Neto portuguesa / Sem Casamento Civil

Olá Pessoal,

Com a promulgação recente da lei de nacionalidade, no que tange a netos, passei a ter interesse em obter minha nacionalidade Portuguesa.

Porém gostaria de saber se consigo de fato aplicar para a mesma. Essa e minha situação:

Avô brasileiro (certidão de nascimento não localizada/ porem certidão de obito em maos)

Avó portuguesa (certidão de batismo em portugal em mãos/certidao de obito em maos)

Pai falecido (Certidão de nascimento e obito constam nome dos pais e portanto sua mãe portuguesa)

Ps: Meus avos tiveram 4 filhos mas nunca foram casados.

Dito isso, alguém poderia me dizer se ainda assim tenho direto a nacionalidade portuguesa?

Obrigado,

Jose

Comentários

• Vlad PenVlad Pen Member, Moderator, Banner

@Jsant vc tem direito pela lei nova .Se seu pai nasceu antes de 1978 ,vai ser preciso comprovar a maternidade com documentos adicionais como carteira de saúde, escolar e declaração de batismo.Se sua avó foi a declarante do nascimento do seu pai, não será necessário se ele foi reconhecido até 1 ano de idade.

• José

Tem que ver se na certidão do seu pai consta que ele foi registrado pela mãe portuguesa. E se foi feito durante a menoridade legal.

Se sim. Ok.

Se não. Terá que comprovar com provas bastante robustas que a mãe portuguesa participou da vida do filho durante a menoridade.

• Muito obrigado pessoal.

Sim, meu pai foi registrado por ela logo ao nascer.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.