Busca Por Freguesia e Concelho - Trás-os -Montes AJUDA!!!

24

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2021

    @Julianaguariento

    Por fim, caso você nao consiga fazer o 1) e 2) acima mencionados e o processo seja extinto (torço que não!!!), você pode tentar fazer a atribuição pelo porto ou almada (nesta última está demorando mais e acho que houve relatos de transferencia de processos para outras CRCs por excesso de casos), onde dispensam a transcrição de casamento.

    Você só tem que enviar, além dos documentos exigidos, uma certidão brasileira para fixar o nome, como a de casamento ou a de óbito do bisavô.

    O bisavô português foi o declarante do nascimento da sua avó? Se foi, o que eu disse acima é possível para todos os processos em que o declarante do nascimento do filho era português ou portuguesa.

    Obs: O seu caso é bastante interessante pois parece apontar mais uma Conservatória, como Porto ou Almada, onde dispensa transcrição de casamento em atribuições de filho.

    @Leticialele , o que você acha?

    Boa sorte, Juliana!!!

  • @Julianaguariento

    Na habilitação do casamento não tem os dados de nascimento de sua bisavó?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/233568/#Comment_233568

  • @guimoss

    Em outro forum, apareceu a informação que as CRCs do Porto foram fundidas numa só e que, por isso, não existe mais essa flexibilidade para transcrição com suprimento pela 4a CRC. Não tenho como afirmar se isto é correto, temos que ver relatos aqui nesse forum.


    @cesarrodriguez

    A grande maioria dos livros de batismo em Portugal está com as imagens digitalizadas - mas não indexadas. Alguns Arquivos Distritais tem algo feito, mas em geral é muito pouco. No Family Search, já vi alguns assentos, por exemplo do Porto, indexados. O FS não manda diretamente para o link do AD, mas quando dá sorte da indexação falar a freguesia também, aí fica fácil voltar nas imagens do AD e achar o assento específico (mas nem sempre fala a freguesia).

    O site tombo.pt basicamente agrega num lugar só todos os links do país todo, mas quando você olhas as imagens pode notar que é nos sites de cada AD. Mas facilita pois não tem que ficar pulando do site de um AD para o outro.

  • @guimoss , todas as Conservatórias aceitam os processos de filhos, sem a transcrição do casamento, quando o(a) português(a) foi declarante do nascimento do filho até que ele tenha completado 1 ano de idade. Tem uma diretiva do IRN nesse sentido.

    Por isso, eu entendo que também é o caso dos netos, embora haja divergência aqui no Fórum. Não faz sentido dispensarem para os filhos (teoricamente com documentos mais recentes) e exijam para os netos (com documentos muito mais antigos e difíceis de serem encontrados)

  • @Leticialele

    A diretiva do IRN é aquele parecer que você achou?

    @Julianaguariento

    Você poderia deixar a cronologia do seu processo em Braga, com as datas de cada etapa?

    Obrigado

  • @guimoss , sim, o Parecer se transformou em Diretiva do IRN. em 2019.

  • Boa Tarde @guimoss e @Guilherme Moreira

    Em relação a habilitação de casamento, o AN ainda não me deu retorno e depois de meses eles mudaram só agora o status de '' pesquisando''....

    Nós mandamos pra Braga os seguintes documentos:

    1- Certidão de casamento brasileira dos meus bisavós

    2- Certidão de Nascimento do meu bisavô

    3- Certidão de Nascimento da minha avó

    O meu bisavô que declarou a minha avó no cartório com menos de 1 ano de idade... Ambos meus bisavós eram portugueses... ja procuramos genealogistas para ver a questão da certidão de nascimento da minha bisavó... entretanto por TODOS os dados dela estarem adulterados, nenhum conseguiu ter exito na pesquisa.... Estou extremamente triste e desperançosa... vocês sabem se teriam um jeito de eu mandar esse processo para outra conservatória ou eu pedir os documentos tudo denovo e enviar esses documentos para outra conservatória?

  • editado July 2021

    Estou extremamente desesperançosa... mas não quero desistir desse processo... peço ajuda caso possam me orientar melhor com o comentario que fiz acima ... Algo tão besta que fez precisar da transcrição de casamento....

  • @Julianaguariento , calma! Não desista com tanta facilidade!!

    Vamos pensar em uma solução para o seu caso!!

  • @Julianaguariento , é possível que a Maria Emília Jorge tenha vindo para o Brasil, em 1912, como criada?

    Tem um passaporte de Erminia de Jesus, que veio para o Brasil com 3 filhas menores e uma criada, Maria Emilia Jorge - http://digitarq.adctb.arquivos.pt/details?id=1060787

    Pode pedir para descarregar a partir da web, acho que custa 0,25 euros por página!

  • @Leticialele É possível que sim ! Você saberia me dizer qual pagina está esse passaporte??

  • editado July 2021

    @Leticialele como que descarrega a partir da web? estou meio perdida. Seria esse pedido antecipado de consulta?


  • guimossguimoss Beta
    editado July 2021

    @Julianaguariento

    É estranho que não tenha sido aceita a certidão de casamento para fins de fixação de nome. Geralmente esse documento é aceito.

    Por favor, responda a essas dúvidas para poder te ajudar melhor:

    1) Qual foram os modelos de certidão que você enviou? Simples relato, Inteiro teor por cópia reprográfica ou inteiro teor digitada?

    2) Na certidão de casamento dos bisavós há alguma divergência ou omissão em relação ao batismo ou ao nascimento da sua avó? Como datas e idades equivocadas, por exemplo.

    3) No casamento do bisavós, aparece a nacionalidade e os pais de ambos os nubentes?

    4) No nascimento da sua avó, os pais e avós são mencionados? Há a menção da nacionalidade dos bisavós?

    Se todos os dados estiverem completos, vc pode mandar por email o parecer da @Leticialele (que dispensa a transcrição) e mencionar que o nome completo do bisavô consta na certidão de casamento, filhos dos mesmos pais que aparecem no batismo e na certidão de nascimento da avó, como avós da registrada (pais do bisavô).

    Desse jeito, a linha familiar estaria observada e a atribuição de filhos poderia ocorrer.

    Obs: Nesse site, consta os requisitos para a atribuição de filhos de portugueses:

    "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/"

    Veja se você cometeu algum erro ou se esqueceu de algo. Não acho que tenha esquecido, mas é sempre bom checar.

    Obs2: Esse passaporte que a @Leticialele mencionou é da mesma localidade de outro que achei pelo cepese em uma mensagem anterior e ela também era doméstica.

    O id:

    289601 Palmira De Jesus Covilhã Porto Incógnito Maria Rita Doméstica 26 Santos Casado

    Existe a possibilidade de a palmira já ter sido casada antes? E o seu bisavô ter sido o segundo marido? Há a menção do estado civil da sua bisavó no casamento com o seu bisavô?

    Obs3: Acredito que você tenha que fazer um "pedido de reprodução", pagar 0,25 euros por pagina nas mesmas formas que você pagou pelo assento do seu bisavô. A unica diferença é que você pode fazer o download do documento pela internet.

    Para ver esse passaporte, voce entra no site do tombo, Distrito de Castelo Branco, vê a data do passaporte e busca pelo registro 195, que imagino deve ser o numero do passaporte, está no final da pagina do passaporte.

    Por aqui, você deve conseguir a idade da trisavó e estimar o ano de nascimento dela e procurar pelo batismo na freguesia de covilhã.

    Boa sorte para você!

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2021

    @Julianaguariento

    Quanto tempo faz que você fez o pedido pela habilitação no AN?

    Eu ja fiz um pedido e demorou cerca de 3 meses para disponibilizarem o arquivo em pdf e informarem pelo email e pela plataforma de consulta.

    Verifique a caixa de spam do seu email. Talvez, vc pode ter recebido e não ter percebido.

    Abraços

  • @Julianaguariento

    Boa noite,

    Eu vi no tópico de netos, que há um "Guilherme Jorge" ( @Guilherme Jorge ). Ou seja, com o mesmo sobrenome da sua Trisavó.

    Talvez vocês sejam parentes e nem sabem.

    Entre em contato com ele e verifique. Quem sabe o que você pode descobrir...

    Boa sorte!

  • @Julianaguariento

    o Arquivo nacional é assim mesmo. Mas cada vez que muda algo no processamento, eles mandam um email. Ou você pode entrar de tempos em tempos no site e consultar cada pedido.

    Como estou fazendo da genealogia da família (não só buscando documentos de nacionalidade) já fiz uma dezena de pedidos lá. E cada um foi processado em tempo diferente - desconfio que depende do tipo de documento, onde está etc. Alguns ficaram prontos relativamente rápido (coisa de 1 ou 2 meses). Mas tenho outros em "Pesquisando" há muito mais tempo. O mais antigo é de 10 meses atrás, tem outro de 7 meses. Teve outros feitos depois que já foram concluídos.

    Por acaso, ontem recebi aquele email inicial "encaminhamos sua solicitação para o técnico a fim de que seu pedido possa ser atendido". O pedido foi feito há umas 3 semanas. Não conto com prazo para receber algo do AN.

  • Bom dia @guimoss


    1) Qual foram os modelos de certidão que você enviou? Simples relato, Inteiro teor por cópia reprográfica ou inteiro teor digitada?


    Os Modelos que enviamos foram Inteiro Teor por copia repográfica e Inteiro Teor digitada 


    2) Na certidão de casamento dos bisavós há alguma divergência ou omissão em relação ao batismo ou ao nascimento da sua avó? Como datas e idades equivocadas, por exemplo.


    Na certidão de casamento dos meus bisavós,pelo que chequei aqui só mostra que Minha Bisavó é filha de Maria Emília Jorge e meu Bisavô é filho de Manuel Ferreira e Maria de Jesus! As datas estão certinhas demonstrando que Minha bisavó nasceu em 1894 , no entanto só fala somente que ela é Portuguesa não informa o local de Nascimento dela


    3) No casamento do bisavós, aparece a nacionalidade e os pais de ambos os nubentes?


    No casamento só é relatado que eles são Portugueses e os Pais são relatados na certidão de casamento. Não falam sobre onde os meus bisavós nasceram... Além disso , em relação a Minha bisavó eles colocam que ela tem Pai desconhecido


    4) No nascimento da sua avó, os pais e avós são mencionados? Há a menção da nacionalidade dos bisavós?


    Na certidão de Nascimento da minha avó os pais e avós são mencionados ! Em relação a menção da nacionalidade , só mencionados que os Pais dela eram Portugueses , mas não relata a nacionalidade dos avós dela .

  • @guimoss

    Eu pedi a habilitação de casamento a 4 meses atras e a possibilidade de minha bisavó ter tido um outro marido em portugal é pouco provavel, pois ela foi para o Brasil menor de idade...

  • @guimoss o que a CRC de braga deu condição para fixação do sobrenome do meu bisavô seria fazer uma transcrição de casamento ou ele ter tido um bilhete de identidade... você ja viu um caso desse antes? Achei bem estranho isso!

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2021

    @Julianaguariento

    A fixação de nome, geralmente, se dá com o envio de uma certidão brasileira de casamento (que vc disse ja ter enviado) ou de óbito.

    A certidão brasileira de casamento dos bisavós foi de inteiro teor digitada ou reprográfica?

    A certidão portuguesa do seu bisavô foi integral (=reprográfica brasileira) ou narrativa (=digitada brasileira)

    A certidão de nascimento da sua avó foi de inteiro teor reprográfica ou digitada?

    Essas certidões acima estavam legíveis?

    ***E se eles pediram a transcrição ou o bilhete de identidade para fixar o nome, talvez eles aceitem o passaporte português.***

    Você chegou a pedir esse passaporte abaixo pelo cepese?

    "270826 Carlos Ferreira Chaves Porto Manuel Ferreira Maria de Jesus Trabalhador 19 Rio de Janeiro Solteiro"

    Talvez, vc consiga suprir a exigência por ele.

    Aí, é so mandar uma petição simples e a imagem para a crc de braga com o titulo "cumprimento de exigencia do processo xxxxx/21".

    Aqui você pode optar por pedir esse id do cepese (custa 10 euros), pedir o passaporte pelo Arquivo Distrital do Porto (creio que tenha sido este Ad que emitiu esse passaporte), ou pesquisar no tombo pelo passaporte do seu bisavô, em Braga e no Porto, o que é bem mais trabalhoso.

    Eu pediria o id do cepese ou entraria em contato com o AD do Porto.

    Obs: Como você está fazendo varios processos de filho até chegar a você, eu sugiro que você considere trocar de Conservatória em processos futuros.

    Boa sorte e abraços!

  • @guimoss Boa Tarde !!!

    Poderia me orientar como posso pedir esse pedir esse passaporte do Carlos Ferreira por favor ? Pelo Cepese

  • A questão do AD de Porto como eu poderia entrar em contato com eles sem saber onde ta o passaporte do Carlos ?

  • @Julianaguariento

    As instruções são essas:

    "Para a obtenção da data de emissão do passaporte, n.º de passaporte, e localização do documento original em arquivo, deverá contactar o CEPESE através do email cepese@cepese.pt, indicando o n.º de ID do(s) registo(s) pretendido(s).

    "...informamos que, a partir do dia 15 de setembro de 2015, cada pedido de informação terá um custo de dez euros, no caso de pedidos de um único ID, e de oito euros por pedido sempre que forem solicitadas informações de dois ou mais IDs."

    Boa sorte!

  • @Julianaguariento

    E talvez vc nem tenha que pedir o passaporte pelo cepese.

    Como o carlos nasceu em 1901 e esse passaporte foi emitido quanfo ele tinha 19 anos, isso significa que o ano do passaporte é de 1920 ou 1921.

    Dessa forma, você pode procurar no site da torre do tombo os livros de passaporte desse ano por pessoas que tinham 19 anos.

    Depois, você confere o nome, o concelho e a freguesia.

    Em regra, você deveria procurar pelo passaporte nos livros de Vila Real.

    Acontece que, o id do cepese ao indicar o concelho, diz que é "Porto", isto é, onde o passaporte foi emitido e onde deve ser procurado.

    E mais uma coisa: No tombo, na seção do Distrito do Porto, também aparece uma listagem de Bilhetes de identidade.

    Talvez, o seu antepassado tenha feito a identidade no Porto também.

    Aí, vc escolhe pesquisar pelo passaporte ou bilhete de identidade no tombo ou pedir o passaporte pelo cepese.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2021

    @Julianaguariento

    E, a titulo de curiosidade, você verificou com o @Guilherme Jorge , se ele é um parente da sua bisavó?

    Se for, ele pode ter os dados dela, o que ajudaria no seu caso.

    Obs: você ainda nao detalhou o tipo de cada certidão que você enviou no seu processo, como perguntei na seguinte postagem:

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253588/#Comment_253588"

    Espero que tudo se resolva

  • @guimoss

    Vou detalhar agora as certidões que foram enviadas:

    Certidão de Nascimento Carlos: Foram enviadas a narrativa e a Integral

    Certidão de Casamento de Carlos e Palmyra: Cópia Repográfica e Inteiro teor digitada

    Certidão de Nascimento da filha: Cópia Repográfica e Inteiro teor digitada

    Enviamos os dois tipos para a CRC ( segue a continuação da resposta no próximo comentário)

  • As certidões a principio pelo que chequei estavam bem visíveis para vizualização e leitura

  • @guimoss em relação ao bilhete de identidade não achei entre os anos de 1920 e 1921 ... mas acho que vou realmente pedir o passaporte pelo cepese e muito obrigada por não desistirem do meu caso! Isso me faz não querer desistir do processo!!!

  • @CarlosASP ,

    Não encontrei nada no distritos que são de trás-os-montes. Fiz as pesquisas pelo tombo.pt.

    Alguem tem mais alguma ideia de onde encontrar alguma pista do paradeiro do registro do meu bisavô?

    Estou analisando todos os distritos que existem no tombo.pt, mas tenho duvida se todos os registros estão digitalizados.


    Valeu Galera.

  • @guimoss em relaçãoa o tipo de passaporte , eu deveria procurar no tombo o registro de passaporte ordinário? Porque existe outros tipos de registros de passaportes

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.