Muitas dificuldades em encontrar certidões de nascimento e casamento no Brasil

Olá pessoal.

A minha avó é viva e neta de português, mas eu estou com muitas dificuldades em encontrar a certidão de nascimento ou casamento da mãe dela, a filha do português.

Sei onde ela morava, o nome completo dela, a data e local do nascimento e morte, o cemitério em que ela está... Mas não sei em qual cartório está esse registro. Não sei a data do casamento. Falei com familiares mas não me deram retorno se alguém guardou algum documento dela, acho que não querem colaborar.

Paguei uma busca no Cartório dos Mares em Salvador-BA (período de 1920 a 1925), mesmo cartório de registro de uma irmã dela, e eles me responderam que não acharam o registro. Então, estou completamente perdido e não sei como vou achar a certidão de nascimento e casamento dela.

Outro problema que estou tendo é para encontrar a certidão de casamento do português, paguei uma busca nos cartórios de Nazaré e Santana em Salvador-BA (os únicos que tem casamentos anteriores a 1972) e eles também não encontraram o casamento. Selecionei o período de 1916 a 1921 (1921 é o ano do nascimento da filha mais velha, minha bisavó) e nada... Do português, sei apenas o nome dele e dos pais e que ele se casou com uma brasileira na cidade de Salvador-BA, todos os filhos também nasceram em Salvador, ele faleceu em um acidente quando a minha bisavó ainda era criança, então nenhum parente vivo o conheceu ou tem muitas informações sobre ele. Então, se apenas esses dois cartórios fornecem os casamentos anteriores a 1972, como vou achar esse casamento? Estou realmente perdido.

Agradeço muito se alguém puder me ajudar.

«1

Comentários

  • @MauricioFFJ , o mais importante você não informou - o nome da sua bisavó e todas as informações que tem sobre ela, para alguém auxiliar na busca! Nome, data e local de nascimento, nome dos pais, marido, filhos!

  • MauricioFFJMauricioFFJ Member
    editado October 2020

    @Leticialele '

    Nome ao nascer: Laurinda Martins Pinto Gomes

    Nome de casada: Laurinda Martins Fernandez

    Nome do marido: Armando Fernandez

    Data de nascimento: 7 de outubro de 1921 (Salvador, Bahia)

    Data de falecimento: 6 de abril de 1983 (Salvador, Bahia)

    Nome do pai (português): Manoel Martins Gomes, filho de José Martins Gomes e Maria Martins

    Nome da mãe (brasileira): Maria Pinto Gomes

    O filho mais velho de Laurinda e Armando chamava-se Albino Martins Fernandez, nasceu em 16 de julho de 1940 em Salvador, então eles devem ter se casado entre 1938 e 1940.

  • MauricioFFJMauricioFFJ Member
    editado October 2020

    Manoel Martins Gomes e Maria Pinto Gomes moravam no bairro IAPI em Salvador, BA.

    Pedi buscas do casamento deles nos únicos cartórios que encontrei que possuem casamentos antigos, Cartório Nazaré e Santana.

    Pedi a busca de 1916 a 1921 (nascimento de Laurinda, filha mais velha), mas não encontraram nada. Agora não sei onde procurar, já que os únicos cartórios com casamentos antigos, que eu saiba, eram esses.


    Laurinda Martins Fernandez e Armando Fernandez também moravam no bairro IAPI, uma das irmãs de Laurinda foi registrada no cartório dos mares, pedi uma busca do nascimento de Laurinda nesse cartório e a resposta foi negativa, não encontraram.

    Agora pedi uma busca do nascimento dela no Cartório Santo Antônio, que é o mais próximo do bairro IAPI, além do Cartório dos Mares. Se não encontrarem, realmente não faço ideia de como vou achar esse registro.

    Onde ficam registrados os casamentos antigos em Salvador é um mistério, até hoje não descobri. A maioria dos cartórios só fornecem casamentos a partir de 1972.

    Fica difícil de se procurar, já não sei mais onde.

  • editado October 2020

    @MauricioFFJ , o primeiro cartório de Registro Civil foi instalado em Salvador em 1877. Por que não manda um email para lá? É o mais antigo de Salvador!

    https://cartorionabahia.com.br/cartorio-em-salvador/cartorio-de-registro-civil-salvador-calcada/"

    Aproveite para perguntar se sabem que cartórios de Registro Civil funcionavam em 1916!

    Este cartório https://www.cartoriodase.com.br/servicos" é interligado à Central de Registros Civis. Mande um email para eles perguntando se podem ajudar na sua busca!

  • @Leticialele , o Cartório da Calçada é o Cartório dos Mares.

    A irmã da minha bisavó foi registrada lá em 1923. A minha bisavó nasceu em 1921, eu pedi uma busca nesse cartório e me responderam que não encontraram, que fizeram uma busca de 1920 a 1925 e não acharam o registro de nascimento da minha bisavó Laurinda. As minha suspeitas seriam o Cartório dos Mares e o Cartório Santo Antônio, pedi uma busca no Santo Antônio do nascimento da minha bisavó, se não estiver lá, não faço ideia de onde esteja, pois os meus trisavós moravam próximos a esses dois cartórios, no bairro IAPI.

    Sobre os casamentos, eis o mistério: Como uma cartório tão antigo só tem casamentos a partir do ano de 1972? Eu pensava que a minha bisavó teria sido registrada e se casado nesse cartório, e que o meu trisavô tenha se casado lá também, mas se eles falam que só tem casamentos a partir de 1972, os casamentos não ocorreram lá. No Santo Antônio, deram a mesma resposta.

    Como o Cartório da Sé é interligado à Central de Registros Civis, enviei hoje um email perguntando onde, ou se, ficam guardados os casamentos antigos registrados na cidade de Salvador, pois no Cartório da Sé eles só possuem casamentos a partir de 1966. Espero que eles saibam me responder...

    Segue abaixo os emails que recebi do Cartório dos Mares e do Cartório Santo Antônio, respectivamente:


  • MauricioFFJMauricioFFJ Member
    editado October 2020

    Encontrei um registro que pode ser a chegada do meu trisavô no Brasil.

    Mas nenhuma informação relevante além do nome "Manuel Martins", a origem portuguesa e o ano de chegada, 1913.

    Como não existem outras informações, não tenho como confirmar com certeza se era ele.

    Alguém sabe se esse arquivo pode me ajudar de alguma forma? Ou se tenho como saber se era ele mesmo?

    Já não sei mais onde procurar, estou quase sem esperanças.


  • @Leticialele

    Achei as certidões de casamento e óbito da minha bisavó Laurinda.

    Existe alguma forma de descobrir a origem exata do pai português dela através da certidão de casamento?

    Na certidão que tive acesso, constam apenas os nomes dos pais dos nubentes. Será que na certidão em inteiro teor existem mais informações?

    OBS: O pai da minha bisavó já era falecido quando ela se casou.

  • @MauricioFFJ , não creio que vá constar da certidão de casamento o local exato de nascimento do pai da nubente.

    Talvez o @Guilherme Moreira e o @Kleber Silva Aguiar possam orienta-lo melhor!

  • @Leticialele também penso que não conste, principalmente por ele já ser falecido quando o casamento aconteceu...

    Espero que conste ao menos na certidão de nascimento da minha bisavó.

    Se alguém puder me dar um caminho, ficarei agradecido.

  • @Leticialele @Vlad Pen @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira

    Atualizando as informações ao se tratar dos documentos:

    PORTUGUÊS:

    Ainda não descobri o local exato de origem, os cartórios eram realmente horríveis. Entrei em contato com o cartório de registro de Lélia, irmã da minha bisavó, e eles olharam o livro de registros dela, consta apenas "Portugal" no local de origem do pai. Solicitei aos cartórios do nascimento e casamento da minha bisavó Laurinda essa consulta ao livro de registros, para checar se há a informação do local exato do nascimento do pai, no registro de nascimento consta apenas "Portugal" e o de casamento não consta nada.

    Busquei o casamento dele entre os anos de 1916 a 1921 nos Cartórios de Nazaré e Santana, não encontraram. Estou aguardando o resultado da busca nos Cartórios de Paripe e Periperi. Até agora, foram os únicos que encontrei que realizavam casamentos nessa época.

    Tive acesso a um possível registro de óbito dele, não tenho certeza mas o nome dele, da esposa e da mãe aparentemente coincidem (pois foram abreviados), o ano da morte também deve coincidir (Faleceu com os filhos pequenos, o mais novo nasceu em 1929 ou 1930, então pode ter falecido em 1931). A profissão também coincide de acordo com relatos familiares, ma falaram que ele era mestre de obras e no óbito consta como construtor. Só não batem, de acordo com os relatos da família, a idade e a causa da morte. Infelizmente, consta apenas "Portugal" na origem.


    FILHA DO PORTUGUÊS:

    Encontrei o cartório do registro do nascimento da minha bisavó Laurinda (Agora tenho a localização correta de todas as certidões dela: Nascimento, Casamento e Óbito). Tive acesso ao conteúdo do livro que consta o nascimento dela, mas não constam o local de origem exato do pai e a avó paterna consta como Marianna/Mariana Martins (Não como Maria Martins, como consta no registro da irmã Lélia que nasceu em 1923).


    NETA DO PORTUGUÊS:

    Minha avó está viva e tem a certidão de casamento guardada, sabe também em que cartório está a certidão de nascimento e tem RG atualizado.


    Em resumo, eu falto encontrar o casamento e batismo do meu trisavô Manoel Martins Gomes e a certidão de nascimento da minha trisavó Maria Pinto Gomes.

    Não sei como encontrarei o batismo sem saber o local exato de origem dele, pelo visto todos os registros brasileiros não contarão a origem exata.

  • Após 5 meses da minha última postagem nesse tópico, ainda estou estagnado. Já pedi buscas nos cartórios de Nazaré e Santana entre os anos de 1910 e 1921, no cartório de Periperi entre os anos de 1915 e 1920 e no cartório de Paripe entre os anos de 1916 a 1921. Simplesmente não acham o casamento dos meus trisavós e esses são os cartórios com os casamentos mais antigos registrados. Já tentei levar essa dúvida em diversos lugares afim de que alguém consiga me ajudar ou me dar ao menos algumas dicas de como proceder mas não obtenho respostas.

    Já não sei mais onde procurar ou o que fazer e considero desistir da busca pois é muito difícil e, pelo visto, impossível. Não existem mais informações com familiares e eu já não sei mais onde procurar.

    Penso que não adiantará pedir ajuda aqui, mas se alguém souber o que eu posso fazer, agradeço. Toda ajuda é bem-vinda, mas já estou quase sem esperanças e possivelmente ninguém irá me responder aqui.

    Desejo uma boa sorte a todos que sonham com a cidadania portuguesa, pois penso que ela ficará apenas nos meus sonhos mesmo.

    Espero que casos como o meu não ocorram com frequência e que uma boa parte das pessoas que tenham o direito consigam reunir os documentos.

    Agradeço aos que ao menos leram este tópico. Talvez ele possa ajuda-los de alguma maneira.

    Boa sorte a todos.

  • @MauricioFFJ , como vai desistir???

    Não faz ideia de em que lugar do Brasil seu avô chegou?

    Já li todos os seus posts, vamos ver se o @guimoss encontra o passaporte dele!!

  • @MauricioFFJ , eu achei um Manoel Martins Gomes, filho de José Martins Gomes e de Maria do Carmo, mas há averbações de casamento (em 1898), viuvez (em 1943) e falecimento em Portugal em 28/12/ 1960). Todas as averbações foram deitas em 31 de dezembro de 1960, Nascido em 1876, em Vila Maior, São Pedro do Sul, Viseu. https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1170837 m0019.tif Será que ele voltou para Portugal?

  • @Leticialele belo achado ,tomara que o Maurício consiga resolver isso ai , muito bom quando podemos ajudar , ainda estou na luta lá pra tentar retificar o nome rs, abracos.

    Maurício, Vale lembra que no meu caso meu trisavo teve diversos retornos que só.giquei sabendo após localizar documentos , ou seja , veja por esse lado também, abraços

  • @Leticialele obrigado por responder.

    Infelizmente não sei o ano ou por onde ele chegou ao Brasil. Cheguei a suspeitar que poderia ser esse mas não tenho como ter certeza:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:WM29-L6ZM

    De acordo com o óbito que encontrei dele, ele faleceu em 8 de setembro de 1931 aos 45 anos.

    As informações desse óbito batem com o meu trisavô, incluindo a profissão, nome da esposa, nome da mãe e o ano da morte. As filhas dele foram para um internato religioso no ano de 1932, ano seguinte a morte do pai. O cemitério que ele foi sepultado é o mesmo em que a esposa e filhos estão. Penso que seja ele.

    Se o meu trisavô for o do registro de batismo que você enviou, ele teria forjado a morte no Brasil e voltado para Portugal. Seria inusitado, mas o meu trisavô se casou com a minha trisavó antes do nascimento da filha mais velha (Minha bisavó), que nasceu em 8 de outubro de 1920.

    Se alguém conseguir me ajudar a achar o batismo dele em Portugal ou casamento dele no Brasil seria de imensa ajuda.

  • @MauricioFFJ , você tem razão, não pode ser esse que suspeitei! As datas não batem, apenas os nomes.

    às vezes, o português , casado, vinha para o Brasil, se apaixonava por uma brasileira e se dizia solteiro, para casar aqui! E, em Portugal, ficavam as chamadas "viúvas brancas".

    Você poderia pesquisar nos passaportes expedidos. Esses registros contêm filiação e freguesia de nascimento. Dá trabalho, tem que ter paciência, mas não é impossível. Eu já achei dois portugueses fazendo isso.

    Se você soubesse o Concelho, pelo menos, daria para procurar em todas as freguesias.

    Seu trisavô deve ter nascido em 1886.

    Não desista!!

  • MauricioFFJMauricioFFJ Member
    editado April 2021

    @Leticialele caso o meu trisavô tenha se casado em Portugal antes de vir ao Brasil e abandonado a esposa lá, isso afeta na cidadania da minha avó? Que é neta dele.

    Eu queria muito achar o casamento dele com a minha trisavó aqui no Brasil para tentar desarquivar os documentos da habilitação, talvez assim eu conseguisse ao menos a localização do nascimento para procurar pelo batismo ou passaporte dele. Mas estou com dificuldades em achar nos cartórios de Salvador-BA.

    Sem uma localização, fica realmente muito difícil de procurar. Como eu não sei o ano em que ele veio ao Brasil e nem onde ele nasceu, não sei onde procurar o passaporte ou o batismo.

    Penso que o ideal seria primeiro achar o casamento, mas já pedi diversas buscas nos cartórios e até agora não apareceu nada. Por isso fico perdido nessa busca...

  • @MauricioFFJ , se ele tivesse casado em Portugal, não afetaria a cidadania da neta, que não deixa de ser neta só porque ele seria bígamo.

    Já tentou na Igreja Matriz perto de onde eles moravam? As igrejas guardam os livros dos casamentos realizados, pode ter alguma pista!

  • @MauricioFFJ , n Family Search há arquivos da Igreja Católica. Tem que ter muita paciência para procurar, mas...

    Esse é o link das Imagens. Não estão indexadas, por isso é mais difícil! https://www.familysearch.org/records/images/search-results?page=1&place=3055613

  • @Leticialele realmente é muito difícil de encontrar, tenho muitas dificuldades em ler os registros da igreja nessa época. As letras eram praticamente ilegíveis.

    Estou tentando novas datas com os cartórios antigos, mas caso o casamento não apareça eu realmente não sei onde poderá estar. Os anos disponíveis já estão se esgotando e esse casamento não aparece. Pedirei essas últimas buscas como uma tentativa final de encontrar.

    O meu trisavô Manoel foi o declarante da minha bisavó Laurinda, ele declarou o nascimento no cartório no mesmo dia em que ela nasceu. Eu preciso transcrever o casamento dele em Portugal? Caso o casamento não apareça, tentarei descobrir o batismo dele (Não sei como, pois não sei em que local exato de Portugal ele nasceu). Justamente por não saber onde ele nasceu que gostaria de achar o casamento dele, talvez conste algo na habilitação do casamento.

    O pior é que não tenho condições de contratar um profissional para que faça essa busca. Não sei o que farei, vou ter que aguardar novamente a resposta dos cartórios e torcer, coisa que demora muito.

  • @MauricioFFJ , se o trisavô foi o declarante do nascimento da bisavó, não precisa transcrever o casamento, mas tem que mandar o assento de batismo dele!!

    Coloque os dados do português aqui, quem sabe alguém ajuda a encontrar!!

  • Olha, eu bati exatamente nesse limbo ai. Eu localizei tudo. Nascimentos e casamentos de século 19 e comecinho do 20. Juntei tudo catando no arquivo nacional e family search e nada de achar de onde era o Portuga. Todos os documentos só diziam “natural de portugal”. Eu tinha tudo certo ligando ele a filha e aos netos. Ele foi declarante do nascimento no civil, batizou na igreja, foi testemunha do casamento dos filhos. Tudo declarando natural de Portugal!!!

    localizei aquela ficha dele de estrangeiro que tem no family search e de novo só Portugal. Uma maldição! Pedi busca do prontuário dele no arquivo nacional em julho/2020 e até hoje aguardo rs. Com a pandemia as buscas do arquivo estão uma lerdeza. Eles mesmo me falaram isso no e-mail quando dei uma cobrada.

    quando a lei saiu efetivamente apelei. Contratei uma pesquisadora. Depositei um sinal e 34 dias ela me mandou mensagem que havia encontrado. Foi um dinheiro, mas repartimos entre os primos. Era essencial para o processo da minha avó e seus dois irmãos (meus tios-avós). Com a localização exata e imagem que ela me passou pedi eu mesmo as três cópias direto no arquivo distrital e 22 dias depois mandei os 3 processos para lisboa.

  • MauricioFFJMauricioFFJ Member
    editado April 2021

    @Brasileiroforadobr o meu problema é que apenas eu tenho interesse... Nenhum outro familiar manifesta interesse na cidadania portuguesa e eu preciso arcar com os processos da minha avó sozinho, e infelizmente não tenho como pagar um profissional para ajudar. Por isso considero desistir, pois é muito difícil de encontrar e eu já não sei mais o que fazer para achar. Já gastei um bom dinheiro com buscas em cartórios por esse casamento e é muito frustrante ver o investimento sendo jogado fora, pois nunca encontro esse casamento e as buscas estão se afunilando (logo nem terei mais onde procurar nos cartórios mais antigos).

  • MauricioFFJMauricioFFJ Member
    editado April 2021

    @Leticialele ele se chamava Manoel Martins Gomes, nascido no ano de 1886 em Portugal. Faleceu em 8 de setembro de 1931 em Salvador, Bahia, Brasil. Era filho de José Martins Gomes e Maria/Marianna Martins, ambos naturais de Portugal.

    Se casou provavelmente em Salvador, Bahia com Maria Pinto Gomes (Nome de casada). Não sei quando e até hoje não achei esse casamento em nenhum cartório em que pedi buscas. Sei que se casaram antes de 8 de outubro de 1920, que foi a data do nascimento da filha mais velha (minha bisavó).

    Achei um Manuel Martins Gomes na CEPESE, filho de José Gomes e sem o nome da mãe. Chegou no Pará aos 30 anos de idade e era solteiro. Natural de Santo Tirso. Olhei no Tombo.pt entre 1886 e 1888 mas ele não aparece lá.

    Quando a minha bisavó nasceu, em 1920, o meu trisavô teria 34 anos (Se o óbito mostrou a idade correta dele - faleceu em 1931 aos 45 anos - então nasceu em 1886). Não sei se pode ser ele, mas ao menos o nome dele e do pai batem, mas a profissão do meu trisavô era Mestre de obras/Construtor. Infelizmente não consta na CEPESE o ano do nascimento desse Manuel.

  • Boa tarde, pessoal.

    Venho trazendo o mesmo problema do Maurício: Encontrei o assento de nascimento do meu trisavô português, certidão de óbito, passaporte, etc. mas na hora de achar o registro de nasicmento do meu bisavô (filho do português) as dificuldades estãao imensas.

    Tudo indica que desde que vieram de Portugal para o Brasil, minha família se fixou no Recife. Já pedi buscas nos cartórios mais antigos da cidade e até agora nada. Atualmente estou procurando minuciosamente nos arquivos das igrejas da cidade do Recife disponibilizados no Family Search.

    Se alguém puder dar uma ideia sobre qual caminho seguir ou alguma ajuda.. Qualquer coisa será bem vinda de bom grado.

    Também tenho uma dúvida, será necessário encontrar a certidão de casamento dos meus trisavós também?

    Nome do português (meu trisavô) : José Jacinto Tavares

    Esposa do português (minha trisavó) : Eulália da Silveira Tavares

    Filho do português (meu bisavô): Fernando da Silveira Tavares

    Nascimento de fernando: 16 de maio de 1906

    Esposa de Fernando: Maria Carmelita Leite Tavares (nome de casada) / Maria Carmelida Leite de Barros (ou leite Barros) (Nome de solteira).

    Filhos do Fernando: Maria Angelina Leite Tavares (nome de solteira) / Maria Angelina Tavares de Lima (Nome do 2° casamento) - Minah avó nascida em 01/06/1951 ; e Lael José Leite Tavares (falecido) nascido em 11/02/1946

    Então Fernando e Carmelita casaram antes ou em 1946

    Tenho uma certidão de nascimento autodeclarada que data o ano de 1976.

    Sei que ele faleceu entre os anos de 1976 e 1990.

  • @biaalmeida ja tentou fazer o caminho inverso ?

    achar o casamento do bisavô e verificar se o cartório do casamento possui os documentos de habilitação do casamento.

    No meu caso funcionou. Achei a certidão de nascimento através da habilitação de casamento da minha avó.

  • @leonardocouto Nossa, que ótima ideia!!! Vou iniciar a busca do casamento

  • biaalmeidabiaalmeida Member
    editado May 2021

    @leonardocouto Será que com a certidão de nascimento da minha avó eu consigo algum documento do pai dela (meu bisavô) no cartório onde ela foi registrada??

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.