Transcrição e atribuição de filhos menores.

Boa noite!

Procurei bastante na lupa sobre esta informação mas não encontrei. Bom...

Minha atribuição foi concluída essa semana, e vou fazer a transcrição de casamento e atribuição dos meus filhos em agosto, que é quando me mudo para Portugal. Vi que a melhor conservatória para fazer estes processos é Ponta Delgada, estando em Portugal o processo é o mesmo, digo em questão dos documentos que tenho que enviar para a conservatória?? E se for possível, quem puder me falar quais documentos necessários para a atribuição de filhos menores, só encontrei os necessário para fazer a atribuição.

Muito obrigada!

Comentários

  • editado June 2020

    @Nandasousa , mande a transcrição de casamento e a atribuição de seus filhos menores para Tondela. Tondela dá prioridade para os processos de menores, assim, a transcrição acaba saindo mais rápido.

    Coloque a documentação completa para cada processo em um envelope, escrevendo na frente> TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO , ATRIBUIÇÃO DE FULANINHO (MENOR) e ATRIBUIÇÃO DE BELTRANINHO (MENOR); junte tudo em um envelope de envio, de preferência por DHL;

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

    Os pais têm que assinar o Formulário 1C e reconhecerem a assinatura por autenticidade.

    Cópia autenticada e apostilada da identidade de ambos

    Se o menor tiver mais de 14 anos, também tem que mandar a identidade; os demais documentos são os mesmos para maiores

    O processo dos menores é grátis. A transcrição de casamento custa 120 euros

  • NandasousaNandasousa Member
    editado June 2020

    Obrigada @Leticialele !!

    Como vou estar em Portugal não vou precisar enviar por DHL. O processo e documentos é o mesmo pra quem está no Brasil, e quem está em Portugal?

    E como faço para reconhecer as assinaturas estando em Portugal?

  • editado June 2020

    @Nandasousa,

    Entregar pessoalmente tem seus riscos. Certifique-se de que está na Conservatória certa.

    Quando faz localmente, podem fazer "por inscrição" ao invés de "por declaração" e você não poderá fazer consulta on-line. Também a documentação muda de uma Conservatória pra outra. Se por engano você fizer num balcão de nacionalidade (ao invés da Conservatória de Tondela), eles podem até receber seus processos e mandar pra Lisboa. Cuidado.

    Se preferir mandar por correio a partir de PT também funciona. Creio que é pior. Se você mandar agora por DHL, provavelmente já vai entrar lá com a cidadania deles pronta: 4 a 6 semanas. Aí você pode fazer os outros documentos localmente, como CC e Passaporte.

    Mas a decisão é sua...

    Respondendo: Você pode levar os documentos originais no balcão da Conservatória e eles autenticam na hora pra você. Também o form-1C pode ser assinado lá na hora, presencialmente, mas os dois pais deverão estar presentes juntos, com os documentos válidos. Tenha toda a documentação necessária de cada processo, cada um completo em seu envelope. Só faltando certificação e assinatura presencial.

    Lembre-se de que com a pandemia, atendimento pessoalmente tem que ser agendado.

  • @gandalf entendi. Obrigada pela atenção!

    O problema é que meu esposo já está em Portugal, e precisa da assinatura dele nos processos. Se não fosse isso enviaria daqui do Brasil mesmo.

Esta discussão está fechada.