Ajuda para encontrar certidão - Trás dos Montes
marianamcozza
Member
Olá, boa noite. Estou procurando a certidão de uma tia, na verdade encontrar a Freguesia e Concelho, porém temos somente a RNE dela:
ANGELINA PIRES PEREIRA
Nascimento na RNE: 14/05/1920
Filiação: FRANCISCO CLARA E MAXIMA DO NASCIMENTO
Distrito : Trás-os-Montes
Freguesia: ?
Concelho : ?
DATA DE ENTRADA (NA RNE): 18/12/1941
Agradeço muito se puderem nos ajudar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@marianamcozza , ela é da Guarda, veja o cartão de imigração
"https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L927-Z8S9?i=460&cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQ2S7-7DB7"
Pode pedir a certidão pelo civil online, você tem todos os dados
@marianamcozza
O nome de solteira é Angelina Pires ou Angelina do Nascimento, freguesia Pêra do Moço, concelho e distrito da Guarda.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-95BD-9PY7?i=37&cc=1932363
Nossa ajudaram demais !!!! Como eu faço pra consultar essa certidão ? Porque pelo tombo não consigo ver certidões de 1920, existe outro site ?
outra curiosidade : Guarda era de Trás dos Montes ?
@marianamcozza , sim, Guarda era de Trás-os-Montes
"Trás-os-Montes e Alto Douro é uma província histórica de Portugal, com limites e atribuições que foram variando ao longo da história, mas que, grosso modo, correspondiam aos atuais distritos de Vila Real e Bragança e parte dos distritos de Viseu e da Guarda. A sua capital era a cidade de Vila Real."
@Leticialele muito obrigada pela explicação !!! Se eu solicitar pelo civil on-line e eles não encontrarem, eles devolvem o dinheiro?
@marianamcozza
A ficha consular que coloquei o link acima é baseada no passaporte que por sua vez era baseado na certidão de nascimento. Vão encontrar. Na verdade precisa pedir a certidão para esclarecer qual o nome que consta no registo de nascimento.
Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa
O concelho da Guarda não pertencia a Trás-os-Montes, do distrito da Guarda somente o concelho de Vila Nova de Foz Côa.
@Guilherme Moreira uma dúvida : quando eu preencho a data de nascimento no civil on-line, fala que tem que ser menos de 100 anos, como proceder ?
@marianamcozza
Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa
@marianamcozza , você tem que "driblar" o sistema deles. Coloque uma data que dê menos de 100 anos (ex: 1925) e, em Informações Adicionais, coloque a data correta
@marianamcozza em agosto de 2019 vc estava com um processo em OVAR do seu pai e uma tia.Essa busca que vc está fazendo é de outra tia??
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15732/como-acompanhar-meu-processo-ovar#latest
eu escrevi tia pra ficar mais fácil de escrever, porém essa é a avó de um primo... tia do meu pai, porém de outra parte da família ! Como estou conseguindo fazer a nossa, eles pediram ajuda e estou tentando ajudar.
Os processos que enviei para Ovar ficaram prontos esse mês e já recebemos a certidão ! Agora estou vendo para fazer as transcrições de casamento e também iniciar o processo da minha cidadania, porém não sei qual conservatória está melhor.
@marianamcozza
Boa tarde, se o assento é de depois de 1911 e houve um batismo, vc pode olhar na seção IMAGENS do Familysearch. La tem livros de depois de 1911.
Vc coloca distrito, concelho e freguesia. Da pra ver por data e tipo de registro (no seu caso, batismo).
Isso se aplica, se não acharem no civilonline ou se vc quiser conferir mais dados do seu antepassado.
Boa sorte.
Muito obrigada !!! Recebi hoje a certidão do civil on-line ! Agradeço muito a ajuda de todos vocês!!
@marianamcozza , faça sua atribuição pelo Arquivo Central do Porto