Não desanime tbm passei por isso, mas a minha saiu em 20 dias. É infelizmente tem que ses de inteiro teor mesmo, mas pode ter certeza que não levará 3 meses não.
Pensei que fossem 3 meses pra arrumar algum nome, mas soh pra um certidao de inteiro teor ? Tem certeza que eles sabem do que se trata ? Nunca vi isso ! Normalmente leva 5 dias uteis, vai la discutir, nao tem nada de juiz nessa historia, e nao esquece que a certidao tem que ter firma reconhecida do escrivao.
Então hoje mesmo falei com meu advogado e ele me disse que o processo é esse mesmo, tem que ter autorização judicial, mais que oprazo que o cartório me passou é para eu desconsiderar, pois essas certidões os juízes já entendem que na maioria são para casos de naturalização e existem prazos para isso e já despacham logo... Ele me disse se demorar 20 dias é muito.... Torcer pra ser menos...!!! bjos e brç a todos
vixi, eu postei aqui e depois lembrei que o Marcelo eh de Sao Paulo. Muito estranho, pq eu sei que alguns estados colocam essa exigencia com relacao as certidoes de inteiro teor, mas eu nao tive nenhum problema com as certidoes de inteiro teor da minha familia! foi so ligar no cartorio (nem foi preciso ir pessoalmente) e pedir as certidoes. Meu irmao fez um deposito na conta deles e eles mandaram pelo correio em poucos dias.
A do meu pai saiu em 5 dias, mas a minha e das minhas irmãs demoraram 20 dias por causa dessa bendita autorização do juiz. Tbm o cartório que está a minha certidão é lá no Brás, eles vivem cheio de serviços por causa dos "amaveis" bolivianos que não saem do cartório de jeito nenhum. Logo logo os bolivianos tomam o Brás da gente por uso capião.
Para o processo do meu pai também tivemos que obter a tal “autorização judicial”. Levou um mês para ficar pronto. Quer dizer, pode ser que tenha ficado pronto antes, mas do jeito que a mulher disse parecia que 30 dias era o mínimo, padrão, e que antes disso não ficaria pronto. Também entendíamos que se um documento é nosso, por direito, não haveria razão para pedir permissão. No máximo pagaríamos por ele.
A explicação da mulher do cartório foi que a Certidão de Inteiro Teor é um documento tido como “sigiloso”. Foi exatamente essa palavra que ela usou. Por isso o juiz tem que avaliar o motivo, fim que se destina para liberar ou não o acesso aquele documento. Este tipo de certidão tem todos os detalhes, informações da pessoa, e em alguns casos como serviço de proteção a vítimas e testemunhas, casos de adoção, ele pode ser negado. Mas para cidadania é sempre autorizado. A demora é mesmo pelo aspecto burocrático e do quão “movimentado” é o seu cartório.
Foi feito então um “mini processo”, outro termo usado por ela. No cartório tiraram cópia simples do RG, carteira de motorista do meu pai e fizeram ele assinar um requerimento.
Orientação, informação correta já é meio caminho andado. Falo isso por experiência própria. Estamos no final do processo do meu pai iniciado em 2007 através do consulado. Tomamos o maior "olé" de vários cartórios. Ninguém nunca sabia de nada e ficamos numa peregrinação que parecia sem solução. E isso porque o caso é simples, visto que não há divergência de grafias, nomes diferentes, divórcios e óbitos na história. Se eu soubesse o que apredi aqui, já teria tudo resolvido há muito tempo. Agora estou lendo e relendo as dicas para poder fazer o meu processo sozinha.
Olá Pessoal. Bom estou aqui pra avisar que após exatos 22 dias, acabei de pegar a minha tão esperada CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR, bom como algumas pessoas haviam me falado, realmente não iria demorar todo aquele tempo (3meses) ainda bem!!!. Primeira etapa concluída, hoje mesmo já enviei para o Itamaraty, vamos ver quando eu recebo de volta, lembrando que semana que vem é Carnaval né.!!!! Valeu galera...... por enquanto obrigado, e aproveitando .... Um ótimo Carnaval para todos.!!!!!
Olá pessoal, bom estou postando essa mensagem apenas para relatar o andamento do meu caso. Mandei a certidão de Inteiro Teor ao Itamaraty no dia 19/02/09 e recebi a mesma legalizada (ainda bem) hoje 02/04/09, foram exatamente 44 dias. Agora vou enviar os documentos ao consulado, e espero que seja mais rápido.!!!!! Ufa!!!!! bjos e brç a todos
Realmente o Itamaraty de Brasília demora mais para devolver as certidões. Em média são 30 dias. Talvez tenha demorado um pouco mais, pois no período citado teve a semana do carnaval.
Você deveria ter mandado para o Itamaraty de São Paulo. Lá a média cai para 5 dias úteis.
Mas de qualquer forma, falta pouco para você enviar tudo para a CRC.
é...... fiquei sabendo do Itamaraty de São Paulo depois que já tinha mandado, mais de qualquer forma o importante são as coisas darem certo......é com certeza logo já estarei emviando a documentação toda para Portugal!!!! Valeu Até +
Minha avó é portuguesa, casou no Brasil, mas não comunicou o casamento em Portugal.
A certidão de nascimento está como Maria Cavaleiro. Só que a cert. de casamento (no Br) está como Maria da Silva. Será que preciso corrigir aqui o nome de solteira dela, que consta na cert. de casamento sendo que o nsacimento é outro nome?
Deposi como seguir? Não tenho idéia... por favor ajudem-me!!!!!!
Olá galera..... estou aqui novamente, mais agora apenas para informar que mandei hoje 03/04/2009 a documentação para o consulado foram 3 documentos (Xerox autenticada do RG, Certidão de inteiro teor ( já legalizada pelo Itamaraty) e o formulário mod 1C preenchido e com firma reconhecida por autenticidade) tudo deu um valor de R$ 125,00,.........agora vamos ver quanto tempo vai levar........ Bom fim de semana a todos.!!!!
Olá pessoal, estou aqui novamente somente para atualizar o meu caso, acabei de receber a documentação legalizada do Consulado, lá foi bem rapidinho, exatos 12 dias. Agora próximo passo CRC - Portugal. Como vou fazer uma cirurgia amanhã, decidi encaminhar apenas no início de maio, mais pelo menos uma boa etapa do processo foi completada. Agora vamos ver em quanto tempo vai sair a minha atribuição. bjos e brç a todos por enquanto valeu.!!!! Aproveitando, só uma duvida quando a atribuição estiver ok, o pedido da Identidade e do passaporte é direto no consulado.?
Pessoal, gostaria de agradecer a todos pela orientação, e diser que estou muito feliz, pois hoje enviei minha documentação para CRC em Portugal, agora é só cruzar os dedos pra ver se da tudo certo.!!!!!
Comentários
Não desanime tbm passei por isso, mas a minha saiu em 20 dias. É infelizmente tem que ses de inteiro teor mesmo, mas pode ter certeza que não levará 3 meses não.
que absurdo eh esse ?
Pensei que fossem 3 meses pra arrumar algum nome, mas soh pra um certidao de inteiro teor ? Tem certeza que eles sabem do que se trata ? Nunca vi isso ! Normalmente leva 5 dias uteis, vai la discutir, nao tem nada de juiz nessa historia, e nao esquece que a certidao tem que ter firma reconhecida do escrivao.
Volta e fala com outra pessoa, isso nao existe.
Então hoje mesmo falei com meu advogado e ele me disse que o processo é esse mesmo, tem que ter autorização judicial, mais que oprazo que o cartório me passou é para eu desconsiderar, pois essas certidões os juízes já entendem que na maioria são para casos de naturalização e existem prazos para isso e já despacham logo...
Ele me disse se demorar 20 dias é muito....
Torcer pra ser menos...!!!
bjos e brç a todos
Boa sorte, Marcelo!
Eu ja querendo exigir do cartorio pra ontem !
Eu sou de Sao Paulo e estou no mesmo barco da Lara, sempre ligava no cartorio, pedia a certidao e fazia o deposito, em uma semana estava em casa.
Bem, boa sorte, 20 dias esta melhor, mas que loucura esses cartorios, nao ?
Tbm o cartório que está a minha certidão é lá no Brás, eles vivem cheio de serviços por causa dos "amaveis" bolivianos que não saem do cartório de jeito nenhum.
Logo logo os bolivianos tomam o Brás da gente por uso capião.
A explicação da mulher do cartório foi que a Certidão de Inteiro Teor é um documento tido como “sigiloso”. Foi exatamente essa palavra que ela usou. Por isso o juiz tem que avaliar o motivo, fim que se destina para liberar ou não o acesso aquele documento. Este tipo de certidão tem todos os detalhes, informações da pessoa, e em alguns casos como serviço de proteção a vítimas e testemunhas, casos de adoção, ele pode ser negado. Mas para cidadania é sempre autorizado. A demora é mesmo pelo aspecto burocrático e do quão “movimentado” é o seu cartório.
Foi feito então um “mini processo”, outro termo usado por ela. No cartório tiraram cópia simples do RG, carteira de motorista do meu pai e fizeram ele assinar um requerimento.
é exatamente isso que me falaram também, sem tirar nenhum ponto e nenhuma virgula.
Tomara só que o meu seja rapidinho também.!!!!
Isso com certeza é o mais importante, e se não fosse pela ajuda dos membros desse siteiria ser bem mais difícil.!!!,
Orientação, informação correta já é meio caminho andado. Falo isso por experiência própria. Estamos no final do processo do meu pai iniciado em 2007 através do consulado. Tomamos o maior "olé" de vários cartórios. Ninguém nunca sabia de nada e ficamos numa peregrinação que parecia sem solução. E isso porque o caso é simples, visto que não há divergência de grafias, nomes diferentes, divórcios e óbitos na história. Se eu soubesse o que apredi aqui, já teria tudo resolvido há muito tempo. Agora estou lendo e relendo as dicas para poder fazer o meu processo sozinha.
Olá Pessoal.
Bom estou aqui pra avisar que após exatos 22 dias, acabei de pegar a minha tão esperada CERTIDÃO DE INTEIRO TEOR, bom como algumas pessoas haviam me falado, realmente não iria demorar todo aquele tempo (3meses) ainda bem!!!.
Primeira etapa concluída, hoje mesmo já enviei para o Itamaraty, vamos ver quando eu recebo de volta, lembrando que semana que vem é Carnaval né.!!!!
Valeu galera...... por enquanto obrigado, e aproveitando .... Um ótimo Carnaval para todos.!!!!!
legal! va mandando noticias sobre o andamento dos seus docs! bom carnaval pra vc tb!
Olá pessoal, bom estou postando essa mensagem apenas para relatar o andamento do meu caso. Mandei a certidão de Inteiro Teor ao Itamaraty no dia 19/02/09 e recebi a mesma legalizada (ainda bem) hoje 02/04/09, foram exatamente 44 dias.
Agora vou enviar os documentos ao consulado, e espero que seja mais rápido.!!!!!
Ufa!!!!!
bjos e brç a todos
Realmente o Itamaraty de Brasília demora mais para devolver as certidões. Em média são 30 dias. Talvez tenha demorado um pouco mais, pois no período citado teve a semana do carnaval.
Você deveria ter mandado para o Itamaraty de São Paulo. Lá a média cai para 5 dias úteis.
Mas de qualquer forma, falta pouco para você enviar tudo para a CRC.
é...... fiquei sabendo do Itamaraty de São Paulo depois que já tinha mandado, mais de qualquer forma o importante são as coisas darem certo......é com certeza logo já estarei emviando a documentação toda para Portugal!!!!
Valeu
Até +
Minha avó é portuguesa, casou no Brasil, mas não comunicou o casamento em Portugal.
A certidão de nascimento está como Maria Cavaleiro. Só que a cert. de casamento (no Br) está como Maria da Silva. Será que preciso corrigir aqui o nome de solteira dela, que consta na cert. de casamento sendo que o nsacimento é outro nome?
Deposi como seguir? Não tenho idéia... por favor ajudem-me!!!!!!
Obrigado.
Primeiro informe quem é filho de sua avó(pai ou mãe) e quem fez o registro de nascimento do filho/a dela? Daí te falamos o passo seguinte.
Olá galera..... estou aqui novamente, mais agora apenas para informar que mandei hoje 03/04/2009 a documentação para o consulado foram 3 documentos (Xerox autenticada do RG, Certidão de inteiro teor ( já legalizada pelo Itamaraty) e o formulário mod 1C preenchido e com firma reconhecida por autenticidade) tudo deu um valor de R$ 125,00,.........agora vamos ver quanto tempo vai levar........
Bom fim de semana a todos.!!!!
Olá pessoal, estou aqui novamente somente para atualizar o meu caso, acabei de receber a documentação legalizada do Consulado, lá foi bem rapidinho, exatos 12 dias. Agora próximo passo CRC - Portugal. Como vou fazer uma cirurgia amanhã, decidi encaminhar apenas no início de maio, mais pelo menos uma boa etapa do processo foi completada. Agora vamos ver em quanto tempo vai sair a minha atribuição.
bjos e brç a todos por enquanto valeu.!!!!
Aproveitando, só uma duvida quando a atribuição estiver ok, o pedido da Identidade e do passaporte é direto no consulado.?
Pessoal, gostaria de agradecer a todos pela orientação, e diser que estou muito feliz, pois hoje enviei minha documentação para CRC em Portugal, agora é só cruzar os dedos pra ver se da tudo certo.!!!!!
bjos e brç a todos!!!!