Passo a Passo Processo P/ Netos de Portugueses

1-Olá, resolvi deixar esse post pois é uma dúvida minha e acredito que aqueles que tenham de fazer o processo de netos também tenham, quem já fez esse processo ou saiba o que é preciso pode ajudar, irei falar o que acho que é necessário.

/Dos Portugueses (Avós)

-Certidão de Casamento Original em Inteiro Teor digitada / processo da habilitação do casamento.

-Certidão de Nascimento Original do Português em Inteiro Teor Digitada

-Se o casal for de 2 portugueses tem que transcrever

/A geração que será pulada (Filho do Português)

Certidão de Nascimento Original do filho do Português (que nasceu e morreu Brasileiro) em Inteiro Teor Digitada.

(Não precisa certidão do casamento do filhO do Português e nem certidao de nascimento de sua esposa)

/Pessoa que vai pedir cidadania (Neto)

Certidão de Nascimento/Casamento e cópia do RG.

_

2-Após ter esses documentos o consulado é obrigatório para o envio para Lisboa? Ou pode se pagar os 175€ pelo site e enviar vc mesmo? Após ser tudo aprovado eu sei q o consulado é obrigatório pois tem de fazer os documentos oficiais mas seguem as perguntas acima.

_

Se faltou algum documento para o Processo de NetO e alguém souber e esrever agradeceria, sobre a pergunta se o consulado é obrigatório fazer o pedido de neto para Lisboa através dele também aguardo uma ajuda, no mais CASO EU TENHA ESQUECIDO ALGO PARA O PROCESSO DE CIDADANIA P/ NETO FAVOR ALGUEM QUE SAIBA CONCLUIR NOS COMENTÁRIOS

Comentários

  • @winygago , até o presente momento, com a lei antiga ainda em vigor, todos os processos de netos tramitam em Lisboa

    Se foi o português que declarou o nascimento do filho até 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento.

    Se tiver nascido antes de 1911, tem que mandar a certidão de batismo certificada pelo Arquivo Distrital e uma certidão de casamento ou de óbito para fixar o nome adotado na vida adulta;

    Do filho do português, a certidão é inteiro teor, apostilada

    Do requerente (o neto) a certidão de nascimento tem que ser por cópia reprográfica do livro, autenticada;

    Cópia autenticada e apostilada do RG do neto;

    Certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal, com autenticação no verso; cuidado porque a validade desta certidão é de 90 dias;

    Certificado de conclusão do ensino fundamental, médio ou superior, cópia autenticada e apostilada (por enquanto)

    As certidões de nascimento brasileiras têm validade de 1 ano entre a emissão e a numeração em Portugal.

    É melhor mandar direto para Lisboa (ou outra Conservatória que for autorizada pelo IRN depois da mudança na lei) do que fazer pelo Consulado;

    Pagamento de 175 euros, por vale Postal ou cartão de crédito (preferencialmente);

    Formulário 1 D impresso colorido, frente e verso, com assinatura reconhecida por autenticidade.

  • winygagowinygago Member
    editado October 2020

    @Leticialele 1-Sobre o envio, pode ser feito sem ir no consulado então? Estava pegando informações de fontes diferentes mas acho que peguei alguém desinformado (o rapaz disse que era obrigatório o envio ser feito através do consulado).

    2- Ah planos de outras conservatórias aceitarem pedidos de netos após o aprovamento da lei? Ainda estou na fase de procurar a certidão de batismo do Português (1868), logo terei os documentos seria melhor se tivesse outras já pra desafogar todos os pedidos em Lisboa

  • @winygago , se outras Conservatórias vão aceitar, é pura especulação. Por enquanto, só Lisboa. E, sim, pode mandar direto, não precisa passar pelo Consulado. Se o neto tiver mais de 70 anos, tem que fazer prova de vida no Consulado. Mas, para isso, basta ir até lá, não precisa de agendamento.

    Acompanhe as discussões neste tópico:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16191/alteracao-na-lei-de-nacionalidade-para-netos-fim-da-ligacao-efetiva-com-portugal#latest"

  • editado October 2020

    @winygago ja temos um tópico especifico para assuntos referente à nova lei para netos. Sobre os procedimentos e exigencias, ainda é muito cedo para dizer como vão ser as regras e quais conservatórias estarão aptas a fazer o processo.


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16191/alteracao-na-lei-de-nacionalidade-para-netos-fim-da-ligacao-efetiva-com-portugal#latest

Esta discussão está fechada.