Ajuda - Pedido de Certidão no Arquivo Distrital de Braga

Pessoal, tudo bem?

Encontrei a certidão do português no arquivo distrital de Braga e segui o tutorial aqui compartilhado pela leticialele para o pedido! Aliás, muito obrigado!

Nesse arquivo distrital em específico eles pedem que a requisição seja feita por e-mail e eu enviei pedindo a certidão da seguinte forma:

"Gostaria de obter a reprodução em papel, assim como a digitalizada. A reprodução deve ser certificada, o tipo de certidão deve ser de narrativa e a cópia deve ser total."

Só que a moça me respondeu um tanto confusa e eu fiquei mais confuso ainda:

"Não sei se entendi o que pretende:

1 certidão narrativa de casamento - digitada em processador de texto e contém os dados principais do registo - € 20,00; 1 reprodução (cópia) da totalidade das folhas - neste caso o assento está descrito em duas páginas, impressas em A4 - € 2,00; Podemos enviar também, ou, imagens do assento de batismo – 2 imagens = € 2,00. Quer também uma reprodução (cópia) certificada? Se sim, tem o custo de € 20,00."

A grosso modo eu entendi que a 1ª seria uma "inteiro teor digitada", a 2ª uma xerox; a 3ª uma imagem escaneada e a 4ª uma xerox autenticada. Eu entendi certo?

Alguém pode me ajudar a entender qual dessas seria para o processo por favor? Na verdade eu só queria que ela me mandasse uma digitalização da certidão correta antes de enviar pelo correio.

Comentários

  • @fabiorl , peça uma reprodução (cópia) certificada, que custa 20 euros mais as despesas de envio pelos Correios. Não precisa de todas!!

  • @Leticialele muito obrigado mais uma vez! =)

    Se eu pedir essas "imagens do assento de batismo" consigo já ir adiantando a transcrição do casamento?

    Porque no site no consulado sobre a certidão portuguesa eles só pedem "Mas, se já tiver uma cópia simples e queira nos enviar, poderá agilizar o nosso trabalho pois será mais fácil localizar (mas só se já a tiver consigo)."

    Então acho que não precisaria esperar chegar a cópia certificada para enviar o pedido, certo?

  • @fabiorl , se você tem cópia da imagem, mande. Se não, aguarde a certificada chegar. O Consulado devolve as certidões e você pode usar a mesma no processo de nacionalidade.

  • @Leticialele

    Perfeito, muito obrigado! Vou acompanhando os próximos passos por aqui!

  • Boa noite! Preciso solicitar uma certidão de Braga, pois a que eu tinha foi utilizada pra transcrição no Consultado do RJ e eles não devolvem mais, infelizmente (e eu tentei, mandei email, mandei bilhete, mas responderam que não devolvem rs)

    O problema é que não tenho cadastro no site, pois da outra vez solicitei através de despachante (não conhecia o Fórum na época, infelizmente rs) e agora eles não estão cadastrando mais, aparece a seguinte msg:


    REGISTO DE UTILIZADORES INDISPONÍVEL

    O registo de novos utilizadores está indisponíel através da página de pesquisa.

    Para obter mais informações, contacte o administrador do sistema.



    Alguém sabe me dizer se tem outra forma de solicitar? Entrei no CRAV mas lá não tem Distrito de Braga, será q pode solicitar por email? Se sim, qual?

    Agradeço se alguém puder me dar um norte aqui rs

  • @CamilaMacri peça por email adb@adb.uminho.pt

  • Olá @CamilaMacri tudo bem? Estou passando por esse processo também junto ao Arquivo Distrital de Braga.

    Enviei e-mail com os dados para essa conta:  adb@adb.uminho.pt

    Demoraram 1 semana pra me responder. E recebi esse retorno:

    “Exma. Senhora

    A fim de lhe ser enviado a certidão solicitada, deverá enviar-nos o montante de 25,40€, conforme se discrimina a seguir:

    Certidão batismo                                  € 20,00

    Porte do correio  registado                     € 5,40

     

    Opções de pagamento

    1. Vale postal ou cheque (de agência portuguesa, em Portugal) em nome de Universidade do Minho / Arquivo Distrital de Braga enviado para:

    Arquivo Distrital de Braga

    Universidade do Minho

    Largo do Paço

    4704-553 Braga - P

    2. Transferência bancária para a conta

    IBAN: PT50-0033-0000-45404319012-05

    BIC/SWIFT-BCOMPTPL

    Os custos da transferência são da responsabilidade do utilizador.

    IMPORTANTE

    É necessário: 

    -- que nos indique o nome completo, morada completa e NIF (CPF, Brasil) para emissão da fatura-recibo (estes dados são obrigatórios) sem os quais não poderemos processar o pagamento e efetuar serviço;

    --. enviar aos nossos Serviços (pode ser por e-mail) o comprovativo da transferência;

     

    Note que:

    1. O Arquivo não se responsabiliza por qualquer extravio da correspondência enviada.
    2. Os serviços só são efetuados após o pagamento.
    3. O Arquivo não confirma personalizadamente a receção de mensagens ou pagamentos.
    4. Após a confirmação do pagamento, aguarde pelo menos 10 dias úteis (20 dias, caso resida no estrangeiro) pela receção do solicitado, antes de nos voltar a contactar.
    5. Não nos será possível enviar o número para rastreamento da correspondência registada logo após o seu envio.
    6. A fatura-recibo poderá seguir em correio separado ou por correio eletrónico.”

    Eu consegui fazer o pagamento do valor pelo Wise (super prático e rápido). Uma semana depois do pagamento efetuado, eles enviaram a fatura recibo.

    Boa sorte no processo!

  • @clarisbastos , muito obrigada!!!! Principalmente pela parte onde vc diz que pagou pelo Wise, pq eu estava preocupada em como iria pagar rsrs

    Mandarei email agora mesmo!

  • bom dia, tudo bem?

    @leticiac

    Poderia por gentileza disponibilizar novamente o tutorial com os passos para o pedido de Certidão no Arquivo Distrital de Braga. Conforme, nosso amigo @fabiorl comentou.

    Estou em busca da certidão de nascimento da minha bisavó portuguesa.

    Nome: Carminda de Lima.

    Nascimento: 27/08/1913.

    Distrito: Braga

    Conselho: Vila Nova de Famelicão

    Freguesia: Bairro.

    Solicitei no primeiro momento pelo civil Online e tive a seguinte resposta: CRC de Vila Nova de Famelicão.

    “Venho por este meio mais uma vez informar que os assentos de nascimento até 1921 se encontram no Arquivo Distrital de Braga, todos os pedido que fizer para esta conservatória, terão que ser recusados”.

    Com os melhores cumprimentos

    Fátima Gonçalves.

    Desde já agradeço pelas informações! Boa semana para todos.

  • Gente, boa tarde!

    Passando para atualizar o fórum.

    Essa foi a mensagem que recebi após encaminhar o email para o Arquivo Distrital de Braga.

    “Caro(a) utilizador(a)

    Esta é uma resposta automática.

    Atendendo ao volume elevado de pedidos que recebemos, para que as respostas por correio e email sejam céleres, evite a troca desnecessária de correspondência.

    1. Aguarde pelo menos 2 semanas (10 dias úteis) antes de insistir pela resposta à sua mensagem.

    2. Se enviou o comprovativo do pagamento, antes de nos contactar, aguarde o envio pelo correio durante: 10 dias úteis (se o destino é Portugal) e 20 dias úteis se o destino é outro país (Brasil…).

    3. Para pedidos de pesquisa e reprodução use apenas o endereço adb@adb.uminho.pt

    4. O Arquivo não confirma a recepção de mensagens, nem emite previsão do envio e recepção dos documentos solicitados.”

    Gratos pela sua colaboração.

    O Diretor de serviços do ADB

    António Sousa.”

    Pela demanda eles estão solicitando esse prazos pra o envio das resposta e possível documentação.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.