Aquisição nacionalidade Portuguesa
Boa Tarde a todos
Gostaria de contar mais uma vês com a ajuda de vocês, grandes responsáveis pela obtenção de nacionalidade de minha esposa.
Gostaria de obter informações sobre o processo de obtenção de nacionalidade Portuguesa para o cônjuge casado ha mais de três anos com esposa que obteve a nacionalidade por aquisição (filha de Português).
Minha esposa obteve a nacionalidade Portuguesa por atribuição e já fez a transcrição de nosso casamento.
O processo de aquisição de nacionalidade de nossa filha de 13 anos dará entrada no consulado na próxima semana.
Gostaria de saber os procedimentos para fazer o meu pedido de nacionalidade por aquisição, originado de minha esposa (já Portuguesa). Quais documentos, para onde enviar, etc.
Agradeço desde já pela atenção e envio das informações solicitadas.
Atenciosamente
José Geraldo Mendes
Comentários
@Jose Geraldo neste tópico tem todas as informações que precisa.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento#latest
Obrigado pelo retorno @Vlad Pen.
Li vários posts no link que me enviou sobre a aquisição de nacionalidade para o marido de Portuguesa e gostaria de te apresentar o que entendi antes de fazer a solicitação:
1) Preciso preencher o modelo 3 ci. (Não sei se existe outro MODELO). Meu caso específico é de 15 anos de casado, minha esposa conseguiu a cidadania no início do ano, casamento transcrito e nossa filha esta em processo de obtenção da cidadania.
2) Preciso enviar os documentos solicitados, sendo as certidões e carteira de identidade apostiladas e o formulário modelo 3 ci com firma reconhecida por autenticidade.
3) Entendi que preciso enviar uma carta solicitando a cidadania e descrevendo todos os documentos e características de meu relacionamento com Portugal, no meu caso não preciso comprovar relacionamento com a comunidade portuguesa por ter uma filha já com cidadania reconhecida. (EXISTE UM MODELO PRÓPRIO PARA ISSO?)
4) O pagamento pode ser feito por cartão de crédito no site do IRN ou por vale postal.
5) A documentação deve ser enviada para a CRC de Lisboa.
Vou aguardar o retorno da nacionalidade de minha filha para enviar a documentação solicitando a minha nacionalidade pois, entendo que tendo um filho também com nacionalidade fica mais fácil a aprovação.
Gostaria de saber se o meu entendimento esta correto ou se esta faltando algum detalhe a mais.
Agradeço pela atenção e pela disponibilidade para colaborar.
Att.
José Geraldo Mendes
@Jose Geraldo
1-Tendo mais de 5 anos de casado vc não precisa esperar a nacionalidade da filha para pedir a sua.
2- sim
3-Nao precisa enviar nenhuma carta, apenas o requerimento
4-Pode ser feito por cartão de crédito internacional.
5-correto.
https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/
Para mais dúvidas utilize o tópico específico
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento#latest