CERTIDÃO DE BATISMO NARRATIVA

BOA TARDE PORFAVOR LOCALIZEI O bATISMO DO PORTUGUES E ESTOU COM A SEGUINTE DUVIDA, OQUE É CERTIDÃO NARRATIVA, ELA SERVA PARA O PROCESSO DE NETOS? oBRIGADA

Comentários

• LeticialeleLeticialele Member, Moderator

@DRIGIANNI , a certidão a ser pedida no Arquivo Distrital é a narrativa certificada. Vem, pelos Correios, com um carimbo em relevo.

É a certidão correta a ser enviada no processo de netos.

A certidão do filho(a) brasileiro tem que ser Inteiro Teor, apostilada

A certidão do neto (requerente) tem que ser por cópia reprográfica, apostilada.

Se for mulher e tiver o nome alterado após o casamento, mandar uma certidão de casamento, Inteiro teor, apenas para comprovar que se trata da mesma pessoa.

• @Leticalele Boa Tarde Muito Obrigada pelo exclarecimento.

• @Leticialele , bom dia!

Tenho cópias simples dos assentos de batismo dos meus bisavós portugueses (1875/79), obtidas pelo FamilySearch/Tombo.pt, mas não consta anotação do casamento ocorrido ainda em Portugal (1903) nas margens dos documentos. Quando eu solicitar as certidões narrativas certificadas ao Arquivo Distrital, a anotação/averbação do casamento constará ou deveria constar nas respectivas certidões de batismo?

@davisp , se o casamento foi em Portugal, não precisa transcrever. As cópias que você obteve são imagens do que está no Arquivo Distrital. Dificilmente terá alguma diferença. O casamento deveria constar de uma das certidões.

Você achou a certidão de casamento? Mande junto

• @Leticialele tenho sim o assento de casamento. Quanto a transcrição ok, ciente que não é aplicável. A dúvida é se o casamento deveria ou não estar anotado nos assentos de batismo, se faz alguma diferença no processo e se caberia alguma ação prévia para atualização.

Então, mesmo que não constem as anotações de casamento nas certidões narrativas certificadas de nascimento, basta anexar o assento de casamento ao processo e está resolvido?

Na realidade, gostaria de anexar o assento de casamento apenas se realmente indispensável, pois aparentemente tem divergência com nome da minha bisavó nos documentos posteriores, conforme estou discutindo em outro tópico, tenho medo de mais atrapalhar do que ajudar.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/13019/quando-e-necessario-retificar-os-documentos-brasileiros#latest

@davisp , nos registros paroquiais o nome da noiva, na maioria das vezes, é o de solteira. Não havia regra para composição dos nomes!

• @Leticialele obrigado!

Então, mesmo que não conste a anotação/averbação de casamento nas "certidões narrativas certificadas" de batismo, basta anexar o assento de casamento ao processo e está resolvido?

Nesse caso, basta cópia simples do assento de casamento ou precisa ser também uma "certidão narrativa certificada" de casamento?

@davisp , mais garantido mandar uma narrativa certificada do casamento. Minimize a chance de cair em exigência!

• davispdavisp Member
    editado November 20

@Leticialele ok! Fiz a solicitação das "certidões narrativas certificadas" ao Arquivo Distrital de Coimbra, segue a resposta que me enviaram hoje por e-mail:

Em resposta ao pedido de V. Ex.ª, informo que foram localizadas as certidões de batismo e casamento solicitadas.

As certidões que costumamos remeter para fins de nacionalidade é composta por um frontispício com os elementos essenciais (Nome, filiação, freguesia e ano do nascimento) do registo e cópia do assento original, importando em 20,00€ acrescido dos portes de correios.

Se pretender toda transcrita a transcrição importa em 30,75€ a certidão em 20,00€, acrescido dos portes de correio.

Agradeço que nos informe qual a modalidade pretendida.

Com os melhores cumprimentos

A modalidade correta seria essa primeira de 20,00€, sem ser toda transcrita, certo?

No formulário não tem essa opção "certidão narrativa certificada", tem "certidão", "certidão transcrita (aos custos da certidão acrescem os da transcrição)", "certidão por telecópia", "certidão negativa", "certidão para fins especiais (abono de família, B.I., segurança social, fins de serviço - só pode ser pedida por entidades oficiais)"

@davisp , sim, são as certidões de 20 euros. Responda ao email dizendo que quer a com frontispício com os elementos essenciais.

O Arquivo Distrital do Viseu manda uma cópia do livro, assinada, com um carimbo em relevo. Creio que Coimbra trabalha diferente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.