Transcrição casamento

Boa Noite pessoal.
Minha esposa conseguiu este mês a cidadania portuguesa, já estando inclusive com o assento de nascimento emitido.
Precisamos agora fazer a transcrição de nosso casamento para posterior solicitação da nacionalidade de nossa filha e também a minha.
Para fazer esta transcrição qual o cartório que devo enviar os documentos, alguém pode me dar uma dica.
Outra dúvida, se é interessante fazer a transcrição e já solicitar o cartão cidadão e o passaporte dela, ou é melhor fazer somente a transcrição e deixar os documentos para depois.
Agradeço pela atenção e aproveito para agradecer ao pessoal deste Fórum pela ajuda prestada anteriormente, sem a qual não teríamos conseguido esta cidadania.
J.Geraldo

Comentários

  • @Jose Geraldo, alguns Consulados aqui no Brasil fazem rápido, a questão é conseguir agendar um horário.
    Pode mandar para Ponta Delgada, demora uns 2 meses para sair. Dê preferencia o envio pela DHL, é mais rápida e mais segura, você não vai se preocupar com a validade do Vale Postal.
    Quanto a fazer o CC e o passaporte, sua esposa pode agendar em algum Consulado, enquanto aguarda a transcrição do casamento. Aqui no Rio, por exemplo, só tem data para agendamento em outubro!!
  • @Liane Obrigado pelo retorno
    Você saberia me informar quanto tempo o consulado demora para providenciar a transcrição do casamento após o recebimento da documentação? O de Belo Horizonte e o de São Paulo.
    Consegui agendar em Belo Horizonte para Maio/2020, não sei quanto tempo mais eles vão demorar para fazer o processo de transcrição.
    Obrigado
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado March 2020
    @José Geraldo, infelizmente, não faço ideia! Por que você não liga para lá? Se não fazem rápido, talvez seja melhor mandar para Ponta Delgada. Alguns foristas informaram que o Consulado de Santos faz na hora, mas não posso garantir!
  • Ok. ou verificar.
    Obrigado e grande abraço.
  • O assento de nascimento de meu pai chegou ontem. Já agendei atendimento no consulado do Rio para maio a fim de dar entrada no pedido de nacionalidade para mim, que sou sua filha.
    Vou levar o assento do meu pai, minha certidão de nascimento de inteiro teor e minha carteira de identidade. Minha dúvida é que sou casada e acrescentei o sobrenome de meu marido. Significando que minha certidão de nascimento traz meu nome sem o sobrenome de casada, claro.
    Como posso solicitar a nacionalidade? Com nome de solteira ? Ou eu devo levar a certidão de casamento inteiro teor e também a de meu marido logo de uma vez? É que custa caro e perdem validade...
  • @Andreia Ferroz, sua certidão de nascimento tem que ser por cópia reprográfica, apostilada. Para comprovar a mudança do nome, leve um certidão de casamento inteiro teor
  • @Andreia Ferroz

    Com a minha esposa foi assim. Depois que conseguiu o assento do Pai dela, enviou a documentação (Certidão inteiro teor) com o nome de solteira. Ela conseguiu a cidadania com o nome de solteira.

    Agora estamos agendados no Consulado para a transcrição de nosso casamento, assim mudar o nome dela no assento para o de casada.

    Você terá esta fase (da transcrição do casamento) somente após conseguir o seu assento de Portuguesa.

  • Bom dia!

    Meus avós são falecidos. Somente a minha avó é portuguesa.

    Seu casamento com brasileiro não foi averbado em Portugal.

    Vou pedir a Nacionalidade para o meu pai.

    Posso fazer o pedido de transcrição do casamento dos meus avós e junto posso pedir a nacionalidade para o meu pai?

    A transcrição pode ser feita em que Conservatória?

  • @freitasjed ...

    Seu Pai...(Ou você)...Pode assinar o requerimento de transcrição do casamento dos pais dele...(Seus Avós)...Em Portugal...Esse é o primeiro passo...

    Somente após essa Transcrição do casamento ser concluída em Portugal seu Pai poderá requerer a Nacionalidade Portuguesa...

    Melhores opções para solicitar a transcrição atualmente são por Ponta Delgada ou pela representação consular Portuguesa em Santos/SP...

  • @Nilton Hessel

    Muito obrigado!

  • @Nilton Hessel Verifiquei a identidade do meu pai e está constando o nome da mãe ( minha avó) errado, e este erro vem desde a certidão de casamento do meus pais, vou ter que pedir para retificar a certidão de casamento dos meus pais para depois acertar a identidade dele, então pensei em eu mesmo requerer a transcrição de casamento da minha avó para adiantar o processo. (Não sei se vai demorar essa retificação)

    O erro é apenas um "de" que não deveria estar lá no nome da minha avó (na certidão).


    Se eu, como neto, fosse o solicitante da transcrição do casamento, Qual documento que eu teria que enviar? Eu também já sou casado. Vou fazer por Ponta Delgada.

  • editado June 2020

    freitasjed, de, da, dos, d', e, são partículas de ligação, e não afetam o nome. Basta o Conservador aceitar o nome e passa a valer. Se voce fizer alteração vai ter um efeito em cascata, que teria que alterar todos os nomes dai em diante. Também não importam se for preservada a fonética (som) da palavra, como Manoel/Manuel. Veja abaixo as regras de composição do nome de acordo com a lei do direito civil.

    c)  As partículas de ligação entre apelidos podem ser introduzidas ou, caso existam no nome dos progenitores, eliminadas livremente. "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registo-civil/docs-do-civil/dar-o-nome/"

    Se você pedir (como neto/neta) tem que incluir uma certidão de nascimento em inteiro teor apostilada do requerente. Se o requerente for qualquer dos nubentes ou um dos filhos isso não será necessário.


    "http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214833/#Comment_214833"

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento"

  • @freitasjed ...Faço minhas as palavras do @gandalf ...

  • @gandalf e @Nilton Hessel

    Primeiramente, obrigado.

    Este "de" (no nome da minha avó) foi inserido incorretamente na certidão de casamento dos meus pais.

    O nome correto da minha avó não tem este "de".

  • Boas...

    Estou finalizando a documentação para a transcrição de casamento de uma prima...Vamos enviar para PD...

    A última transcrição de casamento que montei foi em Dezembro/2019...O requerente da Transcrição foi o próprio cônjuge Português...Naquela ocasião aceitavam cópia do RG do requerente APENAS AUTENTICADA...(SEM APOSTILA)...Essa transcrição foi concluída com sucesso...

    Pessoal que tem tido transcrições concluídas mais recentemente pode confirmar se continua assim...

  • @Nilton Hessel Copia do R.G apenas autenticado. Pelo que sei não houve alteração.

  • editado June 2020

    Boas...

    Alguém pode por favor disponibilizar um link para impressão do Requerimento para transcrição de casamento realizado no estrangeiro...

    Seria o modelo 1...Onde o filho assina o requerimento...

    Tentei abrir alguns dos links aqui do Fórum mas em todos aparece a mensagem...: Nenhuma visualização disponível. O arquivo está na lixeira do proprietário...

    Ah...Também já virei o site do IRN de ponta cabeça...Mas só encontrei os links dos formulários de requerimento da Nacionalidade Portuguesa e os modelos de procuração...

    Se alguém puder ajudar...Fico grato...

  • Bingo...!!!

    É esse mesmo @Daniel Henriques ...

    O requerente da Transcrição do Casamento será o filho do Cidadão Português em questão...

    Muito Obrigado...!!!

  • Eu faço 3 anos de casado agora dia 07 de julho, caso eu de entrada na dupla nacionalidade, demora mais que 3 meses para sair? Uma vez que eu preciso do documento para entrar na área de segurança.

  • @Inesgui para pedir nacionalidade portuguesa com 3 anos de casamento é necessário comprovar vínculos com Portugal, filhos portugueses seria um nom argumento. A aquisição por casamento está demorando entre 18 e 24 meses atualmente.

  • Não tenho filhos com ela, mas somos casados no papel a 3 anos, mesmo assim não posso tenho direito ainda de pedir? Mas tenho tudo aqui ja, titulo de residência, contas e contratos de trabalho

  • blancoutblancout Member
    editado June 2020

    @Inesgui desculpe. Você já reside em Portugal entao tem como comprovar vínculos. Pensei que residisse no Brasil. O casamelnto de voces foi em Portugal? Senão precisa estar transcrito.

  • Sim meu casamento foi aqui em Portugal, e moramos no Porto

  • Muito obrigado pela atenção

  • Mesmo pedindo a nacionalidade daqui de Portugal, demora mais que 6 meses para sair? Uma vez que preciso da nacionalidade, para entrar na área de segurança.

  • @Inesgui ...Se tem proposta de trabalho pode pedir urgência...

    Respondi isso na outra discussão na qual você postou...

Esta discussão está fechada.