que esses registos são obtidos gratuitamente de forma oficiosa pela própria conservatória.

    Será que posso enviar o processo com a certidão da minha esposa e do meu sogro, mais a cópia do passaporte da minha esposa, respectiva certidão de antecedentes criminais, cópia do passaporte e RG e passaporte e cópia e transcrição desse registro de baptismo que tenho... Será que cai em exigência?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado January 2021

    @Marcelob as certidões de nascidos antes de 1911 não são obtidas oficiosamente pelas conservatórias. Você precisa pedir a cópia certificada ao Arquivo Distrital, caso contrário cairá em exigência

  • @Marcelob , se mandar o processo sem a cópia certificada pelo Arquivo Distrital de Bragança, vai cair em exigência.

    Os Conservadores só conseguem acessar as certidões que estejam informatizadas, porque podem consultar o Sistema.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais#latest"

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.