Registro de batismo sem o nome do pai

Olá amigos!!

Estou com dúvida bem pertinente e não sei se há alguém aqui que tenha passado pela mesma situação ou consegueria me ajudar de alg forma.

No Registro de Casamento religioso do meu bisavô Português com minha bisavó Brasileira, consta a informação que ele foi batizado na Freguesia de Santa Eufemia, Diocese de Lamego.

Baseado nas idades informadas por ele nos nascimentos dos filhos e de seu casamento, cheguei ao possível ano de batismo 1883/1884.

Encontrei no livro de Pinheiros, concelho de Tabuaço no ano de 1882 um registro que indica ser o possível registro dele, porém não consta o nome do pai. Diz apenas que a mãe é solteira.

O nome dele é João Baptista e a mãe Luisa de Andrade. (Estas informações batem com as que temos em seus registros Brasileiros) Porém aqui ele declarou o nome do pai como "João Cardoso" em todos os documentos.

Será que trata-se da mesma pessoa? ou seria apenas uma coincidência? E se for ele, como poderei provar sua paternidade, tendo em vista que ele declarou o nome do pai nesses registros?

Qual seria o possível motivo para o nome do pai não constar no registro de Batismo? Isso era comum para época?

Também encontrei no site CEPESE o possível registro desta mesma pessoa (ainda sem o nome do pai) em um pedido de passaporte, aos 22 anos com destino ao Rio de Janeiro, que foi onde ele casou-se e residiu até seu óbito.

Quero dar continuidade ao processo, mas como poderei comprovar que trata-se da mesma pessoa? Será que a conservatória aceitaria esse assento? Ou como poderia retificar essa informação?

Já tentei o desarquivamento de processo no cartório Brasileiro, porém os documentos foram incinerados.

O arquivo Nacional disse não ter a posse dos cartões de imigração. (resposta deles: Informamos que os CARTÕES DE IMIGRAÇÃO, leia-se, MATRÍCULAS CONSULARES ficavam em poder dos consulados da nação de origem do imigrante, NÃO fazendo parte do acervo desta instituição.)

Pesquisei sobre perilhação e reconhceimento de paternidade tardio, porém não encontrei livros ou arquivos digitalizados, apenas sites explicando do que se trata.

Desde á agradeço a atenção!!!

Torcendo para alguém me dar uma luz,

 pois estou bem perdida. 

Comentários

  • @anne01 , nos documentos brasileiros constam os nomes dos avós? porque no assento de batismo, parece que a mãe era exposta, pois os avós maternos são incógnitos.

    Isso era comum em Portugal naquela época.

    Você poderia procurar, nos registros de casamentos da mesma Freguesia, se a Luiza Andrade se casou com alguém chamado João Cardoso, após o nascimento do filho, João Baptista!

  • Tentarei fazer isso. Muito obrigada ;)

  • Um outro pedido: será q alguém consegueria decifrar estas localidades?


  • @anne01

    Talvez Sarzedo, concelho de Moimenta da Beira, freguesia quase vizinha a de Pinheiro.

    Acompanhei seus tópicos no geneall, por que não procura o batismo dos irmãos?

    A destacar tb o nome do padrinho de um outro batismo que coincide com o nome conhecido do seu trisavô "João Cardoso Teixeira".

  • Muito obrigada! Não tinha entendido esse nome "Moimenta da Beira". P vc ver meu desepero, estou tentando encontrar esse caminho de várias formas. Mas graças a Deus estou tendo uma grande ajuda até então. Vou focar em encontar o matrimônio dos pais e também o registro dos irmãos, p conferir se as informações batem.

    grata,

    Annelise ;)

  • Boa noite, @anne01 ,

    Por acaso você conseguiu solucionar seu problema? O caso de meu bisavô é idêntico ao seu e nãos sei o que fazer porque penso que o nome de seu pai que consta nas certidões brasileiras é inventado. Tem como prosseguir assim?

  • Poxa ainda não consegui nada...nada bate...não faz sentido....em almas certidão de filhos ele diz q o pai é falecido...mas se é o mesmo do assento q encotrei, acredito q não houve revonhecimento de paternidade tardia, acho q ele apenas declarava. Com certeza vai cair em exigência se eu mandar assim.

  • @anne01

    Não encontrou o batismo de nenhum dos irmãos?

  • @anne01 @Vefel

    Aconteceu isso na certidão do meu bisavô.

    Nas certidões brasileiras, ele declarou o nome de um pai. Porém, na sua certidão de batismo a mãe aparece como solteira. Não fala sobre pai incógnito. Na verdade, não é mencionado nada sobre pai ou avós paternos.

    Então, eu localizei o casamento de um irmão do meu bisavô no family search. Com a data de nascimento dele, entrei em contato com o Arquivo Distrital de Bragança (que é o local de nascimento do meu bisavô, freguesia de Carvalho de Egas) e pedi uma busca. Eles localizaram essa certidão do irmão do meu bisavô (os livros não estavam on-line, por isso pedi a busca) e eu pedi que enviassem uma cópia certificada para mim. Pedi no cartório aqui do Brasil também uma certidão de casamento do irmão do meu bisavô.

    Enviei o processo da minha mãe, que é neta, mês passado. Anexei ao processo essas certidões do irmão do meu bisavô e um ofício explicando que a mãe aparece como solteira, que isso era comum quando os pais não eram casados e etc

    Eu tirei as orientações de um post antigo aqui do fórum: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11118/nome-bisavo-diferente-entre-certidao-de-nascimento-do-portugues-e-do-filho-brasileiro

  • 3pDwChbK3pDwChbK Membro
    editado January 2021

    @anne01 @Vefel

    Um detalhe que esqueci de mencionar: na certidão de batismo do irmão do meu bisavô, a mãe também constava como solteira e sem nome do pai. Na certidão de casamento aqui no Brasil, ele incluiu o nome do pai assim como o meu bisavô. Outro detalhe é que as datas de nascimento de ambos informadas no casamento civil coincidiam com a data no batismo

  • @Guilherme Moreira Ainda não :/

    E olha q as buscam não param...várias pessoas da família procurando

  • @GlauciaBuarque bem paraceido com meu caso...se eu encontrasse algum irmão ou o casamento tardio dos pais seria maravilhoso...senão vou mandar assim msm e torcer p não cair em exigência. Suas dicas foram MT válidas. Ficarei na torcida por vc TB...mande notícias. E obrigada :)

  • Aconteceu o mesmo com a certidão do meu avô, não tinha nome de pai, mas nas certidões de todos os filhos aqui no Brasil ele declarou como avô paterno o "pai de criação". Meu pais e todos os seus irmãos tiveram de pedir a justiça a retificação de suas certidões de nascimento para depois pedir a cidadania. Levou 6 meses no judiciário!!

  • Olá pessoal, sigo na busca por algum irmão, mas está difícil. Bom, encontrei um cartão de imigração que desconfio ser de algum sobrinho dele, visto que o sobrenome usado é o mesmo e ele tinha um irmão chamado "José" que ficou em Portugal. E no registro de casamento religioso meu bisavô declarou o nome do pai "João Cardoso Teixeira".

    Ele, meu bisavô, morreu em 1947 e alguns anos depois meu pai conta que veio alguém de Portugal à procura dele, mas no bairro ninguém soube informar, só falaram depois. Enfim, essa pessoa que encontrei fez morada no mesmo lugar que o meu bisavô (Nova Iguaçu - RJ) Mas pode ser apenas uma coincidência.

    Minha pergunta: Existe alguma forma de eu conseguir um registro de nascimento ou casamento sem ser pelo civil online? já tentei encontrar no familysearch, mas não encontrei. Lá só encontrei o óbito e tb encontrei apenas o registro de casamento de uma das filhas dele. Mas a informação que preciso são dos avós paternos dele para confirmar ou anular a minha desconfiança e seguir com as minhas buscas .


  • @GlauciaBuarque Vc poderia me dizer como vc fez esse ofício? foi por conta própria ou foi auxiliada por algum advogado? Caso possa, gostaria de ter um modelo, mais ou menos, como o que vc mandou. Acho q farei da mesma forma, mesmo que eu não encontre um irmão. Pq na arquidiocese de LAmego o reponsável por esta área disse que era mt comum e ele acredita que não seja um impedimento no processo de dupla cidadania.

    Desde já te agradeço

  • Olá @anne01 Eu acredito também que era comum pelo que andei lendo. Eu mesma fiz um oficio simples, e reconheci a firma por autenticidade. Te enviei por mensagem privada o modelo

  • @GlauciaBuarque mt obrigada ;)

  • editado April 2021

    @GlauciaBuarque Tudo bem? Estou com a mesma situação com o meu bisavô: pai incógnito, mas com mãe natural e avós maternos constando no assento de batismo português. Você obteve sucesso em tal abordagem para a transcrição do casamento que ocorreu no Brasil sem retificar os documentos? Se sim, em qual Conservatória?

    Encontrei os assentos de batismo dos três irmãos do meu bisavô e todos na mesma situação, inclusive no pedido de passaporte para o Brasil a mãe consta como solteira, o que evidencia a ausência de casamento tardio.

    Não localizei nenhum documento no Brasil referente aos irmãos do meu bisavô ainda.

    Muito obrigado!

  • @Marcospp , se a sua trisavó era solteira, não há casamento a transcrever!!

    Seu bisavô declarou um pai e avós paternos no casamento ou no nascimento dos filhos?

  • Olá @Marcospp eu não fiz a transcrição do casamento pois não localizei de forma alguma o nascimento da minha bisavó. Arrisquei enviar o processo assim mesmo, e anexei a certidão de casamento dos bisavos junto ao processo de neta da minha mãe. No meu caso, a perfilhação está estabelecida, com ou sem transcrição do casamento, não sei se é o seu caso.

  • Bom dia. Situação semelhante aconteceu com o avô de 2 amigos. Não constava nome de pai no batismo em Portugal mas aparecia nos documentos do filho nascido no Brasil e no casamento do avô no Brasil. Descobrimos q o pai mencionado no Brasil era de criação com quem a mãe casou posteriormente. Informamos isso ao ACP explicamos q por vergonha dos filhos não terem o nome do avô nas certidões brasileiras foi informado o nome do pai de criação. ACP aceitou sem problemas. Aprovou as nacionalidade somente o assento português consta apenas o nome da mãe. É seguiram os processos dos netos tb. Só ficou em branco a informação sobre avô paterno. Tb já vi alguns casos semelhantes. Nenhum dos casos foi alterados registros brasileiros. Não foi retirado o nome do avô de criação das certidões brasileiras.. somente os assentos portugueses não tem essa informacao

  • editado April 2021

    Boa noite a todos, alguém conseguiu comprovar essa ligação entre o pai de criação (aquele que foi nomeado nas certidões brasileiras do antepassado português)? Meu caso é igual ao de vocês. Nossa família acha que o pai que nosso bisavô nomina nas certidões brasileiras é uma criação sua e que ele "montou" o nome deste pai usando parte do nome de uma pessoa que o teria criado aqui no Brasil + o sobrenome da sua mãe (de nosso bisavô). Alguém poderia dar alguma orientação sobre o que posso procurar para estabelecer esta ligação entre eles? Ficaria muito grata.

  • @verifel no caso dos meus amigos eles fizeram uma carta, tipo um requerimento, contando a história sobre pai de criação, vergonha de deixar em branco informação sobre avô paterno nas certidões dos filhos brasileiros, que isso era muito comum no Brasil na época. Por acaso eles tinham cópia do registro do avô no consulado de Portugal aqui no Rio e na inscrição não constava nome de pai, só da mãe como no batismo. Ele enviou uma cópia apostilada desse registro p provar q ele só começou a usar esse nome como pai aqui no Brasil.

  • Boa tarde pessoal

    estou com o mesmo problema, alguém aqui conseguiu solucionar, enviaram sem retificação , a conservatória exigiu a refinação /?

    se puderem dar um feedback

    Grata

    Ester Barros

  • editado September 2021

    @Leticialele Letícia, tudo bem?

    Perfeito, não pretendia transcrever o casamento da minha trisavó não, mas somente os dois casamentos do meu bisavô português.

    Sobre a dúvida: "Seu bisavô declarou um pai e avós paternos no casamento ou no nascimento dos filhos?"

    R) Sim, nos documentos brasileiros consta um pai do meu bisavô, enquanto no assento de batismo português o pai está como incógnito.

    Por isso, minha dúvida sobre como estar preparado para esta situação de divergência.

    Muito obrigado!

  • @Marcospp , você tem que pesquisar se a trisavó casou após o nascimento do filho. Verifique se o nome do pai que ele declarou consta como padrinho no assento de batismo.

    Ou ele pode ter inventado...

  • editado September 2021

    @Leticialele Certo, obrigado. Já comecei tal pesquisa, mas infelizmente não localizei nada com os dados do pai do meu bisavô, os quais constam na certidão de casamento deste último: nome, nacionalidade, local e data de óbito. O cartório não localizou nada em um intervalo de 20 anos.

    O nome que ele declarou como pai no Brasil não consta no nome de batismo, inclusive no espaço para padrinhos. Ele também tinha três irmãos, todos na mesma situação nos respectivos assentos de batismo e no passaporte para o Brasil: pai incógnito e nada sobre o nome do "pai do Brasil" nos assentos.

    Detalhe: constam os nomes dos avós maternos nos assentos portugueses.

    Trabalho com a possibilidade de ter inventado o nome do pai no Brasil ou de união tardia.

    Caso não localize tal casamento da minha trisavó, você teria alguma orientação sobre como proceder? Muito obrigado.

    @3pDwChbK poderia, por gentileza, atualizar se sua estratégia funcionou? Obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.