Totalmente perdido sobre tantas informações

Olá boa tarde,

Estou perdido diante de tantas informações, agradeceria imensamente se alguém puder me esclarecer algumas duvidas e se a parte que entendi realmente entendi.

Bom Vamos a situação, meu avô nasceu em Rio de Vide, em 11/10/1920, falecido em 12/10/169 no Brasil.
Casou -se no dia 6/01/1945 com minha avó Brasileira, que faleceu em 2010.
Minha mãe nascida no Brasil, tem como declarante de nascimento meu avô, embora ela não se lembre em que cartório foi registrada ela tem certeza que meu avô foi o declarante.

Não consegui o registro de nascimento de meu avô, tentei o civil online, que disse não ter acho registros, o eportugal não me responde.
Dele eu tenho, certidão de inscrição no consulado de Portugal em Belo Horizonte feito no dia 06/10/1948.
Carteira de identidade para estrangeiro emitida pelo IFP.
Certidão de Óbito e de casamento.
Da minha mãe,(viva) eu tenho a identidade, onde consta o registro de casamento.
A certidão de nascimento, ela (por idade um pouco avançada) não se recorda onde foi.
Sei que este item é fundamental, e ainda vou encontrar, embora ainda não saiba como.

fico com medo de fazer a coisa errada pois somos uma família sem recursos, e eu queria realizar o sonho de minha mãe que é de ter seu registro português, unica herança de meu avó, antes de perde-la por sua saúde frágil.

Bom vejamos se entendi:
Preciso do registro de nascimento de meu avô (não encontrei)
certidão de casamento meus avós (tenho a original velhinha)
Copia reprográfica do registro de nascimento da minha mãe apostilada (não sei mas ainda vou descobrir onde encontrar)
Certidão de casamento de meus pais ( sei onde encontrar)
Formulario de pedido de atribuição de cidadania

É isso?
Depois surge a duvida de como e pra onde enviar o pedido.
Desde ja agradeço a atenção e ajuda.
Paulo André Fernandes immediato

Comentários

  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado February 2020
    @fernandes, vamos ao passo a passo.
    1 - Você precisa da certidão de nascimento de seu avô. Como ele nasceu em 1920, deve estar informatizada. Peça pelo Civil online. Pelo que vi no Dr Google, A freguesia de Rio de Vide pertence ao Concelho de Miranda do Corvo, Distrito de Coimbra. Coloque, no pedido, uma data com menos de 100 anos e, nas observações, a data correta do nascimento dele.
    Para pedir a certidão no civil online:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
    Custa 10 euros (uns 54 reais).

    2 - Você precisa achar em que cartório seu mãe foi registrada. Comece pelo RCPN do lugar em que ela morava quando se casou. Pode ver se encontra algo no family search, faça um cadastro gratuito e pesquise. Se não conseguir nada, poste os dados que você tiver em um novo post, tem uns gênios aqui, Kléber e Guilherme, que conseguem achar registros de que até Deus duvida!!!

    3 - Achando o cartório do RCPN, peça uma certidão de nascimento POR CÓPIA REPROGRÁFICA , com apostila de Haia. Se o texto da certidão estiver difícil de ler, facilite a vida do Conservador que vai analisar mandando uma Certidão Inteiro Teor digitada. Essa não precisa apostilar!
    4 Agora, os demais documentos que você vai ter que juntar ao Processo:
    - cópia autenticada e apostilada do documento de identidade, emitido há menos de 10 anos ;

    - Formulário 1C preenchido e com assinatura reconhecida POR AUTENTICIDADE no Cartório. Se sua mãe tiver mais de 70 anos, sugiro que a leve ao Consulado Português para assinar na frente do Funcionário. Essa assinatura vale como prova de vida. Como preencher o Formulário 1C:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest

    - Pagamento de 175 euros, por cartão de crédito internacional ou Vale Postal
    Se optar pelo pagamento por cartão de crédito, você receberá (com valor de recibo) o formulário 1C por email. O formulário deverá ser impresso colorido, frente e verso.
    Se fizer Vale Postal nos Correios, use o EURO PARA VALE POSTAL, que é o de maior valor. Neste caso, confira a cotação da moeda antes de sair de casa para fazer o vale, assim você não erra. Tire uma cópia xerox, coloque junto com os outros documentos e guarde o original. Consulte o valor do euro em:
    https://apps2.correios.com.br/efi/app/moeda/moeda.php
    O vale postal tem que ser endereçado ao IRN e o endereço é o da Conservatória que você escolher. Apesar da demora atual, ACP é a que tem mais Conservadores, e ainda é a mais rápida. NÃO MANDE PARA LISBOA!!!

    Juntar os documentos em um envelope e enviar para a Conservatória que você escolher, de preferência por DHL, que é mais seguro e rápido que os Correios!!
    Endereços para o Vale e envio dos documentos:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest

    Creio que é tudo, e espero que tenha conseguido explicar direitinho.
    Se tiver alguma dúvida, pergunte!
    Depois de aprovada a atribuição de sua mãe, você precisará transcrever o casamento dela, antes de fazer o mesmo Processo para você!!
    Boa sorte!!


  • Puxa muito, muito obrigado mesmo por toda ajuda e atenção!
    Bom surgiu so um probleminha, o civil online não encontrou nenhum registro de meu avô, eu ja tentei eles.
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado February 2020
  • @fernandes, coloque os dados que você tem - Nome, data de nascimento, nome dos pais, local. Os dois gênios que frequentam o fórum, @Kleber Silva Aguiar e @Guilherme Moreira, certamente darão uma boa luz para você! Eles são feras!!
  • Obrigado Liane, vou tentar esses links, e como disse vou deixar os dados de meu avo pra quem sabe os amigos @Kleber Silva Aguiar e @Guilherme Moreira possam dar uma olhadinha também.

    Bom os dados são:
    José Fernandes Filho
    Filho de José Fernandes Carrinho e Maria Emilia de Jesus
    Nascido no dia 11/10/1920 na freguesia de Rio de Vide, Conselho de Miranda do Corvo, Distrito de Coimbra
    Mais uma vez agradeço a atenção e ajuda
  • @fernandes, nos arquivos de Rio de Vide que estão na Universidade de Coimbra, só há registos até 1911.
    Quando você pediu no civil online colocou todos os dados corretos? Se colocou data com mais de 100 anos, não aceitam. Como eu disse, você tem que colocar o ano errado - ex: 1930 e, em observações (ou informações, não me lembro bem) informar a data correta!
    Não sei se é importante, e é impossível que o civil online não saiba, mas olha o que achei na Wikipédia:
    " Rio Vide foi uma freguesia portuguesa do concelho de Miranda do Corvo, com 11,25 km² de área[1] e 813 habitantes (2011).[2] A sua densidade populacional é de 70,9 hab/km².

    Foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2013,[3] sendo o seu território integrado na união das freguesias de Semide e Rio Vide."
  • Sim, coloquei os dados corretos, e indiquei freguesia, conselho... Enfim, enviei os dados que tenho, mas eles disseram que não encontram nada!
    Na universidade de Coimbra, vi que so tem registros anteriores ao nascimento de meu avô depois de tentar procurar por algum tempo.
    No aatt não consegui fazer pesquisa ( minha cabeça é meio burrinha rsss).
    Vou tentar novamente o civil online.
  • Boa noite pessoal,
    A conservatória de Miranda do corvo e o civil online não deram conta de achar a certidão.
    Gente o que eu faço? To realmente sem saber!
    Alguém teria um caminho?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.