Certidão de nascimento - Açores
epvjunior
Member
Boa tarde pessoal, preciso buscar uma certidão de nascimento. Seguem os dados que tenho. Desde já agradeço a ajuda. Obrigado.
Nome: Gertrudes Cotta
Nasc: 11/01/1912 (Registrado no livro da certidão de casamento brasileira), mas pode ser 1913
Pai: Francisco Cotta
Mãe: Marianna Amélia Cotta
Local: Ilha Terceira, Açores.
Outras infos: Achei um livro de passaportes de 1920, data que bate com a vinda dela para o Brasil, onde consta o nome do pai dela, Francisco Cotta, com 53 anos, bate com a idade aproximada que ele teria. Neste livro, consta que ele é da Ilha Terceira, concelho de Praia da Vitória e freguesia de Vila Nova. Como minha bisavó tinha 8 anos na época, acredito que ela seja deste lugar também.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Olá @epvjunior
Solicite informações na CRC indicando a freguesia de V. Nova... é uma tentativa!! Caso encontrem pode solicitar o registro no https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp
CRC Paria da Vitoria
registos.pvitoria@irn.mj.pt
Obrigado @Kleber Silva Aguiar.
Eu tenho certeza que é na Ilha Terceira, consta na certidão de casamento brasileira. Já enviei um email pra onde você indicou, obrigado.
Eu tenho o batismo do pai dela, mas o assento dela não acho.
@Kleber Silva Aguiar recebi o assento mas algumas coisa não batem, como dia do nascimento e o nome dela. O que pode ter acontecido? Será que é a mesma pessoa ou é homônimo?
Dados no casamento brasil: Gertrudes Cotta, 11/01/1912, Pai: Francisco José Cotta, Mãe: Marianna Amélia Cotta.
Nome no assento: Gertrudes Amelia Cota, 08/01/1912, Pai: Francisco José Pereira Cota, Mãe: Mariana Amélia Cota
Os avós maternos batem, que são os únicos que tenho os nomes, também batem.
Obrigado.
@epvjunior . esses erros eram comuns, na época! Tudo era de boca! Com certeza, trata-se da mesma pessoa!
@epvjunior
é o registro da Gertrudes, e a divergencia entre este e os registros brasileiros é bem comum.
@Leticialele Nem pra facilitarem pra gente quando fosse pedir a cidadania..rsrs
@Kleber Silva Aguiar , preciso corrigir as certidões de casamento e dos filhos dela?
@epvjunior
Depende...
este registro de casamento que citou é simples (breve relato) ou de inteiro teor? E nele não consta o nome de solteira e se houve adaptação?
@Kleber Silva Aguiar eu estou me baseando no microfilme que achei no Family Search, mas eu já solicitei a inteiro teor. Assim que eu pegar, informo aqui.
Obrigado pela ajuda.
@epvjunior , tenho um amigo que descobriu que a bisavó usava dois nomes! E descobriu isso pedindo o processo de passaporte em Portugal! E eram dois nomes completamente diferentes!!
@Leticialele Nossa!! como ele resolveu isso? Estou investigando meu bisavô também pra ver se consigo o assento dele. Por ser homem, é mais fácil porque não muda o nome. É uma alternativa à minha bisavó.
@epvjunior , resolveu mandando o processo de passaporte certificado, junto com uma declaração informando o uso dos dois nomes!
@epvjunior
qual casamento se refere, com Adelino ou Antonio?
Antonio https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGVS-SH62
Adelino https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGVM-T695
Ambos eram portugueses, vai precisar também do registro e transcrever o casamento
Este registro da Gertrudes que mencionou é do civilonline?
Nele não consta anotação de casamento?
@Kleber Silva Aguiar o casamento com o Antonio. Todos os filhos foram com ele. Eu preciso achar o assento do Antonio também? Eu solicitei a certidão de inteiro teor já.
O assento da gertudes é do civilonline sim. Lá não consta o casamento.
@epvjunior
do Antonio também
@Kleber Silva Aguiar isto é mandatório? ou seja, sem a certidão de nascimento do Antônio, nada feito? Pra mim com o casamento dos dois no Brasil, já bastava.
@epvjunior
são regras, no seu caso terá que ser os dois e ainda transcrever o casamento.
@Kleber Silva Aguiar então eu preciso achar o assento do Antonio e juntar com a inteiro teor reprográfica do casamento deles, é isso?
Se o casamento deles tivesse sido averbado em Portugal, apareceria no assento de nascimento?
,@epvjunior
Sim, do António também
se tivesse averbado sim
Precisa encontrar primeiro o registro depois orientação e documentos para transcrição do casamento.
@Kleber Silva Aguiar entendi. Não está averbado, não aparece nada. Os dados dele é o mais difícil: como ele morreu muito cedo, não tem muita informação. Minha alternativa é achar pelo menos alguma informação na certidão de casamento deles de qual lugar de Portugal ele nasceu e procurar a partir daí. Ele nasceu em 1903, vou ter que procurar nas paróquias ainda..
Valeu mesmo pela ajuda...
@epvjunior
pesquisando sobre Antonio Henriques e filiação José Henriques e Maria Borges, indicam a freguesia de Mesquitela concelho de Mangualde/Viseu
...no índice consta o Antonio https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1215486 assento nº 4, 2ª pag. linha 7, mas o registro está faltando ...m0328.tif perceba que do registro nº 2 vai para o 5 do ano de 1902.
irmã, Deolinda nº 20 https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1058092 ...m0123.tif
https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=MDYB-6TG%3A221820901%2C223686701%2C224172801%2C224172802%3Fcc%3D1928589
@Kleber Silva Aguiar Obrigado pelas informações. Ajudou bastante... Será que consigo essa informação em Portugal? Tenho amigos lá.
Consegue me informar a página do indice?
tif 488
Pode pedir a cópia da certidão certificada neste link:
https://digitarq.advis.arquivos.pt/oservices
Já informa que no site falta a imagens das folhas 164v e 165.
@Guilherme Moreira pelo indice, parece que é o assento 4, página 16 v. Deve estar errado e o "v" é um 4.
Estou preenchendo desta forma, consegue me dizer se está correto? A data do ato ou documento é o nascimento dele?
@epvjunior , se a certidão é para mandar para algum processo em Portugal, não pode ser descarregada a partir da web.
Tem que ser certificada e enviada pelos Correios, vem com carimbo em relêvo!
@Leticialele entendi...minha ideia era pedir assim pra ver se acha o assento, devido à não ter a página na imagem. Achando, eu pediria a certificada. Faz sentido?
@epvjunior
se for apenas para averiguar a existência e conformidade do registro à não certificada e descarregada via Web já é suficiente, futuramente peça a certificada em papel para o processo.
@epvjunior , sim, faz sentido. Desculpe, achei que você já tivesse certeza de que era essa .
@Kleber Silva Aguiar isso mesmo, essa é a ideia.
@Leticialele Ainda não tenho. Como a página não está nas imagens, quero confirmar.
Pessoal, recebi a imagem do assento do meu bisavô que estava faltando. Agora com os dois assentos, notei diferenças entre o dados do assento e do casamento dos dois. Tenho duas perguntas:
1 - A data de nascimento do Antônio no assento está muito diferente da data de nascimento que consta no casamento, será que ser trata da mesma pessoa?
2 - Abaixo, informo como as informações deles estão nas certidões até o neto. Conseguem me ajudar informando o que precisarei retificar?
Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda de todos.
@epvjunior , claro que é a mesma pessoa!! Essa questão de letras duplas e omissão de nomes era comum na época, pois tudo era informado de boca!
Chegou a reparar, pela imagem, se o casamento está averbado na certidão de nascimento?