Retificar nome da portuguesa

Olá!

Fiz o processo de retificação do nome da portuguesa para a transcrição de casamento. Na certidão de nascimento do esposo, contém a averbação com o nome dela "antigo".

Será preciso retificar o nome dela nesta averbação também, ou não será necessário?

Farei o processo de transcrição pelo consulado de Santos.


Obrigada

Comentários

  • @Renatagsoares

    Me parece que você foi ao consulado de Santos, e eles ê que lhe instruíram que retificação fazer.

    Você já descreveu no fórum qual era o problema? Eu localizei somente a sua conversa bem inicial com o Kleber em 24/Julho quando ainda buscava os documentos, e mais tarde um único post em 6/Setembro. Cada um num tópico novo e desconectado, como esse.

    Busque no fórum um tópico que seja relacionado ao seu caso, exponha seu caso, e ali faça as suas perguntas. Abrir tópicos novos a cada pergunta, desconexos, e sem fornecer informação sobre o seu caso, não ajudará a ninguém no futuro, e nem a você no presente.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos#latest"

  • Bom dia.

    Não fui ao consulado, ja encontrei a certidão que buscava e retíficações que eu precisava, pq havia alguns erros com as certidões brasileiras, como o nome dela e a data de nascimento.

    Agora tirei a 2° via da certidão de nascimento do esposo dela para a transcrição e contém na averbação o nome não corrigido dela. A minha dúvida é se posso enviar a transcrição assim mesmo ou tenho que retificar o nome dela na averbação da certidão de nascimento do esposo dela tbm.

  • @Renatagsoares

    A Conservatória sempre olha o documento que deu origem á averbação, não a averbação em si.

    Pode enviar como está, porque no caso vão considerar a certidão de nascimento já corrigida para efeito do nome.

    A certidão de casamento serve para as outras informações de local e data. Obviamente verificarão datas e os nomes dos pais e dos nubentes que devem coincidir. No seu caso, verão que foi corrigido, e seguirão a ultima retificação.

  • @Renatagsoares

    Se estiver buscando uma conservatória para transcrição, recomendo Ponta Delgada. São estritos com divergências, mas muito profissionais. Sai em 4-6 semanas. Faz tudo por DHL. Se desejar, buscam na sua casa ou escritório (a DHL cobra uma pequena taxa para recolher).

    Fazer Vale Postal no correio é chato, mas não é o fim do mundo. Basta quem for fazer levar o RG e CPF, e fazer as contas antes de sair de casa. VP tem que ser feito em nome do requerente, e com o endereço da Conservatória que pretende mandar.

    Para envio do VALE POSTAL por Ponta Delgada: (Finalidade: Manutenção de Residente)

    • IRN, IP | Praça Gonçalo Velho, nº 12, 2º | 9500-063 – Ponta Delgada
    • https://apps2.correios.com.br/efi/app/moeda/moeda.php” + 1,5% do valor da remessa + a tarifa fixa de R$35,00. Vai ser melhor para poder conferir o valor lançado pela atendente dos correios. A remessa do valor deve ser em EURO VALE POSTAL INTERNACIONAL. 

    Se preferir pelo consulado de Santos (caso more em SP ou MS) também funciona, e pode pagar por boleto bancário.

    Consulados em geral pedem muito mais documentos, e cobram uma taxa maior, mas sai em poucos dias. Tem a comodidade de pagar com boleto bancário. O valor fica equivalente na Conservatória ou no Consulado, quando você calcula tudo: (taxa €120 + remessa R$230 - documentos extras).

  • Ahh que bom que dão valor ao documento de origem, assim economizo tempo e dinheiro RS.

    Mas muito obrigada mesmo pela dúvida sanada. Não sei muito como postar aqui, mas vou aprendendo. RS

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.