Certidão de Baptismo - Arquivo Nacional

MarcelobMarcelob Member

Prezados,

Estou começando o processo de atribuição da nacionalidade da minha esposa, por ser neta de português.

Consegui, no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, uma cópia da certidão de baptismo, que foi emitida em 1915! O nascimento do avô dela foi em 14/12/1886 segundo a mesma, na freguesia de Curopos, Concelho de Vinhais, Distrito de Bragança.

Preciso solicitar uma reprodução do livro deste batismo antes de iniciar o processo, ou posso pedir a CRC que peça a certidão oficiosamente? Há custo envolvido? É de fato necessária ou bastaria essa cópia simples que tenho?

Segue a transcrição do texto:

----------------------------------------------------------

<Selo> "Imposto do Selo 10 centavos"

Manoel Antonio Fernandes parocho da freguesia de Curópus, concelho de Vinhaes.

Certifico sob juramento que vendo o livro de baptismo desta freguesia relativo ao anno de mil oitocentos oitenta e seis a fl XX nº 24 achei o assento do theor seguinte: Aos vinte e seis dias do mes de dezembro do anno de mil oitocentos oitenta e seis, na parochial egreja de Valle Passo, annexa de Curópus, concelho de Vinhaes diocese de Bragança, baptisei solemnemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de Carlos Augusto, que nasceu nesta freguesia no XXXX das Pallas, pelas três horas da manhã do dia quatorze de dezembro da era supra, filho legítimo de José Bernardo Fernandes, do Villar de Lomba e de Engracia de Jesus da Silva, das Pallas, lavradores e residentes no dito XXXX das Palas, e recebidos em Valle Passo, neto paterno de José Joaquim Fernandes e Anna Joaquina, e materno de Luis da Silva e Anna do Rosario, foram padrinhos Francisco Pires, solteiro e Maria Eugenia, casada, lavradores de Valle Passo e os quais sei serem os próprios.