Conservatória mais rápida em Portugal para processo de aquisição - formulário 1F

Olá, bom dia.

Sou filha de brasileiros que residiam em Portugal e nasci em Lisboa. De acordo com a lei tenho direito ao pedido de nacionalidade, pois eles já moravam legalmente no país a mais de 5 anos (pedido formulário 1F - jus solis). Gostaria de entrar com o processo o mais rápido possível, e como atualmente moro na França posso ir a Portugal para resolver isso logo..

Alguém poderia me informar qual o melhor local em Portugal para dar entrada neste processo? Lisboa, Porto, ou outra cidade menor que talvez possua menos demanda? E onde posso/como posso fazer o agendamento para ir lá dar entrada com a documentação?

Pelo que vi nos sites portugueses, apenas preciso completar o formulário 1F e entregar minha certidão de nascimento. Alguém que já tenha realizado o mesmo processo precisou de alguma outra coisa?

Muito obrigada!

Comentários

• @jo_trindade

Ponha na caixa de busca somente a palavra "solis". Não há muita coisa no fórum a respeito. Faça o mesmo com "1F" e tem menos ainda.

Dê uma olhada aqui. Parece ser bem simples.

"https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1e/"

• @jo_trindade

Embora a instrução geral diga que pode fazer em qualquer Conservatória, eu fui rever o documento N.º 45/CD/2019 "Nacionalidade – Balcões - Competência para atribuir e para conceder a nacionalidade portuguesa, por naturalização"

Busque pelo Google e leia com cuidado em que lugares aparece referencia a "alínea f".

2 – Os balcões de nacionalidade constituem extensões da Conservatória dos Registos Centrais e asseguram a prestação dos seguintes serviços próprios desta Conservatória:

IV) Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea f) do n.º 1 do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade;

4 – São instalados balcões de nacionalidade nas seguintes conservatórias do registo civil, os quais tramitam os processos a seguir enunciados:

Segue-se uma longa lista, que inclui conhecidas, e que recebem por correio: Tondela, ACP, VN.Gaia, e outras.

• Muito obrigada pela resposta!

Talvez por ser um processo mais simples, ou menos comum, realmente é mais difícil achar mais informações/dicas.

Como não consigo marcar um horário de agendamento, acho que irei enviar a documentação por correio. Você saberia me informar onde este tipo de processo está correndo mais rápido?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.