Checklist Atribuição Tondela

Isis_CostaIsis_Costa Member
editado September 2020 em Processos de Atribuição

Pessoal, eu li bastante mas não encontrei um checklist para atribuição de adulto em Tondela. Vcs poderiam me ajudar? Vou precisar fazer retificação judicial de documentos e queria garantir que estou olhando toda documentação que será necessária no futuro processo:

*-CIDADANIA*

A. RG recente apostilado (apostila de Haia) do requerente;

B. Certidão de nascimento do requerente em inteiro teor e por fotocópia ambas apostiladas;

C. Certidão de nascimento simples da mãe portuguesa (assento português);

D. Requerimento modelo 1C assinado presencialmente no consulado ou no cartório de registros com firma reconhecida por autenticidade (apostilado?);

E. Prova de vida do requerente feita no consulado de Portugal (minha vó é maior de 70 anos).

** o pagamento em cartão de crédito internacional é feito na emissão do requerimento??

Estou esquecendo algo?

Muito Obrigada

Comentários

  • @Isis_Costa , o processo a que você está se referindo é de neto?

    Se for, por enquanto, e não se sabe se isso vai mudar, os processos de netos só são analisados na CRC Lisboa! Para netos, há outros documentos além dos que você listou.

    De qualquer modo, respondendo às suas perguntas:

    A - Cópia autenticada e apostilada do RG, emitido há menos de 10 anos;

    B - Certidão de nascimento do requerente por cópia reprográfica apostilada. Só mandar a Inteiro Teor se a cópia reprográfica for de difícil leitura;

    C - Se for assento de batismo, tem que ser cópia certificada (com carimbo em relevo)

    D ´O requerimento não precisa ser apostilado;

    E - Correto

    Sim, ACP ainda faz atribuição de filhos maiores quando o pai português é o declarante e registrou a criança até 1 ano de idade.

  • É atribuição pra filha, @Leticialele! Eu até editei minha postagem pq ficou confusa, faremos atribuição da minha avó, filha de portugueses!

    sobre o pagamento da taxa pra atribuição é feito na emissão do requerimento em cartão de crédito internacional em site próprio?


    obrigada mais uma vez!

  • @Isis_Costa , para fazer o pagamento da taxa de 175 euros, o IRN dispõe de uma plataforma de pagamentos:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C"

    1.   Por Cartão de Crédito ou Cartão de Débito*:


    Caso opte por esta modalidade será reencaminhado para uma plataforma de pagamentos onde deverá inserir:


    • os dados de identificação do portador do cartão;
    • os dados do requerente (quando este for diferente do portador do cartão) e
    • um email de contacto onde receberá:
    1. o comprovativo de pagamento
    2. um código – o mesmo que lhe é indicado no final da transacção – que deve utilizar em todas as comunicações com a conservatória, e
    3. o impresso de modelo aprovado – em cujo cabeçalho constará aquele mesmo código – que deve ser preenchido, assinado e remetido à conservatória com os documentos que devem instruir o pedido

    Use o Formulário 1C recebido, vem com o recibo de pagamento no cabeçalho. É bom mandar, também, o email de confirmação de pagamento.

    Imprima o formulário colorido, frente e verso e use-o para preencher, sem rasuras e reconhecer a firma do requerente por autenticidade, em qualquer Cartório (se a pessoa não tiver firma, eles fazem na hora e cobram, por óbvio!)

  • Muito Obrigada pelos esclarecimentos, @Leticialele

  • Pessoal, acompanho o fórum há alguma tempo e agora vou dar início ao meu processo. Estou com algumas duvidas.

    Meu avô materno (já falecido) era português. Consegui através do civil online a certidão de nascimento dele.

    Pelo que entendi, a forma mais viável para o processo seria a atribuição para minha mãe e posteriormente, quando o processo dela fosse finalizado, a atribuição para mim. Meu avo foi declarante na certidão da minha mãe. Para envio para ACP não seria necessário a transcrição do casamento do meu avo, correto? Para Tondela, também não ha essa exigência?

    Outra duvida, entrei em contato com o cartório que minha mãe foi registrada. Perguntei se a cópia reprográfica estava legível. Fui informada que sim, embora a letra não fosse das melhores. Sendo assim, seria melhor pedir a certidão de inteiro teor? Essa certidão também tem que ser apostilada?

    O RG da minha mãe foi emitido em 2015, ela tem 65 anos. Ha a necessidade de tirar um novo documento?

    Tondela seria a melhor opção para a atribuição da minha mãe?

    Desde já agradeço pela atenção.

  • editado September 2020

    @Isis_Costa já temos um tópico referente a processos em Tondela

    @fabiana_gs se fizer o processo por Tondela, é necessário transcrever o casamento. Se a certidão reprográfica não estiver muito legível, é sempre bom pedir um cópia digitada. Vc só vai apostilar a certidão reprográfica.


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3749/atribuicao-crc-de-tondela-informacoes-e-processos#latest

Esta discussão está fechada.