Certidão de Inteiro Teor Negada!

Pessoal

Estou passada.

Liguei no cartório aonde foi lavrado o nascimento da minha mãe em Minas e a pessoa que me atendeu disse que desde Agosto 2008 eles só podem emitir certidões de inteiro teor mediante um mandato judicial!!!

Ela ainda usou um argumento de que recebeu uma circular, visto que muitos pedidos são feitos em caso de provas de paternidade (não entendi nada do que ela falou).

Alguém já passou por isto? Como resolver isto, alguém me ajuda please?

Bjos
«1

Comentários

• flavia..alguns cartorios so emitem certidao de inteiro teor mediante autorizacao do juiz... cada vcartorio diz uma coisa.... eu mesmo passei por essa situacao de precisar uma autorizacao de juiz..mas nao precisa pagar nada.. tente falar com o cartorio novamente, eles mesmo encaminham a solicitacao... pode demorar uns 30 dias... de uma olhada...vc consegue...caso o cartorio da cidade nao esta com boa vontade..ligue no forum da cidade... com uma utorizacao do juiz..duvido q eles neguem..ehehehehe vale lembrar vc citar que eh para fins de cidadania.
  • Andreia

Poxa, que chatice...
    Eu falei que era pra cidadania, senti uma baita ma-vontade.... Acredita que eu liguei lá hoje e a mulher pediu para eu ligar de volta na sexta-feira (Tudo isto pq eu pedi pra confirmar a data de nascimento do meu avô).

Ainda pra ajudar eu moro na Inglaterra. Como eu conseguiria uma petição de um Juiz sem nem morar no Brasil??? Vou tentar através de algum parente, mas ninguém merece, viu....

Bjs
  • filhos.. ou irmaos..podem pedir..alias ate neto..podem pedir..moro nos USA a da minha vo... uma prima minha que no caso tb eh neta...teve q assinar a peticao...

mas nao desista...tudo eh dificil.... vc nao tem nhum amigo advogado???

as vezes advogado ligando...eles ficam um pouco mais intimados....

boa sorte....
  • Eu sempre defendo o fim dos cartórios de registro civil e de imóveis no Brasil , isentando apenas os cartórios de notas . Esse cartórios todo mundo sabe foram criados para favorecer os amigos do Rei além de de atenderem mal as pessoas são uns verdadeiros mercenários.Acho que o BRASIL deveria criar uma certidão de nascimento única com todos os dados controlado apenas pelo governo Federal .Ai eu pergunto eu não paguei um centavo pela certidões negativa criminal, naturalização, autenticações do itamaraty e etcTUDO PELO GOVERNO FEDERAL . imagine se tudo fosse nas mãos do cartórios de registro civil.PEÇO DESCULPA A TODOS DA COMUNIDADE POR SE TRATAR DE UM DESABAFO, SÓ DEUS SABE O QUANTO EU SOFRI NOS CARTORIOS CIVIL.
  • Flavia, ja tentou a opção do cartorio 24h? www.cartorio24horas.com.br/
    pode tentar por lá tb....que cidade em Minas que é?
  • Wes

Ainda não, pq queria ter certeza que meu avô tem registro lá, pra evitar gastar dinheiro sem saber se a certidão está lá.
    FOi na cidade de Levinópolis-MG, mas estava em dúvida, pois ele morou em várias cidades na região.

Tenho parentes vivendo lá perto, mas pedir ajuda pra parente sabe como é né...rsrs

Mas vou tentar.... melhor pedir ajuda pra parente do que pra gente igual o DR> Urubu...rsrs
  • Paulo, mas pelo menos a primeira certidao de nascimento eh emitida gratuitamente por todos os cartorios do Brasil, nao?

Sobre o cartorio 24 horas e similares, nao ajuda muita coisa, pq eles sao meros "despachantes virtuais" e vao ter que pedir a segunda via da certidao no cartorio em que a pessoa esta registrada e eles provavelmente vao negar da mesma forma (cpisa realmente chatissima). Alias, que eu saiba, atraves desses servicos online so da pra pedir a certidao de nascimento simples. A de inteiro teor que ser direto com o cartorio mesmo. (meu irmao deu sorte pq no cartorio em que eu e ele estamos registrados nao pediram nenhuma autorizacao e meu mano conseguiu fazer o pedido por telefone mesmo).
  • entao...a do meu pai não pediram assinatura do juiz...mas a minha sim...então..eu fiz um requerimento...e por sorte eu sou amigo do filho do juiz que representa o cartório aqui na cidade...consegui a assinatura dele,...e levei no cartório...
  • e se vc fizer uma procuração..mandar pra algum parente e com um requerimento eles pegarem a assinatura do juiz? pq parece ser cidade pequena e se for é bem simples mesmo..

A propósito Flávia...li uma resposta sua em um tópico sobre empregos com a crise eu acho, na comunidade BRU - Brasileiros no Reino Unido....e te admiro desde lá pela sua garra...contando a sua história de como procurou emprego e tals,...e como driblou a resposta de alguns malas...como aquela larissa e aquele celso...
  • Wes

Valeu pela dica, vou ligar para uma prima amanhã para me ajudar nisto.`A cidade é tão pequena que é bem provavel que todo mundo seja meu parente, até o Juiz...kkkk (coisa de familia grande..rs)

Po, legal que vc me conhece de la, vc está aqui no RU?

Aquela comunidade virou uma zona, estão tentando acertar agora, vamos ver no que dá.

Bjao
  • tô nada, gostaria muito de ir quando sair minha cidadania (que pelos meus calculos ja esta nos dias) e se a crise financeira ja estiver amenizada....acho que não é uma boa hora pra uma mudança tão grande..hehehe
  • Até dezembro, consegui todas as certidões de nascimento aqui em BH sem problemas. A partir de janeiro, essa lei entrou em vigor e minha mãe teve que assinar um requerimento para pegar a certidão de inteiro teor dela.
  • a minha quando tirei em Junho...aqui em Poços de Caldas, tive que fazer o requerimento...
  • Realmente agora inventaram essa. Mas é o próprio cartório que encaminha para o juiz que é o deles mesmo. Em São Paulo custou 37,00.
    A minha levou 10 dias a do meu marido 3 semanas.
  • Pedi a do meu filho pessoalmente em Campinas quando fui ao Brasil de ferias e o escrivao disse que precisaria de autorizacao do Juiz , mas eles mesmos pediram e ficou pronta em 15 dias.
  • Cada cartório tem um prazo. Já precisei tirar 3 certidões de inteiro teor. Uma demorou 3 dias úteis, outra 5 e a mais demorada levou 30 dias. A mais recente (fev/09) teve o custo de R$ 40,95.
  • Obrigada pessoal

Vou enviar o pedido por carta para eles. Este requerimento é uma carta normal ou tem algum formulario do proprio cartório?

Obrigada, bjos
  • Requerimento

Já precisei preencher um formulário padrão em um lugar e em outro cartório foi um modelo escrito na hora por eles. Vou colocar um exemplo aqui.

Ilmº Sr. DR. Oficial do Registro Civil do xxº Subdistrito- bairro, cidade, Comarca de XX

Eu, FULANO DE TAL, portador da carteira de habilitação xxxxxx, registro xxxxx, onde consta o RG xxxxxx, local onde foi emitido o rg, brasileiro, estado civil, profissão, residente e domiciliado em (endereço completo) xxxx, neste Estado venho requerer a Vossa Senhoria, que se digne a expedir uma CERTIDAO DE INTEIRO TEOR (sim, estava em letras maiusculas) do meu assento de nascimento, cujo assento foi lavrado nesta unidade de serviço no livro xxx, fls xxx e nº xxxx, informando outrossim que a necessidade da referida certidão deve-se as exigências do Consulado de Portugal.

cidade, dia, mês e ano

nome por extenso com assinatura
  • Flor

Obrigada por postar o modelo.
    Vou usa-lo e ver no que dá..
    O Cartorio é tão nos " Cafundó do Judas" que não deve ter nenhum modelo... pra ter uma idéia o cartório fica na casa de uma pessoa...afff

Bjos
  • Junior,
    Em que cartorio?
  • dica

Eu pedi a minha no cartorio de Araraquara-SP e a moca, titular do cartorio falou sobre a autorizacao judicial e me deu o prazo de 20 dias.

Comecei a conversar com ela, sem reclamar, perguntando coisas sobre cartorio e bla bla bla, ganhei a simpatia dela e no fim das contas ela me pediu pra enviar o requerimento via correio, mas que enquanto nao chegasse eu ja poderia mandar uma copia via fax pra ela ir adiantando pra mim.

No fim, ela me prometeu que sairia em 7 dias!

O segredo eh nao "quebrar o pau" pq se eles tiverem ma vontade... ai f...!
    E outra, estes cartorios de cidade pequena nao tem mta demanda, ou seja, se quiserem eles fazem em 1 semana. SE quiserem ne..
  • Aqui no Rio, pelo menos nos cartorios que fui, não pedem autorização nenhuma e fica pronta em 3 a 5 dias.
  • Flavia

Espero que dê tudo certo! Boa sorte!!!
  • Pessoal, so pra alimentar nosso 'banco de dados de prazo' , minha certidao de inteiro teor chegou em 10 dias corridos da solicitacao.

A autorizacao do juiz pode sair mais rapido do que a gente pensa ne! Achei um prazo bom, pois tem cartorios que pedem 30 dias.
  • A minha ficou pronta na hora, aqui no Rio.
    que absurdo !!!
  • Vettel

Também pensava que se um documento é nosso, por direito, não haveria razão para pedir permissão. Vou colocar o que já disse em outro post sobre a certidão de inteiro teor.

A explicação da mulher do cartório foi que a Certidão de Inteiro Teor é um documento tido como “sigiloso”. Foi exatamente essa palavra que ela usou. Por isso o juiz tem que avaliar o motivo, fim que se destina para liberar ou não o acesso aquele documento. Este tipo de certidão tem todos os detalhes, informações da pessoa, e em alguns casos como serviço de proteção a vítimas e testemunhas, casos de adoção, ele pode ser negado. Mas para cidadania é sempre autorizado. A demora é mesmo pelo aspecto burocrático e do quão “movimentado” é o seu cartório.
  • meus amigos

Desculpa eu responder atrasado , é que eu cheguei agora do Guarujá! vou seguir o conselho de vocês não vou esquentar mais cabeça com consulado seja o que Deus quiser a Lara perguntou sobre o assento é que a conservatória de registro civil me forneceu o n° do assento de casamento e óbito só que faltava averbar na certidão de casamento do meu pai.Aproveitando a ocasião, gostaria de parabenizar todas a mulheres da comunidade pelo seu dia .
  • só não entendi o que vc disse sobre o assento?? qual é o problema?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.