para dupla cidadania

Ola,

Gostaria de saber algumas informacoes:

Minha bisavo era portuguesa,e minha avo esta viva,queria saber quais os documentos necessarios para minha avo ter dupla cidadania,e depois minha mae e depois eu.

Sei q tenho que ir atraz das certidoes de inteiro teor,e depois leva-las ate o itamaraty,e depois leva-las ate o cartorio de Portugal no Brasil pra obter o selo branco.

Tenho a certidao de nascimento da minha bisavo de Portugal.

Se vcs puderem me ajudar?muito obrigada pela atencao!
«1

Comentários

• Paty

Primeiro vc tem que saber onde sua bisavó casou,pra saber so casamento dela esta averbado em Portugal,caso ja esteja, ai vc vai precisar da certidão narrativa de nascimento portuguesa de sua bisavó , a certidão de nascimento de inteiro teor de seu bisavô( que deve ser brasileiro certo?), com firma reconhecida de quem emitir, autenticada no itamaraty e depois no consulado portugues,certidão de nascimento de inteiro teor de sua avó,com firma reconhecida de quem emitir, autenticar no itamaraty e depois no consulado portugues, xerox autenticada da carteira de identidade de sua avó e autenticada no consulado portugues.
    Agora , se o casamento de sua bisavó ainda não tiver sido averbado em Portugal, terá que fazer primeiro o averbamento para depois dar entrada na atribuição de sua avó. Para o averbamento, vai precisar da certidão narrativa de nascimento de sua bisavó, certidão de inteiro teor de su bisavô, certidão de casamento de inteiro teor, todas as certidãoes brasileiras tem que ter firma reconhecida de quem emitir e legalizada no itamaraty e depois no consulado.
    Para averbar o casamento direto em Portugal, tem que ser com uma procuração para alguem fazer la pra vc ou então pelo consulado.
    Qualquer duvida pergunte novamente,acho que escrevi tudo.
  • Sandra

Ola,se eu tiver so a certidao de casamento brasileira da minha bisavo nao basta?e obrigatorio a certidao do meu bisavo tmb?Agora em ralacao ao meu avo e a meu pai sao falcidos,tenho q ter acertidao de obito tmb?
  • Sandra

Bom Sandra agradeco suas informacoes e vou em busca disso tudo!!!!!!!
    Bom agora e so ter paciencia a vamos la...
    Valeuuuuu.
  • Paty

Esquece certidão de obito, não precisa dizer que ja morreram, faz tudo ,como se estivessem vivos, a não ser que seja algum dels, o filho do portugues.
  • Ola Sandra
    Gostaria de saber como e esse processo de averbacao do casamento da minha bisa avò(portuguesa)com o meu avo(brasileiro),vc sabe se e obrigatorio?Porque um amigo esta tirando tmb a cidadania dele por parte da avo e nao pediram a averbacao e todos os documentos ja estao em Portugal..
    E se depois que minha avo preencher o formulario C1 e a copia do RG com firma reconhecida tem se ser registrado no consulado Portugues ou pode ser em um cartorio qualquer na minha cidade?

Muito obrigada.
  • Paty

É o seguinte, se o portugues da história teve um filho e ele não foi o declarante do seu nascimento a averbação deverá ser feita.
    Ex: Se seu avô é português e na certidão de nascimento do seu pai não constar que foi o próprio portugues o declarante do seu nascimento o casamento deverá ser averbado.

O requerimento C1, as certidões de nascimento e o RG deverão obrigatóriamente ser autenticados no cartório e em seguida tbm pelo consulado.

Não esqueça que são autenticados por autenticidade, presencialmente e não por semelhança.
  • Ola Serginho,

Gostaria de saber se mando meus documentos junto com os da minha bisavo,minha avo e os da minha mae?Ou tenho q esperar minha vo e minha mae serem Portuguesas e depois dou entrada no meu?
    Muito origada.
  • Paty!

Vc tem que aguardar sua avó e depois sua mae se tornarem Portuguesas sim. Para depois vc dá entrada no seu pedido!! Nesse caso tem que ser de um em um.
  • Ok entendi,muito obrigada!
  • Paty

É exatamente isso que o Rodrigo respondeu.
    Cada atribuição ou aquisição são processos individuais. Tem que ser um de cada vez.

boa sorte
  • Serginho

Ok,valeu!!!
  • Ola,

Vou ter que averbar o casamento da minha bisavo em Portugal(ja tenho as certidoes em maos),agora tenho um primo que mora em Portugal,sera que ele pode averbar por mim?Ou vai precisar de procuracao?
    E se depois de averbado se os documentos voltam pra mim ou ficam com eles(Portugal)?

Obrigada!
  • Pri

Primeiro para saber se voce tem realmente direito a cidadania, tem que informar por qual processo ele fez, atribuição ou naturalização?
  • Pri

Se o seu avó é o português, seu pai deve ter feito por atribuição nesse caso o modelo é o 1C.
  • Rosangla

Bom dia,

Agora se eu for averbar o casamento da minha bisa no Brasil onde minha vo mora,como e que ela tem que fazer e quanto tempo demora?
    Obrigada pela ajuda!
  • Ola

Gostaria de saber quanto tempo demora pra ser averbado o casamento da minha bisavo no brasil??Minha avo vai averbar o casamento dos pais dela....
    Obrigado!
  • Paty,

vc precisa averbar o casamento dos seus bisavos em Portugal, se vc tiver alguem q possa faze-lo direto em Portugal eh melhor, sua avo pode fazer uma procuracao pra essa pessoa, e leva no maximo umas duas semanas para ficar pronto, se nao tiver ninguem por la, ai so mesmo atraves do consulado no brasil.
  • Paty

Os prazos dependem de cada consulado, uns sao mais lentos que os outros.
    Veja a lista de documentos e como fazer pelo Consulado no site do mesmo.
  • Sou Filho de Portugues

Bom Dia a todos da comunidade! Sou novo na comunidade e estou querendo tirar uma dúvidas sobre a cidadania. Bom sou filho de portugues e estou qurendo tirar a dupla cidadania e gostaria de saber como devo fazer para tirar. Estou morando em João Pessoa atualmente. Grato!!
  • Continuação da dúvida q coloquei acima

Meu Pai não é casado no papel, ele vivieu com minha mãe 30 anos até se separar, nesse caso como vai ser a documentação?

Pelo que andei lendo devo da entrada aqui no brasil, no meu caso consulado de Recife PE ou pelo correio em lisboa?

Atenciosamente,

Jessen Abreu
  • Jessen,

como filho de portugues e sendo seu pai o declarante do seu nascimento fica tudo mais facil fazendo via correio para a CRC em Lisboa.

Ele eh o declarante ? Vc tem alguma certdao de nascimento portuguesa dele ou os dados dessa certidao como numero do assento e ano ?
  • Não entendi direito..

Eu tenho a declração de nacimento minha que é aqui do Brasil, feito no Estado do RJ em nasci e ele tem a dele de portugal qua já faz um tempinho q ele até tirou uma segunda via e tal. Seria isso que vc está querendo saber? se for isso, como devo da entrada na papelada? quais os documentos que devo tirar fora as certidôes minha e dele? ah sobre certidão, tem alguma coisa sobre as certidôes terem expedido já algum tempo e tal ou tem q ser certidão com menos de 6 meses? Abraços
  • Jessen

O que a Cibele quiz dizer é: como seu pai é o portugues e deve ter sido ele quem fez o seu registro de nascimento, vc precisa saber o numero e ano de acento dele , nome da freguesia,concelho e conservatoria de onde ele foi registrado para colocar no requerimento 1C que vc tem que preencher e sendo assim, não precisa mandar a certidão dele;
    seus docs: sua certidão de nascimento de inteiro teor,com firma reconhecida do funcionario que emitir, legalizar no itamaraty e autenticar no consulado portugues; xerox autenticada do seu RG e autenticado no consulado portugues ;
    os documentos para vc fazer a sua cidadania, são so esses, depois que isso ja estiver pronto, lhe explicaremos o passo seguinte, que é pagar e enviar para Portugal.
  • ola pessoal, gostaria de obter algumas informações sobre o processo de dupla cidadania pois estou em Portugal e fui no cartorio aqui e me disseram que o processo de bisneto não e garantido e pode ser negado... como funciona........
    Desde ja agradeço
  • Juliano - bem-vindo!

explique melhor sua situação: quem são os descendentes do nacional português e quem ainda está vivo até chegar em vc?
  • Cibele

Ola Cibele Feliz Ano Novo!!!!!

Tem um sobrinho da minha avò em Portugal,mas pra ele averbar o casamento da avo dele teria q ter uma procuracao feita pela minha avò no Brasil enviada para ele ne??

Mas minha avo prefere averbar o casamento dos pais dela no Brasil,como q ela tem que fazer,levar as certidoes de nascimento do pai q e Brasileiro (de inteiro teor registrada do Itamaraty e no consulado de portugal no Brasil) e da mae que e Portuguesa (certidao retirada no cartorio de Portugal enviada pro Brasil),e leva-las ate o consulado de Portugal no Brasil??/??

Precisa de mais algum documento??

Obrigada pela atencao!
  • Paty,

minhas experiencias sao em Portugal, muito mais simples fazer tudo por la e mais rapido se vc tiver pressa. Se essa fosse sua opcao, apenas iria precisar da:
    1. CERTIDAO DE INTEIRO TEOR DO CONJUGE BRASILEIRO. ( Autenticada no Itamaraty + Consulado )
    2. CERTIDAO DE CASAMENTO. ( Autenticada apenas no Consulado )
    3. CERTIDAO DE NASCIMENTO DO PORTUGUES.
    4. Procuracao publica autenticada no consulado.
    Mas, se for fazer pelo Consulado, sao outros documentos, ou melhor, mais documentos ! Pelo Consulado de SP vai precisar:
    1. Requerimento devidamente preenchido.
    2. Cópia do RG.
    3. Certidão de Casamento de Inteiro Teor emitida há menos de 1 ano, se tiverem casado no Brasil.
    4.Se o outro cônjuge é brasileiro (e não tem dupla nacionalidade), enviar 2ª Via da Certidão de Nascimento emitida há menos de 1 ano (original), constando da mesma o averbamento do casamento e a mudança de nome, caso tenha havido;
    5.Original ou fotocópia autenticada da sua última conta telefónica;
    6. Envelope de Sedex (formato A4 de cartão) já com o seu endereço marcado no destinatário (para a devolução dos documentos);
    7.Três fotografias (32 x 32) mm (duas para o Bilhete e uma para actualizar sua inscrição).
    Mais informacoes estao no site:
    http://www.consuladoportugalsp.org.br/casamentobi.htm
  • Cibele

Ola,

Muito obrigada pela ajuda,agora vou tentar ver com minha vo pra averbar em Portugal com meu primo,e bem mais facil!!!!!!!
    Se eu tiver outras dulvidas te pergunto ok??

Bjssss
  • Sandra

Ola,

Gostaria de saber quais os documentos q tenho q apresentar em Portugal,minha bisavò era Portuguesa que casou com meu bisavo Brasileiro,ai vou naturalizar minha avò,o casamento deles ja foi averbado em Portugal .Ja tenho e certidao da minha avò de inteiro teor em maos e agora?
    Se puder me dar um toke eu agradeco!!!!!

Muuuito obrigado e boa noite.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.