E NO MEU CASO
Olá pessoal fui convidado para participar da comunidade através da Lara.
Meu pai é Português, só que ela já faleceu a 1 ano, minha mãe ainda é viva mais é brasileira.
Dei entrada no processo de transcrição de casamento e óbito de meu pai e para poder dar entrada na minha nacionalidade portuguesa mas o consulado recusou, devido a uma divergência no nome da mãe de minha mãe. Na certidão de nascimento da minha mãe o nome da minha avó está como de solteiro, já o de casamento da minha mãe o nome da minha avó já está de casada. Para que eu possa dar entrada nesse processo tenho que corrigir as certidões, caminho complicado.
Fiquei sabendo através da Lara que existe uma forma mais rápida de eu conseguir a naturalização diretamente com Portugal sem precisar mexer com essas certidões.
Por favor podem me dar informações.?
Grato
Abraço a todos
Meu pai é Português, só que ela já faleceu a 1 ano, minha mãe ainda é viva mais é brasileira.
Dei entrada no processo de transcrição de casamento e óbito de meu pai e para poder dar entrada na minha nacionalidade portuguesa mas o consulado recusou, devido a uma divergência no nome da mãe de minha mãe. Na certidão de nascimento da minha mãe o nome da minha avó está como de solteiro, já o de casamento da minha mãe o nome da minha avó já está de casada. Para que eu possa dar entrada nesse processo tenho que corrigir as certidões, caminho complicado.
Fiquei sabendo através da Lara que existe uma forma mais rápida de eu conseguir a naturalização diretamente com Portugal sem precisar mexer com essas certidões.
Por favor podem me dar informações.?
Grato
Abraço a todos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Entre no portal do cidadão, se cadastre e peça informações e orientações via email, pois assim fica melhor, sem dizer que qualquer informação será impressa o que será uma prova, visto que em Portugal as informações são muito diferentes das que são dadas nos Consulados no Brasil. Se informe sobre qualquer doc. no portal pois evita que vc perca tempo e dinheiro. Procure tbm no portal do acime e dgrn.
legal que vc se juntou a nós. rsss
Seguinte, seu caso é bastante simples, filho de portuga! rs Se vc fizer direto na CRC em Lisboa, realmente vc não vai precisar transcrever o casamento de seus pais, nem o óbito de seu pai. Esquece consulado, eles são muito enrolados.
De documento do seu pai vc só precisa da certidão de nascimento portuguesa dele. Vc tem? Aliás, vc tá em Portugal ou no Brasil? Se vc estiver em Portugal, pode fazer pelo correio ou pessoalmente, é ainda mais fácil!
Diga lá primeiro onde vc está no momento e tb onde vc está registrado no Brasil pra gente te passar os documentos certinhos e as dicas de legalização!
Primeiro... muito obrigado mesmo pelo auxilio que vc esta me dando, e vejo que não é só pra mim é pra bastante gente da comunidade. Parabéns pela sua simplicidade e simpatia. Espero eu também pode ajudar quando puder.!!!.
Bom quanto da onde estou... Moro em São Paulo - Guarulhos, e sobre as documentações do meu pai tenho a certidão de nascimento dele e + o passaporte além de algumas carteirinhas militares, pois ele serviu o exercito em Portugal.
Pelo que sei foi ele o declarante da minha certidão de nascimento, mais a mesma não está comigo pois já sou casado, agora tenho a de casamento.
Já dá pra começar.?rsrsr
Ë o seguinte... como a Lara disse, esqueça o consulado (ele só servirá para colocar os selos nos documentos brasileiros) Se o seu pai foi o declarante do seu nascimento vc precisará:
Certidão de nascimento portuguesa do seu pai, ou pelo menos o número do assento.
Precisará da sua certidão de nascimento de inteiro teor com firma do escrivão reconhecida e legalizada no Itamaraty e no consulado.
Uma fotocopia autenticada do R.G. ou passaporte com o selo do consulado.
O requerimento modelo C1 autenticados e legalizados no consulado.
Vai ter que fazer um pagamento no correio através do "Dinheiro Certo" diretamente para a conservatória de Lisboa e enviar esse comprovante com todos os documentos citados acima.
Dê um passo de cada vez.
Certidões de Inteiro Teor..´
Obs:
Não sei se tive sorte, mas nem autentiquei no Itamaraty. Os documentos Brasileiros foram reconhecidas as assinaturas em cartório ,depois foram levados no consulado portugues do Recife para autenticar.
______________________=_________________
Fico feliz por fazer parte desta comunidade, só eu sei o que passei naquela comunidade famosa para conseguir informações, parecia debate político, eu colocava uma dúvida e me respondiam coisas sem nexo, apenas para fugir das respostas. Muitas vezes tinha que perguntar a mesma coisa várias vezes, pq na verdade o que queriam era vender o peixe... Tentava ajudar as pessoas respondendo as questões, nao sei nem como nao fui expulso. Vamos nessa rumo a 700 utilizadores...
No caso de atribuição, não precisa de historico escolar ,nem antecedentes criminais, esses docs so para naturalização.
Olá, Serginho, obrigado pelas dicas, o pessoal aqui tem me ajudado bastante.
Mais só para tirar duvidas.
1- A certidão de nascimento do meu pai é antiga, tenho que ter uma atualizada, se sim onde consigo, e tenho que enviar para Portugal a original.
2 - O requerimento modelo C1 onde que eu consigo
3 - Sou casado além da certidão de nascimento vou precisar da de casamento também, lembrando que depois da minha parte concluída pretendo fazer da minha esposa e dos meus filhos
4 - Qual o valor que devo pagar, e pra onde mando essa documentação
5 - A documentação para o Itamaraty também mando pelo correio
6 - E as do consulado posso ir pessoalmente
Por enquanto é só e mais uma vez valeu.!!
Brç
1- A certidão de nascimento do meu pai é antiga, tenho que ter uma atualizada, se sim onde consigo, e tenho que enviar para Portugal a original.
Resposta: Pode mandar sem, basta apenas prencher os dados certinhos dele no formulario de requerimento MODELO - 1E
2 - O requerimento modelo C1 onde que eu consigo.
Resposta: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_
3 - Sou casado além da certidão de nascimento vou precisar da de casamento também, lembrando que depois da minha parte concluída pretendo fazer da minha esposa e dos meus filhos
Resposta: Apenas Nascimento. Vc nao era casado quando nasceu, certo? Entao averbar casamento e pedidos de atribuicao para os filhos somente depois de virar portugues.
Resposta: 175,00 euros. As instrucoes detalhadas, mandar, endereco, etc etc, se encontram nesta Comunidade. Faz uma pesquisa
Resposta: Se vc mora no Rio basta ir la no Itamaraty do Rio, mas se mora em outra cidade manda para brasilia por Sedex. Tem endereco aqui na Comunidade tb
6 - E as do consulado posso ir pessoalmente.
Resposta: Depende do Consulado. No Rio atende pessoalmente em SP tem que ligar para marcar.
Agora, se vc tiver um pouco de paciencia vai encontrar essas duvidas sanadas aqui na nossa Comunidade. Por vezes sao faceis, basta apenas pesquisar.
Boa sorte
Tire uma segunda via recente atraves do Portal do Cidadao:
http://www.portaldocidadao.pt
2 - O requerimento modelo C1 onde que eu consigo
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_regi
eh so imprimir colorido e preencher a mao. Vc vai precisar assinar presencialmente em cartorio, o formulario vai receber um selo de firma reconhecida por autenticidade.
Fisrt things first. Primeiro vc precisa se tornar portuga. Depois que vc ja for portugues, entao podera transcrever seu casamento em Portugal. Mas para dar entrada depois no processo de atribuicao seus filhos, vc nao vai precisar transcrever seu casamento antes. Vc podera fazer isso paralelamente. Sua esposa, porem, so tera direito a nacionalidade se vcs morarem juntos alguns anos em Portugal. No entando, se vcs forem morar em qq pais da UE, ela tera direito a um visto por ser esposa de cidadao europeu.
Para o seu processo de atribuicao vc devera pagar 175 euros atraves de um vale postal chamado Dinheiro Certo que vc faz nos Correios, no dia que for mandar tudo pra CRC em Lisboa. Endereco:
Conservatória dos Registos Centrais
Mod. 1C
Rua Rodrigo da Fonseca, 200
1099-003 Lisboa
Sim. O servico eh gratuito. Todas as infos vc encontra aqui: http://www.abe.mre.gov.br/legalizacao-de
6 - E as do consulado posso ir pessoalmente
Nao pode, rs... no de Sao Paulo as legalizacoes sao todas feitas pelo correio! Mas eh rapido, 1 semana...
1- Vc pode mandar ou nao a certidao do seu pai, depende um pouco da sua pressa. Se vc tiver muita pressa, mande a certidao junto. Se nao tiver tanta pressa, coloque apenas os dados certinhos no formulario e deixe que a CRC vai localizar a certidao por vc.
6 - Legalizacao no consulado de SP so mesmo pelo correio. Vc tem que imprimir e preencher um requerimento que tem no site do consulado, juntar os documentos, um cheque nominal com o valor das legalizacoes (a tabela de precos tb ta no site do consulado) e mandar tudo por sedex, junto com um envelope vazio de sedex. Eles devolvem em cerca de 5 dias uteis.
Valeu mesmo......
Vou começar a ver tudo isso hpje mesmo....
Bjos
como devo proceder vivo com minha esposa q e portuguesa a 4 anos e meio e dessa uniao temos uma nenem de 2 anos tambem de nacionalidade portuguesa.porem a questao ea seguinte viemos a casar no dia 12 de julho 2008 no brasil antes disto coabitamos em uniao estavel(de fato) nao reconhecido judicialmente agora pretendo pedir a nacinalidade portuguesa e possivel. sendo q a lei exige q seja casado de 3 anos ou mais ou vivam em uniao de fato 3 anos ou mais reconhecido judicialmente.desde ja agradeco a ajuda.
Olá.... mais uma vez eu aqui te atormentando..
a certidão do nascimento do meu pai que está comigo é antiga, posso mandar uma xerox dessa mesmo.?
bjos
Voce pode solicitar a Naturalizacao mas deve provar algumas coisas.
Sim. Voce pode mandar a antiga mesmo, pois no site do Consulado esta escrito que pode mandar uma antiga mesmo.
Ou voce pode colocar os dados no requerimento.
Mandando a certidão do portugues ou não, a CRC faz uma nova requisição da certidão, portanto, tanto faz mandar ou não.
Ele poderá mandar a xerox, mas pode ter certeza que eles não vão considerar a xerox e sim fazer a pesquisa e trazer a original. A xerox facilitaria apenas para eles lerem com clareza e ir buscar no lugar certo, vai saber se quem preencheu o formulário não tem uma letra muito legível.
Se for enviada uma certidao portuguesa original e recente (segunda via) com o selo branco, de copia integral e emitida por fotocopia, a CRC nao vai precisar buscar outra (pois dificilmente restam duvidas sobre a autenticidade do documento) e isso acelera um pouquinho o processo. As certidoes emitidas pelo portal do cidadao e pelas conservatorias ja saem com o selo branco de autenticidade.
Agora se vc mandar uma mera xerox (documento nao original) ou apenas informar os dados do registro no formulario, a CRC vai precisar buscar por conta propria o documento na conservatoria em que o cidadao esta registrado e isso costuma atrasar um pouco os processos, nao eh regra atrasar, mas vale a pena saber. Em geral so nao atrasa se o registro esta na propria CRC.
No caso do meu avo, eu providenciei por conta propria a localizacao da certidao dele em Portugal e a mesma foi emitida por fotocopia, recebeu o selo branco de autenticacao e foi enviada junto com o processo do meu pai. A CRC nao foi atras de outra certidao. Depois para o meu processo eu nao mandei a certidao portuguesa do meu pai pois ele ta registrado na propria CRC.
Pessoal, estou por enquanto indo bem....
Só mais uma duvida, meu pai é falecido, há a necessidade de mandar também a certidão de óbito? Se sim, terá que fazer a sua legalização no Itamaraty e no consulado também.?
bjos e brçs a todos
Olá........ valeu Lara, mais uma vez né....!!!
bjos
O obito sera necessario, para atribuicao, no caso de viuvez e segundo casamento. Foi o meu caso, pois meu pai se casou com minha mae viuvo entao tive que averbar o primeiro casamento dele + obito da esposa + segundo casamento dele e seu obito.
Por ser filho de portugues ate que tive que fazer muita coisa e demorou bastante.
Olá pessoal, hoje tive uma noticia triste, mais que não me desanimou. fui ao cartório onde fui registrado solicitar a certidão de inteiro teor, e me deram um prazo de até 3 meses. O que o escrevente me disse foi que esses tipos de certidões dependem de autorização judicial, pois ai é que acaba demorando essa emissão. Então questionei com ele que em outros cartórios essa certidão demora em média 5 dias, e ele me disse que tem cartórios que vão contra a lei não submetendo o pedido a uma autorização judicial, o que pode ter complicações futuras dependendo do tipo de processo a qual a certidão será usada. Por exemplo em casos onde essa certidão terá que passar pelo o Itamaraty, o mesmo pode consultar se a certidão teve ou não autorização judicial para ser expedida, e caso não tenha o pedido pode ser recusado.
A orientação que me deram foi de deixar passar uns 10 dias e ir pessoalmente no fórum de São Paulo solicitar o processo em caráter de urgência, por conta de cidadania, onde nesses casos o juiz pode proceder a favor e autorizar o pedido mais rápido.!
Bom acho que vale a pena dividir com todos essa informação........ e fica a pergunta será que realmente é isso mesmo.?
bjos e brç a todos
De qualquer forma a minha levou uma semana e a do meu marido 3 semanas. # meses é uma aberração!
voce vai fazer pelo consulado ?
Foi seu pai quem te registrou ? Pq se foi ele nao vai precisar transcrever o casamento e vc nao tera que arrumar nome algum, mas tera que mandar o processo direto pra CRC, via correio.
então Cibele, é isso mesmo que estou fazendo, estou providenciando minha certidão de inteiro teor para essa finalidade, fazer diretamente pelo CRC, mais só que a certidão tem que ser a de INTEIRO TEOR, não pode ser uma simples.