Esperança para os bisnetos?

Estava no Site do Acidi e fiz a simulação para saber se um amigo que é bisneto teria direito a cidadania portuguesa, respondi o questionário automático da forma abaixo e obtive esta resposta:

> Sou maior.
> Nasci no estrangeiro.
»Sou descendente de portugueses ou pertenço a comunidade de ascendência portuguesa.

> Não fui condenado pela prática de um crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a 3 anos, de acordo com a lei portuguesa.

Resposta:

> Posso pedir a naturalização através de um requerimento.

ONDE / COMO?

Os modelos e os requerimentos depois de preenchidos podem ser entregues no CNAI de Lisboa ou ser enviados por correio, de preferência registado, para a conservatória dos registos centrais. As declarações e os requerimentos podem ser entregues em qualquer conservatória do registo civil ou nos serviços consulares portugueses.
Para mais informações utilize o contacto duvidasnacionalidade@acime.gov.pt ou a Linha SOS Imigrante:
Telefone: 808 257 257 / Telemóvel: 21 810 61 91

Comentários

• pra saber se há chance real, é preciso saber quem está vivo na linha de descendência do nacional português até o bisneto.
  • só por atribuição, se as gerações nào tiverem sido rompidas, caso de morte...no caso de naturalização a lei deixa bem claro que só ascendencia de 2o grau, ou seja,
    Avô-Neto
  • Trecho da lei que entrou em vigor em 2006

O Governo concede a nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos indivíduos nascidos no estrangeiro que: a) sejam maiores ou emancipados face à lei portuguesa; b) Conheçam suficientemente a língua portuguesa; c) Não tenham sido condenados, com trânsito em julgado da sentença, pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a três anos, segundo a lei portuguesa; d) Se tiverem, pelo menos, um ascendente do 2º grau da linha recta (avós) de nacionalidade portuguesa e que não tenha perdido essa nacionalidade
  • no site do acidi têm no lado direito e quanse na metade da página um texto: "Tenho direito a nacionalidade?" Trata-se de um simulador, onde, dependendo das respostas marcadas pelo usuário o sistema diz se a pessoa tem ou não direito, segue o link para que todos possam acessar http://www.acidi.gov.pt/index.php
    Ps
    por avor marquem:
    Sou maior »»» Nasci no Estrangeiro »»» Sou descendetente de Portugueses ou pertenço a comunidade de ascendência portuguesa »»» »»»» Não fui condenado por um crime punível com pena de prisão de máximo, igual ou superior a 3 anos, de acordo com a lei Portuguesa»»»»»» posso pedir a naturalização através de um requerimento
    ONDE / COMO?
    Os modelos e os requerimentos depois de preenchidos podem ser entregues no CNAI de Lisboa ou ser enviados por correio, de preferência registado, para a conservatória dos registos centrais. As declarações e os requerimentos podem ser entregues em qualquer conservatória do registo civil ou nos serviços consulares portugueses.
    Para mais informações utilize o contacto duvidasnacionalidade@acime.gov.pt ou a Linha SOS Imigrante:
    Telefone: 808 257 257 / Telemóvel: 21 810 61 91
  • eu sei do que voce ta falando...eu ja fiz esse teste também...
    A verdade é que a forma como é exposto no site dá a entender que é possível..porém na prática, na lei, isso ainda não é possível...é claro que a gnt torce por uma alteração na lei..o que beneficiaria várias pessoas...mas ainda não dá
  • completando

Pra conferir o que o Wes disse, e so ler a lei de nacionalidade, pois la explica tudo certinho.
  • A.u.d.r.ei

Se possivel, passa os valores que vc pagou por cada doc, BI e passaporte.
  • BI + passaporte

os valores que eu paguei mês passado eu botei aqui:
    http://www.orkut.com/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5305601305810893062
  • BI versus Cartão do Cidadão

BI versus Cartão do Cidadão
    Fui dar entrada no cartão do cidadão, paguei 12 pilas e estou esperando. Segundo a moça que me atendeu, vai demorar provavelmente os 2 meses ( e pelo jeito demora sim, porque do meu marido que é daqui de Lisboa saiu em menos de 10 dias)... Entretanto, preciso fazer uma viagem urgente e precisio do passaporte! E o passaporte só é emitido com contra apresentação do BI ou o CC . Pois bem , lá fui eu ao Areeiro tirar meu BI de urgência ( que sai no proprio dia se o pedido for feito até as 10 da manhã e temos q apresentar a carta da CRC /certidão de nascimento portuguesa, 2 fotos, prova de urgência (eu levei a reserva do voo que a companhia mandou pro meu email) e pronto.Quem apresentar o documento comprovativo que prova q se deu entrada no CC, nao paga de novo) Peguei no dia seguinte e agora de tarde vou atras do passaporte. Vou voltar aqui pra contar como é!
  • Lara

Obrigada pelas dicas, não tinha visto esse topico,rsssss.
  • Pelo Cartão do Cidadão paguei 12 €

Se eu tivesse de pagar pelo BI em urgencia, seriam 8.55€

O passaporte, pedi ontem e fica pronto daqui a 10 dias corridos, custou 60€

Se fosse com urgencia era 90€

Se fosse com urgencia+ levantamento no aeroporto seria 95€.

Para o passaporte pode ser usado cartão , não sei se visa aceitam mas o cartão de débitop aceitam sim.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.