Certidão de Inteiro Teor Negada!
Pessoal
Estou passada.
Liguei no cartório aonde foi lavrado o nascimento da minha mãe em Minas e a pessoa que me atendeu disse que desde Agosto 2008 eles só podem emitir certidões de inteiro teor mediante um mandato judicial!!!
Ela ainda usou um argumento de que recebeu uma circular, visto que muitos pedidos são feitos em caso de provas de paternidade (não entendi nada do que ela falou).
Alguém já passou por isto? Como resolver isto, alguém me ajuda please?
Bjos
Estou passada.
Liguei no cartório aonde foi lavrado o nascimento da minha mãe em Minas e a pessoa que me atendeu disse que desde Agosto 2008 eles só podem emitir certidões de inteiro teor mediante um mandato judicial!!!
Ela ainda usou um argumento de que recebeu uma circular, visto que muitos pedidos são feitos em caso de provas de paternidade (não entendi nada do que ela falou).
Alguém já passou por isto? Como resolver isto, alguém me ajuda please?
Bjos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Poxa, que chatice...
Eu falei que era pra cidadania, senti uma baita ma-vontade.... Acredita que eu liguei lá hoje e a mulher pediu para eu ligar de volta na sexta-feira (Tudo isto pq eu pedi pra confirmar a data de nascimento do meu avô).
Ainda pra ajudar eu moro na Inglaterra. Como eu conseguiria uma petição de um Juiz sem nem morar no Brasil??? Vou tentar através de algum parente, mas ninguém merece, viu....
Bjs
mas nao desista...tudo eh dificil.... vc nao tem nhum amigo advogado???
as vezes advogado ligando...eles ficam um pouco mais intimados....
boa sorte....
pode tentar por lá tb....que cidade em Minas que é?
Ainda não, pq queria ter certeza que meu avô tem registro lá, pra evitar gastar dinheiro sem saber se a certidão está lá.
FOi na cidade de Levinópolis-MG, mas estava em dúvida, pois ele morou em várias cidades na região.
Tenho parentes vivendo lá perto, mas pedir ajuda pra parente sabe como é né...rsrs
Mas vou tentar.... melhor pedir ajuda pra parente do que pra gente igual o DR> Urubu...rsrs
Sobre o cartorio 24 horas e similares, nao ajuda muita coisa, pq eles sao meros "despachantes virtuais" e vao ter que pedir a segunda via da certidao no cartorio em que a pessoa esta registrada e eles provavelmente vao negar da mesma forma (cpisa realmente chatissima). Alias, que eu saiba, atraves desses servicos online so da pra pedir a certidao de nascimento simples. A de inteiro teor que ser direto com o cartorio mesmo. (meu irmao deu sorte pq no cartorio em que eu e ele estamos registrados nao pediram nenhuma autorizacao e meu mano conseguiu fazer o pedido por telefone mesmo).
A propósito Flávia...li uma resposta sua em um tópico sobre empregos com a crise eu acho, na comunidade BRU - Brasileiros no Reino Unido....e te admiro desde lá pela sua garra...contando a sua história de como procurou emprego e tals,...e como driblou a resposta de alguns malas...como aquela larissa e aquele celso...
Valeu pela dica, vou ligar para uma prima amanhã para me ajudar nisto.`A cidade é tão pequena que é bem provavel que todo mundo seja meu parente, até o Juiz...kkkk (coisa de familia grande..rs)
Po, legal que vc me conhece de la, vc está aqui no RU?
Aquela comunidade virou uma zona, estão tentando acertar agora, vamos ver no que dá.
Bjao
A minha levou 10 dias a do meu marido 3 semanas.
Vou enviar o pedido por carta para eles. Este requerimento é uma carta normal ou tem algum formulario do proprio cartório?
Obrigada, bjos
Já precisei preencher um formulário padrão em um lugar e em outro cartório foi um modelo escrito na hora por eles. Vou colocar um exemplo aqui.
Ilmº Sr. DR. Oficial do Registro Civil do xxº Subdistrito- bairro, cidade, Comarca de XX
Eu, FULANO DE TAL, portador da carteira de habilitação xxxxxx, registro xxxxx, onde consta o RG xxxxxx, local onde foi emitido o rg, brasileiro, estado civil, profissão, residente e domiciliado em (endereço completo) xxxx, neste Estado venho requerer a Vossa Senhoria, que se digne a expedir uma CERTIDAO DE INTEIRO TEOR (sim, estava em letras maiusculas) do meu assento de nascimento, cujo assento foi lavrado nesta unidade de serviço no livro xxx, fls xxx e nº xxxx, informando outrossim que a necessidade da referida certidão deve-se as exigências do Consulado de Portugal.
cidade, dia, mês e ano
nome por extenso com assinatura
Obrigada por postar o modelo.
Vou usa-lo e ver no que dá..
O Cartorio é tão nos " Cafundó do Judas" que não deve ter nenhum modelo... pra ter uma idéia o cartório fica na casa de uma pessoa...afff
Bjos
Em que cartorio?
Eu pedi a minha no cartorio de Araraquara-SP e a moca, titular do cartorio falou sobre a autorizacao judicial e me deu o prazo de 20 dias.
Comecei a conversar com ela, sem reclamar, perguntando coisas sobre cartorio e bla bla bla, ganhei a simpatia dela e no fim das contas ela me pediu pra enviar o requerimento via correio, mas que enquanto nao chegasse eu ja poderia mandar uma copia via fax pra ela ir adiantando pra mim.
No fim, ela me prometeu que sairia em 7 dias!
O segredo eh nao "quebrar o pau" pq se eles tiverem ma vontade... ai f...!
E outra, estes cartorios de cidade pequena nao tem mta demanda, ou seja, se quiserem eles fazem em 1 semana. SE quiserem ne..
Espero que dê tudo certo! Boa sorte!!!
A autorizacao do juiz pode sair mais rapido do que a gente pensa ne! Achei um prazo bom, pois tem cartorios que pedem 30 dias.
que absurdo !!!
Também pensava que se um documento é nosso, por direito, não haveria razão para pedir permissão. Vou colocar o que já disse em outro post sobre a certidão de inteiro teor.
A explicação da mulher do cartório foi que a Certidão de Inteiro Teor é um documento tido como “sigiloso”. Foi exatamente essa palavra que ela usou. Por isso o juiz tem que avaliar o motivo, fim que se destina para liberar ou não o acesso aquele documento. Este tipo de certidão tem todos os detalhes, informações da pessoa, e em alguns casos como serviço de proteção a vítimas e testemunhas, casos de adoção, ele pode ser negado. Mas para cidadania é sempre autorizado. A demora é mesmo pelo aspecto burocrático e do quão “movimentado” é o seu cartório.
Desculpa eu responder atrasado , é que eu cheguei agora do Guarujá! vou seguir o conselho de vocês não vou esquentar mais cabeça com consulado seja o que Deus quiser a Lara perguntou sobre o assento é que a conservatória de registro civil me forneceu o n° do assento de casamento e óbito só que faltava averbar na certidão de casamento do meu pai.Aproveitando a ocasião, gostaria de parabenizar todas a mulheres da comunidade pelo seu dia .