Envio de documentos.
Thaynanunes
Member
Boa tarde!
Gostaria de saber se posso enviar os meus documentos e da minha irmã juntos ou tem que fazer os envios separados?
Fico aguardando!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Thaynanunes , pode colocar cada documentação, completa, em um envelope e os dois envelopes em um único envelope de envio.
@Leticialele Boa tarde!
Obrigada pelo retorno, só aproveitando, o formulário para menor de idade é isentado da taxa de 175 EUROS? E onde eu consigo retirar esse formulário?
Fico aguardando retorno e agradeço a atenção!!
@Thaynanunes , o processo de menores é grátis!
É atribuição de filhos ou de netos?
Se for de filhos, é o Formulário 1C
"https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1565486626.96"
Se for de netos, é o Formulário 1D
"https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para6500/downloadFile/attachedFile_f0/Modelo_1D_menor.pdf?nocache=1499077261.58"
Será de mãe para filha, a minha mãe já é cidadã e estou começando o processo da minha cidadania e da minha irmã.
Só estou com dificuldade na dela que é menor de idade e não sei ao certo quais são os documentos necessários. Se alguém tiver uma lista e poder me enviar, ficarei extremamente grata!
@Thaynanunes
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
Bom dia!!
Gostaria de saber qual esta sendo a melhor cidade para envio dos documentos?
Fico aguardando um retorno, agradeço desde já1
@Thaynanunes ACP
Boa noite!
Estava conferindo minha documentação, pois estou preste a enviar para ACP e notei que na minha certidão de nascimento o declarante foi o "genitor", porém, quem é cidadã portuguesa é a minha mãe. Gostaria de saber há a possibilidade de divergência e se houver, como devo preceder?
Obrigada a todos!
Mais uma dúvida, procurei aqui no fórum e não achei.
Minha mãe, que adquiriu a cidadania por atribuição há 3 anos, foi casada com meu pai e logo se divorciaram. Nos meus documentos (certidão e RG), o nome dela está de casada. Já estou com toda a documentação feita, mas não tenho nenhum documento referente ao divórcio de ambos.
Quais documentos devo enviar nesse caso?
Obrigada pessoal!
@Thaynanunes , você precisa providenciar a transcrição de casamento de seus pais, antes de mandar seu processo.
Não tem problema o nome dela constar como o de casada na sua certidão.
@Leticialele mas como é esse documento de transcrição? Pois a minha mãe tem a averbação, esse documento de transcrição eu tenho que enviar antes ou envio tudo junto? Minha mãe foi casada em 1996 e separou em 1999, logo, quando tirou a cidadania já não era mais casada a tempos.
@Thaynanunes , quem foi o declarante do seu nascimento? Se foi seu pai, você precisa transcrever o casamento de sua mãe com ele, antes de solicitar a sua nacionalidade.
Para a Transcrição do Casamento dos seus pais:
-Certidão de Nascimento do seu pai e de Casamento em Inteiro Teor com as firmas reconhecidas dos notários que assinaram e apostiladas
-Formulário de Transcrição de Casamento devidamente preenchido com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE da sua mãe (ou por você);
-Cópia autenticada do RG de sua mãe (ou o seu, se você assinar o formulário);
-Emolumentos no valor de 120 euros.
Pode fazer por Ponta Delgada ou pelo Consulado que atenda ao Estado em que você mora.
Entendi, se no caso eu tirar todos os meus documentos de novo, com o nome dela de solteira nós meus documentos, eu não teria que fazer nada disso, certo?
@Thaynanunes
Você não tem como mudar o nome de sua mãe tirando documentos novos. O nome de sua mãe na sua certidão será sempre o nome que ela tinha quando lhe registrou.
Por isso tem que fazer a transcrição do casamento. Se em uma data posterior ela se divorciou e mudou de nome, nada disso importa para você. Importa somente como uma fotografia da situação no momento de seu nascimento.
@Thaynanunes conforme dito pela @Leticialele e pelo @gandalf, você precisa transcrever o casamento dos seus pais, pois foi seu pai brasileiro que declarou seu nascimento.
Não há o que fazer para "escapar" disso
E onde eu consigo achar o Formulário de Transcrição de Casamento?
O Emolumentos no valor de 120 euros, eu pago no Consulado?
@Thaynanunes
Se for fazer pelo consulado, use o formulário do site do seu consulado. O valor é estabelecido pelo consulado, e pago por boleto bacário que recebe por e-mail.
Se for fazer por Ponta Delgada, você manda os documentos, eles conferem, e lhe mandam por e-mail a Referência Bancária para ser paga por cartão de crédito. Nesse caso use o formulário apropriado conforme a instrução, aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1
Por Ponta Delgada eu tenho que enviar para Portugal, aguardar retorno e depois enviar os meus documentos, é isso?
Vocês me aconselham a fazer em qual desses canais? Qual seria mais viável?
Há uma outra via de dar entrada com a atribuição, como tentar pegar de avô para neta?
@Thaynanunes
A escolha é pessoal. Alguns preferem mandar pelo correio e receber o resultado depois. Outros preferem ir pessoalmente. Depende se o consulado de sua área funciona bem. Consulados em geral pedem mais documentos.
RJ funciona bem pessoalmente e aceita também por SEDEX. Santos funciona bem, mas só por SEDEX. Busque no fórum pra ver como o seu consulado responde a outros e quanto tempo tem levado recentemente.
Eu fiz todos os meus por Ponta Delgada, enviando por DHL e pedindo o assento pelo civilonline.
Eu entrei em contato com o Consulado e me informaram que vou ter que enviar o a transcrição e depois enviar um documento de averbação da minha mãe, porém esse processo precisa de advogado e vai uma quantia grande de dinheiro.
Queria saber se tenho como mudar o rumo do processo e tentar adquirir a cidadania pela do meu avô, porém já realizei o pagamento do formulário 1C. Não tinha visto isso antes, estou me sentindo perdida nesse momento.
Queria muito agradecer a ajuda de todos vocês desde já!
@Thaynanunes , você não precisa de advogado para fazer a transcrição!!!! Você vai pagar apenas as certidões e os emolumentos de 120 euros!!
Informação equivocada do Consulado !!
Em que Estado você mora?
Boa tarde a todos!
Gostaria de saber qual é o melhor local para enviar dos documentos em Portugal no momento?
Obrigada desde já!
Bom dia!
A transcrição de casamento dos meus pais saiu e já paguei o a taxa de 120 euros.
Qual o próximo passo para o requerimento de assento?
Fico aguardando retorno.
Sou neta de português e estou dando entrada no meu pedido de cidadania, minha mãe, já falecida, brasileira, aparece como o sobrenome de casada na minha certidão de nascimento e não tenho como conseguir a certidão de casamento dela, isso pode ser um problema?
@Mariadapenhadecampos
Coloque sua dúvida no tópico específico de netos e terá uma resposta mais rápida.
Já inclua a informação de quem (seu pai ou mãe ou outro) declarou seu nascimento (quem foi no cartório te registrar) e que idade você tinha nesse momento. isso influencia a resposta para seu caso específico.
E confirme que sua mãe é a filha do português (a). E quem e quando declarou o nascimento de sua mãe (mesma informação que para você).
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest