Preenchimento do quadro 2 do formulário 1c/Documentação do progenitor processo de atribuição pai p/

Bom dia, estou em busca de dar entrada no processo de atribuição do meu avô português para minha mãe. A situação é a seguinte:

Minha mãe nunca foi casada e atualmente possui união estável.

Meu avô veio jovem para o Brasil e já foi casado aqui quando era mais novo com uma mulher que não é minha avó, e logo se divorciou ( o casamento já foi averbado tem um tempo, entretanto o divórcio não foi averbado). Com a minha vó ele nunca foi casado. (Não sei se essas informações do meu avô são relevantes)

Quanto à documentação:

A parte da minha mãe é de fácil acesso e a certidão de nascimento dela o declarante é meu avô.

A parte do meu avô, eu tenho apenas a sua certidão de nascimento original, de quando ele foi registrado em Portugal, ainda datilografada. Entretanto, lendo aqui no fórum eu vi que essas certidões emitidas a partir de 1910 estavam sendo digitalizadas e registradas com um novo número de assento. Procurando nos documentos aqui eu encontrei esse número novo.


Minha primeira dúvida é se o fato do meu avô ter sido casado e toda aquela situação que expliquei acima influencia em algo, ou se só preciso da certidão de nascimento mesmo.

Agora, minha segunda dúvida é quanto ao preenchimento do quadro 2 no formulário 1c. Se informo o número de assento novo (digitalizado), e não envio a certidão de nascimento original dele. Se envio a certidão original dele (assento não digitalizado) e não preencho a parte indicada do quadro 2. Ou se busco conseguir a certidão digitalizada dele para enviar e não preencho a parte indicada do quadro 2.

Agradeço se alguém puder me informar melhor.

Obrigado e desculpe o tamanho do tópico...

Comentários

  • editado July 2020

    @Matheus_Schueler , pede uma certidão do seu avô pelo civil online, ao custo de 10 euros. Cuidado quando preencher a data de nascimento. Coloque um ano que , à época do pedido, tenha menos de 100 anos (no caso, coloca 1920) e, no campo de informações, coloque a data certa.

    Em aproximadamente 24 horas você recebe um código por email e terá acesso à certidão.

    Imprime, frente e verso, e envie junto com os documentos.

    Sugiro, fortemente, que mande por DHL, mais rápida e segura nessa época de pandemia. Custa em torno de 60 reais a mais que o SEDEX.

  • @Matheus_Schueler

    A situação de sua mãe não importa no momento. Ela é a requerente. A do seu avô importa, mas pelo que você disse não deve ter problema.

    Se seu avô português foi o declarante (você disse) e o registro foi feito antes de 1 ano de vida, e não mudou de nome (alguns maridos mudam de nome no casamento, mas é raro), não terá problemas se mandar pela ACP.

    Comece pela parte que foi dito pela @Leticialele

    Dai em diante mude suas novas perguntas para o tópico "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest"

  • Obrigado pessoal.

    Sim, meu avô é o declarante na certidão de nascimento da minha mãe e o registro foi feito quando ela tinha menos de 1 ano. E também meu avô nunca mudou de nome.

    Quanto à parte da @Leticialele. Eu ontem paguei a certidão no civil online, e hoje de manhã já recebi meu código de acesso. No entanto fiquei na dúvida. Assim que coloco esse código na página de consulta, aparece uma primeira página deste modo:

    Na qual posso clicar em imprimir, ou em visualizar documento. Clicando e imprimir, abre uma página para salvar o documento desta forma:

    Clicando em visualizar documento aparece uma página da internet com todos os dados da certidão do me avô na qual posso colocar para imprimir e salvar em PDF. No entanto essa página não possui o código de acesso em seu conteúdo Pelo que entendi o que vale como certidão mesmo é esse código de acesso. Então acredito que eu tenha que imprimir esta que está na imagem acima.

    Enfim, imprimindo este documento eu preciso autenticá-lo em cartório, ou apostilá-lo? Ou apenas envio junto marcando no quadro 4 a caixinha de "Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português", sem autenticar nem nada assim?

    Quanto às próximas dúvidas, caso eu tenha, colocarei no tópico indicado por @gandalf.

    Muito obrigado.

  • @Matheus_Schueler, apesar de o que ter a validade legal ser a chave de acesso pode imprimir a certidão mesmo pra enviar. Esse documento serve para o assento ser localizado no sistema sem qualquer equívoco. A conservatória vai emitir uma certidão original para instruir o processo.

    Pode ver que para os assentos informatizados nem é necessário enviar uma certidão original, pode ser uma cópia simples ou apenas indicar o número/ano/local do assento.

  • @Daniel Henriques entendi. Mas você diz a página de internet que aparece quando clico em visualizar documento?

    E preciso autenticar isso em cartório ou apostilar?

  • editado July 2020

    @Matheus_Schueler...Essas duas imagens não mostram uma Certidão...Apenas os dados da solicitação...(???)...Parece que você não finalizou a solicitação corretamente...(Estranho pois esse procedimento é tão simples...)...

    A Certidão a ser impressa vem + - como descrito abaixo...Imprime facilmente pelo WORD...



    CONSERVATÓRIA DO REGISTO........

    ASSENTO DE NASCIMENTO Nº XXXXXX DO ANO DE XXXX


    REGISTANDO

    NOME PRÓPRIO - FULANO DE TAL...


    PAI

    NOME - FULANO DE TAL...


    MÃE

    NOME - FULANA DE TAL...



    Basta imprimir a página com os dados do Registo...ENVIE CÓPIA SIMPLES DESSA PÁGINA...

    Não precisa autenticar ou apostilar...

  • Então @Nilton Hessel, como informei na mensagem em que enviei print, não aparece nenhuma forma explícita de baixar um documento de WORD. A outra opção que tenho, sem ser a da imagem que enviei, seria clicando em "VISUALIZAR DOCUMENTO", onde logo após aparece uma pagina no NAVEGADOR com as informações da certidão dele, deste modo:


    O que posso fazer é clicar nas opções do browser, e imprimir a página da web.

  • @Matheus_Schueler Isso é o assento para ser enviado com a documentação. Só imprime e manda junto. O que vai chegar pelo correio é exatamente igual.

  • @Matheus_Schueler, o pessoal do fórum geralmente se baseia no guia que escrevi há mais de 2 anos para solicitar as certidões no civilonline. A última vez que solicitei uma certidão foi em setembro de 2018 então não sei te dizer se houve alguma alteração no sistema e não seja mais utilizado arquivo formato do MS-Word.

    Essa imagem que você postou acima é a certidão, é exatamente essa que dizemos que pode ser impressa para instruir o processo. Tente clicar com o botão direito do mouse no link "visualizar documento" na página de acesso a certidão e escolher a opção "salvar link como" que deve te dar a opção de salvar o arquivo no formato original. Pela imagem que você postou me parece que alteraram do formato word, por abrir dentro do navegador diria que passou para PDF.

  • Entendi @Daniel Henriques. Tentando aqui fazer o procedimento que você falou, não consegui. Aparece apenas a opção de salvar como HTML documento, e quando tento mudar para PDF aparece um erro dizendo que não foi possível abrir. Entretanto, fazendo o procedimento que falei, nas opções do browser, indo em imprimir página, funciona. De modo que consigo o arquivo em PDF dessa forma:


  • @Matheus_Schueler, é isso mesmo. Pode imprimir em uma folha, frente e verso, pra juntar aos documentos.

  • Tudo bem @Daniel Henriques. Aí envio junto e preencho o quadro 2 com os dados também né?

  • @Matheus_Schueler, no meu processo fiz isso, mandei o impressa a certidão do civiloline e coloquei o número, ano e local do assento no quadro 2 do 1C.

  • Solicitei a Certidão do meu irmão atualizada...(Após a conclusão da conversão da nacionalidade dele)...Faz uma semana...O procedimento continua o mesmo @Daniel Henriques ...Aliás essa foi a solicitação em que a resposta...(E a Certidão)...Foram disponibilizadas mais rapidamente dentre todas que eu já solicitei pelo civilonline.pt...(Cerca de uma hora após a confirmação do pagamento...)...Imediatamente após receber o arquivo eu imprimi pelo Word...

  • Então @Nilton Hessel, o processo continua sim o mesmo que o descrito no tópico do @Daniel Henriques (e foi bem rápido, fiz o pedido eram 23h de ontem e hoje de manhã já chegou o email com o código). O que aconteceu no meu caso foi que na hora de fazer consulta com o código, estava dando esse problema de não vir o arquivo no formato WORD. Mas caso alguém tenha essa mesma dificuldade que eu tive, desta forma, imprimindo a página do browser (atalho Ctrl+P), acredito que funcione...

  • Me parece que houve sim alguma mudança na forma como o arquivo é disponibilizado pelo civilonline.pt @Matheus_Schueler...A mim me pareceu tudo como sempre foi quando solicitei a Certidão do meu Irmão na semana passada...Mas confesso que sou meio lerdo nessas questões...De maneira que quem está apurando quais foram essas alterações é o @Daniel Henriques ...Me parece que ele vai informar isso na discussão específica sobre o assunto...Para que quem for solicitar uma certidão por lá consiga fazer sem susto...Rssss...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.