Como conseguir contato no Arquivo Central do Porto
Prezados bom dia.
Encaminhei o pedido de nacionalidade de minha mãe (filha de português e já com mais de 70 anos) para o ACP, tendo os documentos sido recebidos em 28/09/2020.
No caso sei que três meses é pouco tempo para querer rapidez, e sei que a pandemia deve ter interferido seriamente no trabalhos deles lá, assim como em todo mundo.
Entretanto, quando solicito qualquer informação por e-mail até consigo uma resposta, porém, é sempre uma resposta vaga, genérica, sem qualquer informação sobre o processo em si. Em certas ocasiões apenas me informam o número do processo, ao qual eu já tenho.
Em outras vezes tento o contato por telefone, entretanto, no número 211.950.500, cai no menu eletrônico e quando digito a opção de informação sobre nacionalidade (opção 1), cai a ligação.
Também já tentei nos seguintes números: 225.573.849 e 225.573.840 e todos só chamam até cair a ligação.
Diante disso, gostaria de saber se alguém já teve sucesso em falar com algum funcionário do ACP pelo telefone para obter informações sobre o processo, e se teve, poderia informar qual foi o número que ligou.
Desde já agradeço a atenção
Comentários
@Luiz Trigo , não telefone para as Conservatórias, por favor!! Eles já estão atolados de serviço, com recolhimento domiciliar obrigatório em determinados horários, tele trabalho!
Se você recebeu o número do processo, deve ter, também, a chave de acesso ao site "https://nacionalidade.justica.gov.pt/"
É pelo site que deve acompanhar o estado do processo!!!
Se ainda não tiver a chave (o que é difícil), ligue para a linha de registos - 211.950.500 , que funciona de 9 às 17h (horário de Portugal, 6 às 14h horário de Brasília).
Os processos no ACP têm levado de 6 a 8 meses. Relaxe!!
@Leticialele perfeito, imagino que a pandemia tenha complicado tudo mesmo.
Agradeço a sua orientação.
Ficarei acompanhando pelo site com o número da chave.
Novamente obrigado.
@Luiz Trigo boa noite, você conseguiu dar andamento neste processo?
@Caio_Guerra , a essa altura, o processo já foi finalizado e o dele deve estar em andamento!!!
Só não voltou para informar.
@Caio_Guerra e @Leticialele bom dia!!!
O processo de minha mão está quase finalizado, porém precisei transcrever o o casamento e o divórcio dela.
Hoje por sinal, recebi o e-mail de ponta delgada com o link, contudo, apareceu um erro ao finalizar o pagamento:
Ocorreu um problema ao processar o seu pagamento.
Sugerimos que entre em contacto com o banco emissor do cartão indicado.
Alternativamente, poderá querer tentar novo pagamento utilizando outro cartão de crédito.
Liguei no banco e eles afirmaram que lá estava tudo ok, e poderia ter sido um erro no próprio link.
Agora enviei um e-mail para Ponta Delgada pedindo o envio de um novo link pois , o enviado anteriormente já não acessa mais o preenchimento dos dados para pagamento.
Alguém saberia me orientar alguma outra possibilidade de resolver isso?
Grato a todos.
@Caio_Guerra @Leticialele consegui efetuar o pagamento.
Estava havendo um erro no browser, eles me orientaram pelo e-mail e deu certo no fim.
Agora só aguardar.
Obrigado!!!
@Luiz Trigo , boa sorte!!
@Leticialele Obrigado!!!
Alguém pode me enviar o e-mail para saber o número do meu processo que enviei para acp
?
O meu processo já vai a caminho dos 11 meses que estou a espera, está na fase 4 e também está na ACP. Ligo e não atende, já mandei vários e-mail e nada.. só me resta aguardar
@ANACOMR94 Os Processos de Filhos no Arquivo Central do Porto costumam demorar +- 6 meses.
O que está escrito abaixo das Bolinhas ?
Já tentou por este e-mail ? Mande um e-mail para rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt , informe o nome completo, modalidade, e número do processo (os dados que estão ali na consulta online).
Para mais informações acesse https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
@José Gonçalves está como a imagem acima. Vou tentar enviar um e-mail para o que você me indicou. Muito obrigada pela ajuda.