Aquisição nacionalidade Portuguesa

Boa Tarde a todos


Gostaria de contar mais uma vês com a ajuda de vocês, grandes responsáveis pela obtenção de nacionalidade de minha esposa.

Gostaria de obter informações sobre o processo de obtenção de nacionalidade Portuguesa para o cônjuge casado ha mais de três anos com esposa que obteve a nacionalidade por aquisição (filha de Português).

Minha esposa obteve a nacionalidade Portuguesa por atribuição e já fez a transcrição de nosso casamento.

O processo de aquisição de nacionalidade de nossa filha de 13 anos dará entrada no consulado na próxima semana.

Gostaria de saber os procedimentos para fazer o meu pedido de nacionalidade por aquisição, originado de minha esposa (já Portuguesa). Quais documentos, para onde enviar, etc.

Agradeço desde já pela atenção e envio das informações solicitadas.

Atenciosamente

José Geraldo Mendes

Comentários

  • Obrigado pelo retorno @Vlad Pen.

    Li vários posts no link que me enviou sobre a aquisição de nacionalidade para o marido de Portuguesa e gostaria de te apresentar o que entendi antes de fazer a solicitação:

    1) Preciso preencher o modelo 3 ci. (Não sei se existe outro MODELO). Meu caso específico é de 15 anos de casado, minha esposa conseguiu a cidadania no início do ano, casamento transcrito e nossa filha esta em processo de obtenção da cidadania.

    2) Preciso enviar os documentos solicitados, sendo as certidões e carteira de identidade apostiladas e o formulário modelo 3 ci com firma reconhecida por autenticidade.

    3) Entendi que preciso enviar uma carta solicitando a cidadania e descrevendo todos os documentos e características de meu relacionamento com Portugal, no meu caso não preciso comprovar relacionamento com a comunidade portuguesa por ter uma filha já com cidadania reconhecida. (EXISTE UM MODELO PRÓPRIO PARA ISSO?)

    4) O pagamento pode ser feito por cartão de crédito no site do IRN ou por vale postal.

    5) A documentação deve ser enviada para a CRC de Lisboa.

    Vou aguardar o retorno da nacionalidade de minha filha para enviar a documentação solicitando a minha nacionalidade pois, entendo que tendo um filho também com nacionalidade fica mais fácil a aprovação.

    Gostaria de saber se o meu entendimento esta correto ou se esta faltando algum detalhe a mais.

    Agradeço pela atenção e pela disponibilidade para colaborar.

    Att.

    José Geraldo Mendes

  • editado June 2020

    @Jose Geraldo


    1-Tendo mais de 5 anos de casado vc não precisa esperar a nacionalidade da filha para pedir a sua.

    2- sim

    3-Nao precisa enviar nenhuma carta, apenas o requerimento

    4-Pode ser feito por cartão de crédito internacional.

    5-correto.



    https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/

    Para mais dúvidas utilize o tópico específico


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento#latest

Esta discussão está fechada.