Esperança para os bisnetos?
Estava no Site do Acidi e fiz a simulação para saber se um amigo que é bisneto teria direito a cidadania portuguesa, respondi o questionário automático da forma abaixo e obtive esta resposta:
> Sou maior.
> Nasci no estrangeiro.
»Sou descendente de portugueses ou pertenço a comunidade de ascendência portuguesa.
> Não fui condenado pela prática de um crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a 3 anos, de acordo com a lei portuguesa.
Resposta:
> Posso pedir a naturalização através de um requerimento.
ONDE / COMO?
Os modelos e os requerimentos depois de preenchidos podem ser entregues no CNAI de Lisboa ou ser enviados por correio, de preferência registado, para a conservatória dos registos centrais. As declarações e os requerimentos podem ser entregues em qualquer conservatória do registo civil ou nos serviços consulares portugueses.
Para mais informações utilize o contacto duvidasnacionalidade@acime.gov.pt ou a Linha SOS Imigrante:
Telefone: 808 257 257 / Telemóvel: 21 810 61 91
> Sou maior.
> Nasci no estrangeiro.
»Sou descendente de portugueses ou pertenço a comunidade de ascendência portuguesa.
> Não fui condenado pela prática de um crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a 3 anos, de acordo com a lei portuguesa.
Resposta:
> Posso pedir a naturalização através de um requerimento.
ONDE / COMO?
Os modelos e os requerimentos depois de preenchidos podem ser entregues no CNAI de Lisboa ou ser enviados por correio, de preferência registado, para a conservatória dos registos centrais. As declarações e os requerimentos podem ser entregues em qualquer conservatória do registo civil ou nos serviços consulares portugueses.
Para mais informações utilize o contacto duvidasnacionalidade@acime.gov.pt ou a Linha SOS Imigrante:
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Avô-Neto
O Governo concede a nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos indivíduos nascidos no estrangeiro que: a) sejam maiores ou emancipados face à lei portuguesa; b) Conheçam suficientemente a língua portuguesa; c) Não tenham sido condenados, com trânsito em julgado da sentença, pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a três anos, segundo a lei portuguesa; d) Se tiverem, pelo menos, um ascendente do 2º grau da linha recta (avós) de nacionalidade portuguesa e que não tenha perdido essa nacionalidade
Ps
por avor marquem:
Sou maior »»» Nasci no Estrangeiro »»» Sou descendetente de Portugueses ou pertenço a comunidade de ascendência portuguesa »»» »»»» Não fui condenado por um crime punível com pena de prisão de máximo, igual ou superior a 3 anos, de acordo com a lei Portuguesa»»»»»» posso pedir a naturalização através de um requerimento
ONDE / COMO?
A verdade é que a forma como é exposto no site dá a entender que é possível..porém na prática, na lei, isso ainda não é possível...é claro que a gnt torce por uma alteração na lei..o que beneficiaria várias pessoas...mas ainda não dá
Pra conferir o que o Wes disse, e so ler a lei de nacionalidade, pois la explica tudo certinho.
Se possivel, passa os valores que vc pagou por cada doc, BI e passaporte.
os valores que eu paguei mês passado eu botei aqui:
http://www.orkut.com/Main#CommMsgs.aspx?
BI versus Cartão do Cidadão
Fui dar entrada no cartão do cidadão, paguei 12 pilas e estou esperando. Segundo a moça que me atendeu, vai demorar provavelmente os 2 meses ( e pelo jeito demora sim, porque do meu marido que é daqui de Lisboa saiu em menos de 10 dias)... Entretanto, preciso fazer uma viagem urgente e precisio do passaporte! E o passaporte só é emitido com contra apresentação do BI ou o CC . Pois bem , lá fui eu ao Areeiro tirar meu BI de urgência ( que sai no proprio dia se o pedido for feito até as 10 da manhã e temos q apresentar a carta da CRC /certidão de nascimento portuguesa, 2 fotos, prova de urgência (eu levei a reserva do voo que a companhia mandou pro meu email) e pronto.Quem apresentar o documento comprovativo que prova q se deu entrada no CC, nao paga de novo) Peguei no dia seguinte e agora de tarde vou atras do passaporte. Vou voltar aqui pra contar como é!
Obrigada pelas dicas, não tinha visto esse topico,rsssss.
Se eu tivesse de pagar pelo BI em urgencia, seriam 8.55€
O passaporte, pedi ontem e fica pronto daqui a 10 dias corridos, custou 60€
Se fosse com urgencia era 90€
Se fosse com urgencia+ levantamento no aeroporto seria 95€.
Para o passaporte pode ser usado cartão , não sei se visa aceitam mas o cartão de débitop aceitam sim.