Auxílio busca certidão de Nascimento - Trás-os-Montes.

Boa tarde!


Recentemente comecei a procurar informações do meu bisavô português, para que meu pai (neto do português) possa requerer a cidadania portuguesa. Com a mudança da Lei da Nacionalidade, fica mais fácil, visto que a filha do português já é falecida também.


O meu bisavô português faleceu em 1990, aqui no Brasil e não temos informações exatas do local de nascimento dele na Itália, o que possuo é o seu RG do Estrangeiro que diz a naturalidade como "Trás-os-Montes".


Dessa forma, venho pedir auxílio as pessoas mais experientes que já passaram por isso e conseguiram boas pistas nas buscas. Abaixo vou listar as informações que eu tenho dele:


Francisco Miranda

Nascimento: 20/09/1907.

Pai: João Miranda

Mãe: Claudina Alves de Sousa.

Registro do passaporte no Arquivo Distrital de Vila Real: http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=996444


Procurei também em todo o livro de batismo da Vila Marim disponível próximo a data de nascimento dele e não encontrei nenhuma informação sobre ele.


Desde já agradeço a disponibilidade.

Comentários

  • @ErikaBrunelli , pede a reprodução digital do processo de passaporte, para descarregar pela web. Não é caro.

    O processo costuma ter informações valiosas

  • @ErikaBrunelli

    Assento 66 do ano de 1906, nascimento em 10/12/1906:

    PT-ADVRL-PRQ-PVRL29-001-033A

  • @Leticialele , boa noite! Como faço para pedir a reprodução digital? É direto na pagina aonde encontrei o registro?

  • @Eloy , na página do Arquivo Distrital

    Cadastre-se, é grátis.

    Vá em Serviços em Linha

    Há instruções de como pedir a certidão certificada. Peça sem certificação e para descarregar a partir da web. Depois, se tiver certeza de que é mesmo quem você procura, peça a certidão certificada.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais#latest"

  • Mais uma vez obrigado @Leticialele !

    É que após muita procura por aqui, não consegui achar o assento de batismo de meu avô Delfim Pereira, nascido em 06-12-1906 em Trás os Montes, mas por não saber a freguesia, estou com muitas dificuldades e bastante desanimado, pois tenho a impressão de que não vou conseguir encontrar. Achei somente um registro de passaporte de um homonimo dele que tem muito as características do meu avô.

    O nome da mãe dele (minha bisavó), consta como Thereza de Jesus na certidão de casamento dele, mas nos postais que ele recebeu aqui no Brasil, consta como Tereza Emilia Pinto. Não consta registro com nome do pai.

    Descobri que o nome de uma de suas irmãs era Adelina Pereira (Nome de solteira) e Adelina Pereira Meneses (Nome de casada, com Antônio Faria de Sousa Meneses), e que teve um filho de nome José Pereira Meneses, mas permaneceram no Porto e não vieram para o Brasil.

    Vocês acham que posso tentar achar a certidão dessa irmã para chegar ao meu avô, ou será que no cartório aonde ele se casou já aqui no Brasil com Jandyra Peixoto Pereira, posso achar o documento que ele deu entrada nos proclamas?

    Muito obrigado a todos pela ajuda.

  • @Guilherme Moreira Muitíssimo obrigada!!!

  • @Leticialele e @Guilherme Moreira , boa tarde!


    Após encontrado o registro de batismo, eu preciso pedir a certidão certificada, certo? Junto ao Arquivo Distrital de Vila Real.


    Será que também existe a possibilidade de meu bisavô ter o assento de nascimento em conservatória? Visto que o nascimento foi em 1906.


    Desde já agradeço imensamente a super ajuda de vocês.

  • @Eloy , tentou no Arquivo Nacional? Pode ter a habilitação para o casamento! Eu encontrei o processo dos meus avós, que casaram em 1920, lá.

  • @ErikaBrunelli , peça a certidão no Arquivo Distrital. Se ela já tiver sido informatizada, eles informam.

  • Olá @Leticialele como posso pedir a habilitação de casamento no arquivo nacional de um casal de portugueses que se casaram em 1939. Tenho a certidão de casamento mas só consta que são portugueses. Pode ser que tenha mais informações na habilitação. Obrigada!!

  • @Jaqueline Moraes , tem que ir pessoalmente ao Arquivo Nacional pedir a busca e uma cópia. Não sei como está o funcionamento atual, por causa da pandemia.

  • @Leticialele , você saberia em que opções eu consigo pesquisar no site do arquivo nacional? Já encontrei o livro com o processo de casamento dele, mas não fala sobre qual documento juntou para que corressem os proclamas. Realmente a minha esperança é que eu consiga encontrar o processo original que deu origem ao casamento, pois algum documento ele deve ter juntado certo?

  • @Eloy

    Acredito que vc encontrou o termo de casamento e não o processo de habilitação. No AN só vai encontrar processos da capital que na época era capital federal.

  • @Guilherme Moreira , isso mesmo Guilherme! O termo foi feito em 16/05/36, mas nele diz que o processo deu origem em 22/04/36. Será que consigo buscar esse processo no cartório aonde achei o termo?

    Muito obrigado

  • @Eloy , eu consegui uma cópia do processo dos meus avós, que casaram em 1920, indo pessoalmente lá, antes da pandemia...

  • editado January 2021

    @Leticialele

    O casamento dos avós do Eloy ocorreu em Nova Iguaçú.

    @Eloy

    não custa tentar.

  • @Leticialele, voce poderia nos dizer quais informações constam nesse processo de habilitação?

  • @Jaqueline Moraes , tem as certidões de nascimento dos dois, autorização da mãe, pois o pai da minha avó já era falecido, declaração de testemunhas que afirmavam conhecer um ou outro ou os dois e de que não havia impedimento para o casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.