Envio de documentos.

Boa tarde!

Gostaria de saber se posso enviar os meus documentos e da minha irmã juntos ou tem que fazer os envios separados?

Fico aguardando!!

Comentários

  • @Thaynanunes , pode colocar cada documentação, completa, em um envelope e os dois envelopes em um único envelope de envio.

  • @Leticialele Boa tarde!

    Obrigada pelo retorno, só aproveitando, o formulário para menor de idade é isentado da taxa de 175 EUROS? E onde eu consigo retirar esse formulário?

    Fico aguardando retorno e agradeço a atenção!!

  • Será de mãe para filha, a minha mãe já é cidadã e estou começando o processo da minha cidadania e da minha irmã.

    Só estou com dificuldade na dela que é menor de idade e não sei ao certo quais são os documentos necessários. Se alguém tiver uma lista e poder me enviar, ficarei extremamente grata!

  • Bom dia!!

    Gostaria de saber qual esta sendo a melhor cidade para envio dos documentos?

    Fico aguardando um retorno, agradeço desde já1

  • Boa noite!

    Estava conferindo minha documentação, pois estou preste a enviar para ACP e notei que na minha certidão de nascimento o declarante foi o "genitor", porém, quem é cidadã portuguesa é a minha mãe. Gostaria de saber há a possibilidade de divergência e se houver, como devo preceder?

    Obrigada a todos!

  • Mais uma dúvida, procurei aqui no fórum e não achei.

    Minha mãe, que adquiriu a cidadania por atribuição há 3 anos, foi casada com meu pai e logo se divorciaram. Nos meus documentos (certidão e RG), o nome dela está de casada. Já estou com toda a documentação feita, mas não tenho nenhum documento referente ao divórcio de ambos.

    Quais documentos devo enviar nesse caso?

    Obrigada pessoal!

  • @Thaynanunes , você precisa providenciar a transcrição de casamento de seus pais, antes de mandar seu processo.

    Não tem problema o nome dela constar como o de casada na sua certidão.

  • ThaynanunesThaynanunes Member
    editado February 2021

    @Leticialele mas como é esse documento de transcrição? Pois a minha mãe tem a averbação, esse documento de transcrição eu tenho que enviar antes ou envio tudo junto? Minha mãe foi casada em 1996 e separou em 1999, logo, quando tirou a cidadania já não era mais casada a tempos.

  • @Thaynanunes , quem foi o declarante do seu nascimento? Se foi seu pai, você precisa transcrever o casamento de sua mãe com ele, antes de solicitar a sua nacionalidade.

    Para a Transcrição do Casamento dos seus pais:

    -Certidão de Nascimento do seu pai e de Casamento em Inteiro Teor com as firmas reconhecidas dos notários que assinaram e apostiladas

    -Formulário de Transcrição de Casamento devidamente preenchido com a firma reconhecida por AUTENTICIDADE da sua mãe (ou por você);

    -Cópia autenticada do RG de sua mãe (ou o seu, se você assinar o formulário);

    -Emolumentos no valor de 120 euros.

    Pode fazer por Ponta Delgada ou pelo Consulado que atenda ao Estado em que você mora.

  • Entendi, se no caso eu tirar todos os meus documentos de novo, com o nome dela de solteira nós meus documentos, eu não teria que fazer nada disso, certo?

  • @Thaynanunes

    Você não tem como mudar o nome de sua mãe tirando documentos novos. O nome de sua mãe na sua certidão será sempre o nome que ela tinha quando lhe registrou.

    Por isso tem que fazer a transcrição do casamento. Se em uma data posterior ela se divorciou e mudou de nome, nada disso importa para você. Importa somente como uma fotografia da situação no momento de seu nascimento.

  • @Thaynanunes conforme dito pela @Leticialele e pelo @gandalf, você precisa transcrever o casamento dos seus pais, pois foi seu pai brasileiro que declarou seu nascimento.

    Não há o que fazer para "escapar" disso

  • E onde eu consigo achar o Formulário de Transcrição de Casamento?

    O Emolumentos no valor de 120 euros, eu pago no Consulado?

  • @Thaynanunes

    Se for fazer pelo consulado, use o formulário do site do seu consulado. O valor é estabelecido pelo consulado, e pago por boleto bacário que recebe por e-mail.

    Se for fazer por Ponta Delgada, você manda os documentos, eles conferem, e lhe mandam por e-mail a Referência Bancária para ser paga por cartão de crédito. Nesse caso use o formulário apropriado conforme a instrução, aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1

  • ThaynanunesThaynanunes Member
    editado February 2021

    Por Ponta Delgada eu tenho que enviar para Portugal, aguardar retorno e depois enviar os meus documentos, é isso?

    Vocês me aconselham a fazer em qual desses canais? Qual seria mais viável?

    Há uma outra via de dar entrada com a atribuição, como tentar pegar de avô para neta?

  • @Thaynanunes

    A escolha é pessoal. Alguns preferem mandar pelo correio e receber o resultado depois. Outros preferem ir pessoalmente. Depende se o consulado de sua área funciona bem. Consulados em geral pedem mais documentos.

    RJ funciona bem pessoalmente e aceita também por SEDEX. Santos funciona bem, mas só por SEDEX. Busque no fórum pra ver como o seu consulado responde a outros e quanto tempo tem levado recentemente.

    Eu fiz todos os meus por Ponta Delgada, enviando por DHL e pedindo o assento pelo civilonline.

  • Eu entrei em contato com o Consulado e me informaram que vou ter que enviar o a transcrição e depois enviar um documento de averbação da minha mãe, porém esse processo precisa de advogado e vai uma quantia grande de dinheiro.

    Queria saber se tenho como mudar o rumo do processo e tentar adquirir a cidadania pela do meu avô, porém já realizei o pagamento do formulário 1C. Não tinha visto isso antes, estou me sentindo perdida nesse momento.

    Queria muito agradecer a ajuda de todos vocês desde já!

  • @Thaynanunes , você não precisa de advogado para fazer a transcrição!!!! Você vai pagar apenas as certidões e os emolumentos de 120 euros!!

    Informação equivocada do Consulado !!

    Em que Estado você mora?

  • Boa tarde a todos!

    Gostaria de saber qual é o melhor local para enviar dos documentos em Portugal no momento?

    Obrigada desde já!

  • Bom dia!

    A transcrição de casamento dos meus pais saiu e já paguei o a taxa de 120 euros.

    Qual o próximo passo para o requerimento de assento?

    Fico aguardando retorno.

  • editado January 2022

    Sou neta de português e estou dando entrada no meu pedido de cidadania, minha mãe, já falecida, brasileira, aparece como o sobrenome de casada na minha certidão de nascimento e não tenho como conseguir a certidão de casamento dela, isso pode ser um problema?

  • @Mariadapenhadecampos

    Coloque sua dúvida no tópico específico de netos e terá uma resposta mais rápida.

    Já inclua a informação de quem (seu pai ou mãe ou outro) declarou seu nascimento (quem foi no cartório te registrar) e que idade você tinha nesse momento. isso influencia a resposta para seu caso específico.

    E confirme que sua mãe é a filha do português (a). E quem e quando declarou o nascimento de sua mãe (mesma informação que para você).

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.