TENHO O REGISTRO DE BATISMO, É SUFICIENTE?

Olá pessoal,

Tenho o registro de batismo do meu antepassado José Ferreira do Souto, filho de António Manuel do Souto e Thereza Ferreira da Cruz, que nasceu no Povoado de Santa Maria de Terroso, em Póvoa de Varzim, no dia 22/08/1869. Para dar entrada no processo de cidadania é necessário também o registro do passaporte da emigração dele para o Brasil?

Comentários

  • Olá @LFSOUTO

    Sim. é suficiente e, mais os documentos pertinentes ao processo

    solicite copia certificada em https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/oservices

  • Obrigado, Kleber. Então a busca do passaporte não é necessária né? Achei que precisaria dele, mas não estou conseguindo localizar.

  • @LFSOUTO qual seu parentesco com o português ? Há netos ou filhos dele vivos ?

    No caso de filho é mais tranquilo, A questão é apenas documental, no caso de neto é preciso vínculo com a comunidade portuguesa, a lei está sofrendo mudança e parece que vai haver um abrandamento do vínculo para neto.

  • @LFSOUTO

    Passaporte não é necessário

  • @Marcelo_Livreiro então... é um pouco longe hehe... ele é meu trisavô... meu bisavô é falecido, mas meu avô e minha mãe são vivos. A ideia é atribuir nacionalidade a meu avô como neto de português.

    Existe a possibilidade de meu bisavô ter recebido a cidadania portuguesa na época. Aí seria mais fácil para atribuir diretamente ao meu avô como filho de português. A família tinha um vínculo forte com Portugal na época, com viagens frequentes e negócios lá. Mas ainda não consegui localizar nenhum documento da naturalização do meu bisavô. Se vocês conseguirem ajudar...

    Meu bisavô se chamava Joaquim Lopes do Souto, filha de Olívia de Lopes do Souto (nome de solteira Olívia Oliveira Lopes) e José Ferreira do Souto. Joaquim nasceu em 1899. E a região onde ele pode ter sido registrado é a de Vila do Conde ou Póvoa de Varzim, de acordo com os registros familiares.

  • @LFSOUTO

    A certidão de batismo tem apenas o nome, falta o sobrenome (apelido em Portugal) que é fixado ( consta no registro) ou na certidão de casamento ou de óbito, você precisará de uma delas tb.

    Precisará tb da certidão de nascimento de seu bisavô, tendo sido seu trisavô o declarante do nascimento e antes de um ano estará resolvido.

    Por fim precisará da certidão de nascimento de seu avô e se a mesma regra de declaração acima tiver sido observada, a perfilhação estará caracterizada.

    Netos precisam de ligação a comunidade portuguesa que terá que ser provada, hoje se exige viagens regulares a Portugal, associação a clubes ou associações portuguesas, propriedade de imóvel a mais de 3 anos entre outros. A lei está passando por alteração e especula-se que em setembro terá alterações aprovadas com possível vínculo a netos passando ser o conhecimento da língua portuguesa.

    Boa sorte!

  • @Marcelo_Livreiro obrigado pelas informações! Vi que a lei foi aprovada hoje, não sei como é o processo para ela ser sancionada, mas já é uma boa notícia.

    Tenho o batismo do meu trisavô em Portugal, o casamento e de óbito dele emitidas no Brasil, as certidões de nascimento, casamento e óbito do meu bisavô e as certidões de nascimento e casamento do meu avô, que é o neto de português propriamente dito.


    Vi que é necessário fazer umas retificações nos documentos originais de registro para atualizar os dados. Você sabe como é que funciona isso?

  • @LFSOUTO

    Infelizmente não sei, isso já deixo com os mestres, tem uma turma excelente aqui, com conhecimentos profundos e extremamente atenciosos, aos quais peço desculpas antecipadas, pois sei que irei esquecer alguns, mas isso é assunto para @gandalf , @Leticialele @leticia_ilberto , @Vlad Pen , @Daniel Henriques

  • Saiu um erro e peço desculpas reiteradas, a pessoa a quem fazia era referência era @Leticialele , mas no texto eu incluí por desatenção ou desconhecimento no sistema @leticia_ilberto, peço sinceras desculpas as duas pela troca nas referências.

  • @LFSOUTO

    Depende de que retificações são essas. Você não conseguirá fazer retificações em documentos portugueses. Tem jeito por via jurídica, mas dificilmente conseguiria.

    Se forem divergências menores, pode tentar uma retificação administrativa, com um requerimento ao Conservador. Se o Conservador escrever no parecer que aceita sua argumentação, será feita uma anotação e pronto.

    Dá bastante trabalho, tem que ler a legislação e procurar a base legal de seu pedido, e fazer a justificativa.

    Quais são as divergências?

  • LFSOUTOLFSOUTO Member
    editado July 2020

    Oi @gandalf na verdade não são divergências... sou novo nisso tudo e me disseram que seria necessário retificar os registros portugueses pra atualizar as certidões e mostrar que o meu ascendente português se casou e morreu no Brasil. Mas não há nenhum erro e nenhuma divergência nos documentos portugueses dele.

    Talvez seja necessário corrigir o documento de casamento/óbito dele no Brasil, pois o nome da mãe dele é Theresa com H e S no assento de batismo e aqui no documento brasileiro estava escrito Tereza sem H e com Z e o nome do pai que é Antonio Manuel com U estava escrito Antonio Manoel com O. Isso pode dar algum problema?

  • @gandalf @Marcelo_Livreiro aproveitando a boa vontade de vocês...

    Como falei acima, meu trisavô era português, meu processo de nacionalidade seria através da atribuição do meu avô. Porém temos vários registros de fotos, cartas e viagens do meu bisavô para Póvoa de Varzim, inclusive quando criança, acompanhado pelos pais. Sempre achei que existe a possibilidade meu bisavô já ter sido registrado em Portugal na época, uma vez que eles eram muito ativos na comunidade portuguesa aqui na nossa cidade.

    Neste caso, como ele havia sido batizado no Brasil, lá teríamos apenas o registro civil. A documentação que tenho de Portugal (nascimento e casamento) é toda de registro das igrejas. Como posso procurar esse registro não-religioso?


    Agradeço desde já!

  • editado July 2020

    @LFSOUTO

    Theresa com ou sem H não faz diferença. Desde que mantenha a fonética (o som da palavra), não há nenhum problema. També particulas de ligação como de, da, d', dos, podem ser acrescentados ou removidos sem problema.

    lá teríamos apenas o registro civil: Esse apenas é tudo o que você precisa.

    Só pra eu entender: Quem era o português (nome), e quem é o primeiro descendente vivo do português? (o requerente, e se é filho ou neto do português) ; Os pais do requerente eram casados ou solteiros? Que ano o português nasceu? Que ano o requerente nasceu?

    Descreva assim: O requerente (nome, nascido em ANO) o português (nome, relacionamento com o requerente, nascido em ANO, estado civil, se a mãe/avó era casada com o português). Isso reduz as ambiguidades. Em um certo momento você fala de seu trisavô, depois de seu avô, e depois fala de você. Fica confuso. Veja esse, perfeito pra entender a situação: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/16475/processo-neto"

  • @LFSOUTO

    seu bisavó que que era filho do português e você acredita que possa ter sido Registrado em Portugal, nasceu em qual ano ?

    Qual a idade de seu avô atualmente, se for idoso aconselho juntar a documentação e dar entrada, pois a busca do possível “registro” de seu bisavô em Portugal pode ser demorado de conseguir, vc tem algum indício desse registro em Portugal ?

  • @gandalf

    O requerente é JAIME (vivo, nascido em 1933), ele é neto de JOSÉ.

    JOSÉ (nascido em Portugal, 1869, falecido em 1946), casou-se no Brasil com OLÍVIA (brasileira) e tiveram um filho JOAQUIM (nascido no Brasil, 1899, já falecido).

    JOAQUIM se casou com MARIA LUIZA em 1924 e teve um filho JAIME (nascido no Brasil, 1933, vivo).

    JAIME é o meu avô e requerente do processo.

  • editado July 2020

    @LFSOUTO

    Entendi. Seu avô (Jaime) está requerendo nacionalidade como neto (form-1D) de português (José).

    Tendo Jaime nascido em 1933, teria como consultar pelo civilonline se ele já foi registrado em PT. Talvez nem precise emitir o registro se só quer preencher os dados e saber se existe. Mas como custa apenas $10 euros, eu tentaria pedir. Se tiver eles emitem, se não tiver você provavelmente perderá o dinheiro. Informe em Observações que não esta certo se ele foi registrado em PT. Eles verificam. O mesmo vale para o seu bisavô (Joaquim). Já que eram ativos, ele poderia ter sido registrado também, o que facilitaria muito o processo de seu avô.

    Como neto tem que fazer prova de vida, e a legislação esta mudando nos próximos 4 meses, e o processo deve ficar muito mais simples. Você sabe o que é requerido se entrar com o pedido agora? Ja leu sobre o que foi aprovado ha 3 dias (quinta-feira)? Provavelmente vale a pena esperar. Deve ficar muito mais rápido o processo, que atualmente leva 2 anos. Talvez não altere o tempo, mas simplifica muito.

    Também pela idade (87) seu avô terá que fazer Prova de Vida no consulado, juntamente com a autenticação presencial da assinatura no form-1D. Ao final do processo ele terá que ir novamente ao consulado, para assinar presencialmente um requerimento. Se por acaso ele vier a falecer durante o processo, a cidadania não poderá ser concedida, e será o fim da linha pra você, OK?

  • @gandalf, bom dia !

    Uma pergunta , a título de aprendizado, com as alterações sendo aprovadas, a certidão de neto passará ser emitida diretamente ao final do processo como ocorre hoje com os filhos, nessa situação ainda será necessário preencher algum requerimento ao final do processo e em caso de falecimento do requerente, o pedido de tornará sem efeito ainda ?

  • @gandalf muito obrigado pelos esclarecimentos. Vi sim a alteração na lei, realmente vai ficar muito mais simples! Vou ver a questão da pesquisa no civilonline.

  • Tenho a cópia repográfica da certidão de batismo de José Tavares Alves que me enviaram do arquivo distrital de aveiro, preciso de uma cópia transcrita e certificada de portugal? Nessa cópia repográfica a só consta o nome, serve?

    Não estou achando a certidão de casamento ne de óbito de José Tavares Alves (nasc: 10/02/1888, filho de Antonio Tavares Alves e Albertina Rosa da Silva) com Cristina Moraes Alves. Alguém pode me ajudar, pois acredito que seja necessário um documento de José com o nome inteiro, correto?

    Agradeço a ajuda.

  • editado July 2020

    @aidayamazaki

    Tem que ser copia certificada pelo AD de Aveiro

    Casamento https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJY-NPQ6

  • @Kleber Silva Aguiar muito obrigada!

    A cópia certificada pelo AD Aveiro é transcrita, correto?

    Só mais um dúvida as cópias de certidão de casamento e nascimento brasileiras (filho e neto de português) devem ser repográficas ou transcritas (digitadas)? pois o atendente da circunscrição me perguntou isso quanto fui solicitar a certidão de nascimento da filha de português e fiquei na dúvida.

  • @Kleber Silva Aguiar a certidão de casamento de Jose Tavares junto com o registro de batismo já basta, certo? Não é necessário a certidão de óbito, certo?

  • editado July 2020

    @aidayamazaki

    do AD de Aveiro pode ser cópia certificada integral

    Os registros brasileiros de nascimento sempre copia reprografica de inteiro teor e apostilada caso fique de difícil leitura peça também a digitada essa não precisa apostilar, a de casamento é inteiro teor digitada, óbito não precisa.

  • @Kleber Silva Aguiar muitíssimo obrigada pela ajuda!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.