Esclarecimento questões processo de Atribuição para neta de portugueses com pai e avós falecidos

Olá! Tentarei listar todas as dúvidas que tenho do processo de uma vez só para não precisar realizar multiplas postagens.

O caso é este:

Moro em Lisboa com visto de estudante, uma vez que estou a realizar minha licenciatura. Minha mãe, que mora no Brasil, é neta de portugueses por parte de pai, os 3 (pai e avós) já falecidos. O avô portugues é de Santo Tirso e a avó portuguesa de Cinfães- ambos emigraram para o Brasil jovens e se casaram lá. Eu gostaria de dar entrada em Portugal no processo de atribuição de cidadania da minha mãe. Aqui vão minhas dúvidas:

Os dados que tenho:

Sei que minha mãe ainda precisa fazer versões recentes, assinar, reconhecer em cartorio e apostilar os documentos. Mas fiquei com dúvidas sobre o que é/o que não é necessário. O que tenho:

  • Da minha mãe (neta de pts): Todos os documentos em dia e facil de serem requeridos, já que ela não tem nem 60 anos de idade.
  • Do meu avô (filho de pts): Certidão de nascimento, certidão de óbito.
  • Do meu bisavô (portugues): Certidão de nascimento, sei onde posso encontrar certidão de casamento, certidão de óbito
  • Da minha bisavó (portuguesa): Registo de emigração para o Brasil, sei onde posso encontrar certidão de casamento e certidão de óbito.


Agora minhas dúvidas:

  1. O processo da minha mãe pode ser feito por mim remotamente? No caso: eu posso fazer todo o processo em Portugal com todos os documentos devidamente apostilados/assinados por ela sem que ela precise vir para cá?
  2. Dos documentos citados por mim acima, quais são/não são necessários e quais estão em falta?
  3. Em que locais de Portugal esse processo é feito mais rapidamente? Qual é o tempo médio de tal processo
  4. Depois que ela tirar a cidadania dela, eu posso tirar como filha dela? 4.1 Os dois processos podem ser feitos simultaneamente? - Eu acho que não mas não custa perguntar
  5. Minha mãe morou na Inglaterra por cerca de 5 anos nos anos 90 e 1 ano em 2008- Precisa dos registos criminais da Inglaterra? Se sim, alguém sabe onde consigo??
  6. Os documentos portugueses dos meus bisavós precisam que eu autentique em algum local?


Agradeço bastante qualquer ajuda na situação. Muito obrigada!!

Comentários

  • editado October 2020

    @hmanjos , Se sua mãe for mandar o processo agora, tem que demonstrar laços efetivos com Portugal. Pode aguardar a promulgação da alteração na Lei de Nacionalidade, onde são retirados esses laços efetivos, que deve sair em breve.

    1 - O processo de sua mãe pode ser feito por você, mas é muito mais prático para ela enviar os documentos diretamente para a Conservatória. Sem contar que, no momento, os procedimentos têm que ser agendados, por causa da pandemia. De qualquer modo, você perderia praticamente um dia em uma fila, sem necessidade;

    2 - Pode começar transcrevendo o casamento de seus bisavós, portugueses casados no Brasil. Para isso, vai precisar da certidão de nascimento dos dois e da certidão de casamento Inteiro Teor. Se for você a fazer em Portugal, tem que apresentar uma certidão inteiro teor para provar que é neta;

    3 - Até o presente momento, apenas a CRC Lisboa faz processos para netos, que duram em torno de 24 meses; ainda não se sabe se apenas Lisboa dará andamento aos processos de netos, pela nova Lei;

    4 - Sim, você pode pedir a atribuição como filha DEPOIS que o processo de sua mãe tiver o registro criado E o casamento transcrito. A não ser que ela própria tenha sido declarante da sua certidão de nascimento, até você completar 1 ano de idade; Os processos NÃO podem ser feitos simultaneamente.

    5 - Sim, vai precisar. Leia este comentário para saber como pedir!:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/226488#Comment_226488"

    6 - As certidões de nascimento de seus bisavós só precisam ser certificados no Arquivo Distrital se forem de batismo, antes de 1911

  • Boa noite @Leticialele !

    Muito obrigada pela resposta!

    Eu havia lido sobre a mudança da lei e pensava que já estava a ser aplicada, tem alguma previsão de quando vai começar a valer?

    Sobre as respostas:

    1.Para dar entrada no processo precisa somente enviar todos os documentos corretos ao CRC Lisboa? Como saberei se foi homologado/como poderei acompanhar?

    3. Pensava que era mais rápido :O. Eu sei que é puramente especulação, mas você pensa que com essa nova lei o processo será mais rápido ou demorado?

    Muito obrigada mesmo pela atenção e tempo que deu para responder!!

  • editado October 2020

    @hmanjos , confesso não fazer a menor ideia de quando a nova Lei vai entrar em vigor.

    Aqui no fórum há um tópico em que se discute isso, e o pessoal comenta ter muita esperança de que saia até o fim deste ano.

    Quando você manda um Processo, semanas ou até meses após a chegada da documentação ( depende do volume de processos em andamento), você recebe um email com o número do processo e uma chave para acompanhamento pelo site de nacionalidade.

    Tem a opção de ligar para a Linha de Registos, pelo Skype

    Os processos de netos costumam levar uns 24 meses.

    Não se sabe ainda se serão processados apenas por Lisboa nem se o prazo vai diminuir.

    Aguarde.

    Vá localizando toda a documentação. Se tiver documentos portugueses a pedir, vá providenciando, porque os que vêm pelos correios costumam demorar uns 20 dias, no mínimo.

    Enquanto isso, leia os tópicos com calma!

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16191/alteracao-na-lei-de-nacionalidade-para-netos-fim-da-ligacao-efetiva-com-portugal#latest"

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.