Procurei o casamento do meu trisavô em todos os cartórios antigos de Salvador de 1920 para baixo e o casamento não foi encontrado. Já não sei mais onde procurar.
Não sei se lhe ajuda: Também estou em busca da certidão de nascimento do meu bisavô. Já pedi em diversos cartórios aqui do Recife e não obtive sucesso na busca, porém eu li em um blog que é importantíssimo pedir a certidão negativa da busca. Nela o cartório atesta os livros e folhas que houve a busca, garantindo assim que o cartório realmente as efetuou.
Nas minhas buscas sempre ficava desconfiada se o cartório realmente procurava ou só me dava uma resposta negativa. Dei entrada nas buscas nos últimos cartórios possíveis pedindo a certidão negativa e, caso eu não encontre, farei as buscas nos cartórios que já fiz, desta vez, pedindo a certidão negativa.
Espero que todos estejam bem, preciso muito da ajuda de vocês, então sou neta de português e estou tentando achar alguns documentos para dar entrada, consegui encontrar a certidão de casamento dos meus avós porem fui informada que só será possível dar entrada na cidadania se encontrar a certidão de nascimento da minha avó, apesar do português ser meu avô a menina explicou que é necessário a certidão de nascimento da minha avó, pois foi ela que registrou minha mãe, pois bem minha avó nunca falou em que bairro do Rio de Janeiro que nasceu, tentamos em botafogo e não foi encontrada, agora não sei como prosseguir. Podem me ajudar? Segue abaixo os dados da minha avó.
Nome: Arlette Barcellos
Nome de casada: Arlette Barcellos Cabral
Data de nascimento: 31/05/1931
Filiação: Alexandre Vieira Barcellos e Elvira de Jesus Barcellos
Minha avó casou em 02/02/1950 com meu avó português José Cabral.
OBS: Nascimento e casamento da minha avó foram no estado do Rio de Janeiro.
Pessoal, caso eu encontre o batismo do ascendente português, é possível retificar o óbito para usá-lo como fixação do sobrenome? Sem o envio do casamento brasileiro ou transcrição do casamento em Portugal? Eu não acho o casamento de forma alguma. Pode enviar o processo sem o casamento? (Português casado com brasileira). Já procurei por esse casamento em todos os cartórios que afirmaram ter casamentos antigos em Salvador (Paripe, Periperi, Santana e Nazaré) de 1920 (ano do nascimento da filha mais velha do casal) para baixo e o casamento não apareceu. Também procurei em Inhambupe-BA (cidade de nascimento da esposa) de 1916 até 1920 e não apareceu.
Cheguei também a estender a busca nos cartórios de Nazaré e Santana de 1921 até 1927 e nada foi encontrado.
No óbito, diz que os pais do português se chamavam "Ma. Martins Gomes" e "Mel. Martins Gomes".
No registro civil de nascimento da filha mais velha dele, diz que ele era filho de "Marianna Martins" e não menciona o nome do pai.
Se o registro da filha estiver de acordo com o batismo dele, é possível retificar administrativamente, no óbito, o nome da mãe do português de "Ma. Martins Gomes" para "Marianna Martins" e retirar o nome do pai dele do registro de óbito? Para ser feita a transcrição do óbito e fixação do sobrenome em Portugal?
Pergunto isso pois, como foi ele o declarante da filha mais velha, é "mais provável" que esse registro esteja correto ao se comparar com o registro de óbito dele, que foi declarado por uma pessoa que não era seu familiar.
@MauricioFFJ , se o nome que ele adotou na vida adulta estiver de acordo com o sobrenome dos pais, não vejo necessidade de mandar certidão de casamento ou óbito. Se ele foi o declarante do nascimento da filha, não precisa transcrever o casamento.
O importante é que todos os nomes estejam corretos - no assento de batismo, na certidão do filho e na certidão do neto.
@Leticialele mas no batismo só constará o primeiro nome dele (Manoel, filho de Marianna Martins). Não há necessidade de se transcrever alguma coisa para comprovar que esse Manoel é o Manoel Martins Gomes dos documentos brasileiros?
Mas não acho o casamento em nenhum lugar, por isso tenho essa dúvida sobre a transcrição do óbito.
O casamento deve estar em alguma igreja, mas os registro antigos estão com a Cúria (Arquidiocese) de Salvador e eles nunca me respondem, tem um atendimento horrível e acho que jamais farão essa busca. Não há esses livros online no FamilySearch.
Estou precisando de ajuda pra encontrar a certidão de nascimento da minha avó ( já busquei no family search e nada) ja abri 5 buscas tambem.. ela é brasileira , preciso para transcrever o casamento dela com meu avô português.
Descobrindo a folha livro ou cartório já me ajudaria bastante..
Até o momento, nada sobre a origem exata do meu trisavô e nada do seu casamento. Nunca pensei que seria uma busca tão terrível e sem resultados. Afirmo: Só consegue a cidadania portuguesa quem tem todos os documentos através da família ou quem tem muito dinheiro para pagar genealogistas, pesquisadores e advogados. Para muitos, como eu, é um sonho impossível de ser realizado.
É triste, mas é a realidade. O casamento não está em nenhum cartório de Salvador (onde os filhos nasceram e onde ele residiu até a sua morte em 1931) ou Inhambupe (cidade de nascimento da esposa dele, brasileira), em todos os registros encontrados em que o meu trisavô é mencionado só diz que ele era natural de "Portugal". Os registros das igrejas de Salvador não estão disponíveis no FamilySearch nos anos em que preciso consultar para encontrar o casamento deles (1915-1920).
Tenho a Arquidiocese de Salvador como a minha última esperança em encontrar o casamento e nele o local exato do meu trisavô, para que eu possa buscar por seu batismo. Caso eles não encontrem, já não existem mais fontes para a pesquisa, e a desistência é a minha única opção.
Já procurei em todo tipo de site, já pedi ajuda em todos os tipos de grupos de genealogia no Facebook ou WhatsApp, nada adiantou.
Agradeço aos que ao menos tentaram me ajudar, e aos que nem me responderam, desejo mais empatia.
Preciso da ajuda de vocês para encontrar a certidão de casamento ou nascimento da minha trisavó, eu encontrei a certidão de óbito da mesma porém no cartório não tem nem uma informação a respeito da certidão de casamento ou nascimento da mesma. Segue informações a qual eu tenho abaixo:
Nome: Anna Pires
Data: 03 de Agosto de 1914
Idade: 30 anos
Nacionalidade: Portuguesa
Casada com: Celestino Barbosa
cidade do falecimento: São Carlos
Residia: Fazenda Santa Cândida
Essas são todas as informações a qual consta no atestado de óbito da mesma. Se alguém conseguir me ajudar a levantar alguma informação ficarei muito grato pois não sei mais para qual direção e devo seguir minha busca pois tentei de várias formas seguir com essa busca mas não consigo evoluir!
Na certidão de obito a qual me enviaram não consta a filiação, na verdade ela é bem vaga e sem muitas informações o que me informarão é que no cartorio somente encontraram a lavratura do obito e que no cartorio so encotrar o obito (livro). Eles me recomendaram entrar em contato com o promemoria de São Carlos para verificar o que foi fornecido no ato do registro porem na busca realizada não encontraram ela. somente encontraram uma certidão de casamento de um Anna Pires porem o nome do marido não bate com o do meu trisavô.
Você me recomenda alguma outro meio de dar continuidade na minha busca?
Olá a todos! Gostaria de saber se alguém pode me ajudar!
Meu pai e tio são netos de português. Felizmente encontrei onde eles foram registrados e já tenho a certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica do meu tio. Infelizmente o do meu pai tive que entrar com um processo na justiça para restaurar o livro de registro de nascimento porque o mesmo estava apagado. E enquanto isso sigo buscando o nascimento e casamento da minha avó.
Maria Francisca de Souza
D.N. 20/11/1905
Pais: José Francisco de Souza e Augusta Clara de Souza
Cônjuge: Sebastião Candido Moraes
Já busquei mais informações no óbito, no cemitério onde foi sepultada, no hospital onde faleceu... mas não encontrei nada.
Na certidão de nascimento do meu tio (segundo filho de Maria, q nasceu em 1932) está escrito que Maria se casou no mesmo Distrito. Ele está registrado em Cardoso Moreira-RJ. Mas naquela época todas as cidades vizinhas pertencia a Campos dos Goytacases. A atendente do cartório de Cardoso fez a busca de Maria mas não encontrou. Também fiz busca em Italva, Itaperuna, Cambuci, São Fidelis, e em todos os cartórios de Campos.
Também já fiz buscas nos registros dessa região no family search, mas não tive sucesso.
No site do sian tentei buscar mas não consegui. Já não sei mais onde buscar!
E necessito muito encontrar porque já vivo na europa mas estou ilegal aqui há 4 anos!
Continuo sem saber o local exato do nascimento do ascendente português e a arquidiocese de Salvador não me responde mais sobre a busca do seu casamento. Não tem como achar esse batismo.
Maurício, eu encontrei os casamentos de meu avô e de meu bisavô no fórum Ruy Barbosa. Vc chegou a ir lá?
O fórum Ruy Barbosa está com a guarda das habilitações antigas do cartório de Santana. Por sorte, foi nessse cartório que meus antepassados casaram. Conseguimos localizar facilmente, o SECAPI do fórum é organizado e deixa vc ter acesso aos livros. A própria pessoa pode procurar.
Meu grande problema agora é a certidão do avô (filho do português), que o cartório diz que não foi achada. Não consegui localizar e estou achando que não irei conseguir. Carório em SSA é complicaaaaado!
Comentários
@biaalmeida
dificilmente no cartório de registro de nascimento terá alguma informação de registro de nascimento dos pais
para registro de filho é necessário somente a identidade.
Procurei o casamento do meu trisavô em todos os cartórios antigos de Salvador de 1920 para baixo e o casamento não foi encontrado. Já não sei mais onde procurar.
@MauricioFFJ
Não sei se lhe ajuda: Também estou em busca da certidão de nascimento do meu bisavô. Já pedi em diversos cartórios aqui do Recife e não obtive sucesso na busca, porém eu li em um blog que é importantíssimo pedir a certidão negativa da busca. Nela o cartório atesta os livros e folhas que houve a busca, garantindo assim que o cartório realmente as efetuou.
Nas minhas buscas sempre ficava desconfiada se o cartório realmente procurava ou só me dava uma resposta negativa. Dei entrada nas buscas nos últimos cartórios possíveis pedindo a certidão negativa e, caso eu não encontre, farei as buscas nos cartórios que já fiz, desta vez, pedindo a certidão negativa.
Espero ter ajudado!
Boa noite meus amigos,
Espero que todos estejam bem, preciso muito da ajuda de vocês, então sou neta de português e estou tentando achar alguns documentos para dar entrada, consegui encontrar a certidão de casamento dos meus avós porem fui informada que só será possível dar entrada na cidadania se encontrar a certidão de nascimento da minha avó, apesar do português ser meu avô a menina explicou que é necessário a certidão de nascimento da minha avó, pois foi ela que registrou minha mãe, pois bem minha avó nunca falou em que bairro do Rio de Janeiro que nasceu, tentamos em botafogo e não foi encontrada, agora não sei como prosseguir. Podem me ajudar? Segue abaixo os dados da minha avó.
Nome: Arlette Barcellos
Nome de casada: Arlette Barcellos Cabral
Data de nascimento: 31/05/1931
Filiação: Alexandre Vieira Barcellos e Elvira de Jesus Barcellos
Minha avó casou em 02/02/1950 com meu avó português José Cabral.
OBS: Nascimento e casamento da minha avó foram no estado do Rio de Janeiro.
Muito agradecida pessoal.
@Jacqueline
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18336/dificuldade-de-achar-certidao-de-nascimento-da-minha-avo-ela-que-registrou-minha-mae-ajudaaa#latest
@biaalmeida todos me enviaram a certidão negativa por e-mail.
Já não sei mais onde procurar e ninguém me dá uma dica de como achar o casamento dos meus trisavós.
Já entrei em contato com a igreja que supostamente se casaram e já faz um mês que não me dão retorno.
Acho eu nunca vou achar.
@Leticialele
acho que se equivocou na busca
@Kleber Silva Aguiar , não é a Arlette que ela está buscando?
@Leticialele
Arlette é a Jacqueline
@Kleber Silva Aguiar , tem razão!! Excluí o comentário. Agora que vi que você havia encontrado!!
Obrigada!!
Pessoal, caso eu encontre o batismo do ascendente português, é possível retificar o óbito para usá-lo como fixação do sobrenome? Sem o envio do casamento brasileiro ou transcrição do casamento em Portugal? Eu não acho o casamento de forma alguma. Pode enviar o processo sem o casamento? (Português casado com brasileira). Já procurei por esse casamento em todos os cartórios que afirmaram ter casamentos antigos em Salvador (Paripe, Periperi, Santana e Nazaré) de 1920 (ano do nascimento da filha mais velha do casal) para baixo e o casamento não apareceu. Também procurei em Inhambupe-BA (cidade de nascimento da esposa) de 1916 até 1920 e não apareceu.
Cheguei também a estender a busca nos cartórios de Nazaré e Santana de 1921 até 1927 e nada foi encontrado.
No óbito, diz que os pais do português se chamavam "Ma. Martins Gomes" e "Mel. Martins Gomes".
No registro civil de nascimento da filha mais velha dele, diz que ele era filho de "Marianna Martins" e não menciona o nome do pai.
Se o registro da filha estiver de acordo com o batismo dele, é possível retificar administrativamente, no óbito, o nome da mãe do português de "Ma. Martins Gomes" para "Marianna Martins" e retirar o nome do pai dele do registro de óbito? Para ser feita a transcrição do óbito e fixação do sobrenome em Portugal?
Pergunto isso pois, como foi ele o declarante da filha mais velha, é "mais provável" que esse registro esteja correto ao se comparar com o registro de óbito dele, que foi declarado por uma pessoa que não era seu familiar.
@Leticialele @Kleber Silva Aguiar @Vlad Pen @gandalf
@MauricioFFJ , se o nome que ele adotou na vida adulta estiver de acordo com o sobrenome dos pais, não vejo necessidade de mandar certidão de casamento ou óbito. Se ele foi o declarante do nascimento da filha, não precisa transcrever o casamento.
O importante é que todos os nomes estejam corretos - no assento de batismo, na certidão do filho e na certidão do neto.
@Leticialele mas no batismo só constará o primeiro nome dele (Manoel, filho de Marianna Martins). Não há necessidade de se transcrever alguma coisa para comprovar que esse Manoel é o Manoel Martins Gomes dos documentos brasileiros?
Mas não acho o casamento em nenhum lugar, por isso tenho essa dúvida sobre a transcrição do óbito.
O casamento deve estar em alguma igreja, mas os registro antigos estão com a Cúria (Arquidiocese) de Salvador e eles nunca me respondem, tem um atendimento horrível e acho que jamais farão essa busca. Não há esses livros online no FamilySearch.
@MauricioFFJ , de onde vem o Gomes? De algum avô?
Na certidão do filho aparece Manuel Martins Gomes e a avó paterna como Marianna Martins?
Bom dia, pessoal!
Já tenho toda documentação para dar entrada no processo de atribuição de neto, mas como a declarante da certidão de nascimento da mãe não foi seu pai português, mas sim sua mãe brasileira, preciso transcrever o casamento deles (https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-64V2-77?i=48&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJY-XB6S) no consulado.
Entretanto, até o momento só foi localizada a certidão de batismo da mãe brasileira (https://www.familysearch.org/tree/person/memories/G78G-7BB). Não encontramos sua certidão de nascimento.
Alguém conseguiria me ajudar, por favor?
Júlia Rosa (ou Roza) de Mello
Pai: Francisco Teixeira de Mello
Mãe: Maria Francisca (ou Roza) de Mello
Nascimento: 10 de junho de 1887 (Barra Mansa, Rio de Janeiro, Brasil)
Falecimento: 18 de maio de 1970 (Barra Mansa, Rio de Janeiro, Brasil) - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6DQ9-N6T?i=193&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A776B-XX6Z
Vocês acham possível solicitar o desarquivamento do casamento (ocorrido em 1911) deles para encontrar a certidão de nascimento?
Muito obrigada!!!!!
@Leticialele no nascimento da minha bisavó, filha mais velha, diz que Manoel era filho de Marianna Martins, não menciona o pai.
No nascimento da segunda filha, diz que ele era filho de Marianna Martins e José Martins Gomes.
No óbito, diz que ele era filho de Ma. Martins Gomes e Mel. Martins Gomes.
@MauricioFFJ , não vai precisar da certidão de óbito para nada
Não tem necessidade de mandar a certidão da irmã para o processo dela.
O importante é constar:
No nascimento da bisavó - o pai Manoel, filho de Marianna Martins;
No nascimento da avó - neto (paterno/materno) de Marianna Martins
A avó Marianna pode ter casado com o José Martins Gomes, entre o nascimento das filhas do Manoel!!
@Leticialele no nascimento da minha bisavó diz que a mãe do pai dela (Marianna Martins) já era falecida.
Não há necessidade de transcrição ou envio do casamento ou óbito do meu trisavô Manoel para a fixação do sobrenome dele no seu batismo?
@MauricioFFJ , não creio que terá problemas!!
Ola boa noite a todos!
Estou precisando de ajuda pra encontrar a certidão de nascimento da minha avó ( já busquei no family search e nada) ja abri 5 buscas tambem.. ela é brasileira , preciso para transcrever o casamento dela com meu avô português.
Descobrindo a folha livro ou cartório já me ajudaria bastante..
Nome: Anisia dos Santos Alves
Data de nascimento: 10.01.1932
Pai: Francisco Bernardo Cocos
Mãe: Laudelina dos Santos Cocos
Nascimento: Bahia
@Mariza Guerra
Até o momento, nada sobre a origem exata do meu trisavô e nada do seu casamento. Nunca pensei que seria uma busca tão terrível e sem resultados. Afirmo: Só consegue a cidadania portuguesa quem tem todos os documentos através da família ou quem tem muito dinheiro para pagar genealogistas, pesquisadores e advogados. Para muitos, como eu, é um sonho impossível de ser realizado.
É triste, mas é a realidade. O casamento não está em nenhum cartório de Salvador (onde os filhos nasceram e onde ele residiu até a sua morte em 1931) ou Inhambupe (cidade de nascimento da esposa dele, brasileira), em todos os registros encontrados em que o meu trisavô é mencionado só diz que ele era natural de "Portugal". Os registros das igrejas de Salvador não estão disponíveis no FamilySearch nos anos em que preciso consultar para encontrar o casamento deles (1915-1920).
Tenho a Arquidiocese de Salvador como a minha última esperança em encontrar o casamento e nele o local exato do meu trisavô, para que eu possa buscar por seu batismo. Caso eles não encontrem, já não existem mais fontes para a pesquisa, e a desistência é a minha única opção.
Já procurei em todo tipo de site, já pedi ajuda em todos os tipos de grupos de genealogia no Facebook ou WhatsApp, nada adiantou.
Agradeço aos que ao menos tentaram me ajudar, e aos que nem me responderam, desejo mais empatia.
Até mais.
@MauricioFFJ , não tinha resolvido sua questão? Mandou o processo e caiu em exigência?
Desistir não é uma opção.
Será que vocês podem me ajudar a achar a certidão de nascimento do meu avô ele era de Sergipe
Nome: João Fernandes Dias
Pais : João Fernandes e Antônia Rosa de Jezuz
Data de Nascimento:15/05/1908
Ola @Kleber Silva Aguiar
Preciso da ajuda de vocês para encontrar a certidão de casamento ou nascimento da minha trisavó, eu encontrei a certidão de óbito da mesma porém no cartório não tem nem uma informação a respeito da certidão de casamento ou nascimento da mesma. Segue informações a qual eu tenho abaixo:
Nome: Anna Pires
Data: 03 de Agosto de 1914
Idade: 30 anos
Nacionalidade: Portuguesa
Casada com: Celestino Barbosa
cidade do falecimento: São Carlos
Residia: Fazenda Santa Cândida
Essas são todas as informações a qual consta no atestado de óbito da mesma. Se alguém conseguir me ajudar a levantar alguma informação ficarei muito grato pois não sei mais para qual direção e devo seguir minha busca pois tentei de várias formas seguir com essa busca mas não consigo evoluir!
Muito grato!
Elias
@eliaschaga
qual a filiação de Ana Pires?
Ola @Kleber Silva Aguiar,
Na certidão de obito a qual me enviaram não consta a filiação, na verdade ela é bem vaga e sem muitas informações o que me informarão é que no cartorio somente encontraram a lavratura do obito e que no cartorio so encotrar o obito (livro). Eles me recomendaram entrar em contato com o promemoria de São Carlos para verificar o que foi fornecido no ato do registro porem na busca realizada não encontraram ela. somente encontraram uma certidão de casamento de um Anna Pires porem o nome do marido não bate com o do meu trisavô.
Você me recomenda alguma outro meio de dar continuidade na minha busca?
Obrigado.
Olá a todos! Gostaria de saber se alguém pode me ajudar!
Meu pai e tio são netos de português. Felizmente encontrei onde eles foram registrados e já tenho a certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica do meu tio. Infelizmente o do meu pai tive que entrar com um processo na justiça para restaurar o livro de registro de nascimento porque o mesmo estava apagado. E enquanto isso sigo buscando o nascimento e casamento da minha avó.
Maria Francisca de Souza
D.N. 20/11/1905
Pais: José Francisco de Souza e Augusta Clara de Souza
Cônjuge: Sebastião Candido Moraes
Já busquei mais informações no óbito, no cemitério onde foi sepultada, no hospital onde faleceu... mas não encontrei nada.
Na certidão de nascimento do meu tio (segundo filho de Maria, q nasceu em 1932) está escrito que Maria se casou no mesmo Distrito. Ele está registrado em Cardoso Moreira-RJ. Mas naquela época todas as cidades vizinhas pertencia a Campos dos Goytacases. A atendente do cartório de Cardoso fez a busca de Maria mas não encontrou. Também fiz busca em Italva, Itaperuna, Cambuci, São Fidelis, e em todos os cartórios de Campos.
Também já fiz buscas nos registros dessa região no family search, mas não tive sucesso.
No site do sian tentei buscar mas não consegui. Já não sei mais onde buscar!
E necessito muito encontrar porque já vivo na europa mas estou ilegal aqui há 4 anos!
Então peço por favor! Me ajudem!!
Desde já agradeço a todos pela atenção!
@Leticialele não resolvi.
Continuo sem saber o local exato do nascimento do ascendente português e a arquidiocese de Salvador não me responde mais sobre a busca do seu casamento. Não tem como achar esse batismo.
Maurício, eu encontrei os casamentos de meu avô e de meu bisavô no fórum Ruy Barbosa. Vc chegou a ir lá?
O fórum Ruy Barbosa está com a guarda das habilitações antigas do cartório de Santana. Por sorte, foi nessse cartório que meus antepassados casaram. Conseguimos localizar facilmente, o SECAPI do fórum é organizado e deixa vc ter acesso aos livros. A própria pessoa pode procurar.
Meu grande problema agora é a certidão do avô (filho do português), que o cartório diz que não foi achada. Não consegui localizar e estou achando que não irei conseguir. Carório em SSA é complicaaaaado!